T. graudina jogos olímpicos de verão de 2022

Jaqueline Mourão está perto de disputar as Olimpíadas de Tóquio em julho de 2021 no ciclismo e ainda busca vaga nos Jogos de Pequim, em fevereiro de 2022, no esqui cross-country

Se para a maioria dos atletas olímpicos o adiamento dos Jogos de Tóquio para 2021 foi frustrante, para uma brasileira especificamente esse ano a mais vai complicar ainda mais os treinamentos. Jaqueline Mourão, mineira, 44 anos, dois filhos, está em busca de um recorde: se a única brasileira com oito participações olímpicas. Para alcançar tal feito, ela quer disputar as Olimpíadas de Tóquio em 2021, no ciclismo, e os Jogos de Inverno de Pequim em 2022, no esqui cross-country. Jaqueline já tem no currículo duas Olimpíadas de verão e quatro de inverno. Mas antes contava com dois anos entre uma disputa e outra. Agora, tudo mudou.

T. graudina jogos olímpicos de verão de 2022

Dia das Mães na quarentena

- Sou atleta de inverno e de verão, então minha vida estava assim, um campeonato mundial, depois uma Olimpíada de inverno, depois volta para a temporada de verão, e já estava bem corrida. Agora eu vou ter um desafio muito grande em 2021, porque a Olimpíada de Tóquio vai ser em julho e agosto, mas eu ainda tenho as classificatórias para a Olimpíada de inverno, que já começam em março de 2021. Então vai ser um pouco quebrar a cabeça e pensar na performance. A classificação do Brasil estava praticamente garantida como país, no montain bike, para Tóquio. Também tem o critério interno para saber quem vai ser o representante, mas eu estava liderando o ranking. Então faltava só um mês e meio para finalizar tudo e ir para os Jogos. Com o adiamento, a gente ainda está esperando qual vai ser o critério de classificação - explica Jaqueline Mourão.

Jaqueline Mourão foi medalhista de bronze no ciclismo mountain bike do Pan de Lima 2019 — Foto: Abelardo Mendes Jr/Rededoesporte.gov.br

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de verão, em Tóquio, no Japão, está marcada para 23 de julho de 2021. Já as Olimpíadas de inverno, em Pequim, na China, está marcada para começar em 4 de fevereiro de 2022. Ou seja, menos de seis meses de diferença entre uma competição e outra.

- Eu vou ter que balancear os dois esportes e ver como focar nesses dois objetivos. O principal é a performance nos Jogos Olímpicos de verão, eu trabalhei muito forte para estar lá. Mas depois disso preciso focar na Olimpíada de inverno. Então julho será minha última prova na montain bike e, depois disso, é concentrar em Pequim 2022. É meu objetivo final, ser a atleta que participou da Olimpíada de Pequim no verão e no inverno. Seria fechar um ciclo talvez sendo a única atleta do mundo a participar dessa de Olimpíadas no mesmo lugar - projeta a multi-atleta brasileira.

Jaqueline Mourão nas Olimpiadas de Inverno de Sochi 2014 — Foto: AP

Jaqueline Mourão já disputou Olimpíadas em três esportes diferentes: ciclismo mountain bike (Atenas 2004 e Londres 2012), esqui cross-country (Turim 2006, Vancouver 2010, Sochi 2014 e PyeongChang 2018) e biatlo (Sochi 2014). Além disso, ela é mãe de Ian, de 9 anos, e Jade, de 5. Eles moram no Canadá, país do marido, Guido Visser, que também e técnico dela e, no cross-country, participou dos Jogos Olímpicos de inverno de Nagano 1998. Haja fôlego para essa família em 2021.

Jaqueline Mourão com os filhos em 2018 — Foto: Reprodução/Instagram

O ano de 2022 começou e com ele Caraguatatuba recebe as atrações do tradicional evento esportivo Arena Verão, que já inicia suas atividades nesta semana. Como primeira grande atração, alguns dos mais completos e vitoriosos atletas brasileiros de Vôlei farão uma partida de exibição nas areias da cidade no Desafio de Vôlei de Praia.

T. graudina jogos olímpicos de verão de 2022

#PraCegoVer: Card informativo contendo informações e programação do Arena Verão 2022 (Arte: Divulgação)

A estrutura do evento já está sendo montada na Praia do Indaiá, entre os quiosques 35 e 36. O espaço contará com iluminação especial, arquibancadas cobertas, palco, vestiário e sanitários.

Programado para as 10h30 do domingo, (9), a disputa vai fazer público presente ir ao delírio com o verdadeiro show programado pelos astros da modalidade nacional.

Os nomes confirmados são sinônimos de muitas conquistas para o Brasil e em seus clubes. Uma combinação de medalhas olímpicas com títulos da Liga Mundial de Vôlei. Os astros que marcarão presença nas areias são: Serginho, Lucão, Rodrigão, Dante, Gilson, Sidão e Maurício Lima. A história viva do voleibol nacional estará presente para um show de disputas com os atletas divididos em dois times.

Todos os nomes que estarão presentes no evento têm suas carreiras abrilhantadas por grandes conquistas. Serginho, um dos mais queridos jogadores do país, tem em seu currículo, entre outros títulos, sete medalhas de ouro da Liga Mundial de Vôlei e mais duas medalhas de ouro em Jogos Olímpicos. Lucão é um dos principais jogadores da Seleção Brasileira e do Campinas e com um currículo invejável que inclui duas medalhas olímpicas e títulos da Liga Mundial, Campeonato Mundial, Copa do Mundo, Liga das Nações, Copa dos Campeões, entre outros.

T. graudina jogos olímpicos de verão de 2022

#PraCegoVer: Card informativo contendo informações e programação do Arena Verão 2022 (Arte: Divulgação)

Também confirmado na disputa, Rodrigão possui incríveis oito títulos da Liga Mundial de Vôlei. Ainda pela Seleção Brasileira, conquistou três medalhas olímpicas, Copa do Mundo, Mundial e Jogos Panamericanos. Dante é outro multicampeão confirmado. O ex-jogador conquistou o ouro olímpico, sete vezes a Liga Mundial, a Copa do Mundo e o Mundial da modalidade defendendo as cores da seleção. Bicampeão olímpico e um dos maiores nomes de todos os tempos da modalidade, o levantador Maurício Lima encerra a lista de astros confirmados na disputa em Caraguatatuba.

Torneios Municipais

Além das atrações já divulgadas, diversos torneios municipais serão realizados na estrutura do Arena Verão. O primeiro deles, de Beach Tennis, vai de 7 a 9 de janeiro; a competição de Beach Soccer será entre os dias 10 e 30; Torneio de Vôlei de Praia nos dias 15 e 16; e um campeonato de Futevôlei no dia 29 de janeiro. Os interessados em participar devem procurar a Secretaria de Esportes do município.

Confira a programação esportiva do Arena Verão Caraguatatuba:

– 9 de janeiro (10h30) – Desafio de Vôlei de Praia

– 16 de janeiro (10h30) – Futebol dos Artistas

– 23 de janeiro (10h30) – Arena Freestyle Motocross

– 30 de janeiro (10h30) – Desafio Corinthians x Palmeiras de Futebol Máster

Confira a programação musical e infantil do Arena Verão:

– 8, 9, 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de janeiro – 10h – Aulas de Dança

– 8, 9, 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de janeiro – 10h às 15h – Espaço Kids

Onde ver mundial de vôlei?

No Brasil, os canais Sportv transmitem o Mundial de Vôlei. Em outros países, é possível acompanhar pelo serviço de streaming Volleyball TV.

Que país sediará os Jogos Olímpicos de Verão de 2024?

O calendário de competições dos Jogos Olímpicos Paris 2024 foi divulgado nesta sexta-feira, 1 de abril, após a aprovação do Conselho Executivo do COI. A ação começará dois dias antes da Cerimônia de Abertura, com o rugby e o futebol dando o pontapé inicial em 24 de julho.

Quando é a próxima Copa do Mundo de vôlei?

O Campeonato Mundial de Voleibol Masculino de 2022 é a 20ª edição da principal competição organizada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) no período de 26 de agosto a 11 de setembro. Seria realizado pela primeira vez na história na Rússia, em dez cidades.

Quais Jogos Olímpicos de Verão?

Tóquio 2020. Verão..
Rio 2016. Verão..
Londres 2012. Verão..
Beijing 2008. Verão..
Atenas 2004. Verão..
Sydney 2000. Verão..
Atlanta 1996. Verão..
Barcelona 1992. Verão..