O que fazer com os dentes de leite arrancados

O que fazer com os dentes de leite arrancados

Porta-treco, porta-dentes, porta-joias, porta tanta coisa pequenininha!

É bom guardar o que nos traz boas lembranças, o que mexe com a nossa emoção! O dente de leite traz junto a infância, o sorriso, os bons momentos!

Mas… Como guardá-los?

Em primeiro lugar, lave o dentinho em água corrente. Depois, deixe-o mergulhado em água oxigenada 10V por aproximadamente cinco minutos. Tire e limpe a parte interna com um palito ou um clips aberto. Passe novamente em água corrente. Agora seque com cuidado, preferencialmente utilizando um secador de cabelo. Pronto: está preparado para ser armazenado!

Eis algumas opções interessantes para guardar os dentes de leite que você encontra em lojas virtuais ou especializadas, principalmente, em São Paulo e Rio de Janeiro.

1) Baú dente de leite: nele cabem vários dentinhos. O baú pode ser usado também para a criança levar vazio para a escola e passeios quando o dente estiver bem mole. Pois, como vira um “colar”, as crianças gostam de desfilar com ele por aí! E, enquanto isso, esperam o dentinho cair naturalmente! Caiu o dente? É só guardar no baú! 

O que fazer com os dentes de leite arrancados
O que fazer com os dentes de leite arrancados

2) Livro para guardar dente de leite: este livro tem um lugar para cada dente, com um campo ao lado para escrever a data em que caiu o dente. É muito interessante. A criança cresce e vai acompanhando aquele livrinho ir se enchendo de dentinhos!

               

O que fazer com os dentes de leite arrancados
 
O que fazer com os dentes de leite arrancados

3) Álbum para dentes de leite: oferece lugar para cada dente, na disposição semelhante à da arcada da criança. Tem um design muito bonito, colorido e atraente.


O que fazer com os dentes de leite arrancados

4) Pingentes que enfeitam as mamães, vovós e madrinhas <3

O que fazer com os dentes de leite arrancados
Fonte: Flickr/mrs_ladwig

Importante – sobre o Banco de Células Tronco: 

Só para lembrar que um dos dentinhos pode ser armazenado em um banco, para possível e futura necessidade de tratamento de saúde da criança ou familiares. Para isso, assim que cair deve ser acondicionado imediatamente em líquido próprio e enviado para o serviço de armazenagem de
células tronco. Mas aí já é outra história… Saiba mais neste post.

O que fazer com os dentes de leite arrancados

Uma das fases mais gostosas dos filhos e crian莽as que est茫o por perto, 茅 quando est茫o com os dentes de leite prestes a cair. Tanto para os pais como para as crian莽as 茅 uma expectativa e tanto, para tirar o dente e deixar para a fada do dente.

Mas para muitos pode surgir uma grande d煤vida sobre o que 茅 melhor, esperar cair ou arrancar o dente?

Hoje vamos ajudar a entender o que 茅 melhor nesse momento e ainda se existem consequ锚ncias para cada uma dessas escolhas.

Esclarecendo as principais d煤vidas a respeito do dente de leite

A troca de dentes pode acontecer pr贸ximo aos cinco ou seis anos. 脡 importante lembrar quando poss铆vel, como foi o desenvolvimento e aparecimento dos dentes para os pequenos quando ainda tinham menos de dois anos.

Nos casos em que a crian莽a demorou a ter os primeiros dentes, pode ser que demore para come莽ar a cair. Por sua vez, nos casos em que o dente apareceu cedo algumas vezes quando a crian莽a ainda tinha poucos meses, pode ser que o processo de troca aconte莽a at茅 mesmo, antes dos cinco anos.

脡 claro que at茅 mesmo por ser algo diferente e novo as crian莽as principalmente, v茫o ficar todas ansiosas e querendo que o dente caia logo.

Mas os pais precisam ajudar a crian莽a nesse momento e assim, fazer com que elas consigam controlar a ansiedade para n茫o ficar mexendo a todo momento no dente.

Qualquer que seja a sua d煤vida a respeito dos dentes de leite, vamos tentar esclarecer nesse artigo.

Primeiro, vamos procurar entender o que acontece e por que o dente fica mole.

Processo de crescimento do novo dente

Antes mesmo que o dente de leite comece a ficar mole, 茅 preciso entender que existe um novo dente que aos pouquinhos est谩 nascendo e come莽ando a se desenvolver.

Pouco a pouco nesse processo de crescimento, o dente crescer谩 e obter as suas ra铆zes para ent茫o ser considerado como permanente.

E aqui est谩 um dos primeiros pontos que 茅 preciso entender e at茅 mesmo por isso, saber aguardar o tempo certo. Como a raiz do dente pouco a pouco est谩 crescendo, naturalmente ir谩 empurrar o dente de leite e assim, ir谩 ficar mole para que depois possa ser tranquilamente retirado.

Consequ锚ncia para quem arranca o dente antes da hora

Uma vez que o dente est谩 nesse processo ainda, n茫o 茅 indicado ficar mexendo a todo momento no dente e at茅 mesmo, for莽ando para extrair o dente.

Nos casos em que a crian莽a ou at茅 mesmo os pais, for莽am o dente a ser arrancado, pode machucar a gengiva e inclusive, atrapalhar no crescimento do dente permanente.

Esperar o tempo certo 茅 a melhor op莽茫o

Para quem escolhe por esperar o tempo certo de arrancar o dente e na verdade, esperar cair, esta 茅 a melhor op莽茫o pois o dente ser谩 retirado apenas no momento, em que ele j谩 est谩 pronto para ser removido.

Dessa forma, n茫o ir谩 ocasionar nenhum tipo de ferimento, danos para a raiz do dente ou ainda, prejudicar o crescimento do novo dente que est谩 chegando.

Claro que quando o dente est谩 preso por muito pouco, 茅 poss铆vel retirar o dente at茅 mesmo, para evitar poss铆veis acidentes.

Quando o dente 茅 retirado e n茫o existe sangramento, 茅 o melhor sinal de que o dente foi removido no momento certo.

Ap贸s a remo莽茫o do dente o mais indicado 茅 fazer bochechos com 谩gua corrente e esperar pelo menos, cerca de 30 minutos para comer ou tomar algo.

脡 importante ficar atento 脿 crian莽a nesse momento e em especial, quando 茅 o primeiro dente a ser retirado, pois a sensa莽茫o pode ser um pouco diferente agora, que possui um dente a menos.

N茫o deixe de consultar o dentista ou odontopediatra.

Por volta do sexto ano de vida, os primeiros dentes de leite começam amolecer e cair. Seguindo a ordem de como surgiram, os dentes da frente caem primeiro. Muitos pais se perguntam o que fazer com os dentes de leite, é certo jogar fora como muitas tradições? Eternizar num pingente?

O que fazer com os dentes de leite arrancados

Muitos pais desconhecem a grande importância dos primeiros dentinhos de seus filhos. Segundo a Associação de Pediatria Brasileira, a conduta correta é armazenar o dente de leite para ser utilizado em caso de necessidade para algum tratamento de saúde no futuro.

Os especialistas em saúde materno-infantil orientam os pais para que não despreze esses dentes, pois eles carregam em sua composição uma ótima quantidade de células-tronco.  As célucas-tronco mesenquimais dos dentes de leite, que seriam armazenadas durante o processo de trocas de dentição da criança, podem ser importantes aliadas na busca da cura de várias doenças.

Essas células seriam aquelas que possuem a capacidade de se transformar em tecidos distintos. Através de pesquisas ficou evidenciado que as células-tronco mesenquimais podem originar novos tecidos como cartilagens, ossos e  músculos.

As referidas células podem salvar vidas se utilizadas no tratamento de patologias como o diabetes e o Lúpus. A coleta dessas células é realizada na polpa do dente de leite, que é a parte encontrada no centro da raiz do dente. 

Os pais que não armazenaram o cordão umbilical de seus filhos, tem nos dentes de leite uma segunda opção de fonte de células-tronco, por exemplo. 

Outra vantagem de não jogar os dentes fora é  doar para faculdades de odontologia. Para isso, é necessário armazenar em caixa térmica com gelo, para manter a temperatura ideal.

A Polpa do dente de leite deriva diretamente da crista neural, sendo que as células-tronco nele encontradas tem uma plasticidade muito próximas das embrionárias.

Fonte: www.1news.com.br | Nere Meira

Publicado em: 4 de abril de 2019 às 21:04.

O nascimento dos primeiros dentinhos é sempre um momento marcante para os pais, mas outro momento igualmente importante é quando eles começam a cair. Para que haja espaço para a dentição permanente, chega uma fase da infância – normalmente a partir dos 6 anos de idade – em que os dentes de leite começam a ficar molinhos, e logo vem aquela dúvida: é melhor arrancar de uma vez ou esperar cair sozinho? Será que é melhor extrair em casa ou procurar um dentista para fazer isso? A odontopediatra Simone Bastos esclarece tudo isso!

Dentes moles devem ser extraídos por um dentista?

Como a esfoliação do dente de leite é um processo totalmente natural e fisiológico, a especialista afirma que pode acontecer com tranquilidade em casa, sem que haja a intervenção de um profissional. “Não é preciso nenhum tipo de intervenção maior: apenas explique para seu filho o que vai acontecer, para que ele não tenha medo de perder o dente”, orienta. Entretanto, em casos mais específicos – como quando o dente permanente irrompe e o de leite ainda não amoleceu – o auxílio profissional pode ser necessário. O ideal é que não se force a extração desse dente não amolecido, pois como pode ainda haver raiz, corre-se o risco de fratura, em que a criança sente muita dor.

Extrair dente de leite em casa pode ser perigoso?

Se seu filho está passando por essa fase agora, pode ficar tranquilo! Não há risco algum em arrancar os dentinhos, desde que eles estejam bem amolecidos e apenas “pendurados” na cavidade oral. Mas é preciso ter muita atenção, pois isso só vale quando o dente realmente já está bem molinho. Aqueles que ainda estão presos e firmes não devem ser extraídos pela força: tem que esperar até que eles estejam moles para que seja feita a retirada, conforme explica Simone.

Normalmente quando esse processo é feito em casa, quase não ocorre sangramento – se acontecer, basta segurar um algodão sobre a região, de acordo com a odontopediatra. “Depois disso, não peça para a criança fazer bochechos com água ou comer algo, é melhor aguardar pelo menos 30 minutos para ingerir uma bebida ou um alimento.”

É melhor arrancar o dente de leite à força ou esperar que ele caia naturalmente?

Forçar nunca é uma boa opção! Além de correr o risco de machucar a criança, arrancar antes da hora pode trazer um certo trauma para os pequenos, que podem ficar com medo das futuras trocas de dentes. “A troca de dente quando feita no momento certo é indolor, então deve-se esperar a completa reabsorção da raiz pelo organismo desse dentinho”, indica. Dessa forma, a queda será natural e não haverá necessidade de usar a força.

Além disso, a profissional explica que não dá para estimar com exatidão o tempo que leva para um dente de leite cair, mas é muito comum que leve mais de um mês para que o dente comece a amolecer até que ele realmente caia. Não precisa se preocupar, viu?

As recomendações para esse momento

Com os dentes começando a amolecer, as crianças costumam ficar bem tentadas a puxá- los e arrancá-los de uma vez, mas isso está longe de ser recomendado. Segundo Simone, os pais devem manter a calma e explicar para a criança que tentar remover o dente antes da hora pode machucar e atrapalhar o nascimento do permanente. “Em algumas situações, o dente fica solto, mas não chega a cair. Nesse caso, os pais – ou mesmo a criança – podem dar uma ajudinha e retirar o dente, pedir para o filho comer alimentos duros, como uma maçã, que pode ser aquele empurrãozinho que estava faltando; ou então tente removê-lo com uma gaze, balançando para a frente e para trás e dando uma puxadinha (mas só se estiver molinho, ok? Se sentir que ainda está difícil, espere mais alguns dias e tente de novo)”, aconselha.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Simone Rocha de Moraes Bastos - Odontopediatra e consultora Oral-B
Cabo Frio - RJ
CRO-RJ: 4081