Como estudar da forma correta

O método a ser utilizado para estudos é algo extremamente subjetivo. Alguns estudantes preferem a ajuda dos professores e colegas para aprofundar-se em determinados assuntos, mas há quem prefira o estudo individual. Fato é que não existe forma certa ou errada, o importante é estudar sempre e com disciplina.

Para definir uma técnica de aprendizado, o aluno deve, em primeiro lugar, levar em consideração o seu comportamento e o grau de dificuldade de assimilação quando está em grupo e quando está sozinho. Concentração, motivação e rendimento devem ser avaliados e comparados nas duas situações.

Dicas para estudar sozinho

Se a decisão é por estudar sozinho, o Brasil Escola preparou algumas dicas que podem facilitar os estudos. Em primeiro lugar, é preciso ter cuidado com a dispersão, pois ela pode ser a principal inimiga de quem prefere estudar em casa. Por isso, concentração na matéria, evitando ambientes ruidosos e movimentados, é a primeira cautela para não perder o foco do conteúdo.

Desligar celulares e aparelhos eletrônicos é um grande desafio, mas é uma boa pedida para quem deseja concentrar-se nos estudos. A música não é proibida, mas a dica é de que seja em uma língua que o estudante não entenda, assim não haverá a tentação de desviar a atenção para a letra.

É de grande valia que o aluno revise o conteúdo teórico por meio de anotações em cadernos ou dos textos em livros e apostilas, mas é necessário também a realização de exercícios de fixação para amadurecer o processo de aprendizado. Priorize as atividades das disciplinas consideradas mais difíceis.

Em conteúdos mais teóricos, o fichamento dos principais textos é a melhor saída. Preferindo a escrita à mão em vez de digitar, a tendência é uma assimilação mais eficaz. O importante aqui não é copiar fragmentos de um livro, mas, sim, elencar palavras e termos essenciais para ajudar na memorização de determinados assuntos. Quando possível, use canetas coloridas e marca-textos para destacar informações relevantes.

Cronograma

Além de conhecer a melhor forma de estudar, o aluno precisa saber qual é o período do dia em que rende melhor e organizar o programa de estudos de forma a privilegiar esses horários. No entanto, é preciso ter cuidado, pois essa programação também pode atrapalhar o rendimento. Um roteiro de estudos fechado pode ser cansativo e desmotivador, então, elaborar um itinerário de estudos flexível e com intervalos regulares é essencial para não desanimar.

Vale lembrar que os estudantes precisam respeitar o próprio corpo. Usar as pausas para se exercitar e realizar um lanche saudável é uma forma de manter a saúde física alinhada com o rendimento intelectual. Por Rafael Batista

Equipe Brasil Escola

Seja um vestibulando sincero. Identifique os pontos fortes - aquelas matérias mais fáceis - e as dificuldades - disciplinas mais complexas.

Como estudar da forma correta
Como estudar da forma correta

Prepare o ambiente de estudo - pode ser no quarto, na sala, na cozinha, enfim, o lugar que você mais se sente à vontade -, deixando o local com boa luminosidade e bem arejado (agora que a temperatura fica mais elevada é melhor ter por perto um ventilador ou um aparelho de ar-condicionado).

Ao interromper o estudo, deixe um sinal específico para retomar a aprendizagem exatamente de onde parou, sem perda de esforço nem de tempo.

Escolha cadeiras confortáveis, que, depois de horas de estudos, não causem dores na coluna, nos braços e nas pernas. Ficar deitado ou recostado na cama pode causar problemas posturais.

Acostume-se a estudar no mesmo local e no mesmo horário.

Realize os estudos com duas intenções: aprender (primeiro objetivo) e recordar.

Inicie os estudos depois de pelo menos 10 minutos de relaxamento, período em que você deverá se concentrar em pensamentos e sentimentos equilibradores. Pense sempre positivo. Não brigue com a situação. O vestibular é uma realidade que deve ser enfrentada com disposição.

Evite movimentos e sons que tirem a concentração. Não é necessário se desligar totalmente do mundo - uma música, por exemplo, em volume mais baixo é sempre uma boa companhia -, mas resista a atender telefonemas, fique longe de conversas e evite barulhos repetitivos.

Se for necessário decorar algum conteúdo, procure ler em voz alta a matéria e com rapidez. Não se detenha em memorizar datas ou fórmulas.

Elabore seus próprios exemplos (ganchos), relacionando os conteúdos estudados. Pode ser até a associação de uma matéria com alguma música que você pode cantarolar até em um passeio no parque.

Aproveite o deslocamento em um ônibus ou o banho para repassar o que foi estudado.

Evite fixar-se em algum conteúdo ou exercício difícil até chegar a uma resposta. Prefira seguir adiante, retomando esse tema complexo após ter passado por outros assuntos que possam ajudar a resolver o impasse.

Não queira se transformar em um super-herói. Identifique os seus limites.

Faça esquemas, gráficos, mapas, resumos sempre que desejar dominar um conteúdo extenso.

Procure ler jornais e revistas e assistir a programas de rádio e TV. Se tiver Internet, realize pesquisas que possam servir como entretenimento e instrumento de aprendizagem.

Está se preparando para o Enem ou Vestibular e precisa de uma forcinha? Conheça o site Descomplica, que tem aulas, conteúdos e exercícios sobre matérias de todo o ensino médio!

Veja também:

-Quais São As Matérias Que Mais Caem Nos Vestibulares?

-15 Dicas para Aproveitar seu tempo de Estudo

-Socorro!!! Não Estudei pro Vestibular

Para mandar bem em qualquer prova é preciso estudar, mas estudar muito!

Como estudar da forma correta

Tudo bem, eu sei que você já está cansado de saber disso. O que talvez você não saiba é que não basta estudar aleatoriamente. É preciso saber como estudar de forma eficiente.

Muitas vezes ficamos horas a fio lendo determinado conteúdo sem absorver uma linha sequer daquilo, o que provoca perda de tempo e de ânimo. 

Ah, aposto que agora chamei a sua atenção, ein? Pois é, de nada adianta estudar muito sem conseguir reter o conteúdo em nossa memória.

E é por isso que neste post vamos te contar 8 dicas incríveis de como estudar de forma eficiente que te farão mandar bem em qualquer prova. Bora conferir este conteúdo?

1. Faça e siga um plano de estudos

Nossa primeiríssima dica de como estudar de forma eficiente é: faça e siga um plano de estudos. 

Um plano de estudos vai ser um verdadeiro guia para que você se mantenha motivado. 

O primeiro que você deve ter em mente é o seu objetivo final. Pode ser que você queira mandar bem no Enem ou em algum outro vestibular específico, o importante é definir sua meta de modo claro. 

Isso é necessário, porque só a partir dessa definição será possível analisar o edital do exame e verificar quais as disciplinas e conteúdos você terá que estudar para mandar bem em determinada prova.

Sabendo disso, você poderá criar um cronograma de estudos que defina o tempo que você irá dedicar a cada matéria e conteúdo. É muitíssimo importante que você monitore o seu tempo e crie uma rotina de estudos possível. Portanto, nada de estipular um tempo de estudo fora do normal, ok?

Após criar seu cronograma, imprima-o e cole-o em seu ambiente de estudo. Assim, você se sentirá mais “obrigado” a cumpri-lo sem perder o foco.

Como estudar da forma correta

2. Estude enquanto estiver 100% concentrado

Uma dica realmente valiosa de como estudar de forma eficiente é estudar apenas quando estiver 100% concentrado. 

Vários cientistas e especialistas acreditam que temos um tempo máximo de concentração. 

O método pomodoro é um dos melhores exemplos quando o assunto é o máximo de concentração possível. Esse método foi desenvolvido por Francisco Cirillo no final dos anos 1980. 

Depois de muita pesquisa e testes, Cirillo chegou à conclusão de que o período de tempo ideal de alta estimulação cerebral corresponde a um bloco de 25 minutos. Italiano, Cirillo resolveu batizar esse método de pomodoro (tomate em português) porque usou um cronômetro de tomate para medir o tempo. 

Esse é um método que serve tanto para trabalho quanto para os estudos. Então, que tal colocá-lo em prática?

Como estudar da forma correta

3. Faça pausas

Fazer pausas é uma dica de como estudar de forma eficiente que casa com a rotina de estudar enquanto estiver 100% concentrado.

Isso porque uma das regras do método pomodoro é que após os 25 minutos de concentração máxima é essencial fazer uma pausa de 5 minutos e após 4 pomodoros seguidos recomenda-se uma pausa de 30 minutos

Fazer pausas entre pomodoros, ou entre qualquer outro meio de alta estimulação cerebral que você adotar, é fundamental para que o seu cérebro consiga assimilar e guardar todo o conteúdo.

Inclusive, essas pausas são interessantes para que você dê aquela conferida em seu insta e demais redes sociais sem comprometer os estudos.

4. Mantenha-se positivo

Uma outra dica de como estudar de forma eficiente é manter-se positivo. Não estou dizendo que você deve virar o guru do estudo.

Como estudar da forma correta

Só o que estou dizendo é que quando emanamos energia positiva, nos mantemos mais motivados e focados em nosso objetivo.

Muitas vezes até sabemos o conteúdo, mas ficamos tão nervosos que começamos a imaginar que não estudamos o suficiente e que não iremos passar ou alcançar uma boa nota. 

Por isso, o ideal é estudar muito e manter-se positivo para que a ansiedade não tome conta de você e não comprometa sua nota no exame que for prestar.

5. Diversifique seu método de estudo quando estiver desmotivado

Estudar de forma eficiente querer muita disciplina. E nem sempre é fácil manter a rotina. Por isso, uma ideia interessante para continuar estudando mesmo em um dia de pouca produtividade é mudar o seu método de estudo

Se você está acostumado a estudar por canais no Youtube e ir fazendo anotações, mude um pouco. Em uma parte do dia, opte por ouvir podcasts, por exemplo, ou ler algum livro sobre a matéria. 

Diversificar o seu método de estudo pode ser uma boa alternativa para não se deixar desmotivar e perder o foco.

6. Faça jogos mentais consigo mesmo

Uma outra dica bastante produtiva de como estudar de forma eficiente é fazendo jogos mentais consigo mesmo. 

Isso porque fazer brincadeiras e associações é superinteressante e efetivo para guardar bem o conteúdo aprendido na memória. Inclusive, se você parar para pensar, vai se lembrar que os assuntos que estão mais arraigados em sua cabeça são aqueles que o professor associou a algum caso engraçado quando o estava explicando.

Portanto, faça rimas, músicas ou mesmo associações de siglas e fórmulas a frases engraçadas e divertidas. Pode ter certeza de que esse conteúdo não será esquecido facilmente.

“Leia mais: 8 dicas de por onde começar a estudar que vão te ajudar a se preparar para qualquer prova.”

7. Ensine algo a alguém

Ensinar algo a alguém é a nossa sétima dica de como estudar de forma eficiente. 

De acordo com especialistas e cientistas da educação, nós aprendemos mais quando estudamos de forma ativa.

Isso significa que quando você, ao invés de aprender passivamente um conteúdo para si, ensina-o a algum colega, à sua mãe ou ao seu irmão, você aprende muito mais. Quando vamos ensinar algo a alguém, temos que nos preparar para as dúvidas que surgirão da nossa explicação, logo, estudamos mais e com muito mais atenção. 

É claro que antes de ensinar alguma coisa a alguém, você deverá tentar dominar o conteúdo e “prever” quais serão as dúvidas que poderão surgir, para se preparar e ter a resposta na ponta da língua. 

Se sentir vergonha de ensinar a alguém diretamente, que tal ensaiar antes? Você pode imaginar estar em uma sala de aula ou postando um vídeo no instagram e youtube e enchendo várias cabecinhas com um conteúdo explicado por você!

Já imaginou passar na universidade e ainda ser um studygrammer famoso? 

8. Explique para si mesmo o que entendeu de um texto usando suas próprias palavras

Outra ideia sensacional de como estudar de forma eficiente é explicar para si mesmo o que você entendeu de uma obra ou de um texto usando suas próprias palavras.

Para que esse estudo fique ainda mais produtivo, seria interessante que você gravasse essa sua explicação e a ouvisse depois, em outro momento. Assim, você revisa a matéria aprendida com suas próprias palavras e absorve ainda mais o conteúdo. 

Essas gravações são formas bastante produtivas de se rever algum livro ou texto faltando apenas alguns dias para a prova que você precisa fazer. Mesmo porque conteúdos em áudio podem ser ouvidos enquanto se faz alguma outra tarefa, como lavar louça ou andar de ônibus, por exemplo.

“Leia mais: 8 dicas de como estudar para prova de maneira produtiva.”

9. Faça muitos exercícios e simulados

Nossa última dica de como estudar de forma eficiente é: faça muitos exercícios e simulados. 

A resolução de questões é fundamental para que você teste seus conhecimentos e perceba se está precisando se dedicar a uma ou outra matéria com mais afinco. 

Se você quiser se familiarizar com alguma prova específica, faça as edições anteriores desse exame. Se você está se preparando para prestar o Enem, por exemplo, você consegue facilmente encontrar as edições anteriores no site do Inep.

Porém, o ideal mesmo é fazer um simulado que apresente questões inéditas que sejam 100% alinhadas ao Enem. 

Mas peraí! Já existem simulados com questões inéditas nos moldes do Enem? 

Como estudar da forma correta

Ficou impressionado com essa informação? Pois é isso mesmo! Atualmente, já existem plataformas online especializadas em oferecer simulado Enem com questões inéditas, mas que se baseiam nas competências e diretrizes estipulados pelo Inep.

Esses simulados são completamente onlines, o que já te prepara para o Enem digital. Outra vantagem é que esses simulados são corrigidos pela TRI (Teoria de Resposta ao Item), a mesmíssima forma de correção do Exame oficial.

Uau! Essa dica é realmente uma das melhores quando o assunto é estudar de forma eficiente, ein?

Curtiu conhecer nossas 9 dicas de como estudar de forma eficiente e mandar bem em qualquer exame que for prestar? Acredito que sim, ein? 💁 Então, aproveite o embalo e confira nosso post sobre o que estudar para o simulado do Enem!

Como estudar da forma correta