Sintomas do covid aparece com quantos dias

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. O vírus pode causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais e mais conhecidos sintomas são febre alta, tosse seca e dificuldade para respirar.

Incubação do coronavírus

O período de incubação, que pode durar entre dois e 14 dias, é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus.

Transmissão do coronavírus

A disseminação ocorre de pessoa para pessoa. As formas mais comuns de transmissão do coronavírus ocorrem pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, por meio de gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro e o contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão. A transmissão também pode ocorrer pelo contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Todas as dúvidas

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Os primeiros sintomas do novo coronavírus podem aparecer em até 14 dias. Por isso, o ideal é evitar aglomerações e se possível, ficar em casa.

Quantos dias demoram até os primeiros sintomas aparecerem? A gente considera que o período de incubação do coronavírus é de 1 a 14 dias. Quer dizer, ele pode aparecer bem rapidamente, mas pode levar mais tempo, também. Então, é preciso ter esse cuidado. “Ah, mas eu estive num lugar ali, tava cheio de gente.” Você não devia ter ido lá, não é? Mas já que foi, esse período de 1 a 14 dias é o período em que você corre o risco de apresentar sintomas.

Veja também: Máscara contra o coronavírus: É hora de usar!

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
Sintomas do covid aparece com quantos dias

Uso de máscara N95, vacinas e distanciamento social são as melhores formas de evitar o contágio pelas variantes do novo coronavírus (Foto: Getty Images)

Os sintomas da covid-19 já são bem conhecidos. Muitos, porém, não são surgem necessariamente em todos os pacientes. Mesmo infectadas com o vírus, algumas pessoas desenvolvem quadros assintomáticos, quando nenhum sintoma se manifesta. 

Quando aparecem os primeiros sintomas? Para qual devemos estar alertas? Confira as principais respostas a essas questões: 

Período de incubação é estágio importante antes dos sintomas


O período de incubação corresponde ao tempo entre a contaminação e o aparecimento dos primeiros sintomas. No caso de uma infecção por covid-19, isso geralmente varia de três a cinco dias. Em casos, os sintomas podem aparecer de dois a 12 dias após a infecção, segundo o francês Institut Pasteur. Pior, estes podem aparecer quase da noite para o dia segundo a Organização Mundial da Saúde, que se refere a um atraso de apenas um dia.

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças em Guangzhou, na China, e publicado no site medRxiv, o período de incubação  de algumas variantes, como a Delta, é ainda mais curto: "O vírus foi detectado pela primeira vez em pessoas com a variante Delta quatro dias após a exposição, em comparação com uma média de seis dias em pessoas com a cepa original", explicam.

Tenha cuidado, os sintomas podem aparecer de repente. Se você for considerado um caso de contato, é aconselhável monitorar regularmente seu estado de saúde, medindo sua temperatura duas vezes ao dia.

Quais são os primeiros sintomas de covid-19?


Com a ideia de apreender a doença desde seus estágios iniciais, pesquisadores americanos investigaram a ordem de aparecimento dos sintomas. Segundo artigo publicado em 13 de agosto de 2020 na revista médica Frontiers in Public Health, realmente existem sintomas iniciais da doença.

“Sustentamos a hipótese de que uma ordem de início de sintomas confirmada poderia ajudar pacientes e equipe médica a distinguir mais rapidamente a covid-19 de outras infecções respiratórias", diz a introdução do artigo.

“A ordem mais provável de início dos sintomas da covid-19 é febre, tosse, náusea e/ou vômito e diarreia”, observa o texto. Trata-se de uma ordem semelhante à da gripe, exceto que, para ela, cientistas observaram que a tosse geralmente vem antes da febre.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lista em seu site todos os sintomas até agora identificados durante uma infecção por covid-19. Os sintomas mais comuns são, portanto, febre, fadiga e tosse seca.

No entanto, esta ordem de aparecimento dos sintomas foi alterada desde a descoberta da variante delta. Em um artigo do Guardian, o epidemiologista Tim Spector diz que os sintomas não são mais os mesmos da cepa original. “Agora, o sintoma número um é dor de cabeça, seguido de dor de garganta, coriza e febre”, explica ele. 

Outros sintomas menos comuns podem afetar alguns pacientes, tais como: perda de paladar e olfato, congestão nasal, conjuntivite, dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares ou articulares, vários tipos de erupções cutâneas, náuseas ou vômitos, diarreia e calafrios ou tonturas.

Os sintomas das formas graves da doença são: falta de ar, perda de apetite, estado de confusão, dor persistente ou aperto no peito, além de temperatura muito alta.

Outros sintomas são menos comuns, como: irritabilidade, alteração da consciência (às vezes associada a convulsões), ansiedade e distúrbios do sono, depressão, acidente vascular cerebral, lesão nervosa e episódios de delírio.

“Para uma pessoa idosa, é possível notar uma súbita deterioração do estado geral de saúde, o aparecimento ou agravamento das capacidades mentais, estado de confusão, quedas repetidas e um rápido agravamento de uma doença já conhecida”, acrescenta o site.

“Qualquer pessoa, independentemente da idade, que apresente febre e/ou tosse associada a dificuldade em respirar ou falta de ar, dor ou aperto no peito, ou perda da fala ou do movimento, deve consultar imediatamente um médico”, observa a OMS.

Covid, Influenza ou Flurona: como identificar os primeiros sintomas em crianças

Por quanto tempo uma pessoa é contagiosa?

A fase contagiosa de um paciente diagnosticado com covid-19 é de oito dias, em média, e geralmente começa dois dias antes do sirgimento dos primeiros sintomas. Daí a necessidade de manter isolamento social a partir do momento em que o exame tem resultado positivo. 

“De acordo com dados laboratoriais, é especialmente antes de pessoas infectadas desenvolverem sintomas e no início da doença que elas são mais contagiosas”, explica a OMS.

Uma meta-análise britânica de 79 estudos sobre a covid-19 e publicada em 19 de novembro de 2020 na revista científica The Lancet mostrou que a carga viral do vírus no trato respiratório superior atinge o pico durante a primeira semana de infecção. A OMS informa ainda que “as pessoas que desenvolvem uma forma grave da doença podem ser contagiosas por mais tempo”.

“Devido à quantidade de vírus presente no trato respiratório, é provável que os eventos de superprodução infectem um número ainda maior de pessoas, e estes podem começar a espalhar o vírus mais cedo após serem infectados”, explica o epidemiologista Benjamin Cowling, da Universidade de Hong. Kong na revista Nature.

Por fim, enquanto os casos assintomáticos são contagiosos, a transmissão da covid-19 ocorre principalmente a partir de pessoas com sintomas.

*Este texto foi publicado originalmente em Marie Claire França, traduzido e adaptado ao público brasileiro.