Vice campeão da Taça Guanabara 2022

O Campeonato Carioca é um dos maiores estaduais do Brasil. Mesmo assim, o formato da competição ainda gera muita confusão entre os torcedores, com a disputa da Taça Guanabara.

Em 2022, o Fluminense conquistou o título da Taça Guanabara com uma rodada de antecedência, batendo o Resende por 4 a 0.

Futebol ao vivo ou quando quiser? Clique aqui e teste o DAZN grátis por um mês!

Abaixo, a GOAL mostra a criação e os maiores campeões da Taça Guanabara.

Criação da Taça Guanabara

Vice campeão da Taça Guanabara 2022
Gilvan de Souza / Flamengo

A Taça Guanabara foi criada em 1965 para definir o campeão do Estado da Guanabara, atual cidade do Rio de Janeiro, e ainda dando uma vaga para a Taça Brasil. Na época, o torneio era realizado à parte do Campeonato Carioca, aumentando o número de times participantes a cada ano.

Em 1972, o torneio passou a ingressar no primeiro turno do campeonato estadual. Ainda, assim, a competição passou por muitas mudanças. Entre 1982 e 2013, os vencedores da Taça Guanabara e Taça Rio se enfrentavam para definir o campeão carioca (as exceções foram as edições de 1994 e 1995 do torneio).

Quais equipes que mais conquistaram a Taça Guanabara?

Desde sua criação, sete times cariocas já levaram a Taça Guanabara, com o Flamengo sendo o maior deles com 23 conquistas. Veja:

Quanto vale no Carioca de 2022?

Desde sua criação, o torneio passou a ter diversos peso na decisão do Carioca. Atualmente, o vencedor da Taça Guanabara se classifica direto para a semifinal do Campeonato Carioca. Dessa forma, 12 times se enfrentam em turno único. Os quatro melhores avançam, e o último colocado é rebaixado para Série A2.

A semifinal e a final do Campeonato Carioca são disputadas em jogos de ida e volta. Na semifinal, em caso de igualdade na pontuação e no saldo de gols do confronto, avança a equipe com maior pontuação na Taça Guanabara. Já na final, em caso de empate, a taça é disputa nos pênaltis.

Escolha dos editores

  • Os jogos de hoje da Copa São Paulo de Futebol Junior
  • Flamengo segue no mercado por reforços para 2023
  • Os artilheiros e garçons da Premier League
  • Futebol na TV: a programação dos jogos de hoje
  • As contratações dos times da Série A para 2023

  • Capa
  • Esportes
  • Futebol

Taça Guanabara está nas mãos do Fluminense e pode ser decidida no fim de semana

3 mar 2022 - 12h49

(atualizado às 12h53)

Vice-campeão da Libertadores e do Brasileiro de 2021 e vice da Supercopa do Brasil há pouco mais de uma semana, o Flamengo pode alcançar outro vice, já no fim de semana. Seria o da Taça Guanabara. Para isso, basta que o Fluminense, o líder da competição, vença o Resende no sábado (5) e o Rubro-Negro derrote o Vasco no domingo (6).

Vice campeão da Taça Guanabara 2022

Fla pode ser vice da Taça Guanabara já no fim de semana; Flu está com o título nas mãos

Foto: Maga Jr / Gazeta Press

Dessa forma, mesmo com uma rodada de antecedência, o Flu já seria o campeão e o Fla, o segundo na tabela. Nessa hipótese, o time de Gabigol e companhia acumularia quatro vices desde 27 de novembro do ano passado, quando perdeu a decisão da Libertadores para o Palmeiras, em partida disputada em Montevidéu.

Na sequência, em dezembro, o Flamengo ficou com o vice do Brasileiro, sem condições de fazer frente ao Atlético-MG, que deslanchou no campeonato e somou 84 pontos – 13 a mais que a equipe da Gávea.

A Taça Guanabara perdeu o glamour de décadas atrás, mas ainda dá um charme ao futebol do Rio. Antigamente, equivalia ao primeiro turno do Carioca. Com a redução de datas no calendário nacional, passou a ser espremida e foi readaptada. Agora, as 12 equipes da Série A se enfrentam em busca do troféu num turno único. Os quatro melhores avançam para as semifinais do Estadual.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Vice campeão da Taça Guanabara 2022
Todo o conteúdo (textos, fotos, ilustrações, áudios, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. 

Quem é o vice campeão da Taça Guanabara 2022?

As quatro equipes classificadas entre o 5.º e 8.º lugares disputaram o título da Taça Rio. ... .

Quem é o campeão da Taça Rio 2022?

Flamengo Sub-20 vence o Volta Redonda por 4x2 no agregado e é campeão da Taça Rio - Flamengo.

Qual a premiacao do Campeonato Carioca 2022?

Depois de não ter premiação para o Campeonato Carioca nos últimos anos, devido à escassez de patrocinadores, a Ferj projeta voltar a ter prêmio para o campeão (R$ 8 milhões) e o vice (R$ 1 milhão) estadual em 2023, conforme anunciado em arbitral no início do mês.

Quantos vices O Flamengo tem esse ano?

Este foi o quarto vice consecutivo do Flamengo nas últimas competições disputadas. Em 2021, o clube da Gávea perdeu a final da Libertadores para o Palmeiras e viu o Atlético-MG ser campeão do Campeonato Brasileiro. Em 2022, além do vice estadual, também perdeu para o Galo na final da Supercopa do Brasil.