Classifique os átomos de carbono em primários, secundários, terciários quaternários

CORRETA: e) cadeia carbônica acíclica e insaturada.

a) um carbono terciário. INCORRETA: existem dois carbonos terciários.

b) cinco carbonos primários. INCORRETA: são quatro carbonos primários.

c) cadeia carbônica heterogênea. INCORRETA: cadeia carbônica HOMOGÊNEA.

d) cadeia carbônica saturada e ramificada. INCORRETA: cadeia carbônica INSATURADA (presença de duplas ligações)

O carbono pode ser classificado seguindo vários critérios: um deles se baseia na quantidade dos demais átomos de carbono a ele ligados. Carbono primário: ligado diretamente, no máximo, a 1 outro carbono; Carbono secundário: ligado diretamente a 2 outros carbonos; Carbono terciário: ligado diretamente a 3 outros carbonos; Carbono quaternário: ligado diretamente a 4 outros carbonos.  A outra classificação se refere aos tipos de ligação que unem os carbonos. O carbono pode ser classificado em função das ligações que apresenta:

a) Carbono Saturado: apresenta somente ligações simples, chamadas de sigma (σ).

b) Carbono Insaturado: presença de duplas ligações, denominadas de pi (π). Ou ainda, carbono que apresenta ligação tripla.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Publicado por Líria Alves de Souza

O carbono, uma vez presente em uma cadeia carbônica, pode se classificar em carbono primário, secundário, terciário ou quaternário. A ilustração a seguir auxilia nessa classificação. Primários: Carbonos ligados diretamente a somente um carbono. Identifique na figura acima os carbonos circulados em vermelho, repare que eles se encontram nas extremidades da cadeia. Secundários: Carbonos ligados diretamente a dois outros carbonos. Os quadrados verdes destacam os carbonos que recebem esta classificação. Terciários: Carbonos ligados diretamente a três carbonos. O pentágono violeta identifica o carbono que se encontra entre outros três carbonos. Quaternários: Carbonos ligados a quatro carbonos. Os triângulos amarelos destacam a presença do carbono quaternário.

É importante lembrar que todo carbono tem a capacidade de fazer quatro ligações, mas em uma cadeia carbônica se classificam levando em consideração a quantidade de carbonos a ele ligados.

Veja mais!

Estudo do carbono

Publicado por Líria Alves de Souza