Como estudar em grupo para concurso

O saudoso Raul Seixas já cantava que “sonho que se sonha junto é realidade”, um verso que cabe perfeitamente em quase todos os âmbitos da vida. E com concurso não seria diferente! Saindo da música e indo para esse universo, o trecho da canção “Prelúdio” pode representar a materialização do sonho de todo concurseiro(a), que é a nomeação em um concurso público, a partir do contato com pessoas que têm o mesmo propósito. Contato esse que pode ser muito bem encontrado em grupos de estudos, tema de hoje de nosso artigo.

Como estudar em grupo para concurso

Compartilhar conhecimento, a partir da criação ou participação em um grupo unido, com pensamento coletivo e objetivo comum, bem definido, pode ser um reforço e tanto em seus estudos, tornando mais real o seu sonho. Por mais que você tenha um plano de estudos bem estruturado, saiba estudar sozinho e se sinta mais proveitoso(a) assim, interagir com pessoas de sua mesma rotina e poder contar com elas pode se tornar bastante útil em sua preparação.

E se você não é organizado, não é uma pessoa disciplinada e ainda lhe falta motivação, aí é que os grupos de estudos são ainda mais produtivos. Abaixo, algumas vantagens de se estudar em grupo:

- Uma maneira de revisar conteúdo

- Tirar dúvidas e discutir temas e questões mais polêmicas, bem como ver outros pontos de vista

- Compartilhar materiais de estudo e aulas online, uma economia que todo concurseiro precisa. Além disso, compartilhar experiências de concursos anteriores

- Ajuda você a ter um compromisso de estudo, principalmente naqueles horários em que talvez você não iria estudar

- Melhora o aprendizado, conclusão essa confirmada por estudos científicos. De acordo com William Glasser, psiquiatra norte-americano, em sua pirâmide do aprendizado, 95% do que aprendemos vem quando ensinamos, explicamos, repassamos. E estudar em grupo pode ser uma excelente forma de você ensinar o que sabe e, com isso, apreender ainda mais o conteúdo.

- Ao ver exemplos de seus colegas, participar de um grupo de estudos pode aumentar sua motivação e, o melhor de tudo, fazer com que você tenha ainda mais disciplina

No entanto, assim como há os prós, como para quase tudo na vida, há também os contras nessa estratégia de estudo. Se o grupo não for coeso, ele pode trazer sérias desvantagens em sua preparação, tais como:

- Dispersão, falta de concentração. Se todos não tiverem o mesmo comprometimento, certamente o grupo virará uma verdadeira “mesa de bar”, onde serão colocados diversos assuntos, menos algo relacionado ao estudo. E isso será uma verdadeira perca de tempo!

- Uma possível autossabotagem, na medida em que você acha que tem cumprido seu estudo apenas por meio das reuniões em grupo, ou mesmo a ilusão de que aprendeu algo

-  Tempo perdido na espera do grupo iniciar o estudo

- Se não tiver um nivelamento de conhecimento pode ocorrer sobrecarga em algum integrante, ou mesmo atrasar seu estudo, caso esteja mais adiantado em determinado conteúdo

Neste sentido, para que as vantagens se sobreponham, aliás, elas são bem mais e ainda alcançáveis para todos os envolvidos, o estudo em grupo requer toda uma sistemática para chegar à finalidade pretendida. Pensando nisso, listamos alguns métodos de como criar um grupo e fazer com que ele traga bons resultados e seja eficaz em sua preparação.

1) Forme um grupo pequeno, de 3 ou no máximo 5 pessoas, pois assim manterá a organização e o aproveitamento. Além disso, estas pessoas, de preferência, devem estar em nível semelhante de conhecimento que o seu, no sentido de evitar atraso do andamento das atividades do grupo, bem como uns estarem mais adiantados do que outros e, assim, não ser proveitoso para ninguém.

Como estudar em grupo para concurso

2) Eleja alguém para ser o coordenador(a) do grupo. Esta pessoa terá como função manter a rotina do grupo, ser o chefe das reuniões, avaliar a programação dos encontros e fazer as alterações necessárias.

Como estudar em grupo para concurso

3) Defina as regras do grupo, tais como: horário de início, término e intervalo; dia do encontro e local, caso seja presencial. Se for apenas grupo online, marcar um dia para, via Skype ou outro meio em que possa utilizar o visual, tratar de todos os assuntos a que o grupo se dispõe. Além disso, também nessa modalidade definir horários certos para falar no grupo do whatsapp, por exemplo. Podem ser definidos três turnos: 1 hora pela manhã, 1 hora na parte da tarde, 1 hora à noite e horários diferenciados aos fins de semana. Caso haja necessidade de falar algo fora dos horários definidos, dirigir-se até o coordenador e pedir permissão ou solicitar para que ele mesmo fale.

Como estudar em grupo para concurso

4) Estabeleça quais serão as formas de estudo. Faça um cronograma do estudo em grupo, definindo as datas de todos os encontros e colocando em cada um deles o tema que será abordado e a atividade que será realizada. Em uma das reuniões, será leitura; na outra, fazer resumos e mapas mentais; em determinada data, resolução de questões e tirar dúvidas; em outra, fazer simulado. Convém ressaltar que a atividade mais adequada tem que estar de acordo com que a disciplina programada para o dia exige.

Como estudar em grupo para concurso

5) Escolha um dia para todos elaborarem perguntas sobre determinado conteúdo e, logo em seguida, fazer perguntas entre si, para que responda as questões de outro participante. Concluídas, conferir as respostas e então assim debatê-las.

Como estudar em grupo para concurso

6) Utilize as potencialidades de cada um. O aluno que é destaque em determinada disciplina pode explicar o assunto do dia aos outros participantes.

Como estudar em grupo para concurso

7) As decisões do grupo devem ser tomadas entre todos e todos. Os debates em torno do conteúdo estudado devem ser feitos de forma honesta, simples, clara e, principalmente, civilizada.

Como estudar em grupo para concurso

Seguindo todas as regras, é perfeitamente possível estudar em grupo e manter excelentes resultados com essa forma de estudar. Claro que vai depender de cada um aderir ou não, em algum dia da semana, a esse tipo de estratégia. Por isso, é preciso se avaliar e saber em que nível de maturidade você está para estudar com várias pessoas. E sempre bom lembrar que grupo de estudos é apenas um complemento e não deve em nada substituir o seu estudo individual.

Feitas todas essas ponderações, poder contar com pessoas que têm o mesmo objetivo que o seu é uma força a mais para seguir nessa caminhada, além de transformar essa árdua e solitária tarefa, que é estudar para concurso, em algo mais leve e satisfatório. Tente aproveitar todas as vantagens de estudar em grupo para concursos e tenha bons estudos!!!

A preparação para um concurso público costuma exigir muita dedicação e disciplina por parte do estudante. Por isso, muita gente opta por estudar com outras pessoas. Mas será que estudar em grupo para concursos vale a pena?

Esse tipo de preparação, feita em grupo, apresenta algumas vantagens, que vão da possibilidade de compartilhar e receber conteúdo de qualidade, até desabafar em momentos difíceis. Mas como tudo na vida, estudar em grupo para concursos também conta com pontos negativos. Por isso, para saber se estudar em grupo para concursos vale a pena, você precisa conhecer as vantagens e desvantagens desse tipo de estudo. Assim, você poderá definir o melhor método para a sua preparação.

Vantagem: Troca de aprendizados

Cada pessoa possui uma habilidade diferente e, enquanto você pode sofrer com a parte de cálculo de uma prova, outro candidato pode se sair muito bem no assunto.

A possibilidade de trocar aprendizados, em que outra pessoa vai te ensinar algo que domina, enquanto você explica um tema de seu domínio, é uma das vantagens de estudar em grupo para concursos.

Para deixar o estudo mais dinâmico, especialmente em um ambiente virtual, você pode sugerir para seu grupo o uso de um programa para capturar a tela de quem está explicando um assunto.
Assim, se um integrante do grupo tiver dúvidas posteriormente, pode resgatar o vídeo da captura da tela para tentar entender o tema que a pessoa havia explicado.

Uma dica para essa gravação é o DemoCreator, um programa de captura de tela no Mac e Windows, que conta com ferramentas úteis para vídeos explicativos. Ideal para os estudos de temas de concursos.

Vantagem: Materiais compartilhados

Um dos pontos que mostram que estudar em grupo para concursos vale a pena está na possibilidade de compartilhar materiais entre os integrantes da equipe. Com tantos cursos de preparação disponíveis, certamente cada membro de um grupo de estudos possui materiais diferentes, que seriam interessantes de compartilhar.

Para deixar esse estudo mais dinâmico e até treinar sua memória para relembrar pontos importantes, o grupo pode trabalhar em apresentações simples sobre um material. Assim como na dica anterior, você pode fazer a gravação de apresentações para assistir posteriormente. Softwares como o DemoCreator permitem que você grave sua tela, sua voz no microfone e até a sua webcam durante uma explicação.

Como estudar em grupo para concurso
Imagem: DemoCreator

Vantagem: Motivação nos momentos difíceis

Outro bom motivo para optar por estudar em grupo para concursos é a dinâmica de motivação que se desenvolve ao contar com uma equipe. Quando um estudante se prepara de forma individual, pode acabar se desmotivando facilmente. Não é por acaso que, durante a pandemia, mais de 200 mil alunos trancaram seus cursos (de acordo com dados da Semesp).

Estudar em grupo para concursos vale a pena porque, diariamente, você terá uma equipe capaz de exigir seu comprometimento, compartilhar os sentimentos que a jornada traz e enviar boas doses de motivação para não desistir.

Desvantagem: O risco de perder o foco

Assim como estudar em grupo tem pontos positivos, essa modalidade também apresenta pontos não tão agradáveis. Um bom exemplo é o risco de perder o foco das reuniões. Se as pessoas do seu grupo de estudos não forem disciplinadas e focadas, um encontro para estudar se transforma facilmente em uma reunião de amigos.

É claro que é preciso ter momentos de descontração, mas boa parte da reunião precisa ser utilizada para compartilhar informações e trocar aprendizados. Uma dica é estabelecer regras e um "líder" do grupo, que tem a responsabilidade de chamar a atenção de todos, caso o assunto de um encontro deixe de ser os estudos.

Tudo depende do seu perfil como estudante e do nível de motivação que você possui no momento.

Como estudar em grupo para concurso
Imagem: Freepik

Para algumas pessoas, reunir um grupo para estudar pode causar mais confusão do que ajudar, especialmente em casos em que os integrantes possuem níveis de conhecimento muito diferentes.

Por outro lado, ao estudar em grupo, você também cria a competência de se comunicar com outras pessoas e trabalhar em equipe, sendo que essa é uma das habilidades procuradas por recrutadores.

É sempre interessante testar uma metodologia de estudos para ver o que funciona com você. Assim, você consegue descobrir na prática se estudar em grupo para concursos vale a pena - e esse é o melhor jeito para tirar a prova de algo.