Sobre a regionalização do estado do rio de janeiro marque a opção incorreta

O que é

A Divisão Regional do Brasil consiste no agrupamento de Estados e Municípios em regiões com a finalidade de atualizar o conhecimento regional do País e viabilizar a definição de uma base territorial para fins de levantamento e divulgação de dados estatísticos. Ademais, visa contribuir com uma perspectiva para a compreensão da organização do território nacional e assistir o governo federal, bem como Estados e Municípios, na implantação e gestão de políticas públicas e investimentos.

A Divisão Regional do Brasil faz parte da missão institucional do IBGE desde os primórdios do Instituto. A necessidade de um conhecimento aprofundado do Território Nacional, visando, na década de 1940, mais diretamente à sua integração e, nas divisões posteriores, à própria noção de planejamento como suporte à ideia de desenvolvimento, passou a demandar a elaboração de divisões regionais mais detalhadas do País, isto é, baseadas no agrupamento de municípios, diferentemente das divisões até então realizadas pelo agrupamento dos estados federados.

No século XX, foram elaboradas pelo IBGE divisões regionais contemplando os conceitos de Zonas Fisiográficas (década de 1940 e 1960), Microrregiões e Mesorregiões Homogêneas (1968 e 1976, respectivamente) e Mesorregiões e Microrregiões Geográficas (1990). Além disso, diversos artigos foram publicados na Revista Brasileira de Geografia tratando da regionalização do país. No IBGE, as divisões regionais se estabeleceram em diversas escalas de abrangência ao longo do tempo, conduzindo, em 1942, à agregação de Unidades da Federação em Grandes Regiões definidas pelas características físicas do território brasileiro e institucionalizadas com as denominações de: Região Norte, Região Meio- Norte, Região Nordeste Ocidental, Região Nordeste Oriental, Região Leste Setentrional, Região Leste Meridional, Região Sul e Região Centro-Oeste. Em consequência das transformações ocorridas no espaço geográfico brasileiro, nas décadas de 1950 e 1960, uma nova divisão em Macrorregiões foi elaborada em 1970, introduzindo conceitos e métodos reveladores da importância crescente da articulação econômica e da estrutura urbana na compreensão do processo de organização do espaço brasileiro, do que resultaram as seguintes denominações: Região Norte, Região Nordeste, Região Sudeste, Região Sul e Região Centro-Oeste, que permanecem em vigor até o momento atual.

A divisão regional constitui uma tarefa de caráter científico e, desse modo, está sujeita às mudanças ocorridas no campo teórico-metodológico da Geografia, que afetam o próprio conceito de região. Assim, as revisões periódicas dos diversos modelos de divisão regional adotados pelo IBGE foram estabelecidas com base em diferentes abordagens conceituais, visando traduzir, ainda que de maneira sintética, a diversidade natural, cultural, econômica, social e política coexistente no Território Nacional.

O Brasil é considerado um país de grandes contrastes regionais. O processo de industrialização nacional se concentra no Centro-Sul, especialmente em São Paulo. O Sudeste é a segunda menor área do país, porém, é a região brasileira mais populosa, a mais urbanizada e é responsável por mais de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Os estados do Sul apresentam baixíssimos índices de mortalidade infantil, já os estados da Região Nordeste, em sua maioria, apresentam elevados índices. 

As desigualdades socioeconômicas no Brasil são evidentes ao compararmos os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) dos estados brasileiros. As primeiras posições pertencem aos estados do Centro-Sul do Brasil, com destaque para os estados sulistas (Santa Catarina o 2°, Rio Grande do Sul o 4°, e o Paraná o 6°), a primeira posição pertence ao Distrito Federal. Ao analisarmos a parte inferior da tabela, todos os últimos do ranking, são da região do Nordeste (do 19° ao 27°). Numa posição intermediária, estão os estados do Norte.

O índice de Desenvolvimento Humano dos estados do Brasil:

1° - Distrito Federal – 0,874
2° - Santa Catarina – 0,840
3° - São Paulo – 0,833
4° - Rio de Janeiro – 0,832
5° - Rio Grande do Sul – 0,832
6° - Paraná – 0,820
7° - Espírito Santo – 0,802
8° - Mato Grosso do Sul – 0,802
9° - Goiás – 0,800
10° - Minas Gerais – 0,800
11° - Mato Grosso – 0,796
12° - Amapá – 0,780
13° - Amazonas – 0,780
14° - Rondônia – 0,756
15° - Tocantins – 0,756
16° - Pará – 0,755 
17° - Acre – 0,751
18° - Roraima – 0,750
19° - Bahia – 0,742
20° - Sergipe – 0,742
21° - Rio Grande do Norte – 0,738
22° - Ceará – 0,723
23° - Pernambuco – 0,718
24° - Paraíba – 0,718
25° - Piauí – 0,703
26° - Maranhão – 0,683
27° - Alagoas – 0,677

Voltar a questão

Para resolver estes exercícios sobre divisão regional brasileira, é preciso conhecer os seus diferentes tipos e os principais aspectos de cada região. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena

Com base no mapa a seguir e em seus conhecimentos sobre a divisão regional brasileira realizada pelo IBGE, assinale a alternativa correta:

Sobre a regionalização do estado do rio de janeiro marque a opção incorreta

Mapa da porcentagem de domicílios com televisão no território nacional¹

a) A quantidade de televisores no Brasil não reflete os níveis de desenvolvimento econômico das respectivas regiões brasileiras.

b) O Centro-Oeste brasileiro é a região que possui, proporcionalmente, a menor quantidade de televisores em suas casas.

c) O Amapá é o único estado da região Norte que apresenta mais de 85% de seus domicílios com aparelhos de TV.

d) O Nordeste é a região mais heterogênea em termos da quantidade proporcional de televisores entre os seus estados.

_____________________

¹ Fonte do mapa: IBGE. Atlas Geográfico Escolar. 6ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. p.124.

 “Aprendi, na década de 60, que o Estado de São Paulo fazia parte da região Sul. Minas estava na região Leste, assim como a Bahia, o Rio, o Espírito Santo e Sergipe.

Certo dia, um professor, já na década de 70, disse que São Paulo estava no Sudeste, bem como o Espírito Santo, o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Fiquei chocado. Os Estados mudaram de posição e eu nem havia percebido”.

(MELGAR, E. O IBGE e os Estados do Brasil. Folha de S. Paulo, 08/05/2003).

Essa “mudança de posição” dos estados brasileiros, conforme registrado pelo autor, ocorreu porque:

a) Houve uma nova perspectiva em relação ao IBGE sobre o território brasileiro, que deixou de ser predominantemente interiorano para ocupar melhor o litoral.

b) A nova região Sudeste representava melhor as zonas mais industrializadas do país e com posição geográfica semelhante.

c) A integração do Espírito Santo ao Sudeste era necessária em razão do seu acelerado grau de urbanização e concentração populacional.

d) Estava em curso, na década de 1970, a redistribuição industrial brasileira em direção às regiões Sul e Norte.

Observe a imagem a seguir:

Sobre a regionalização do estado do rio de janeiro marque a opção incorreta

Cavalhada — importante expressão cultural brasileira

A manifestação cultural acima representada é típica de qual região brasileira?

a) Centro-oeste

b) Norte

c) Sul

d) Nordeste

(UFG) Observe a figura a seguir:

Sobre a regionalização do estado do rio de janeiro marque a opção incorreta

Mapa da divisão regional do Brasil

O critério adotado, na divisão regional descrita no mapa, tem por referência:

a) a base física territorial, onde se destacam as bacias hidrográficas.

b) os aspectos demográficos, considerando-se a distribuição da população brasileira.

c) o setor secundário, mediante o número de estabelecimentos industriais.

d) as características socioeconômicas relativas à população e às atividades produtivas.

e) os elementos de ordem natural relacionados com os tipos climáticos.

(UFPI – adaptada)

Observe o mapa de divisão regional do Brasil e, em seguida, assinale a proposição correta:

Sobre a regionalização do estado do rio de janeiro marque a opção incorreta

Divisão regional brasileira

a) O número 5 assinala a região Sul, onde se concentram numerosos descendentes de europeus, que utilizaram a terra mantendo a cobertura vegetal original, adotando um sistema de agricultura extensiva e de autoconsumo.

b) O número 1 corresponde à região de maior área, onde as condições naturais permitiram o estabelecimento de uma floresta temperada homogênea e que vem apresentando crescente extensão de áreas devastadas, porque ainda não utiliza modelos de desenvolvimento sustentável.

c) O número 2 indica a região que teve menor importância econômico-social no período colonial e que, após o período áureo da mineração, voltou às condições de pobreza dos primeiros séculos de colonização.

d) O número 4 identifica a região que apresenta maior índice de industrialização, com destaque para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, que polarizam as demais regiões brasileiras.

e) O número 3 assinala a região Centro-Oeste, que passou a crescer após a construção de Brasília, mesmo apresentando condições naturais adversas, advindas da presença do bioma caatinga.

respostas

a) Incorreta – As regiões economicamente desenvolvidas, Sul e Sudeste, são as que apresentam as maiores taxas de domicílios com televisores.

b) Incorreta – A região Centro-Oeste apresenta uma boa quantidade de domicílios com televisores.

c) Incorreta – todos os estados do Norte, com exceção do Pará, apresentam mais de 85% dos seus domicílios com aparelhos de TV.

d) Correta – O Nordeste apresenta estados com uma grande quantidade de domicílios com TV, outros que apresentam quantidade média e aqueles que possuem uma baixa quantidade, o que caracteriza a sua heterogeneidade quanto a esse dado.

Voltar a questão

No texto, o autor destaca a mudança realizada pelo IBGE na década de 1970 que extinguiu a região leste e formou a atual regionalização — alterada somente em pequenas proporções, com a divisão dos estados do Mato Grosso e Goiás. Nessa ocasião, o IBGE conseguiu agrupar de forma mais acabada as principais características socioestruturais do país, com destaque para a industrialização concentrada na região Sudeste.

Alternativa correta: letra B.

Voltar a questão

As cavalhadas, expressão cultural representada na imagem, são típicas do Centro-Oeste brasileiro e muito presentes em cidades do estado de Goiás, como a Cidade de Goiás e Pirenópolis.

Alternativa correta: letra A.

Voltar a questão

A divisão regional apresentada no mapa é a que divide o país em três regiões geoeconômicas. Como o próprio nome sugere, essa divisão é elaborada a partir de critérios econômicos, além de sociais e produtivos.

Alternativa correta: letra D.

Voltar a questão

a) Falso – Na região Sul, a prátiva agrícola foi predominantemente intensiva, com remoção da vegetação e voltada para a exportação.

b) Falso – A região norte apresenta uma floresta heterogênea.

c) Falso – A região nordeste não vivenciou uma atividade mineradora, e foi a de maior importância durante o período colonial, principalmente com a atividade canavieira.

d) Verdadeiro – A região sudeste é, historicamente, a mais industrializada do país, concentrando a maior parte da população e polarizando a economia brasileira.

e) Falso – A caatinga é um bioma presente na região nordeste.

Voltar a questão

Sobre a regionalização do estado do rio de janeiro marque a opção incorreta

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Qual a regionalização do Rio de Janeiro?

No ano de 2001 foi elabora o primeiro Plano Diretor de Regionalização (PDR) do estado do Rio de Janeiro, com a definição de nove Regiões de Saúde (RS), sendo elas: Baia da Ilha Grande, Baixada Litorânea, Centro-Sul, Médio Paraíba, Metropolitana I, Metropolitana II, Noroeste, Norte e Serrana.

O que é uma região resposta?

O que é Região: Região é uma grande extensão de terreno. É um território que, pelo clima, solo, vegetação, produção econômica e outras características próprias, se diferenciam dos territórios próximos. É uma área delimitada, demarcada, estabelecida.

Por que a regionalização geoeconômica não leva em consideração os limites reais dos estados?

As regiões geoeconômicas do Brasil não seguem os limites das fronteiras dos estados, visto que seus critérios mais importantes são os aspectos sociais e econômicos, havendo grande dinamismo na delimitação espacial.

Que regionalização é essa que critério foi utilizado para essa regionalização?

O critério utilizado para a regionalização do país é agrupar em uma mesma Região os estados que apresentam semelhanças físicas, humanas, culturais e econômicas, facilitando, assim, o desenvolvimento de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura, etc.