A melhor alternativa que define quem é deus

A melhor alternativa que define quem é deus

Santo Agostinho foi um dos mais importantes teólogos e filósofos nos primeiros séculos do cristianismo. Suas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e da filosofia ocidental. Sabendo disso, preparamos algumas questões sobre Santo Agostinho para que você se prepare para os principais vestibulares.

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em algum dos itens abaixo:

  • Quem foi Santo Agostinho?
  • As principais ideias de santo Agostinho: teoria da iluminação divina
  • Questões sobre Santo Agostinho.
  • Gabarito das questões sobre Santo Agostinho.

Quando você terminar os questões sobre Santo Agostinho, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil.

Antes de fazer essas questões sobre Santo Agostinho, veja aqui o texto que já escrevemos explicando suas principais ideias. Assim você poderá fazer os exercícios de vestibular abaixo e se avaliar.

Santo Agostinho, que nasceu em 354 e morreu em 430, pertenceu historicamente ao período da história antiga. Contudo, as questões sobre santo Agostinho exigem conhecimento também de filosofia medieval.

É bom também já estar familiarizado com Platão e com os pensamentos dos neoplatônicos para entender o que santo Agostinho resgatou deles e aplicou à sua filosofia cristã.

Ao final do artigo você encontrará o gabarito e as respostas explicadas!

  • Você é uma daquelas pessoas que tem fome de conhecimento? Então siga o Beduka no Instagram para conteúdos diários.

Quem foi Santo Agostinho?

Antes de explicarmos as principais ideias de santo Agostinho, precisamos conhecer um pouco de sua biografia.

No ano 354 d.C em Tagaste, na África, foi que nasceu Agostinho. Era filho de Mônica, muito católica, e de Patrício, que só se converteu no leito de morte. Mônica foi canonizada, tornando-se santa.

Agostinho depois foi canonizado também, mas antes da santidade sua vida foi muito devassa.

Mesmo quando ainda não se tinha convertido ao catolicismo, Agostinho já era um gênio da filosofia.

Foi professor de retórica e de gramática, chegou a ocupar os maiores cargos para um professor da época.

Antes de elaborar um conjunto de pensamentos que influenciaria todo o período medieval (as principais ideias de santo Agostinho), ele se envolveu com uma seita gnóstica conhecida como maniqueísta.

Segundo o maniqueísmo, o mundo é governado por dois princípios igualmente poderosos, que se equilibram. Um princípio bom produz as coisas boas e um princípio mau produz as coisas más. (Deus bom vs deus mau)

Porém, estudando os neoplatônicos e se decepcionando aos poucos com os maniqueus, Agostinho foi se afastando.

  • Depois de responder as questões sobre Santo Agostinho, teste seus conhecimentos também sobre a Filosofia Clássica.

As principais ideias de santo Agostinho: teoria da iluminação divina

Como vimos no tópico anterior, santo Agostinho fala da iluminação divina. Vamos entender o que é isso!

Ele entendeu que a razão natural é um meio que Deus deu ao homem para que este conheça a verdade. Outro meio, mais elevado e que alcança o que a razão não dá conta, é a Revelação, à qual se assente por fé.

Logo, para ele, a fé e a razão não se contradizem, sempre se ajudam e apontam para a mesma verdade. Mais ainda, com sua conversão, segundo o próprio, viver uma vida virtuosa o ajudou a ser mais inteligente.

Ele percebeu que passou a entender o que antes não entendia ao começar a viver com retidão.

Deu a isso o nome de iluminação divina, pois Deus vem em auxílio do homem e o ajuda a compreender as coisas.

Essa, dentre as principais ideias de santo Agostinho, foi uma das que mais influenciou a filosofia medieval. E é possível perceber que a diferença entre ele e Platão ficam mais acentuadas.

A iluminação divina mostra ao homem que a verdade está dentro dele, não num mundo próprio das ideias, como Platão defendia.

Elas são encontradas mais com oração do que com rememoração.

Questões sobre santo Agostinho

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você.

Obrigado por ter lido até aqui! Agora teste seu conhecimento com as questões sobre Santo Agostinho logo abaixo. Boa sorte!

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1 – (ENEM 2018) Não é verdade que estão ainda cheios de velhice espiritual aqueles que nos dizem: “Que fazia Deus antes de criar o céu e a terra? Se estava ocioso e nada realizava”, dizem eles, “por que não ficou sempre assim no decurso dos séculos, abstendo-se, como antes, de toda ação? Se existiu em Deus um novo movimento, uma vontade nova para dar o ser a criaturas que nunca antes criara, como pode haver verdadeira eternidade, se n’Ele aparece uma vontade que antes não existia?”

AGOSTINHO. Confissões, São Paulo: Abril Cultural, 1984.

A questão da eternidade, tal como abordada pelo autor, é um exemplo de reflexão filosófica sobre a(s)

a) essência da ética cristã.

b) natureza universal da tradição.

c) certezas inabaláveis da experiência.

d) abrangência da compreensão humana.

e) interpretações da realidade circundante.

Questão 2 – (ENEM 2015) Se os nossos adversários, que admitem a existência de uma natureza não criada por Deus, o Sumo Bem, quisessem admitir que essas considerações estão certas, deixariam de proferir tantas blasfêmias, como a de atribuir a Deus tanto a autoria dosbens quanto dos males. pois sendo Ele fonte suprema de Bondade, nunca poderia ter criado aquilo que é contrário à sua natureza.

AGOSTINHO. A natureza do Bem. Rio de Janeiro: Sétimo Selo, 2005 (adaptado).

Para Agostinho, não se deve atribuir a Deus a origem do mal porque

a) o surgimento do mal é anterior à existência de Deus.

b) o mal, enquanto princípio ontológico, independe de Deus.

c) Deus apenas transforma a matéria, que é, por natureza, má.

d) por ser bom, Deus não pode criar  o que lhe é oposto, o mal.

e) Deus se limita a administrar a dialética existente entre o bem e o mal.

Questão 3 – (Ufu 2010) A filosofia de Agostinho (354 – 430) é estreitamente devedora do platonismo cristão milanês: foi nas traduções de Mário Vitorino que leu os textos de Plotino e de Porfírio, cujo espiritualismo devia aproximá-lo do cristianismo. Ouvindo sermões de Ambrósio, influenciados por Plotino, que Agostinho venceu suas últimas resistências (de tornar-se cristão).

(PEPIN, Jean. Santo Agostinho e a patrística ocidental. In: CHÂTELET, François (org.) A Filosofia medieval. Rio de Janeiro Zahar Editores: 1983, p.77.)

Apesar de ter sido influenciado pela filosofia de Platão, por meio dos escritos de Plotino, o pensamento de Agostinho apresenta muitas diferenças se comparado ao pensamento de Platão.

A melhor alternativa que define quem é deus

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma dessas diferenças:

a) Para Agostinho, é possível ao ser humano obter o conhecimento verdadeiro, enquanto, para Platão, a verdade a respeito do mundo é inacessível ao ser humano.

b) Para Platão, a verdadeira realidade encontra-se no mundo das Ideias, enquanto para Agostinho não existe nenhuma realidade além do mundo natural em que vivemos.

c) Para Agostinho, a alma é imortal, enquanto para Platão a alma não é imortal, já que é apenas a forma do corpo.

d) Para Platão, o conhecimento é, na verdade, reminiscência, a alma reconhece as Ideias que ela contemplou antes de nascer; Agostinho diz que o conhecimento é resultado da Iluminação divina, a centelha de Deus que existe em cada um.

  • Muito bem! Você chegou à metade das questões sobre Santo Agostinho.

Questão 4 – (Ufu 2011) Segundo o texto abaixo, de Agostinho de Hipona (354-430 d. C.), Deus cria todas as coisas a partir de modelos imutáveis e eternos, que são as ideias divinas. Essas ideias ou razões seminais, como também são chamadas, não existem em um mundo à parte, independentes de Deus, mas residem na própria mente do Criador,

[…] a mesma sabedoria divina, por quem foram criadas todas as coisas, conhecia aquelas primeiras, divinas, imutáveis e eternas razões de todas as coisas, antes de serem criadas […].

Sobre o Gênese, V

Considerando as informações acima, é correto afirmar que se pode perceber:

a) que Agostinho modifica certas ideias do cristianismo a fim de que este seja concordante com a filosofia de Platão, que ele considerava a verdadeira.

b) uma crítica radical à filosofia platônica, pois esta é contraditória com a fé cristã.

c) a influência da filosofia platônica sobre Agostinho, mas esta é modificada a fim de concordar com a doutrina cristã.

d) uma crítica violenta de Agostinho contra a filosofia em geral.

Questão 5 – (Ufu 2004) Considere o trecho abaixo.

“Quando, pois, se trata das coisas que percebemos pela mente (…). estamos falando ainda em coisas que vemos como presentes naquela luz interior da verdade, pela qual é iluminado e de que frui o homem interior.

Santo Agostinho. Do Mestre. São Paulo: Abril Cultural. 1973. p. 320. (Os Pensadores)

Segundo o pensamento de Santo Agostinho, as verdades contidas na filosofia pagã provêm de que fonte? Assinale a alternativa correta.

a) De fonte diferente de onde emanam as verdades cristãs, pois há oposição entre as verdades pagãs e as verdades cristãs.

b) Da mesma fonte de onde emanam as verdades cristãs, pois não há oposição entre as verdades pagãs e cristãs.

c) De Platão, por ter chegado a conceber a ideia Suprema do Bem.

d) De Aristóteles, por ter concebido o Ser Supremo corno primeiro motor imóvel.

Questão 6 – (Ufu 2003) A teoria da iluminação divina, contribuição original de Agostinho à filosofia da cristandade, foi influenciada pela filosofia de Platão, porém, diferencia-se dela em seu aspecto central.

Assinale a alternativa abaixo que explicita esta diferença.

a) A filosofia agostiniana compartilha com a filosofia platônica do dualismo, tal cmo este foi definido por Agostinho na Cidade de Deus. Assim, a luz da teoria da iluminação está situada no plano suprassensível e só é alcançada na transcendência da existência terrena para a vida eterna.

b) A teoria da Iluminação, tal como sugere o nome, está fundamentada na luz de Deus, luz interior dada ao homem interior na busca da verdade das coisas que não são conhecidas pelos sentidos; esta luz é Cristo, que ensina e habita no homem interior.

c) Agostinho foi contemporâneo da Terceira Academia, recebendo os ensinamentos de Arcesilau e Carnéades, o que resultou na posição dogmática do filósofo cristão quanto à impossibilidade do conhecimento da verdade, sendo o conhecimento humano apenas verossímil.

d) A alma é a morada da verdade, todo conhecimento nela repousa. Assim, a posição de Agostinho afasta-se da filosofia platônica, ao admitir que a alma possui uma existência anterior, na qual ela contemplou as ideias, de modo que o conhecimento de Deus é anterior à existência.

Parabéns, você fez todas as Questões sobre Santo Agostinho, Confira agora o Gabarito:

Gabarito e comentários das respostas

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: d) abrangência da compreensão humana.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: d) por ser bom, Deus não pode criar  o que lhe é oposto, o mal.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: d) Para Platão, o conhecimento é, na verdade, reminiscência, a alma reconhece as Ideias que ela contemplou antes de nascer; Agostinho diz que o conhecimento é resultado da Iluminação divina, a centelha de Deus que existe em cada um.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: c) a influência da filosofia platônica sobre Agostinho, mas esta é modificada a fim de concordar com a doutrina cristã.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: b) Da mesma fonte de onde emanam as verdades cristãs, pois não há oposição entre as verdades pagãs e cristãs.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: b) A teoria da Iluminação, tal como sugere o nome, está fundamentada na luz de Deus, luz interior dada ao homem interior na busca da verdade das coisas que não são conhecidas pelos sentidos; esta luz é Cristo, que ensina e habita no homem interior.

Gostou das nossas questões sobre Santo Agostinho? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!