Tamanho da maior aranha do mundo

Animais

A aranha-golias-comedora-de-pássaros pode quase nunca se alimentar realmente de aves, mas possui quase 30 cm de largura e solta farpas quando está ameaçada.

Publicado 25 de dez. de 2018 11:00 BRST

Tamanho da maior aranha do mundo

A aranha-golias, também conhecida como caranguejeira ou aranha-comedora-de-pássaros, é um animal que impressiona pelo tamanho. Principalmente as pessoas que sofrem de uma das fobias mais comuns do mundo: a aracnofobia. E não é para menos, chegando a ter mais de 30 cm de comprimento e pode pesar até 170g.

Tamanho da maior aranha do mundo
Aranha-golias, Theraphosa blondi, se locomovendo pelo folhiço na Reserva Florestal Adolpho Ducke em Manaus, Amazonas. Foto: Eliza Sena/Divulgação

Essa espécie, pertencente ao gênero Theraphosa, juntamente com outras duas espécies de caranguejeiras, é caracterizada pela falta de pelos longos nas patas (mais precisamente na patela e tíbia), presença de aparelho estridulante, ou seja, capazes de emitir som áspero e agudo (utilizado para espantar possíveis predadores), situados na parte anterior das coxas e presença de uma única espermateca (ductos de inseminação) fundida nas fêmeas.

Elas podem ser encontradas em buracos no solo (usados como tocas), junto a igarapés de floresta primária. Possuem hábito noturno e são caçadoras eficazes. Estas aranhas atacam uma grande variedade de invertebrados no solo da floresta e pode até capturar pequenos vertebrados. Apesar do nome comedora-de-pássaros, ela raramente se alimenta de aves, sendo sua dieta composta principalmente por insetos e animais invertebrados e também pequenos vertebrados, como sapos, cobras e roedores.

Tamanho da maior aranha do mundo
Aranha-golias, Theraphosa blondi, em vista frontal. Foto: Doc Miller/Divulgação

Apesar de intimidar pelo tamanho, esses animais não oferecem risco de vida para os seres humanos. O veneno da aranha-golias é forte o suficiente para paralisar suas presas, mas não muito prejudicial aos seres humanos, sendo capaz de provocar náuseas, transpiração excessiva e dor local, uma vez que as “presas” (quelíceras) dessa espécie podem chegar até 3 cm de comprimento, sendo capazes de perfurar a pele humana com muita facilidade.

Por não ser uma espécie perigosa, muitas pessoas acabam criando interesse por criar esses animais, porém a manipulação só é recomendada por pessoas com experiência, pois apresenta um comportamento muito agressivo. Além disso, seus pelos abdominais são extremamente urticantes e a aranha-golias é capaz de lançá-los em direção aos seus predadores, provocando irritação nas vias respiratórias e na pele, principalmente de pessoas mais sensíveis e alérgicas.

Tamanho da maior aranha do mundo
A aranha-golias pode facilmente ser maior do que a mão de um homem adulto. Foto: Piotr Naskrecki/Divulgação

Como esta aranha vive nas florestas tropicais úmidas da Amazônia e praticamente não apresenta predadores naturais, a maior ameaça para a espécie é a perda do habitat, principalmente pelo desmatamento crescente (os dados dos satélites internacionais e divulgados pelo INPE estão aí pra quem quiser ver e não me deixam mentir) e também o tráfico, devido ao comércio ilegal desses animais para serem criados como pets.

Para saber mais sobre o assunto, recomendo a leitura das seguintes referências que também serviram como base para esse texto:

“Life history of Goliath Birdeaters – Theraphosa apophysis and Theraphosa blondi (Araneae, Theraphosidae, Theraphosinae)” (https://www.academia.edu/download/40585928/Striffler2005Theraphosa_spp_BTS__J_21_1.pdf) – Texto de autoria do Pesquisador Boris F. Striffler.

 

“First record of Theraphosa apophysis (Tinter, 1991) (Araneae, Mygalomorphae, Theraphosidae) in Brazil” (https://checklist.pensoft.net/article/26087/) - Artigo científico em inglês sobre o tema – Autores: Marlus Queiroz Almeida, Lidianne Salvatierra e José Wellington de Morais.

Espero que tenham gostado do texto de hoje e até o próximo animal incrível da nossa fauna! Abraços de sucuri pra vocês!

Tamanho da maior aranha do mundo

Tamanho da maior aranha do mundo

As aranhas são um dos animais mais horríveis para os humanos. Há muitas pessoas que odeiam aranhas e as temem em grande escala. Embora sejam geralmente de tamanho pequeno, existem aranhas bastante grandes. o a maior aranha do mundo É conhecida como aranha Golias e possui características únicas.

Neste artigo vamos contar tudo o que você precisa saber sobre a maior aranha do mundo, suas características e curiosidades.

Índice

  • 1 a maior aranha do mundo
  • 2 Ameaça à maior aranha do mundo
  • 3 As outras maiores aranhas do mundo

Tamanho da maior aranha do mundo

A maior aranha do mundo em peso e tamanho é a tarântula gigante, Theraphosa blondi. Pode pesar até 175 gramas e esticar até 30 cm de comprimento com as pernas retas. As fêmeas são maiores que os machos.

Como apontamos, há casos relatados de até 30 cm, mas na verdade, se nos perguntarmos qual é a altura da maior aranha do mundo registrada oficialmente, podemos dizer que o maior espécime registrado está listado no Guinness Book of Livro de Recordes de Copas do Mundo. É a aranha desta espécie, descoberta na Venezuela em 1965, e mede 28 cm de comprimento.

Estas são as principais características da tarântula Golias:

  • Caracteriza-se por ter o corpo coberto de pelos e possuir uma coloração marrom.
  • Sua barriga é grossa, como suas coxas.
  • Eles não são muito bons escaladoresA maioria deles são terrestres e vivem em cavernas. Aqui você pode aprender mais sobre os animais que vivem em cavernas.
  • Eles andam rápido e têm um ar tenso. Quando desconfortáveis, eles silvam esfregando as pernas, o que pode ser ouvido à distância.
  • Eles também podem ficar nas patas traseiras para parecer maiores e adotar uma postura de alerta para predadores.
  • Além de seu tamanho grande, também tem muita potência.
  • Seu veneno não é letal para humanos, É semelhante ao veneno de vespa, mas pode causar febre, náusea e tontura. Em presas pequenas, o veneno pode imobilizá-las.
  • Embora também sejam conhecidos como "comedores de pássaros", raramente são predados. Em vez disso, sua dieta é baseada em artrópodes, insetos e vermes. Em alguns casos, até se alimenta de pequenos vertebrados, como roedores, sapos, lagartos ou cobras, devido ao seu grande porte e alimentação oportunista. Primeiro ele os captura, depois os arrasta para sua caverna. Em seguida, libera sucos digestivos em sua presa, quebrando o tecido mole para sugar o interior.
  • Sua boca é como um canudo, então qualquer alimento que ele come deve estar na forma líquida.
  • Além disso, a picada de suas quelíceras é muito dolorosa. Essas presas semelhantes a quelíceras são proporcionais ao tamanho dessa tarântula gigante, que tem 2,5 cm de comprimento.
  • Também utiliza como método de defesa os pelos soltos, que podem causar irritação e coceira quando em contato com a pele, olhos e boca. Esta tarântula tem a pele mais espinhosa de todas as tarântulas.
  • Seus olhos não são muito bons e só conseguem perceber diferenças nas sombras e na luz. Para se orientar, sua sensibilidade às vibrações do solo ajuda a identificar ameaças ou alimentos.
  • Esta aranha é nativa da América do Sul, especialmente Venezuela, Suriname, Guiana e Brasil. Seus habitats preferidos incluem lugares úmidos como pântanos e selvas.
  • São animais noturnos, solitários e não costumam se afastar de suas tocas.
  • Os machos vivem apenas um ano após a reprodução, enquanto as fêmeas podem viver de 15 a 25 anos.
  • As fêmeas passam a maior parte do tempo em suas tocas, que são cobertas com teias de seda.

Ameaça à maior aranha do mundo

Tamanho da maior aranha do mundo

A principal ameaça enfrentada pela maior aranha do mundo são seus predadores. Eles podem ser anteriores a vespas, outras tarântulas, cobras ou humanos, pois em algumas áreas as tarântulas Golias são preparadas como pratos culinários.

Os humanos também têm o hábito de destruir tudo o que parece perigoso ou desconhecido, e a tarântula Golias não é exceção., especialmente como a maior aranha do mundo. Portanto, insistimos que, se essas aranhas não forem perturbadas, elas não são agressivas e devem ser tratadas com respeito.

Além disso, como fato importante, destacamos que suas populações são estáveis ​​e não correm risco de extinção, mas é importante manter seus ecossistemas para que possam continuar existindo.

As outras maiores aranhas do mundo

Tamanho da maior aranha do mundo

Embora a tarântula Goliath seja a maior aranha do mundo, existem muitas outras espécies de aranhas maiores, incluindo:

  • aranha gigante caçador (Heteropoda máximos): Esta aranha tem as pernas mais longas do mundo. Estes podem atingir 30 cm com um corpo de 4,6 cm. Eles andam como caranguejos, vivem em cavernas e sua dieta pode até incluir canibalismo. Eles são venenosos
  • Tarântulas rosa salmão do Brasil (Lasiodora parahybana): Medem 28 cm de comprimento e pesam cerca de 100 gramas. As fêmeas são maiores e mais fortes que os machos, e os machos têm pernas mais longas. Recebe o nome do cabelo rosa que contrasta com o corpo negro. Suas mordidas eram dolorosas, mas só foram entregues como último recurso. Eles também liberam pêlos urticantes para afastar ameaças. Eles são exclusivos do Brasil.
  • Rei Babuíno Aranha (Pelinobius muticus): Esta tarântula tem esse nome especial porque suas pernas lembram os dedos de um babuíno. Tem cerca de 20 cm de comprimento e vive na Nigéria.
  • aranha caçador (Cerbalus aravaensis): As pernas têm 14 cm de comprimento e o comprimento do corpo é de 3 cm. É a maior aranha do Oriente Médio e vive nas dunas, onde se camufla com seu corpo cor de areia. É noturno e constrói cavernas.
  • Tarântula gigante colombiana: A tarântula gigante colombiana ou gigante colombiano de pernas vermelhas (Megaphobema robusto) se alimenta de camundongos, lagartos e insetos grandes, então você pode querer manter um para controle de pragas em casa. No entanto, eles são conhecidos por seu temperamento combativo. Não é uma picada que você precisa se preocupar. Uma ameaça real (ou imaginária) fará com que a aranha se vire e ataque com suas patas traseiras pontiagudas.

Espero que com essas informações você possa aprender mais sobre a maior aranha do mundo e suas características.


O conteúdo do artigo segue nossos princípios de Ética editorial. Para relatar um erro, clique Clique aqui.

Você pode estar interessado

Economize na conta de luz

Quer economizar na conta de luz? Ganhe um desconto GRATUITO de € 30 usando o código HOLA30.

Qual foi a maior aranha que já existiu?

A aranha-comedora-de-pássaros, também conhecida como aranha-golias, foi eleita pelo Guinness World Records (Livro dos Recordes) como a maior aranha do mundo. O aracnídeo pode chegar a ter uma envergadura de 30 cm, corpo com 13 cm de comprimento e pesar até 175 gramas.

Qual é a maior aranha do Brasil?

A tarântula conhecida como aranha golias (Theraphosa blondi) é a maior espécie de aracnídeo em peso corporal do mundo, podendo alcançar 30 cm comprimento. É nativa do Brasil na região amazônica. Ela é capaz de devorar um pássaro inteiro.

Quanto mede a maior aranha do Brasil?

A aranha-golias, também conhecida como caranguejeira ou aranha-comedora-de-pássaros, é um animal que impressiona pelo tamanho. Principalmente as pessoas que sofrem de uma das fobias mais comuns do mundo: a aracnofobia. E não é para menos, chegando a ter mais de 30 cm de comprimento e pode pesar até 170g.

Qual a maior tarântula do mundo?

A aranha-golias é a maior tarântula do mundo. A maior dessas encontradas, registrada no Guinness – o livro dos recordes -, possuía pernas de 28 centímetros e pesava 170 gramas.