Uma célula é considerada como procariótica se contiver compartimentos membranosos internos

Células procarióticas e eucarióticas são tipos celulares que se diferenciam, entre outras características, pela presença ou ausência de núcleo. Enquanto as células procarióticas não apresentam material genético envolvido por envoltório nuclear, as eucarióticas possuem um núcleo bem definido.

As eucarióticas são encontradas na maioria dos seres vivos, tais como fungos, protozoários, animais e plantas. Já as células procarióticas são encontradas apenas em bactérias, cianobactérias e arqueas.

Leia também: Células animais e vegetais — características e diferenças

Uma célula é considerada como procariótica se contiver compartimentos membranosos internos
A maioria dos seres vivos apresenta célula do tipo eucariótica.

É muito comum ouvirmos dizer que as células apresentam três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Essa afirmação, no entanto, não é correta. As células das bactérias, por exemplo, apresentam material genético distribuído no citoplasma, sem estar organizado em um núcleo definido. Podemos concluir, portanto, que todos os tipos celulares apresentam membrana plasmática, citoplasma e material genético, o qual pode estar ou não organizado no núcleo.

A membrana plasmática, independentemente do tipo celular em questão, é constituída por uma dupla camada de fosfolipídeos, com várias proteínas incrustadas ou ligadas a ela. Ela atua como uma barreira seletiva, selecionando o que entra e o que sai da célula. Devido a essa capacidade, dizemos que a membrana plasmática apresenta permeabilidade seletiva.

Uma célula é considerada como procariótica se contiver compartimentos membranosos internos
A célula verde representa uma célula procariótica, enquanto a azul é uma célula eucariótica.

O citoplasma, por sua vez, diz respeito ao interior da célula. Naquelas células que possuem núcleo, o citoplasma corresponde à região entre o núcleo e a membrana plasmática. No citoplasma, várias reações químicas ocorrem e é nesse local também que encontramos, em células eucarióticas, as chamadas organelas celulares.

Como exemplos de organelas celulares, podemos citar:

  • mitocôndria (responsável pelo processo de respiração celular);

  • cloroplasto (local onde ocorre a fotossíntese em células vegetais);

  • retículo endoplasmático liso (envolvido com a produção de lipídios e desintoxicação);

  • retículo endoplasmático rugoso (relacionado com a produção de proteínas);

  • complexo golgiense (envolvido com a secreção celular);

  • lisossomo (organela que atua na digestão intracelular).

Os ribossomos são estruturas celulares presentes no citoplasma de todos os tipos celulares. Eles são responsáveis por realizar a síntese de proteínas e não são considerados organelas por muitos autores, devido à ausência de membranas. Alguns autores se referem a essas estruturas como organelas não membranosas. Para saber mais sobre as organelas, leia: Organelas celulares.

Células procarióticas

O termo procariótico vem do grego pro, que significa antes, e karyon, que significa cerne, uma referência ao núcleo. Uma célula procariótica seria, dessa forma, uma célula que surgiu “antes do núcleo”.

Nessas células, observa-se a presença de material genético disperso, sendo essa dispersão resultante da ausência do envoltório nuclear, que delimita o núcleo em outras células. O local onde se localiza o material genético nesse tipo de célula é chamado de nucleoide.

Além da ausência de carioteca, as células procarióticas não apresentam organelas celulares membranosas, tais como mitocôndrias, plastídios, retículo endoplasmático e complexo golgiense. É importante destacar que elas apresentam ribossomos, e estes são bem menores do que os encontrados em outras células. As células procarióticas são geralmente pequenas. As células bacterianas, por exemplo, apresentam entre 1 µm e 5 µm de diâmetro.

Células eucarióticas

O termo eucariótico vem do grego eu, que significa verdadeiro, e karyon, que significa cerne, uma referência ao núcleo. As células que possuem núcleo delimitado pelo envoltório nuclear são chamadas, portanto, de eucarióticas e são muito mais complexas do que as células procarióticas.

Nesse tipo de célula, encontramos um núcleo bastante individualizado e organelas celulares. Os ribossomos, assim como nas células procarióticas, também estão presentes. De maneira geral, as células eucarióticas são maiores que as células procarióticas, apresentando entre 10 µm e 100 µm de diâmetro.

Leia também: Células-tronco — células que desempenham importantíssimo papel no nosso organismo

Diferenças entre células procarióticas e eucarióticas

As células procarióticas e eucarióticas apresentam algumas diferenças básicas.

  • Células eucarióticas apresentam a maior parte do seu material genético envolto por uma membrana dupla, chamada de envoltório nuclear. Nas células procarióticas, por sua vez, o material genético não está envolvido pelo envoltório, estando concentrado em uma região chamada de nucleoide.

  • Células procarióticas não apresentam organelas celulares, diferentemente das células eucarióticas.

  • As células eucarióticas, de maneira geral, são maiores que as células procarióticas.

EXERCÍCIOS DE REVISÃO PROCARIONTES, EUCARIONTES E VÍRUS 1) Em uma aula de Biologia, um aluno observava uma célula ao microscópio. Nessa célula, era possível verificar uma região mais corada na lâmina, estrutura identificada pelo professor como o núcleo. Apenas com essa informação, o aluno pode concluir que se trata de uma célula: a) procariótica de bactéria. b) procariótica de um animal. c) eucariótica de um animal. d) eucariótica de um vegetal. e) de um indivíduo eucarionte. 2) As células eucariontes possuem uma grande variedade de organelas celulares, algumas membranosas e outras não. Essas células possuem em comum apenas uma organela com as células procariontes. Analise as alternativas e marque a que indica o nome dessa organela: a) lisossomo. b) peroxissomo. c) ribossomo. d) mitocôndria. e) retículo endoplasmático. 3) As células eucariontes apresentam uma série de particularidades no que diz respeito à estrutura e também aos processos por ela realizados. Essas células são capazes, por exemplo, de captar substâncias por meio da invaginação da membrana, trazendo-as para seu interior. Esse processo é denominado de e não está presente em procariontes por causa da ausência de. Marque a alternativa que contém os termos que completam os espaços acima. a) exocitose e citoplasma. b) exocitose e citoesqueleto. c) endocitose e núcleo. d) endocitose e citoesqueleto. e) plasmocitose e citoplasma. 4) (UFla/ PAS) A destruição de organelas não funcionais de uma célula eucarionte é feita pelo: a) peroxissomo. b) retículo endoplasmático rugoso. c) retículo endoplasmático liso. d) lisossoma. e) complexo de Golgi. 5) (UFAL) Uma célula é classificada como eucariótica se contiver: a) compartimentos membranosos internos. b) parede celular rígida. c) membrana plasmática.

d) ácidos nucleicos. e) ribossomos. 6) (Cesgranrio- RJ) Dos constituintes celulares a seguir relacionados, qual está presente somente nos eucariontes e representa um dos critérios utilizados para distingui-los dos procariontes? a) DNA. b) Membrana celular. c) Ribossomo. d) Envoltório nuclear. e) RNA. 7) (PUC-RJ) A diferença entre células eucariontes e procariontes está no núcleo. Os indivíduos procariontes possuem a molécula de DNA espalhada no citoplasma, enquanto, nos indivíduos eucariontes, ela se encontra no núcleo da célula. Quanto a esse núcleo, é correto afirmar que: a) um núcleo saudável de uma célula possui sempre uma forma redonda e se encontra em seu centro, pois assim controla igualmente toda a célula. b) no núcleo se encontra a cromatina, que é a associação das moléculas de DNA e proteínas, imersa no citoplasma e envolvida pela membrana nuclear. c) o núcleo é a região da célula que controla toda a produção de proteína, já que contém a molécula do DNA. d) Além da molécula do DNA, o núcleo da célula contém outros organoides, como os ribossomos e o retículo. e) é o núcleo que caracteriza as bactérias e algas azuis, já que são seres unicelulares. 8) Sabemos que o núcleo das células eucariontes é delimitado por uma membrana chamada carioteca. A respeito dessa estrutura, marque a alternativa incorreta. a) A carioteca é formada por uma única membrana que apresenta diversos poros. b) Os poros da carioteca selecionam o que entra e o que sai do núcleo. c) A carioteca permite que o núcleo e o citoplasma sejam diferentes quimicamente. d) A carioteca comunica-se com o retículo endoplasmático. 9) Podemos dizer que o núcleo de uma célula eucariótica possui quatro componentes básicos. São eles: a) carioteca, RNA, DNA e nucleossomo. b) carioteca, nucleossomo, histonas e nucleoplasma. c) carioteca, cromatina, nucléolo e nucleoplasma. d) carioteca, DNA, nucléolo e nucleossomo. 10) Sabemos que todos os organismos com célula procariótica estão agrupados em um único reino. Entre as alternativas a seguir, indique aquela em que aparece o nome desse reino. a) Reino Monera. b) Reino Protoctista. c) Reino Fungi. d) Reino Plantae. e) Reino Animalia.

11) As bactérias são organismos procariontes, ou seja, que não possuem núcleo organizado. Essa característica acontece como consequência da ausência de: a) membrana plasmática. b) parede celular. c) carioteca. d) cariótipo. e) DNA. 12) (UFMG) Em que alternativa as duas características são comuns a todos os indivíduos do reino Monera? a) Ausência de núcleo e presença de clorofila. b) Ausência de carioteca e capacidade de síntese proteica. c) Incapacidade de síntese proteica e parasitas exclusivos. d) Presença de um só tipo de ácido nucleico e ausência de clorofila. e) Ausência de membrana plasmática e presença de DNA e RNA. 13) (PUC RJ) Um grupo de pessoas deu entrada em um hospital, após ingerirem um bolo de aniversário comprado em estabelecimento comercial. O diagnóstico foi intoxicação por uma bactéria do gênero Salmonella. Marque a alternativa que indica a descrição correta de uma bactéria. a) Um organismo macroscópico, unicelular, eucarionte. b) Um organismo microscópico, unicelular, procarionte. c) Um organismo microscópico, unicelular, eucarionte. d) Um organismo macroscópico, pluricelular, procarionte. e) Um organismo microscópico, unicelular, heterotérmico. 14) Os seres procariontes são organismos muito simples. Além da ausência de núcleo, nesses seres não existem organelas membranosas. Marque, entre as alternativas propostas a seguir, aquela que indica a única organela presente em um organismo procarionte: a) Retículo endoplasmático. b) Vacúolo. c) Mitocôndria. d) Cloroplasto. e) Ribossomo. 15) Ao analisarmos uma célula eucariótica e compará-la com uma célula procariótica, percebemos que as organelas existentes não são as mesmas nos dois tipos celulares. Isso ocorre porque nas células eucarióticas: a) não existem organelas membranosas. b) o número de organelas membranosas é inferior ao número de organelas presente nas células procarióticas. c) existem organelas membranosas e nas células procarióticas não. d) não encontramos ribossomos. e) encontramos apenas ribossomos.

16) A presença de núcleo bem definido caracteriza uma célula eucarionte, diferenciando-a de uma célula procarionte. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o nome correto da membrana que separa o material genético do citoplasma. a) carioteca. b) membrana plasmática. c) parede celular. d) tonoplasto. e) plasmalema. 17) Uma professora de biologia entregou duas figuras que representavam células de uma bactéria e de uma planta, respectivamente. Ela pediu então aos alunos que identificassem a célula eucariótica. Para que os alunos sejam capazes de identificar a célula, é fundamental que eles analisem: a) a presença de membrana plasmática. b) a presença de ribossomos. c) a presença de núcleo definido. d) a presença de material genético. e) a presença de citoplasma. 18) (Vunesp) Os procariontes diferenciam-se dos eucariontes porque os primeiros, entre outras características: a) não possuem material genético. b) possuem material genético como os eucariontes, mas são anucleados. c) possuem núcleo, mas o material genético encontra-se disperso no citoplasma. d) possuem material genético disperso no núcleo, mas não em estruturas organizadas denominadas cromossomos. e) possuem núcleo e material genético organizado nos cromossomos. 19) (UFSM) Numere a 2 coluna de acordo com a 1. COLUNA 1 COLUNA 2 1. Encontra(m)-se exclusivamente ( ) ribossomos em eucariontes ( ) mitocôndrias 2. Ocorre(m) em eucariontes e ( ) membrana plasmática procariontes ( ) retículo endoplasmático A sequência correta é: a) 1-2 - 1-2. b) 1-2 - 2-1. c) 2-1 - 2-1. d) 2-2 - 1-1. e) 2-1 - 2-2. 20) (UFSCAR) Toda célula viva possui: a) membrana plasmática, mas pode não possuir núcleo e mitocôndrias. b) membrana plasmática e mitocôndrias, mas pode não possuir núcleo. c) núcleo, mas pode não possuir membrana plasmática e mitocôndrias. d) núcleo e mitocôndrias, mas pode não possuir membrana plasmática. e) núcleo, membrana plasmática e mitocôndrias.

21) (UFUMG) Considere as características das células A, B e C, em termos de presença (+) ou ausência (-) de alguns de seus componentes, de acordo com a tabela a seguir. Com base nestas características, assinale a alternativa correta. a) A célula B é de um animal, a célula A é de uma planta e a célula C é de uma bactéria. b) As células A e C são heterotróficas e a célula B é autotrófica. c) As células A e B realizam a fotossíntese e a célula C realiza a respiração. d) As células A e B são eucarióticas e a célula C é procariótica. 22) UFSM - As figuras I e II representam, respectivamente: a) célula eucarionte e célula procarionte. b) célula vegetal e célula animal. c) célula animal e célula vegetal. d) célula procarionte e célula eucarionte. e) célula eucarionte e célula vegetal. 23) G1 - Bactérias e Cianofíceas (ou Cianobactérias) são seres vivos unicelulares e procariontes porque: a) podem causar doenças no homem e nos animais, possuem membrana plasmática e membrana nuclear. b) são constituídos por uma célula apenas, não possuem membrana plasmática e possuem membrana nuclear. c) são constituídos por uma célula apenas, possuem membrana plasmática e não possuem membrana nuclear.

d) são constituídos por uma célula apenas e podem formar colônias. e) não formam colônias e podem causar doenças no homem e nos animais. 24) UFPE - Associe os seres vivos relacionados na coluna 1 com suas respectivas características na coluna 2: 1) Vegetal 2) Animal 3) Protista 4) Fungo 5) Bactéria COLUNA I COLUNA II ( ) pluricelular eucarionte e heterótrofo ( ) unicelular, procarionte, autótrofo por quimiossíntese e/ou fotossíntese ( ) pluricelular, eucarionte e autótrofo por fotossíntese ( ) unicelular ou pluricelular, eucarionte, heterótrofo, com nutrição por absorção ( ) unicelular, eucarionte, heterótrofo, com nutrição por digestão A sequência correta é. a) 2, 5, 1, 4 e 3 b) 2, 3, 1, 5 e 4 c) 4, 3, 2, 1 e 5 d) 4, 5, 1, 2 e 3 e) 2, 3, 1, 4 e 5 25) UFLA - É correto dizer: a) A membrana plasmática é uma estrutura lipo-proteica presente em todos os tipos celulares e funciona como uma barreira seletiva entre o citoplasma e o núcleo. b) O controle do metabolismo celular é embasado pela síntese de DNA, pelo RNA, tendo como conseqüência, a síntese proteica. c) O núcleo é uma estrutura revestida por envoltório nuclear, presente tanto em organismos procariontes como eucariontes. d) Os vírus são constituídos de uma cápsula proteica e de um ácido nucleico e, para multiplicarem-se precisam de hospedeiro. e) Pentoses e hexoses são monossacarídeos e, como exemplo, podemos citar a glicose e a ribose, respectivamente. 26) UFRN - A célula funciona como a unidade mínima vital, entretanto, encontramse, na natureza, seres extremamente simples, constituídos, fundamentalmente, por uma molécula de ácido nucleico (DNA ou RNA) envolta por uma cápsula proteica Esses seres, necessariamente, precisam estar dentro de uma célula viva para se reproduzirem, confirmando que a atividade essencial à vida ocorre dentro da célula. Os seres acima descritos são, portanto, parasitas obrigatórios, podem provocar a lise da célula hospedeira e causar doenças de difícil tratamento e controle em vegetais e animais. Por suas características peculiares, constituem um grupo à parte, sendo identificados como: a) procariontes b) eucariontes c) bolores d) protozoários e) vírus

27) PUCRS - Ao contrário dos organismos compostos por células, os vírus não metabolizam energia, isto é, não produzem ATP nem realizam fermentação, respiração celular ou fotossíntese. Os vírus são parasitos intracelulares obrigatórios e têm como hospedeiras células de animais, de vegetais, de fungos, de protistas ou de bactérias. Com relação à constituição química, os vírus são formados por: a) carboidratos, DNA e proteínas. b) carboidratos e ácidos nucleicos. c) ácidos nucleicos e proteínas. d) lipídeos e aminoácidos. e) DNA, RNA e lipídeos. 28) CESGRANRIO - "Medicina do futuro recruta vírus "bonzinhos" para vencer câncer e AIDS através de batalhas genéticas. "Utilizando vírus inofensivos como vetores de genes, cientistas estão colocando, nas células dos pacientes, o material genético que os médicos desejam. (Folha de São Paulo-dez/92). Tal técnica é possível, pois, na célula hospedeira, o DNA do vírus: a) inibe a respiração celular. b) estimula a duplicação do DNA celular. c) inativa as diferentes funções vitais. d) induz uma mensagem deletéria. e) comanda a produção de proteínas. 29) UFES - Atualmente, muitas doenças têm preocupado a população mundial, tais como a AIDS, a febre amarela, o possível retorno da varíola e, mais recentemente, a SARS. Todas elas são causadas por vírus, e sobre esses organismos é INCORRETO afirmar que: a) são, estruturalmente, semelhantes às bactérias, podendo apresentar DNA ou RNA como material genético. b) apresentam ciclos de vida lítico ou lisogênico. No ciclo lítico, determinam a destruição da célula infectada. c) comandam o metabolismo celular do hospedeiro para a produção de proteínas de seu capsídeo e duplicação do seu material genético. d) apresentam a enzima transcriptase reversa, quando têm RNA como material genético, que produz um DNA viral para ser integrado ao DNA do hospedeiro. e) são parasitas obrigatórios, mas alguns podem sobreviver cristalizados por muitos anos. 30) VUNESP - O dogma central da biologia, segundo o qual o DNA transcreve RNA e este orienta a síntese de proteínas, precisou ser revisto quando se descobriu que alguns tipos de vírus têm RNA por material genético. Nesses organismos, esse RNA orienta a transcrição de DNA, num processo denominado transcrição reversa. A mesma só é possível quando: a) a célula hospedeira do vírus tem em seu DNA nuclear genes para a enzima transcriptase reversa. b) a célula hospedeira do vírus incorpora ao seu DNA o RNA viral, que codifica a proteína transcriptase reversa. c) a célula hospedeira do vírus apresenta no interior de seu núcleo proteínas que promovem a transcrição de RNA para DNA.

d) o vírus de RNA incorpora o material genético de um vírus de DNA, que contém genes para a enzima transcriptase reversa. e) o vírus apresenta no interior de sua cápsula proteínas que promovem na célula hospedeira a transcrição de RNA para DNA. 33) Como se denomina o tipo de vírus que ataca bactérias? a) Intracelular obrigatório. b) Bactericida. c) Bacteriose. d) Bacteriófago. 34) (UFRN) Todos os vírus são constituídos por: a) DNA e proteínas. b) Aminoácidos e água. c) Ácidos nucléicos e proteínas. d) DNA e RNA. e) RNA e proteínas. 35) Os vírus são formados basicamente por moléculas de ácido nucleico, que pode ser DNA ou RNA, envoltas por proteínas. A capa de proteína que envolve o ácido nucleico é chamada de: a) Nucleocapsídio. b) Envelope viral. c) Interferon. d) Capsídeo. e) Capsômero. 36) (PUC/Campinas SP ) - A palavra célula, etimologicamente, vem de cela, que quer dizer pequena cavidade. Todos os organismos vivos são formados por células, à exceção dos (as): a) Fungos b) Bactérias c) Vírus d) Algas cianofíceas (azuis) e) protozoários.

GABARITO 1) Alternativa e. As células com núcleo delimitado por membrana (eucarionte) estão presentes na maioria dos seres vivos, tais como protozoários, algas, fungos, animais e plantas. Organismos sem núcleo delimitado (procariontes) são encontrados nos domínios Bactéria e Archaea. 2) Alternativa c. Os ribossomos são organelas relacionadas com a síntese de proteínas e podem ser encontrados em células procariontes e eucariontes. Os ribossomos nesses dois grupos, no entanto, são diferentes, sendo o ribossomo dos eucariontes maior e mais complexo. 3) Alternativa d. A captura de partículas no meio extracelular é conseguida graças a processos de endocitose, como a fagocitose e a pinocitose. As vesículas formadas no processo movimentam-se na célula por causa do citoesqueleto e, por isso, esse processo é ausente em procariontes. 4) Alternativa d. Os lisossomos, ou lisossomas, são organelas ricas em enzimas que estão relacionadas com a digestão intracelular. 5) Alternativa a. As células eucariontes possuem um núcleo delimitado por um envoltório nuclear (carioteca). Entretanto, outras características podem ser analisadas parar avaliar se uma célula é ou não eucariótica, como é o caso da presença de organelas membranosas. Como exemplo dessas organelas, podemos citar as mitocôndrias, peroxissomo, centríolos, complexo golgiense e retículo endoplasmático. 6) Alternativa d. As células eucariontes apresentam como característica principal um núcleo delimitado por uma membrana nuclear, conhecida também como carioteca. 7) Alternativa c. É no núcleo que encontramos o DNA, que comanda de maneira indireta a síntese de proteínas. O DNA é usado como molde para a síntese de RNA. Este, por sua vez, é utilizado na síntese de proteínas. 8) Alternativa a. A carioteca é uma estrutura formada por duas membranas de constituição lipoproteica e apresenta vários poros que possuem como função principal realizar trocas de substâncias entre o núcleo e o citoplasma. 9) Alternativa c. O núcleo é delimitado pela carioteca, também chamada de envelope nuclear. No seu interior, é encontrada a cromatina (conjunto de cromossomos presente no núcleo) e o nucléolo (agregado de RNA e proteínas), que ficam imersos no nucleoplasma. 10) Alternativa a. No reino Monera estão agrupados os organismos procariontes, tais como as bactérias e cianobactérias. 11) Alternativa c. A carioteca, também chamada de membrana nuclear, é a membrana que envolve o material genético, separando o conteúdo nuclear do citoplasma. 12) Alternativa b. Todos os organismos do reino Monera são procariontes, ou seja, não possuem membrana (carioteca) delimitando o núcleo. Além disso, apresentam apenas ribossomos, sendo capazes, portanto, de realizar síntese proteica. 13) Alternativa b. Todas as bactérias são microscópicas, apresentam uma única célula e não possuem núcleo definido. 14) Alternativa e. Os ribossomos são as únicas organelas citoplasmáticas encontradas em seres procariontes. Eles estão relacionados com a síntese proteica. 15) Alternativa c. Apenas células eucarióticas apresentam organelas membranosas, sendo encontrados nas células procarióticas exclusivamente ribossomos. 16) Alternativa a. A carioteca, também conhecida como envoltório nuclear, é a membrana responsável por separar o material genético do citoplasma. 17) Alternativa c. Para identificar se uma célula é ou não eucariótica, é fundamental verificar a presença de membrana delimitando o núcleo. 18) Alternativa b. Os organismos procariontes são seres que apresentam células com material genético disperso no citoplasma em virtude da ausência de uma membrana nuclear (carioteca). 19) Alternativa c. 20) Alternativa a. Toda célula, seja eucariótica ou procariótica, possui membrana plasmática, citoplasma, ribossomos e cromossomos (simples ou não). 21) Alternativa d. Com envoltório nuclear identifica as células eucarióticas. Presença de cloroplastos identifica a célula vegetal. 22) Alternativa a. Célula eucarionte e célula procarionte.

23) Alternativa c. São constituídos por uma célula apenas, possuem membrana plasmática e não. 24) Alternativa a. 2, 5, 1, 4 e 3 25) Alternativa d. 26) Alternativa e. 27) Alternativa c. 28) Alternativa e. 29) Alternativa a. 30) Alternativa e. 31) Alternativa d. Os vírus que infectam bactérias são denominados bacteriófagos. 32) Alternativa c. Todos os vírus possuem material genético (ácido nucleico= DNA ou RNA) envolvido por uma cápsula proteica. 33) Alternativa c. Os vírus, por não possuírem metabolismo próprio, necessitam de uma célula para se reproduzir e, por isso, são chamados de parasitas intracelulares obrigatórios. 34) Alternativa d. As moléculas de proteínas que envolvem o RNA ou o DNA viral formam o capsídio. O conjunto formado pelo capsídio e o ácido nucleico constitui o nucleocapsídio. 35) Alternativa d. As moléculas de proteínas que envolvem o RNA ou o DNA viral formam o capsídio. O conjunto formado pelo capsídio e o ácido nucleico constitui o nucleocapsídio.