Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo estudo

Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo estudo

Jesus é amor e deseja que venhamos amar ao nosso próximo como a nós mesmos.

Já começamos nos perguntando o que é o amor? A palavra amor é um substantivo masculino, um sentimento afetivo que faz com que uma pessoa queira o bem de outra.

O amor está contido na bíblia sagrada, e ele é a base de tudo, pois primeiro devemos amar a Deus sobre todas as coisas, em seguida devemos amar nosso próximo como a nós mesmos.

Marcos 12:30,31 — Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

O primeiro mandamento descrito em Marcos 12:30 é muito impactante, pois observamos o Senhor Jesus nos ensinando como devemos amar a Deus.

Existem quatro elementos que Jesus destaca, pois, devemos amar a Deus com o coração, com a alma, com a mente e com toda nossa força.

Jesus ensina que amar a Deus sobre todas as coisas, requer atitude de coração, onde atribuímos ao Senhor valor e estima. Amar a Deus é verdadeiramente desejamos ter comunhão com Ele, nos esforçando para estarmos sempre em obediência e sinceridade, ou seja, nos importamos com a sua vontade, honra e glória aqui na terra.

Aqueles que verdadeiramente amam a Deus, desejam também compartilhar do sofrimento por amor a Ele, cumprindo os padrões de Justiça na terra, e promovendo o reino dos céus.

Filipenses 3:10,11 — Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos.

Deus deseja que tenhamos um amor sincero, puro e inspirado no amor de Deus para conosco. Da mesma forma que Ele deu o seu único filho para que pudéssemos ter vida eterna.

Quando amamos a Deus sobre todas as coisas, um vínculo pessoal que envolve a fidelidade e lealdade a Deus é gerado em nós.

É gerada também a fé inabalável, fé essa que nos liga a Deus por intermédio de Cristo e a fidelidade ao cumprimento das promessas e compromissos para com Deus.

Tornamo-nos devotos e nos dedicamos aos padrões e princípios de Deus, mesmo estando em um mundo que nos rejeita. E por fim ansiamos pela sua presença e comunhão.

Marcos 12:31 —E o segundo, semelhante a este, é: amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

O amor ao próximo é o segundo mandamento.

Chegamos ao ponto principal do segundo mandamento. Este consiste em amar o nosso próximo como a nós mesmos. Antes de tudo devemos nos perguntar se conseguimos amar a nós mesmos?

Deus ensina é que quando amamos o próximo como a nós mesmos, queremos para o nosso próximo às mesmas coisas que queremos para nós. Amamos aqueles que estão ao nosso redor da mesma forma que amamos a nós mesmos.

O amor do cristão para com seu próximo, para com seu irmão em Cristo, e para com seu inimigo, deve ser subordinado, controlado e dirigido pelo seu amor e devoção a Deus.

Gálatas 6:10 Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.

Paulo nos ensina que devemos aproveitar todas as oportunidades de fazer o bem para todos, porque no tempo oportuno seremos recompensados pelo bem que hoje praticamos.

Gostaria de encerrar este estudo deixando um vídeo de reflexão sobre a bondade que praticamos hoje!

Comercial Tailandês TrueMove H – Menino Ladrão – LEGENDADO PT-BR

1 Tessalonicenses 3:12 – Que o Senhor faça crescer e transbordar o amor que vocês têm uns para com os outros e para com todos, a exemplo do nosso amor por vocês.

Você se ama?
Você se conhece?
Se aceita com defeitos e qualidades?
Sabe reconhecer seus erros e acertos com humildade?
Vive reclamando dos outros e até de si mesmo?

Então Jesus tem uma palavra para você: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo‘. Mas como serei capaz de amar o outro se não me amo, se não descobri minha dignidade de filho, de filha amada de Deus?

Olhe para você mesma, não com orgulho, por que diz São Paulo: ‘Que é que possuis que não tenhas recebido?’ I Cor 4, 6 Se tudo que você é e tem foi recebido de Deus, quando você vai se descobrindo Deus vai se revelando em você. É reconhecer na criatura seu Criador. E se reclamamos da criatura, pouco a pouco estaremos reclamando também do Criador.

Não é estranho vermos pessoas criticando nos outros os defeitos que não aceita em si mesmo. O outro, muitas vezes, é como um espelho onde refletimos nossa própria imagem e isto tudo influência no conceito de Deus. Santa Teresinha já dizia que quanto mais se está unido a Jesus tanto mais se ama o próximo.

Pense em tudo o que você é o que é por graça de Deus. Reconheça-se como Templo do Espírito Santo onde Deus habita. Pense como você se transforma em Sacrário Vivo, como o Pai tem um amor infinito a ponto de te criar a sua imagem e semelhança, ou seja, Deus deixou o rastro de sua divindade em você. Você é importante para Deus. Louve o Senhor por tudo o que você é.

Agora pense como seu irmão também é importante para Deus e o quanto ele é amado pelo Senhor. Pense o quanto você está ferindo o coração de Deus e até o seu próprio coração não reconhecendo nele a imagem de Deus. Louve o Senhor porque seu irmão tem qualidades, ainda que nem sempre você consiga enxergar. Louve também pelos defeitos que seu irmão tem, assim como você, porque eles te santificam. Veja Deus no seu irmão, porque não foi o próprio Jesus que disse no Evangelho quando fizeste isto a um dos meus pequeninos foi a mim que fizeste? Cf. Mt 25, 40

É difícil ver Deus no irmão quando este nos feriu, nos maltratou. Mas pense, quantas vezes você também disse palavras duras, porque não viu Deus no irmão. Você não gostaria de receber o perdão pelas vezes que deixou o humano falar mais forte e fez o que não deveria? Provavelmente, seu irmão também deseja este perdão por um momento de fraqueza. Jesus nos ensinou na oração do Pai-nosso: ‘Perdoai a nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido‘.

Se queremos o perdão de Deus precisamos também perdoar. Não perdoar e rezar o pai-nosso é uma incoerência. Quem não perdoa não deveria rezar o pai-nosso. Você já pensou nisto quando reza esta oração?

O perdão está implícito no amar. O perdão não é importante só para o cristão, mas para todos. Quantas doenças psicossomáticas. Quantas pessoas ficam doentes por não perdoar. Perdoe e ame e veja como você vai ficar em paz e fará os outros mais felizes.

O que significa amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo?

O “amar o próximo como a ti mesmo” deve ser o comportamento esperado à luz da verdade de que os seres humanos carregam a imagem divina. A Bíblia diz que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. Então o grande propósito da criação do homem é a glória de Deus.

O que é amar a Deus sobre todas as coisas?

Seguir o que Cristo ensina é uma forma clara de mostrar seu amor a Deus. Para isso, mantenha uma rotina diária de contato com Ele, lendo a bíblia, orando e confessando seus pecados. Assim, você vai ganhar mais intimidade com Deus e percebe como é fácil colocá-lo no pódio do seu coração.

O que é amar o próximo como a si mesmo?

6 atitudes de como cultivar o amor ao próximo.
Tenha atitude humanitária e ame o próximo. ... .
Participe de projetos sociais e potencialize o amor ao próximo. ... .
Compartilhe o que faz bem. ... .
Escute músicas e leia frases de amor ao próximo. ... .
Exerça o consumo consciente. ... .
Apoie projetos sociais sérios..

O que quer dizer Mateus 22 37?

Ninguém pode guardar seus mandamentos que não conhecem sua natureza, suas perfeições e seu direito à autoridade. Amarás ao Senhor teu Deus com todo o teu coração. O significado disso é que o amarás com todas as tuas capacidades ou poderes.