Quais são os sintomas de garganta seca?

Incómoda, a garganta irritada pode ter diversas causas, que definem o tratamento. Conheça as cinco dicas que são transversais no alívio deste sintoma.

Embora, na maior parte dos casos, não seja muito grave, a irritação na garganta pode ser incómoda e dolorosa. Consiste numa sensação quase constante de comichão e ardência, acompanhada por dor, em especial quando se come, bebe ou engole saliva.

A garganta irritada pode ter diversas origens: é um dos sintomas mais frequentes de infeções virais (como gripe, mononucleose, laringite ou constipação) e bacterianas (muitas vezes como resultado de infeções virais que não foram devidamente tratadas), mas também o resultado da exposição a substâncias irritantes como o fumo do tabaco ou a poluição do ar.

Para aliviar a garganta irritada...

O tratamento definitivo da garganta irritada depende precisamente da causa, no entanto, existem formas de proporcionar o alívio imediato das dores.

1. Beba muitos líquidos

Parece um conselho relativamente trivial, mas a verdade é que a desidratação é uma das causas mais comuns da garganta irritada. Quando a garganta deixa de ter muco suficiente para a lubrificar, torna-se seca, dorida e irritada. Para o evitar, beba entre 1,5 e 2 litros de água por dia, em especial se estiver constipado ou com febre, a fim de compensar os fluidos perdidos através do suor, dos espirros e do corrimento nasal.

Sabia que...

Além da desidratação, a garganta seca pode ser consequência do consumo de álcool, da falta de humidade no ar e de algumas doenças e alergias.

2. Aposte nas pastilhas e rebuçados

As pastilhas e os rebuçados para chupar favorecem a produção de saliva, lubrificando a garganta e acalmando as dores. Alguns agem mesmo como anestésicos locais. Prefira os que possuem ingredientes refrescantes como mentol ou eucalipto - o frio atenua as dores - e ainda os que têm por base benzidamina ou fluriprofeno, já que se dissolvem mais lentamente. Outros analgésicos que pode experimentar são os sprays ou os elixires para a boca.

3. Experimente própolis

Resultante da mistura de secreções das abelhas com as resinas que estas colhem, a própolis parece constituir um antibiótico natural, capaz de combater vírus e bactérias e regenerar tecidos, aliviando a irritação da garganta com algumas gotas diárias do seu extrato. No que diz respeito a abelhas, também o efeito suavizante e sedativo do mel pode contribuir para o alívio das dores.

4. Previna o refluxo

Atualmente, considera-se que o refluxo ácido do estômago até à garganta seja um dos principais fatores para a irritação persistente da mucosa. Este refluxo é designado de "silencioso" porque não se sente a sua presença. Neste contexto, devem ser evitados os alimentos que favorecem o refluxo ou irritam diretamente a mucosa. Assim, evite a ingestão de citrinos, ananás, kiwi, tomate, condimentos picantes, gorduras saturadas e chocolate. As bebidas com gás, álcool ou cafeína também devem ser evitadas. Não devem ser ingeridos alimentos duas horas antes de dormir, para evitar o refluxo durante a noite.

5. Proteja a sua voz

Outra das causas mais frequentes da garganta irritada é o esforço das cordas vocais. Se a sua voz soa mais rouca que o habitual, é sinal de que a garganta está cansada ou desidratada, pelo que a deve descansar. Para acalmar as dores, evite sobrecarregá-la ou gritar e relaxe a garganta sempre que tiver de falar.

Atenção!

Para evitar a garganta irritada, evite também o tabaco. O fumo do cigarro é um conhecido irritante, podendo dar origem a lesões graves das cordas vocais. Se a irritação da garganta persistir por mais de 2-3 semanas, deve procurar apoio médico.

Você já notou que tem boca e garganta seca? Mesmo tomando água, o problema persiste? Isso acontece devido a falta de saliva – quando as glândulas responsáveis por produzir o líquido acabam te deixando na mão e trazem a sensação desconfortável. 

Embora seja  comum, sentir a boca e a garganta seca pode ser um sinal de algum problema maior, aumentando o risco de surgimento de doenças na região bucal, como cáries e outros incômodos. 

Se você tem frequentemente a sensação de estar com a boca seca, fique atento! Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura deste artigo. Vamos trazer todas as informações que você precisa saber sobre o tema. 

O que é garganta seca? Conheça a xerostomia

Na medicina, xerostomia é uma condição que está associada a baixa produção de saliva pelas glândulas salivares. Na medicina, o termo xerostomia é utilizado para designar a sensação de boca e garganta seca – que pode acontecer por diversos fatores, como desidratação, apneia do sono, respiração pela boca, hábito de fumar, consumir álcool e não cuidar da saúde bucal. 

Apesar de parecer inofensivo, na verdade, o quadro é preocupante. Afinal, a saliva tem vários papéis na cavidade oral: 

  • Proteger os tecidos moles;
  • Evitar cáries e desgastes nos dentes;
  • Facilitar a mastigação e a fala;
  • Melhorar a degustação;
  • Digerir alimentos. 

Tudo isso acontece porque a saliva é uma secreção composta por água e uma série de minerais, enzimas e aminoácidos.

Boca e garganta seca: sinais para observar

Antes mesmo de chegar no consultório do dentista, é preciso ficar de olho em alguns sinais que podem indicar que você tem boca seca. Saiba quais são:

  • Sensação de secura ou dor de garganta; 
  • Pequenas lesões na mucosa da boca; 
  • Língua seca, vermelha e dolorosa; 
  • Saliva pegajosa, grossa ou espumosa; 
  • Lábios ressecados ou rachados; 
  • Mau hálito; 
  • Cantos da boca rachados;
  • Sensação de paladar alterado; 
  • Dificuldade para engolir alimentos, especialmente os secos;
  • Aumento da placa bacteriana, cáries e gengivite; 
  • Dificuldade para falar; 
  • Infecção fúngica na boca, como candidíase; 
  • Dificuldade para mastigar e engolir. 

7 causas para a boca seca

Agora que você já sabe o que é boca seca e os sintomas para ficar de olho, chegou a hora de conhecer as principais causas da condição. Confira com a gente:

#1 – Deficiência nutricional

A falta de vitaminas do complexo A e B pode causar o ressecamento da mucosa, levando ao surgimento de feridas na boca e na língua.

Tanto a vitamina A quanto as do complexo B podem ser consumidas através de alimentos: peixes, carnes e ovos são boas opções. 

#2 – Medicamentos

Antidepressivos, antidiuréticos, antipsicóticos, anti-hipertensivos e outros tipos de medicamentos podem levar à garganta seca. 

Além disso, a radioterapia – que serve para eliminar as células cancerígenas por meio da radiação – pode causar os ressecamentos. Principalmente quando realizada na região da cabeça ou no pescoço. 

#3 – Doenças autoimunes

As doenças autoimunes causam anticorpos contra o próprio organismo. Isso pode levar à inflamação de algumas glândulas como a glândula salivar. Fatores que contribuem para o ressecamento da boca devido à diminuição da saliva.

O Lúpus Eritematoso Sistêmico e a Síndrome de Sjögren são algumas das doenças autoimunes que podem levar à boca seca. Podendo haver sensação de areia nos olhos e maior risco de infecções, como cáries e conjuntivite, 

#4 – Problemas respiratórios

Problemas respiratórios, como desvio de septo e obstrução das vias aéreas, por exemplo, podem fazer com que a pessoa passe a respirar pela boca ao invés do nariz. O hábito pode trazer, com o passar do tempo, mudanças na anatomia facial e maiores chances de desenvolver infecções, já que o nariz não está filtrando o ar inspirado. 

Além disso, com a entrada e saída constante de ar pela boca, pode acontecer o ressecamento da boca e levar ao mau hálito. 

#5 – Alterações hormonais

As alterações nos hormônios, principalmente durante a menopausa e durante a gravidez, podem levar a uma série de desequilíbrios no organismo.Incluindo a queda na produção de saliva, causando o ressecamento da boca. 

A boca seca no período da gravidez pode acontecer devido a ingestão insuficiente de água, já que a mulher precisa tomar uma quantidade bem maior. 

#6 – Tireóide

A tireoidite de Hashimoto é uma condição caracterizada pela produção de auto-anticorpos que atacam a tireoide e levam à inflamação. Os sinais e sintomas que indicam problemas na tireoide podem surgir lentamente e incluir o ressecamento da boca, por exemplo. 

Sendo assim, é necessário ficar de olho caso já tenha sido diagnosticado com essa doença

#7 – Maus hábitos

Fumar, comer alimentos ricos em açúcar ou até mesmo não consumir muita água podem levar a boca e garganta seca, além do mau hálito. Isso sem falar nas doenças mais graves, como o enfisema pulmonar pelo consumo de cigarro e da diabetes pelo consumo de doces.

A boca seca para quem tem diabetes é algo muito comum, podendo ser causada pela poliúria, ou seja, o ato de urinar muito. 

O que fazer para garganta seca? Confira nossas dicas

Agora que você já sabe todas as causas da boca e garganta seca, confirma as recomendações para aumentar a secreção de saliva:

  • Mastigar chicletes e chupar balas sem açúcar;
  • Consumir alimentos cítricos para estimular a mastigação;
  • Aplicar flúor com o dentista;
  • Escovar os dentes, passar o fio dental e utilizar enxaguante;
  • Tomar chá de gengibre;
  • Usar um protetor labial.

Uma coisa a mais para fazer é utilizar um spray bucal. Dessa forma, será possível estimular a produção de saliva e ainda combater o mau hálito – algo bastante comum para quem tem boca e garganta seca. 

Aproveite para conhecer a linha Extreme Ice, que conta com produtos de todos os tipos para proteger a sua boca das bactérias. Há desde antissépticos, até géis dentais e o spray para carregar para todos os cantos. Temos certeza que você vai amar essa refrescância. 

Se você ficou com alguma dúvida a respeito de boca e garganta seca é só deixar nos comentários!

Deixe seu comentário ↓

Que doença deixa a garganta seca?

Desidratação, alergias, resfriado comum e dormir com a boca aberta podem causar secura e desconforto na sua garganta.

O que fazer quando se tem a garganta seca?

Colocar um umidificador de ambiente também pode aliviar a garganta seca. Além disso, é recomendado manter a inflamação sob controle. Para isso, evite alimentos sólidos, fale somente quando for necessário e sem forçar a voz, prefira bebidas quentes e, se possível, faça gargarejos com água morna e uma pitada de sal.