Qual critério foi utilizado para estabelecer essa divisão regional do continente americano?

A partir destes exercícios sobre a América Latina e a América Anglo-saxônica, testaremos seus conhecimentos sobre esse importante complexo regional geográfico. Publicado por: Hugo Mota

A respeito do processo de regionalização do continente americano, analise os itens a seguir:

I – A América Anglo-saxônica foi colonizada majoritariamente pelos povos ingleses.

II – A América Latina corresponde aos países colonizados por portugueses e espanhóis e está localizada exclusivamente na América do Sul.

III – A América Latina compreende os países da América Central e do Sul, incluindo o México, que pertence ao Nafta.

IV – Além de portugueses e espanhóis, pode-se afirmar que holandeses e ingleses também participaram do processo de colonização da América Latina.

São verdadeiras as assertivas:

a) I, III, IV

b) II, III, IV

c) I, II, III

d) I, II, IV

(UFPI Adaptada) A organização dos países em blocos econômicos visa facilitar a economia dos países, estimulando as trocas e a produção comercial. Sobre os principais blocos, suas características e finalidades, assinale a alternativa correta.
a) ALCA – constituída por países africanos, promove a valorização de seus produtos, possibilitando a concorrência com a economia asiática.
b) MERCOSUL – reúne todos os países da América Latina e visa ampliar as trocas comerciais e o fluxo de pessoas entre os seus membros.

c) CEI – reúne os países da Europa Ocidental que são liderados pela Inglaterra, que, por sua vez, detém a hegemonia econômica dessa parte de continente.

d) União Europeia – formada por todos os países da Europa, permite a livre circulação, no continente, de pessoas e mercadorias.
e) NAFTA – formado pelos países da América do Norte, eliminou as barreiras tarifárias entre os seus membros.

(Uneal) A associação de países com o objetivo de estabelecer relações comerciais privilegiadas entre si gera um bloco econômico. O NAFTA, um dos importantes blocos econômicos da atualidade, tem como membros:

1) EUA

2) Venezuela

3) México

4) Canadá

5) Reino Unido

6) Costa Rica

Estão corretas apenas:

a) 1, 2, 3 e 5

b) 2, 3, 4 e 6

c) 2, 3 e 6

d) 1, 3 e 4

e) 1, 2, 4 e 5

Relacione corretamente:

(1) América Latina
(2) América Anglo-saxônica

( ) Estados Unidos e Canadá
( ) Tinham como objetivo ocupar o território e fixar sua população, formando uma nova Inglaterra.
( ) Colônias de povoamento.
( ) Colônias de exploração.
( ) Produção agrícola baseada na grande propriedade, produzindo um único produto e com a utilização de trabalho escravo.

Marque a sequência correta:

a) 2 2 2 1 1

b) 1 1 1 2 2

c) 2 2 1 1 2

d) 1 1 2 2 1

respostas

Letra A

Todas as assertivas são verdadeiras, com exceção da II, pois a extensão da América Latina não se limita à América do Sul, mas engloba os países da América Central. A designação latina refere-se à predominância do idioma espanhol e português, línguas derivadas do latim.

Voltar a questão

Letra E

Todas as assertivas contêm incoerências, com exceção da letra e). O Nafta eliminou as barreiras tarifárias entre os países-membros (EUA, Canadá e México). Isso trouxe uma série de consequências para a balança comercial dos países, especialmente para os Estados Unidos, que vêm acompanhando a transferência de diversas empresas para cidades mexicanas na fronteira, onde o custo de produção é bem menor que em solo norte-americano.

Voltar a questão

Letra D

Os países que compõem o Nafta são Estados Unidos, Canadá e México.

Voltar a questão

Letra A

Os Estados Unidos e o Canadá formam a América Anglo-saxônica (2), na qual o processo de colonização foi preponderantemente realizado pelos ingleses desejosos de fugir das dificuldades na Europa e constituir uma nova terra (2), assim, estabeleceram-se colônias de povoamento (2). Já a América Latina caracterizou-se por colônias de exploração (1), baseadas em monoculturas e trabalho escravo (1).

Voltar a questão

Qual critério foi utilizado para estabelecer essa divisão regional do continente americano?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

O processo de regionalização do mundo é um conceito muito amplo e discutido na ciência geográfica. Regionalizar significa dividir o espaço geográfico, a fim de um melhor entendimento dos fenômenos físicos, sociais, políticos e naturais.

Compreende-se a ideia de diferenciação de áreas no contexto geral e de aproximação dessas áreas por meio de suas características comuns. Uma regiãoconfigura-se como uma área delimitada, definida por suas características comuns, por exemplo: um bioma, o Cerrado, que é uma região do planeta Terra com semelhanças nos seus aspectos naturais. Nesse caso, considera-se o elemento natural (fitofisionomia do Cerrado) como critério para a criação de uma região.

As regionalizações mundiais são:

  • os continentes
  • os biomas
  • os climas mundiais
  • as bacias hidrográficas
  • os idiomas

Todas essas regionalizações são exemplos de formas e maneiras que podemos delimitar o espaço por meio das características elegidas.

Leia também: Diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra 

O que é regionalização do mundo?

Regionalizar o mundo é criar áreas ou lugares semelhantes no planeta Terra. As regionalizações mundiais existem para uma melhor análise das particularidades de cada lugar. Sendo assim, cria-se uma área ou uma região considerando-se alguma característica específica, como:

  • a localização espacial
  • o clima
  • o relevo
  • a vegetação
  • os aspectos sociais, políticos e econômicos

Dessa forma é possível analisar, comparar, observar e determinar todas as propriedades daquela região e, assim, entendê-la melhor, numa escala local, regional ou global.

As regionalizações mundiais são variadas, como os continentes:

  • Antártida
  • América
  • Ásia
  • África
  • Europa
  • Oceania

Os continentes são regionalizações que abarcam as áreas de países mais próximos levando em consideração suas localizações geográficas.

Qual critério foi utilizado para estabelecer essa divisão regional do continente americano?
Regionalização mundial: continentes.

Outra maneira de regionalizar o mundo, utilizada a partir da década de 1960, no contexto da Guerra Fria,foi a regionalização dos países em primeiro, segundo e terceiro mundos. Esse critério levava em consideração:

  • Primeiro mundo: países capitalistas desenvolvidos ou ricos
  • Segundo mundo: países socialistas
  • Terceiro mundo: países capitalistas subdesenvolvidos ou pobres

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após o final da Guerra Fria, essa regionalização passou a ser ultrapassada, não mais usada a nível global, sendo outro critério considerado, pelo qual os países foram categorizados em um novo regionalismo: desenvolvidos ou subdesenvolvidos. Dessa forma, considera-se o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país. Essa regionalização é considerada até os dias atuais em todo o mundo.

Critérios de regionalização

Pode-se dizer que são vários os critérios utilizados para fazer-se uma regionalização, de maneira a reduzir-se o espaço geográfico e dividi-lo. Destacam-se os seguintes critérios:

  • Critérios físicos: criação de regiões unificando áreas com algum elemento físico comum, como:

- clima

- relevo

- vegetação

- hidrografia

  • Critérios socioeconômicos: baseiam-se na divisão que considera aspectos sociais, como:

- idioma

- distribuição da riqueza

- concentração de renda

- industrialização

- áreas de maior ou menor desenvolvimento

- violência

- geração de emprego

Qual critério foi utilizado para estabelecer essa divisão regional do continente americano?
Mapa político com destaque para os 22 países de língua árabe – Norte da África e Oriente Médio.

  • Critérios religiosos: referem-se à criação de regiões considerando as religiões pelo mundo:

- católicos

- muçulmanos

- judeus

- protestantes

  • Critérios políticos: tipo de regionalização bastante utilizado na Guerra Fria, com a divisão do mundo, por meio de aspectos políticos ligados à ideologia e aos modos de vida capitalista e socialista, marcada pela existência do Muro de Berlim.
  • Critério geográfico: considera-se a localização espacial ou algum aspecto da geografia do lugar, como a divisão do continente americano em Américas do Norte, Central e do Sul.

Veja também: Qual a diferença entre árabes e muçulmanos?

Qual critério foi utilizado para estabelecer essa divisão regional do continente americano?
Regionalização do Brasil: divisão administrativa e territorial.

Tipos de regionalização do mundo

Existem várias formas de regionalizarmos o espaço geográfico mundial. Entender a criação de regiões é exatamente isso, eleger uma particularidade daquele território, e assim uni-lo a outros que apresentem a mesma característica.

No mundo vários exemplos de regionalizações foram criados, recriados e extintos ao longo da história, e apesar das grandes diferenças regionais, econômicas, culturais, sociais e da paisagem que existem, foi possível classificá-lo em regiões. As regionalizações mundiais mais comuns e conhecidas são:

  • Continentes: regionalização geográfica do mundo em seis continentes.
  • Paisagens naturais: considera-se os elementos naturais como vegetação, clima, relevo e demais paisagens da natureza.
  • Cultura: cria-se regiões de acordo com a cultura da população, como idioma, hábitos, religião etc.
  • Aspectos econômicos: classificação de ricos ou pobres; desenvolvidos ou subdesenvolvidos; blocos econômicos, como os BRICs, os Tigres Asiáticos, a União Européia; países ricos ou pobres etc.

Nesse sentido, pode-se citar a separação entre Ásia e Europa. Enquanto continentes, estão próximas geograficamente, porém apresentam formas de colonização, culturas e etnias que as diferenciam entre si e fizeram-nas ser separadas por um elemento natural, os Montes Urais (relevo montanhoso).

Acesse também: Demarcação de terras indígenas – garantia dos direitos territoriais dos indígenas

Exercícios resolvidos

Questão 1 - (UEL) O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é elaborado considerando-se dados sobre a longevidade, PIB (Produto Interno Bruto) per capita, grau de escolaridade e poder de compra de uma população. Varia de 0 a 1, sendo que os valores mais próximos a 1 indicam melhores condições de vida. Sobre o assunto, considere as afirmativas.

I. Trata-se de um índice criado para classificar países e pode ser obtido para cada região brasileira a partir de dados sobre saúde, educação e poder de consumo.

II. Trata-se de um índice que explicita as desigualdades sociais em diferentes escalas, pois combina indicadores de desenvolvimento social.

III. Trata-se de um índice que oculta a qualidade de vida de uma população por relacionar fenômenos independentes.

IV. Trata-se de um índice que oculta diferenças interpessoais, pois resulta de cálculos obtidos a partir de médias.

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

b) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

e) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

Resolução

Alternativa E. Ambas alternativas afirmam que o IDH revela diferenças sociais em diferentes escalas e oculta as diferenças entre as pessoas, pois considera cálculos para a obtenção de resultados.

Questão 2 - Durante a Guerra Fria, a partir de 1960, o mundo foi dividido, regionalizado, considerando-se aspectos econômicos ligados ao desenvolvimento e ao regime político apresentados pelos países. A denominação correta referente a esse período é:

a) Norte (desenvolvido) e Sul (subdesenvolvido)

b) Países centrais e periféricos

c) Metrópoles e colônias

d) Países de primeiro, segundo e terceiro mundos

e) Capitalistas e socialistas

Resolução

Alternativa D. No contexto da Guerra Fria, houve a regionalização dos países em primeiro, segundo e terceiro mundos. Primeiro mundo: países capitalistas desenvolvidos ou ricos; segundo mundo: países socialistas; terceiro mundo: países capitalistas subdesenvolvidos ou pobres.

Que critério foi considerado para estabelecer a divisão regional do continente americano?

Divisões Regionais da América1 A América Latina é concebida a partir de duas principais divisões regionais: uma obedece ao critério da localização e posição geográfica, outra obedece a critérios culturais e econômicos. A primeira divide o continente em América do Sul, Central e do Norte.

Quais são os dois critérios de regionalização do continente americano?

Os dois critérios mais comuns levam em conta a localização das terras do continente americano no mundo (critério geográfico) ou a colonização e o desenvolvimento econômico e social dos países (critérios histórico, cultural e socioeconômico).

Quais são os critérios que a América pode ser regionalizado?

A América pode ser regionalizada, dentre outras formas, por meio da divisão em América Anglo-Saxônica e América Latina.

Qual e o critério de regionalização por continente?

DIVISÃO POR CONTINENTES Utiliza como critério a distribuição geográfica dos países pelos continentes da Terra. Regionalizando o mundo desta forma, temos seis continentes: África, Ásia, Europa, América, Oceania e Antártica.