Como comparar cdb e lci

Uma das dúvidas mais comuns entre investidores iniciantes em renda fixa, está na escolha entre LCI – Letra de Crédito Imobiliário ou CDB – Certificado de Depósito Bancário para aplicação de seu dinheiro. Já que estes dois investimentos são atrelados ao mesmo indicador de mercado, o CDI, qual seria o melhor investimento?

A resposta obviamente, está diretamente relacionada às taxas que são oferecidas pela LCI e pelo CDB do banco escolhido.

O que define qual investimento é melhor, é a taxa que o banco irá pagar para seu investimento, juntamente com o prazo de aplicação.

Identificadas as rentabilidades brutas de cada investimento, é preciso calcular o rendimento do CDB, já descontando o Imposto de Renda sobre o período de investimento.

Em seguida, compara-se o rendimento encontrado com o que está sendo oferecido pela LCI. Isto porquê os investimentos em Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito Agrícola, apesar de também seguirem o CDI como indicador, não sofrem incidência de IR.

Tabela de comparação de LCI e CDB

Para facilitar o trabalho e ajudar aqueles que tem dúvidas sobre estes cálculos, nós criamos aqui no blog uma tabela que compara os investimentos em CDB e LCI para aplicações em diferentes prazos.

A tabela já mostra automaticamente qual o rendimento equivalente entre LCI e CDB, de acordo com o tempo escolhido para investimento.

A tabela mostra qual a porcentagem de LCI que você precisa de acordo com o CDB escolhido, levando em consideração a faixa do imposto de renda incidente.

A comparação começa em CDBs que pagam 80% do CDI até 125%, para investimentos de até 180 dias, entre 181 a 360 dias, de 361 até 720 e para investimentos acima de 720 dias.

Exemplo:

Qual rentabilidade de uma LCI para concorrer com um CDB de 105% do CDI, para um prazo de dois anos e três meses?

Verifique na tabela, para este investimento utilizamos a última coluna, de mais de 720 dias.

Desta forma, iremos precisar de uma LCI de 89% do CDI para equivaler ao CDB escolhido. Confira:

Como comparar cdb e lci

Utilize sem moderação, aproveite para compartilhar com seus amigos e favoritar esta página. Sempre que preciso, faça a consulta e defina qual o melhor investimento.

Veja como é simples:
A tabela de IR em investimentos segue o seguinte princípio:

a) aplicações de 0 a 180 dias: 22,5% de imposto sobre a rentabilidadeb) 180 a 360 dias: 20% de IRc) 360 a 720: 17,5% de IR

d) acima de 720 dias: 15% de IR


Portanto, quando você avalia um investimento com IR, como CDBs, LCs e tesouro selic, com um investimento sem IR, como a LCI e a LCA, você precisa levar isso em consideração.


Para facilitar sua decisão, nesse artigo tem uma planilha de apoio que você usará da seguinte maneira:

1- Primeiro você vai baixar a planilha

2- Você vai preencher os campos em amarelo na planilha, que correspondem ao prazo, a taxa CDI ao ano (aqui você pode estimar uma para o período ou usar a atual apenas para referência) e o % do CDI para o título que possui IR

No exemplo abaixo, colocamos um CDB de 721 dias de 110% do CDI, e um CDI de 12,88% ao ano (ver atual no site www.cetip.com.br)

Como comparar cdb e lci

3- Agora você vai na linha 13 e verá, para esse prazo e essa taxa, quanto equivaleria um ativo isento de IR:

Como comparar cdb e lci

Nessa simulação, você pode ver que um CDB de 2 anos com taxa de 110% do CDI equivale a uma LCI ou LCA de 95,23% do CDI. Logo, se você possui uma oferta de CDB nessas condições e quer comparar com uma LCI ou LCA de mesmo prazo, seu raciocínio é

a) Caso as LCI ou LCA para 2 anos estejam acima de 95,23% do CDI, elas serão mais vantajosas que um CDB de 110% do CDI para 2 anos.

b) Caso as LCI ou LCA para 2 anos estejam abaixo de 95,23% do CDI, o CDB de 110% do CDI será mais vantajoso para 2 anos.

=====

Observações:

1- Essa planilha está aberta. Cuidado ao manipulá-la, pois você pode, sem querer, editar as fórmulas de cálculo e isso pode deturpar os cálculos

2- Embora tenhamos aplicado toda a diligência e zelo na disponibilização da planilha, ela não deve ser interpretada como uma informação infalível para sua decisão.

Imagem: Getty Images/iStockphoto/Ae11615

Téo Takar

Do UOL, em São Paulo

30/03/2019 04h00Atualizada em 07/05/2019 19h20

CDB, LCI ou LCA. Afinal, o que são essas sopas de letrinhas disponíveis para investimento em todos os bancos e corretoras? E como comparar a rentabilidade entre as três opções?

Os três produtos são títulos emitidos por instituições financeiras. Em sua origem, esses papéis apresentam algumas características diferentes:

Veja também

  • CDB: O Certificado de Depósito de Bancário é um título de investimento que não tem necessidade de um lastro (garantia) para ser emitido
  • LCI: A Letra de Crédito Imobiliário só pode ser emitida pela instituição a partir de um lastro (garantia), que são os financiamentos imobiliários concedidos pelo banco que emite a LCI
  • LCA: Similar à LCI, sua emissão tem como lastro os financiamentos concedidos pelo banco ao setor do agronegócio

Para o investidor, a origem não faz diferença, já que os três produtos contam com a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Créditos) para investimentos de até R$ 250 mil por pessoa na mesma instituição. Na prática, CDBs, LCIs e LCAs são aplicações de renda fixa bastante similares em termos de risco.

Quais os prazos e taxas de juros?

As LCAs e LCIs normalmente têm prazo mínimo de 90 dias e podem chegar a dois anos. Os CDBs têm prazo variado, podendo ter liquidez diária (permite saque a qualquer momento) ou apenas no vencimento (que pode ser dentro de um mês ou até em alguns anos).

Em termos de rendimento, esses produtos podem ser:

  • Prefixados: Você já sabe qual será o rendimento quando faz a aplicação
  • Atrelados ao IPCA: Corrigem a inflação e pagam mais uma taxa de juros
  • Pós-fixados: São atrelados ao CDI, que, por sua vez, é próximo da taxa Selic

O que muda para o investidor?

A principal diferença entre eles está na tributação. As LCAs e LCIs têm isenção de Imposto de Renda para pessoa física. O CDB segue a tributação regressiva do IR para aplicações de renda fixa:

  • 22,5% sobre o rendimento para resgates feitos até 180 dias após o investimento
  • 20% para resgates entre 181 e 360 dias
  • 17,5% para resgates entre 361 e 720 dias
  • 15% para resgates depois de 720 dias

LCI e LCA rendem mais por serem isentas de IR?

"Não necessariamente. Muita gente é induzida a achar que o rendimento da LCA ou da LCI é maior que o do CDB porque não incide Imposto de Renda. Na verdade, por causa dessa diferença de tributação, o investidor precisa ficar mais atento. Há casos em que, mesmo pagando imposto, o CDB pode valer mais a pena. O investidor vai ter que fazer a conta para comparar os produtos", disse Fabio Macedo, diretor comercial da Easynvest.

Como faço a comparação?

Você deve analisar produtos que tenham as mesmas características, como prazo (um ano, por exemplo) e tipo de taxa (pré, pós ou atrelada à inflação).

Há uma conta simples que permite comparar o rendimento das LCAs e LCIs com o dos CDBs (apesar de ser uma conta simplificada, tem uma margem de erro muito pequena):

  • Taxa equivalente a LCA ou LCI em % = Taxa do CDB em % x [1 - (alíquota de IR em %/100)]

Veja um exemplo

Imagine um CDB pós-fixado com taxa de 120% do CDI e vencimento em um ano (360 dias) e uma LCI com taxa de 94% do CDI e também prazo de um ano. Qual dos dois renderá mais?

Vamos encontrar a taxa do CDB que seria equivalente à da LCI. No exemplo dado, a alíquota de IR será de 20%. A conta fica da seguinte forma:

Taxa equivalente a LCI = 120 x [1 - (20/100)]Taxa equivalente = 120 x (1-0,2)

Taxa equivalente = 120 x 0,8 = 96%

Portanto, o CDB terá uma taxa equivalente a uma LCI de 96% do CDI. No exemplo dado, o CDB terá um rendimento maior do que a LCI, que paga 94% do CDI.

Consulte o Guia de Economia do UOL para aprender o passo a passo para investir em CDB e também em LCI ou LCA.

Gostou deste texto? Assine a newsletter UOL Investimentos para receber informações como esta em primeira mão no seu email.

Como comparar cdb e lci

Procon exige que empresa explique finanças de Bettina

Band Notí­cias