Como estudar a bíblia iniciante

Curso Interpretação Bíblica Gênesis a Apocalipse

Curso de Interpretação Bíblica Com 60% De Desconto

Tempo de leitura: 10 minutos

Quem nunca sentiu no coração o chamado para estudar a Bíblia, mas achou que não tinha tempo para isso?

Quem nunca pegou a Bíblia nas mãos e viu a concentração na leitura ir embora em um passe de mágica?

É muito comum as pessoas terem o desejo de uma solução mágica para conduzir os estudos bíblicos. Mas sabemos que não existe solução mágica para nada nesta vida.

O que existe é a boa vontade do cristão. O desejo sincero de aprender a Palavra no sentido de memorizá-la nas tábuas do coração e da mente.

Esse é o ponto de partida para qualquer plano de estudos. O segundo, é seguir um método de estudos, organização e disciplina. Assim, eu garanto que qualquer pessoa pode estudar, aprender e memorizar a Palavra. Não importa a idade, grau de instrução ou quanto tempo ela tem disponível.

A Bíblia é um livro complexo, com muitos textos no seu interior, sejam eles em formato de poesia, parábola, etc. Mas com o método adequado é possível navegar por todos estes textos e preciosas lições que eles trazem.

Porém, algo que muitas pessoas não levam tão a sério, mas tem um impacto enorme no estudo da Bíblia, são os chamados “ladrões de atenção”. 

Inegavelmente, quando você precisa realizar uma leitura e existem sons externos à você, fica muito mais desafiantes manter a concentração, não é mesmo?

Por consequência, duas coisas podem acontecer:
  1. Você perde o foco da atividade;
  2. Você precisa despender muita energia para manter o foco na atividade.

Para nosso cérebro compreender, interpretar e memorizar algum conteúdo, ele precisa estar totalmente focado na atividade. Assim como qualquer outra parte do nosso corpo, ele utiliza de fatores químicos e funcionais para trabalhar bem. 

No momento em que os ladrões de atenção entram em ação e roubam nosso foco, o nosso cérebro não age com precisão. Assim você fica preso em um ciclo que não agrega nada nos seus estudos bíblicos.

A primeira providência que você deve tomar é eliminar os ladrões de atenção.

Ao se sentar para a leitura da Bíblia, procure um local ameno, tranquilo e arejado, que contribua para sua concentração.

Evite ligar o som, a TV ou qualquer outro equipamento eletrônico que dispute sua atenção com a Bíblia.

O conteúdo da Bíblia é muito mais do um texto qualquer. Suas palavras contém ensinamentos profundos, com lições para a vida toda. Sua leitura requer atenção e reflexão, para não apenas compreender, mas trazer as lições divinas para dentro da sua vida.

Por isso, a concentração na leitura da Bíblia é fundamental!

A seguir vamos ver mais dicas para você iniciar seus estudos bíblicos do jeito certo e memorizar as bênçãos que só a Palavra de Deus traz.

DICA 1: Monte um Cronograma de Estudo Bíblico 

No momento em que você decide estudar a Bíblia, você precisa de um direcionamento de como e quando agir. Um passo a passo, para evitar andar em círculos sobre a leitura sem sair do lugar.

Nesse sentido, montar um Cronograma de Estudos vai ajudar que você se organize e evolua nos estudos. 

Como estudar a bíblia iniciante

Entretanto, antes de começar, é preciso que você conheça e considere toda a sua rotina no seu cronograma. 

Às vezes não nos damos conta da quantidade de atividades que temos no nosso dia a dia e tendemos a “abraçar o mundo com os braços”. O melhor cronograma de estudos é o cronograma realista, de acordo com a realidade do seu dia a dia.

Veja como organizar o seu estudo bíblico em 3 Passos:

1º Passo: Assinale em um calendário os dias e horários dos compromissos que não pode adiar. Por exemplo: o período em que você está no trabalho, na faculdade, na igreja, etc.

2º Passo: Deixe espaço para as refeições, as tarefas fixas do seu dia e reserve um tempinho para imprevistos, como tempo de deslocamento, trânsito, etc. Assim você não deixa que eventuais imprevistos tirem sua motivação para seguir o cronograma.

3º Passo: Agora você poderá ter uma ideia melhor do tempo que você tem por dia ou por semana para se dedicar aos estudos. 

Chegou o momento de encaixar os dias e horários dedicados à leitura da Bíblia. Além dos minutos que você vai dedicar à leitura é importante reservar aproximadamente 30 minutos para a revisão.

Lembre-se de deixar espaço para seu descanso e lazer. Muitas pessoas cometem o erro de eliminar os momentos de descanso entre uma atividade e outra, emendando um compromisso no outro e isso não funciona ao longo do tempo.

Da mesma forma, outro erro comum é não reservar pelo menos um dia de folga na semana, para você fazer o que quiser, ficar com a família, passear e principalmente recarregar as baterias para seguir seu cronograma de estudos, sem stress.

Por fim, separe horários para se aprofundar mais ainda no estudo da Bíblia, lendo livros complementares, artigos aqui do BLOG, faça pesquisas, etc. Conhecer mais sobre o que está estudando ajuda o cérebro a fazer conexões mais fortes e memorizar tudo eficientemente. 

Se você quiser saber mais a fundo como montar um plano de estudos, clique aqui e acesse um artigo do blog onde eu falo detalhadamente sobre isso!

DICA 2: Disciplina – Tenha um compromisso com a Bíblia! 

Bom, de nada adianta você ter toda uma preparação, eliminar os ladrões de atenção e se planejar corretamente para o estudo bíblico, se na hora em que for colocar tudo em prática, você se auto boicotar e inventar desculpas para não fazer tudo o que tinha planejado e pré-determinado. 

Só para exemplificar, vamos supor que você decide começar a fazer academia. 

Assim, você contrata o melhor plano da academia de sua preferência, compras as roupas ideais para os exercícios e determina os dias e horários que vai se exercitar.

Contudo, no dia de colocar em prática, diz que está cansado e que vai no próximo dia, diz que está chovendo, que o trânsito está ruim, que vai ficar tarde para voltar…. Somos mestres em arrumar desculpas e não seguir com o que combinamos com nós mesmos. 

O problema é que agindo assim, você nunca conseguirá ter uma evolução no estudo da Bíblia.

Até chegar o dia em que a vida mostra o impacto de você estar distante da Palavra de Deus. Você pode até se enganar e pensar: eu não tenho tempo para estudar a Bíblia!

Quando na verdade, você tem tempo. O que falta é disciplina!

Estudar a Bíblia não é um estudo comum. O inimigo está sempre à espreita, desejando que você se afaste de Deus, para agir.

Por isso, esteja sempre atento à sua disciplina. Para realizar seus estudos bíblicos profundos, é preciso empenho, dedicação e compromisso. 

Tenha claro em sua mente tudo o que deseja alcançar com o estudo da Bíblia e motive-se diariamente para perseverar.

Uma dica que dou para você, é espalhar por algumas partes da sua casa, textos motivacionais que o inspirem a ler a Bíblia e se aprofundar no conhecimento da palavra. Pegue um ponto que você sempre olha, como a porta do seu quarto por exemplo, e escreva frases como:

  • “Lembre-se que o conhecimento da Bíblia te aproxima de Deus”;
  • “A Bíblia te guia para o caminho da luz e prosperidade”;
  • “Memorize a Bíblia na mente e no coração para se proteger do mal”. 

Agindo dessa maneira, você conseguirá sempre ter um incentivo para deixar a preguiça de lado e focar no que faz a diferença na sua vida: a Palavra de Deus. 

DICA 3: Memorize a Bíblia para aprender de verdade

Algumas pessoas não têm a dimensão do impacto de se memorizar a Bíblia na sua vida e na vida das pessoas que a rodeiam. 

Bom, primeiro, é importante dizer que ao memorizar a Bíblia você adquire diversos benefícios, como uma aproximação maior de Deus, um domínio maior da palavra, uma proteção mais forte contra o mal e uma fixação maior dos ensinamentos divinos em seu coração e mente. Isso são algumas coisas essenciais na vida de um cristão. 

Como estudar a bíblia iniciante

Agora a respeito do impacto que a memorização da Palavra de Deus causa nos seus estudos, é simples! A nossa memória possui duas vertentes: longo e curto prazo. 

Quando você apenas decora o texto, repetindo-o diversas vezes, você pode ter a falsa ideia de tê-lo gravado na sua mente. Porém isso não é verdade. 

Ao decorar um texto você acessa apenas na memória de curta duração, onde a informação fica gravada por apenas um curto período de tempo. Rapidamente você esquecerá.

Já quando você estuda com dedicação e auxílio de um bom método de estudos, você memoriza o conteúdo e passa a utilizar a memória de longa duração. 

O principal benefício é que você conseguirá manter as palavras estudadas na Bíblia vivas na mente, pelo tempo que desejar. Ou seja, você vai interiorizar os ensinamentos do Senhor de forma definitiva.

Por esse motivo, é fundamental que ao realizar um estudo bíblico, você exercite sua memória de longa duração, para ter a Palavra gravada na mente e no coração, permitindo que você evangelize em todos os lugares.

O método de estudos que eu indico é o Curso Online Bíblia Memorização. 

Desenvolvido através das descobertas mais recentes na área de educação cognitiva, o curso ensina as técnicas de estudo e memorização especialmente voltadas para o estudo da Bíblia.

Dividido em vídeo aulas curtas e objetivas, o Bíblia Memorização ensina como se concentrar na leitura da Bíblia, como montar no detalhe um plano de estudos e revisão, com exemplos práticos de como ler e memorizar todos os capítulos da Bíblia com apenas 15 minutos por dia.

O curso Bíblia Memorização é tão completo que é o preferido por pastores de renome. Assim como eles, mais de 12 mil alunos já se matricularam este ano.

Se você quer saber como ler, aprender e memorizar a Bíblia do jeito certo, fácil e rápido, clique aqui.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe este artigo com outros cristãos. Deixe aqui seu comentário e eu prometo que irei ler e responder a todos.

Tenham uma semana abençoada. 

Viva bem. Lembre bem.

Prof. Renato Alves.

Pesquisador cognitivo, autor do curso Estudo Memorização e dos livros O Cérebro com Foco e Disciplina e Não Pergunte se Ele Estudou. Conferencista e dono do título de Melhor Memória do Brasil.