Quando comemoramos o dia do estudante

Sim, existe no calendário brasileiro uma data para celebrar e homenagear todos os estudantes do país. No dia 11 de agosto, é o Dia do Estudante, também conhecido como Dia do Aluno.

De acordo com dados do Censo Escolar de 2020, desenvolvido pelo INEP, existem no Brasil cerca de 59 milhões de estudantes matriculados, divididos em educação infantil, ensino fundamental, médio, técnico, superior e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Além de comemorar o dia das pessoas que dedicam parte do seu tempo aos estudos, essa data ressalta a importância da educação na formação do cidadão e na preparação do mesmo para viver em sociedade. 

Mas você sabe como surgiu a origem dessa celebração? É o que você vai conferir lendo o artigo a seguir!

Como surgiu o Dia do Estudante?

A origem da data possui relação com a fundação das primeiras faculdades de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais do Brasil. Na época do Brasil colônia, os estudantes que queriam cursar ensino superior precisavam viajar até a Europa, mais precisamente para a França e Portugal.

Foi somente após a Independência do Brasil, em 1822, e a promulgação da primeira Constituição Federal, em 1824, que o imperador Dom Pedro I percebeu que era necessário a criação de um curso de direito no país, para que os alunos pudessem estudar e posteriormente aplicar as novas leis, que antes eram portuguesas.

Assim, em 1827, o imperador assinou um decreto que determinava a criação dos primeiros cursos superiores em direito: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo,  e a Faculdade de Direito de Olinda, localizada em Pernambuco.

Motivo da data 

Cem anos depois, no dia 11 de agosto de 1927, em comemoração ao centenário da fundação dos cursos, o jurista Celso Gand Ley propôs aos outros participantes da celebração que além do Dia do Advogado, a data também homenageasse todos os estudantes do Brasil, pois muito mais que um símbolo do início dos primeiros cursos, as faculdades de Direito também eram importantes no processo de consolidação do ensino superior, marcando a história da educação brasileira.

Diante disso, foi determinado que essa data também seria comemorado anualmente o Dia Nacional do Estudante, também chamado de Dia do Aluno.

União Nacional dos Estudantes (UNE)

O dia 11 de agosto também foi marcado por um outro acontecimento para reforçar a data dedicada aos estudantes. Em 1937, época em que iniciava a ditadura de Getúlio Vargas, foi criada a União Nacional de Estudantes (UNE), organização que representa os direitos e deveres dos alunos universitários de todo o país.

Além da luta por melhores condições na educação brasileira, a UNE também é conhecida por participar ativamente na história política do país. Os estudantes já participaram da campanha “O Petróleo é Nosso”, na década de 40; foram às ruas protestar contra a ditadura e a favor da retomada das eleições diretas, em 1983, no movimento conhecido como “Diretas Já” e também nas manifestações pró-impeachment do presidente Fernando Collor de Mello, em 1922, movimento que ficou marcado como “Caras-pintadas”.

Em junho de 2013, milhares de estudantes saíram às ruas para contestar o aumento das tarifas dos transportes públicos, além de exigirem melhorias na saúde e educação. Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas, espalhadas por 388 cidades do país, participaram dos protestos. 

A participação mais recente foi em 2016, onde mais de mil escolas foram ocupadas por estudantes que eram contra a reestruturação do sistema educacional do Brasil.

Atualmente, as linhas de atuação da UNE são divididas em 8 frentes: juventude, diversidade, cultura, esporte, movimento social, política, internacional e meio ambiente.

Dia Internacional do Estudante

O Dia do Estudante também é comemorado internacionalmente, no dia 17 de novembro. Essa data foi escolhida em 1941 pelo Conselho Internacional dos Estudantes (atual União Internacional dos Estudantes – UIE), como forma de homenagear à resistência dos estudantes que protestaram contra a ocupação nazista na antiga Tchecoslováquia, em 1939.

Já em Portugal, a data é celebrada no dia 24 de março. A data foi promulgada em 1987 e recorda a luta e os obstáculos que os estudantes enfrentaram na crise acadêmica de 1962. 

Acesso à Educação

A educação é um instrumento de transformação da sociedade, pois é por meio dela que se forma um cidadão, contribuindo para o crescimento econômico do país e na promoção da igualdade e bem-estar social. Os profissionais da educação são os responsáveis por transmitirem os conhecimentos, além de estimularem a compreensão, autonomia, descoberta, curiosidade e pensamentos.

O acesso à Educação é um direito fundamental e essencial assegurado a todos, como previsto no artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos e também em âmbito nacional, no artigo 205 da Constituição Federal de 1988.

Estima-se que 24,6 milhões de brasileiros, com idades entre 15 e 29 anos, não frequentam a escola. Para superar a desigualdade educacional, incentivar a permanência nas escolas, propor melhorias na educação e zerar o analfabetismo, foi sancionada em 2014 a lei 13.005, em que aprova-se o Plano Nacional da Educação (PNE), um documento que estabelece 10 diretrizes e 20 metas e estratégias, com vigência por 10 anos, para cumprir tais objetivos.

Importância dos estudos

Como já mencionamos, os estudos são essenciais para a formação de um cidadão, não é à toa que vivemos boa parte de nossas vidas em um ambiente de aprendizagem. 

É por meio dos estudos que adquirimos conhecimento, cultura, gostos, senso crítico e traçamos objetivos para o nosso futuro profissional. 

Conclusão

O dia 11 de agosto é uma data importante para homenagear todos os estudantes do país. A data surgiu em 1927, data em que celebrava o centenário da fundação das primeiras escolas de direito, um marco para a história da educação brasileira. 

Como definição, o estudante é aquele que frequenta regularmente curso em alguma instituição (seja no ensino básico, fundamental, técnico, médio, universitário ou até mesmo um curso livre), com o objetivo de adquirir conhecimento e desenvolver habilidades. 

É por meio dos estudos também que o ser humano consegue traçar objetivos na vida, levando-o a realizações pessoais, profissionais e sociais.

Gostou do artigo? É um estudante ou conhece alguém que gostaria de ler este conteúdo? Então não deixe de compartilhar nas suas redes sociais!

Separamos mais essas notícias para você:

Quando comemoramos o dia do estudante
O Dia do Estudante é uma data especial, pois é uma homenagema todas as pessoas que valorizam o conhecimento e o crescimento pessoal. É comemorado em 11 de agosto porque esta é a data em que foram criados os dois primeiros cursos de nível superior no país: ciências jurídicas e ciências sociais.

Isto ocorreu no ano de 1827, por decreto de D. Pedro I. Antes disso, quem quisesse cursar o ensino superior, teria que ir até a Europa, pois era só do outro lado do oceano que existiam universidades.Dessa forma, somente pessoas de famílias ricas poderiam concluir seus estudos, fato que acentuava ainda mais as diferenças sociais no Brasil.A data comemorativa foi instituída por ocasião da comemoração do centenário de criação dos cursos.

Vale lembrar que ao longo dos anos este dia também marcou eventos importantes, como a criação da União Nacional de Estudantes –UNE , em 1937, que é a entidade representativa dos estudantes em nosso país.

Estudo e perspectivas
Estudar é exercitar a memória para adquirir conhecimentos, aprender. Mas, para que isso aconteça, o estudante deve frequentar uma escola e participar das atividades propostas, fazer as tarefas de sala, bem como as passadas para serem feitas em casa, além de estudar, em casa, os conteúdos que foram passados em sala de aula.

Com o passar dos anos, passa a entender as matérias através da reflexão e da análise das mesmas.

Os estudantes devem ser responsáveis com seus estudos, pois o sucesso profissional virá através de muita dedicação. Além disso, merecem todo respeito e consideração de seus familiares, pois é o seu trabalho.

Cada vez mais é fundamental dar valor aos estudos e buscar novos caminhos. Só assim é possível ter qualidade de vida.

O estudo trás não somente benefícios financeiros, mas também realização pessoal e possibilidades de atuar de forma mais efetiva na sociedade. Por isso, atualmente, as pessoas se preocupam com uma formação sólida e, muitos, independente da idade, retomam os estudos com objetivo de exercer plenamente seu potencial.

Além da formação em cursos regulares, muitas pessoas buscam ampliar seus conhecimentos por conta própria, tornando-se autodidatas, seguindo seus interesses e métodos próprios. Sem dúvida, essa é uma maneira interessante e eficiente de construir o conhecimento.

Lembre-se: Nunca é tarde para aprender!

11 de agosto - Dia do Estudante

Quando comemoramos o dia do estudante
A história de como surgiu o Dia do Estudante nos remete à data de 11 de agosto de 1827, quando o Imperador D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país em São Paulo e Olinda (mais tarde transferido para Recife). Até esse dia, quem estivesse interessado em obter um curso superior, teria que ir à Coimbra, em Portugal, onde se localizava a faculdade mais próxima. Um século mais tarde, em meio às comemorações dos cem anos dos cursos de direito, um dos participantes, chamado Celso Gand Ley, propôs que esse dia fosse o escolhido como o Dia do Estudante, sendo prontamente atendido. Internacionalmente, a homenagem aos estudantes acontece em 17 de novembro.O Brasil ainda está muito longe de oferecer uma boa educação aos jovens estudantes, tendo em vista a qualidade baixa do ensino.  Há falta de verbas para que as instituições públicas propiciem o mínimo de conforto e segurança adequados para os estudantes. Muitos enfrentam longos caminhos de suas casas até suas escolas. Também trabalham para ajudar  na renda familiar, mesmo sendo menores de idade. Outros dedicam muitas horas do seu dia ao estudo para alcançar suas metas ou se separam de seus entes queridos para estudar em outros países. Pela ambição, coragem e perseverança desses alunos, e também por representar a futura geração de cidadãos profissionais e governantes do nosso país, a existência de uma data para homenageá-los torna-se de fundamental importância, justa e merecida.

Oração do estudante

Senhor, eu sou estudante, e por sinal, inteligente. Prova isto o fato de eu estar aqui, conversando com você. Obrigado pelo dom da inteligência e pela possibilidade de estudar. Mas, como você sabe, Cristo, a vida de estudante nem sempre é fácil. A rotina cansa e o aprender exige uma série de renúncias: o meu cinema, o meu jogo preferido, os meus passeios, e também alguns programas de TV . Eu sei que preparo hoje o meu amanhã. Por isso lhe peço, Senhor, ajuda-me a ser bom estudante. Dê-me coragem e entusiasmo para recomeçar a cada dia. Abençoe a mim, a minha turma e os meus professores. Amém.


Page 2

Quando comemoramos o dia do estudante

Quando comemoramos o dia do estudante

Quando comemoramos o dia do estudante

Quando comemoramos o dia do estudante