Sobre as práticas seguras na administração de medicamentos analise as afirmativas a seguir

A aprovação começa com a preparação. A maneira mais rápida de atingir o sucesso é com a resolução de questões de concursos anteriores.

Questões de Administração de medicamentos em Concursos de Enfermagem


Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba - Enfermeiro - PUC - PR - 2012
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Administração de medicamentos - Assunto Secundario: Administração de medicamentos


A dopamina é o precursor imediato da noradrenalina. Tem efeitos diretos alfa e beta adrenérgicos e dopaminérgicos, que são dose-dependentes. Por ser uma molécula polar, não atravessa a barreira hematoencefálica, não apresentando ação no SNC. As indicações baseiam-se nos efeitos adrenérgicos desejados que se obtêm pela quantidade infundida que se dá em μ/kgpeso/min. Com relação aos cuidados em sua administração, é importante:

A

Observar PA, ECG, PVC, FC, BH e débito cardíaco, cor e temperatura das extremidades; uso exclusivo EV e em bomba infusora, desprezar após 12 h, pois se deteriora.

B

Avaliar nível de consciência, PA, PVC, FC, BH e débito cardíaco, cor e temperatura das extremidades; uso exclusivo EV em acesso central e em bomba infusora, desprezar após 24h, pois se deteriora.

C

Monitorar PA, ECG, PVC, FC, BH e débito cardíaco, cor e temperatura das extremidades; uso exclusivo EV em acesso central único e em bomba infusora, desprezar após 24 h, pois se deteriora.

D

Monitorar PA, ECG, PVC, FC, BH, nível de consciência, cor e temperatura das extremidades; uso exclusivo EV e em bomba infusora, desprezar após 24 h, pois se deteriora.

E

Monitorar cor e temperatura das extremidades PA, ECG, PVC, FC, BH e debito cardíaco; uso exclusivo EV em acesso periférico e em bomba infusora, desprezar após 24 h, pois se deteriora.

Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba - Enfermeiro - PUC - PR - 2012
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Administração de medicamentos - Assunto Secundario: Administração de medicamentos


Paciente J.S., 78 anos, renal crônico, fazendo hemodiálise 3 a 4 vezes por semana, está internado no Hospital X por infecção generalizada e sob prescrição de Imipenem/Cilastatina Sódica 500 mg EV a cada 12 horas. Trata-se de um agente antibacteriano de amplo espectro que se distribui rápida e amplamente nos fluído e tecidos corporais, é metabolizado pelos rins e apresenta alto risco para tromboflebite. A dose é calculada com base na gravidade da doença, na suscetibilidade a patógenos, na condição do paciente, idade, peso e no clearence de creatinina. O medicamento foi diluído em 100 mL com a recomendação de administrar em veias de grande calibre, instalado em sistema gravitacional para infundir gota a gota em 40 minutos.

Com base nessas informações, calcule o gotejamento/minuto da solução e assinale a alternativa que apresenta os cuidados de enfermagem que devem ser considerados para garantir a administração segura dessa droga.

A

Administrar, antes da hemodiálise, 25 gotas/min, observar sangue nas fezes e o local de aplicação.

B Administrar, antes da hemodiálise, 50 gotas/min, observar níveis séricos de ureia e creatinina.
C

Administrar, após a hemodiálise, 50 gotas/min, observar as eliminações e o local de aplicação.

D

Administrar, antes da hemodiálise, 2,5 gotas/min, observar sangue nas fezes e o local de aplicação.

E

Administrar, após a hemodiálise, 25 gotas/min, observar níveis séricos de ureia e creatinina.

Gran Cursos Online é uma marca da empresa GRAN TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO S/A, CNPJ: 18.260.822/0001-77, SBS Quadra 02, Bloco J, Lote 10, Edifício Carlton Tower, Sala 201, 2º Andar, Asa Sul, Brasília-DF, CEP 70.070-120. Gran Cursos Online - © Todos os direitos reservados ®

Milhares de questões atuais de concursos.

A administração de medicamentos é uma parte essencial da prática da enfermagem, que requer uma base de conhecimentos para permitir uma administração segura. Em relação aos cuidados para administração de medicamento por via intramuscular, utilizando a técnica em Z, analise as afirmativas abaixo.

Em relação ao exposto, estão corretas as afirmativas

Nome Professor: Nº de aulas: Carga horária: Assuntos: Prazo de acesso: Preço: R$ ()

Faltam dias para a Prova.

  • O curso é composto por:
  • Videoaulas baseadas no edital;
  • Análise do conteúdo programático da disciplina;
  • Resumão na última aula.

ASSINAR

GABARITO: B

Quais são as práticas seguras na administração de medicamentos?

Seguir os “os nove certos” na administração de medicamentos:.
Paciente certo: ... .
Medicamento certo. ... .
Via certa. ... .
Hora certa. ... .
Dose certa. ... .
Forma certa. ... .
Resposta certa..

Quanto a via de administração de medicamentos Assinale a afirmativa correta?

Quanto às vias de administração de medicamentos assinale a afirmativa correta. Quanto às vias de administração de medicamentos assinale a afirmativa correta. Os medicamentos aplicados na pele e na mucosa geralmente possuem efeitos gerais, pois chega rapidamente à corrente sanguínea.

Quais os primeiros cinco certos para administração segura de um medicamento Assinale a alternativa correta?

Para que ocorra uma administração segura de medicamentos os profissionais da área de enfermagem devem atender a seis certos: 1º medicamento certo, 2º dose certa, 3º paciente certo, 4º via certa, 5º hora e 6º registro certo.

Qual a importância da administração segura de medicamentos?

A prevenção de erros de administração de medicamentos é etapa de grande importância para a promoção da segurança do paciente, pois representa a última barreira para evitar que o erro, derivado dos processos de prescrição e dispensação, chegue ao paciente.