Remédio para enxaqueca forte caseiro

Remédio para enxaqueca forte caseiro
Enxaqueca: Entre 2% e 3% dos brasileiros apresentam o problema Thinkstock/VEJA/VEJA

Publicidade

Show

Publicidade

A enxaqueca – dor de cabeça que pode vir acompanhada de uma série de sintomas, como náusea, vômito e sensibilidade à luz – atinge entre 2% e 3% da população brasileira. Entre essas pessoas, uma em cada dez sofre com a forma crônica do problema: crises em pelo menos metade dos dias de um mês. A enxaqueca é uma dor de cabeça primária, o que significa que ela não acusa uma doença séria de saúde, mas pode ser incapacitante ou prejudicial ao cotidiano das pessoas.

Não existe cura para a enxaqueca, como explica o neurologista Antônio Galvão, coordenador do departamento de dores da Academia Brasileira de Neurologia. “A única coisa que parece curá-la é a idade. Ainda não se sabe o motivo, mas, na maioria das vezes, as pessoas deixam de apresentar o problema conforme envelhecem, especialmente após os 60 anos”, diz.

Saída – Existem, porém, formas de diminuir a prevalência de crises e de atenuar as dores. “Quando as crises são intensas e o problema se torna crônico, os medicamentos são fundamentais. Em casos menos graves, muitas vezes é possível combater o problema sem a ajuda de remédios”, diz Galvão.

O primeiro passo para prevenir enxaqueca é identificar o fator que desencadeia as crises e evitá-los. Chocolate, vinho tinto e comidas gordurosas são causadores comuns do problema, mas isso não quer dizer que todo mundo precise evitar esses alimentos. “Cada pessoa apresenta um fator desencadeante. Um indivíduo pode ter crises quando come chocolate, mas não sente dor depois de tomar muito vinho, por exemplo”, explica o neurologista. Caso a crise se instale, há práticas aconselháveis para reduzir a dor – fazer compressas de gelo, deitar em um ambiente escuro e consumir (pouca) cafeína são algumas das principais.

Tais medidas evitam o excesso de analgésicos – e isso é benéfico, pois, quanto mais remédios do tipo uma pessoa toma, mais o seu corpo se tornará tolerante e dependente dele. Com isso, o indivíduo deixará de responder aos efeitos do medicamento e pode transformar a enxaqueca em um problema crônico.

Continua após a publicidade

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.

    Os chás para dor de cabeça são uma alternativa natural para quem prefere não recorrer a remédios. Além disso, podem oferecer alívio quando o incômodo não passa nem com uso de medicamentos.

    Afinal, segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, a dor faz parte do dia a dia de cerca de 140 milhões de pessoas. E isso só no Brasil! Em seguida, você conhece infusões e outras curas caseiras para acabar com esse mal tão comum.

    Existem vários tipos de dor de cabeça: tensional, menstrual, enxaqueca, de sinusite, entre outras. Mas não importa a variedade: beber uma xícara de chá quentinho pode ser muito eficaz em amenizar o incômodo.

    Dessa forma, os 10 melhores chás para dor de cabeça são:

    • Hortelã;
    • Camomila;
    • Cravo;
    • Boldo;
    • Gengibre;
    • Cúrcuma ou açafrão-da-terra;
    • Lavanda;
    • Orégano;
    • Chá-preto;
    • Valeriana.

    Então, entenda como cada um deles funciona e aprenda a preparar!

    • Logo depois, veja Capim-cidreira e erva-cidreira: diferença e benefícios
    1. Chá de hortelã para dor de cabeça

    Remédio para enxaqueca forte caseiro
    Fonte: Freepik @jcomp

    De acordo com estudos, a hortelã é capaz de amenizar a dor de cabeça tensional, um dos tipos mais comuns. Afinal, a planta tem propriedades calmantes. Além disso, ajuda a melhorar o foco, reduz o estresse e melhora a digestão.

    A fim de preparar o chá para dor de cabeça, comece levando 1 xícara (chá) de água para ferver. Desligue o fogo, junte 1 colher (sopa) das folhas frescas ou 1 colher (chá) da erva seca. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba logo após.

    No entanto, gestantes, lactantes, quem tem pressão baixa ou anemia devem evitar o consumo de hortelã.

    • Siga o Fashion Bubbles no Google News a fim de acompanhar tudo sobre Saúde! É só clicar aqui e, em seguida, na estrelinha 🌟 lá no News!
    1. Chá de camomila

    Remédio para enxaqueca forte caseiro
    Fonte: Freepik @8photo

    Conhecido por suas propriedades calmantes, o chá de camomila costuma ser usado a fim de reduzir dor de cabeça causada por inflamação. Ao mesmo tempo, seu efeito relaxante ajuda quando o sintoma tem origem tensional.

    Para fazer, é só colocar 1 colher (chá) de flores de camomila em 1 xícara (chá) de água fervente. Tampe e aguarde 10 minutos. Logo depois, é só coar e tomar.

    Em pequenas quantidades, a infusão é bastante segura. Mas, se você tem alguma doença crônica, o ideal é consultar um médico antes de incluir a bebida na sua dieta

    1. Chá de cravo

    Remédio para enxaqueca forte caseiro
    Fonte: Freepik @azerbaijan_stockers

    O cravo não só tem sabor e aroma marcantes, como também possui propriedades analgésicas. Ainda mais, a especiaria é antiviral e antimicrobiana, protegendo o organismo contra doenças.

    É muito fácil preparar esse chá para dor de cabeça! Leve 1 xícara (chá) de água e 4 cravos ao fogo médio. Depois que ferver, deixe por cinco minutos. Desligue, coe e espere amornar antes de tomar.

    Mas atenção: a bebida é contraindicada para gestantes, lactantes e crianças.

    • Além disso, leia Óleo de cravo: 13 razões incríveis para usar esse óleo essencial super terapêutico
    1. Chá de boldo

    Remédio para enxaqueca forte caseiro
    Fonte: Pixabay

    Visto que ajuda a remover toxinas do fígado, o chá de boldo pode ser um grande aliado no combate da cefaleia. Principalmente quando a causa da dor é a ressaca!

    Antes de tudo, coloque 1 xícara (chá) de água para ferver. Desligue o fogo e junte 1 colher (chá) das folhas de boldo secas ou 1 colher (sopa) das folhas frescas. Então, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba, em seguida.

    Contudo, a infusão não deve ser consumida nem na gravidez nem durante o período de amamentação.

    1. Chá de gengibre para dor de cabeça

    Remédio para enxaqueca forte caseiro
    Fonte: Freepik @jcomp

    De acordo com um estudo realizado em 2014, o chá de gengibre é capaz de reduzir enxaqueca. Aliás, a raiz é quase tão eficaz quanto o remédio sumatriptano, comum em casos de dor muito forte.

    Prepare o chá para dor de cabeça fatiando um pedaço de 2 centímetros de gengibre. Leve ao fogo médio junto com 1 litro de água e deixe ferver por 10 minutos. Desligue, deixe amornar, coe e, então, beba.

    Pessoas que fazem uso de remédios anticoagulantes devem evitar a infusão, pois ele pode aumentar o risco de hemorragias.

    • Enquanto isso, confira Chá para emagrecer: 10 ervas que ajudam a secar a barriga
    1. Chá de cúrcuma ou açafrão-da-terra

    Remédio para enxaqueca forte caseiro
    Fonte: Freepik @ededchechine

    A curcumina presente no açafrão-da-terra tem efeitos neuro protetores. Por isso, como sugere um estudo recente, é capaz de diminuir dores de cabeça e crises de enxaqueca.

    Assim sendo, há duas formas de preparar o chá de açafrão. A primeira é com a raiz fresca. Então, misture 1 colher (sopa) da raiz ralada com 1 xícara (chá) de água e leve ao fogo até ferver. Pode coar e beber logo depois.

    Contudo, se preferir fazer com a cúrcuma em pó, as proporções mudam. Use 1 colher (chá) para cada xícara de água. Além disso, o ideal é ferver a água antes e, em seguida, adicionar o açafrão. Misture bem a fim de diluir.

    As contraindicações são para grávidas, pacientes com doenças hepáticas e hipertensão.

    1. Chá de lavanda

    Remédio para enxaqueca forte caseiro
    Fonte: Pixabay

    A lavanda é um pequeno arbusto que dá flores muito aromáticas. Sua infusão está entre os chás para dor de cabeça porque tem efeitos calmantes. Do mesmo modo, um estudo constatou que inalar o óleo essencial de lavanda ajuda a controlar crises de enxaqueca.

    Para fazer, coloque 30 g das flores em 1 litro de água fervente. Tampe e deixe até amornar. Logo após, é só coar e consumir. Assim como outras bebidas, essa não é recomendada para gestantes, lactantes e crianças.

    • Então, leia ainda Chás para acalmar a mente: 5 tipos para incluir no dia a dia
    1. Chá de orégano

    Remédio para enxaqueca forte caseiro
    Fonte: Pixabay

    Por causa de suas propriedades relaxantes, o chá de orégano pode ajudar no caso de dores de cabeça tensionais. Ele também é um aliado dos desconfortos decorrentes da menstruação.

    A fim de preparar, coloque 1 colher (sopa) de orégano fresco ou 2 colheres (chá) da erva seca em 1 xícara (chá) de água fervente. Deixe repousar por 10 minutos, coe e tome.

    Não há contraindicações para o consumo da bebida, só que o ideal é não ultrapassar 4 xícaras diárias.

    1. Chá-preto

    Remédio para enxaqueca forte caseiro
    Fonte: Pixabay

    Sabia que a cafeína presente no chá-preto pode combater cefaleia? Um estudo de 2017 constatou que a substância reduz a inflamação e melhora a eficácia de remédios analgésicos.

    No entanto, algumas pessoas são sensíveis à cafeína, que pode desencadear uma crise de enxaqueca. Se for o seu caso, prefira os chás para dor de cabeça sem cafeína.

    Fazer o chá-preto é muito simples. Basta colocar 1 colher (chá) das folhas secas em 1 xícara (chá) de água fervente. Deixe em infusão por 5 minutos e, então, coe e beba.

    • Assim, veja também Chás energéticos: 6 opções que dão disposição no dia a dia
    1. Chá de valeriana

    Remédio para enxaqueca forte caseiro
    Fonte: Pixabay

    O último dos chás para dor de cabeça é o de valeriana. Isso porque a planta é relaxante muscular e oferece alívio para dores em geral.

    Coloque cerca de 2 g de raiz de valeriana em 1 xícara (chá) de água e leve para ferver por 10 minutos. Retire, coe e tome em seguida.

    A infusão é contraindicada para crianças, durante a gravidez e no período de amamentação.

    Como curar a dor de cabeça?

    O nutricionista e terapeuta iridólogo Felipe Félix ensina tratamentos naturais a fim de combater a dor de cabeça:

    Do mesmo modo, o Doutor Dayan Siebra recomenda 4 remédios caseiros para aliviar o sintoma:

    • Logo depois, confira Mel com canela: para que serve, benefícios e como consumir

    O que é bom para passar a dor de cabeça rápido?

    Remédio para enxaqueca forte caseiro
    Fonte: Freepik @gpointstudio

    Além dos chás para dor de cabeça, há outras formas caseiras de aliviar o sintoma:

    • Massageie a cabeça: faça movimentos circulares em pontos como as têmporas, a nuca e o topo da cabeça. Desse modo, a tensão se alivia;
    • Use compressas frias ou quentes: no caso de enxaqueca, vale aplicar gelo no local onde sente a dor. Mas, se o incômodo for decorrente de tensão, a compressa ou um banho quente pode ajudar a relaxar;
    • Acalme a respiração: está respirando de forma ofegante? Ou seus batimentos cardíacos estão acelerados? Então, respire fundo e de maneira mais consciente;
    • Faça repouso: procure um lugar escuro e silencioso para isso, principalmente se tiver enxaqueca.
    • Tome café: afinal, como vimos, a cafeína pode combater a dor de cabeça de modo natural.

    Ao mesmo tempo, o neurologista Willian Rezende dá dicas para curar dor de cabeça:

    • Além disso, leia Benefícios do kombucha: como fazer e manter a bebida

    O que pode ser dor de cabeça muito forte?

    Remédio para enxaqueca forte caseiro
    Fonte: Pixabay

    A dor de cabeça é muito comum e qualquer pessoa pode sofrer do sintoma. No entanto, como saber quando é a hora de procurar um médico?

    Um indício é quando a dor é muito forte, persiste por mais de 15 dias e dura mais de 4 horas ao dia. Nesses casos, aliás, o mal pode ser latejante ou pulsante.

    Além disso, quando a dor de cabeça forte vem junto com febre, erupção cutânea e redução do nível de consciência, pode ser sintoma de um problema neurológico mais grave. Dessa forma, procure um especialista com urgência.

    • E mais Dia Mundial da Trombose: conheça os sintomas e o tratamento

    Conclusão

    Hortelã, camomila, cravo, boldo, gengibre, cúrcuma, lavanda, orégano, chá-preto e lavanda são fáceis de encontrar em supermercados e lojas de produtos naturais. Além disso, muitas dessas plantas são comuns nos jardins das casas brasileiras.

    Então, da próxima vez que o sintoma te incomodar, você já conhece os chás para dor de cabeça que podem resolver o seu problema! Assim, você dispensa ou diminui o uso de remédios.

    Por fim, que tal acompanhar nosso canal de Saúde? Lá você encontra outros chás poderosos e remédios caseiros para tratar doenças e promover bem-estar.

    Remédio para enxaqueca forte caseiro

    Quem é Lucas Santos, participante de A Fazenda 2022?

    Conheça o Lucas Santos, o ator e cantor que vai competir pelo prêmio de R$ 1,5 milhão de A Fazenda 2022. Confira!

    Remédio para enxaqueca forte caseiro

    Quem é Deolane Bezerra, participante de A Fazenda 2022? Veja fotos e perfil do Instagram

    Deolane Bezerra é uma advogada criminalista, DJ e influencer que já se envolveu em diversas polêmicas ao longo de sua carreira. Conheça a participante de A Fazenda 2022

    Remédio para enxaqueca forte caseiro

    Quem é Iran Malfitano, participante de A Fazenda 2022?

    Conheça Iran Malfitano, o ator e paraquedista que vai competir pelo prêmio de R$ 1,5 milhão no reality A Fazenda 2022

    Remédio para enxaqueca forte caseiro

    Quem é Thomaz Costa de A Fazenda 2022? Tudo sobre o participante!

    Thomaz Costa é famoso por ter participado da novela Carrossel e do Ilha Record 2. Saiba mais sobre o peão de A Fazenda 2022!

    Remédio para enxaqueca forte caseiro

    Quem é Pétala Barreiros, participante de A Fazenda 2022?

    Conheça a Pétala Barreiros, a influenciadora digital que vai competir pelo prêmio de R$ 1,5 milhão de A Fazenda 2022. Confira!

    Remédio para enxaqueca forte caseiro

    Quem é Deborah Albuquerque, participante de A Fazenda 2022?

    Depois de ficar em 2º lugar no Power Couple 5, Deborah Albuquerque agora faz parte do elenco de A Fazenda 2022

    Remédio para enxaqueca forte caseiro

    Quem é Rosiane Pinheiro, participante de A Fazenda 2022?

    Conheça a Rosiane Pinheiro, a dançarina e repórter que vai competir pelo prêmio de R$ 1,5 milhão de A Fazenda 2022

    Remédio para enxaqueca forte caseiro

    Quem é Ruivinha de Marte de A Fazenda 2022? Tudo sobre a participante!

    Conheça Ruivinha de Marte, influenciadora de Manaus que vai competir pelo prêmio de R$1,5 milhão em A Fazenda 2022

    Remédio para enxaqueca forte caseiro

    Quem é Ellen Cardoso, a Moranguinho, participante de A Fazenda 2022?

    Conheça Ellen Cardoso, a dançarina e esposa de Naldo Benny que vai competir pelo prêmio de R$1,5 milhão em A Fazenda 2022

    Remédio para enxaqueca forte caseiro

    Quem é Bruno Tálamo, participante de A Fazenda 2022?

    Conheça Bruno Tálamo, jornalista e repórter do “A Tarde É Sua” que vai competir pelo prêmio de R$1,5 milhão em A Fazenda 2022

    Remédio para enxaqueca forte caseiro

    Quem é Pelé Milflows, participante de A Fazenda 2022?

    Conheça Pelé Milflows, rapper e ex-integrante do 1Kilo que vai competir pelo prêmio de R$1,5 milhão em A Fazenda 2022

    Remédio para enxaqueca forte caseiro

    Vini Buttel: quem é o novo participante de A Fazenda 2022?

    Conheça a Vini Buttel, a ex-De Férias Com o Ex 3 e influenciador digital que vai competir pelo prêmio de R$ 1,5 milhão em A Fazenda 2022

    Remédio para enxaqueca forte caseiro

    Quem é Bárbara Borges, participante de A Fazenda 2022?

    Conheça a Bárbara Borges, a atriz que vai competir pelo prêmio de R$ 1,5 milhão de A Fazenda 2022. Confira!

    Remédio para enxaqueca forte caseiro

    Quem é Ingrid Ohara, participante de A Fazenda 2022?

    Conheça a Ingrid Ohara, a apresentadora e influenciadora que vai competir pelo prêmio de R$ 1,5 milhão de A Fazenda 2022

    Remédio para enxaqueca forte caseiro

    Quem é Tati Zaqui, participante de A Fazenda 2022?

    Conheça Tati Zaqui, a cantora e dona do hit “Surtada” que vai competir pelo prêmio de R$1,5 milhão em A Fazenda 2022

    Remédio para enxaqueca forte caseiro

    Quem é André Marinho, participante de A Fazenda 2022?

    Conheça o André Marinho, o cantor e apresentador que vai competir pelo prêmio de R$ 1,5 milhão de A Fazenda 2022. Confira!

    Remédio para enxaqueca forte caseiro

    Quem é Tiago Ramos, participante de A Fazenda 2022?

    Conheça Tiago Ramos, o influenciador e ex-namorado da mãe de Neymar que vai competir pelo prêmio de R$1,5 milhão em A Fazenda 2022

    Remédio para enxaqueca forte caseiro

    Quem é Shayan Haghbin, participante de A Fazenda 2022?

    Conheça o Shayan Haghbin, o empresário e investidor que vai competir pelo prêmio de R$ 1,5 milhão de A Fazenda 2022

    Remédio para enxaqueca forte caseiro

    Quem é Alex Gallete, participante de A Fazenda 2022?

    Conheça o Alex Gallete, ator e apresentador que vai competir pelo prêmio de R$ 1,5 milhão de A Fazenda 2022. Confira!

    Remédio para enxaqueca forte caseiro

    Quem é Kerline Cardoso, participante de A Fazenda 2022?

    Conheça a Kerline Cardoso, a ex-bbb 21 e influenciadora digital que vai competir pelo prêmio de R$ 1,5 milhão em A Fazenda 2022

    Remédio para enxaqueca forte caseiro

    Enquete Fashion Bubbles A Fazenda 2022: vote e veja na parcial atualizada quem sai na 1ª Roça

    A Enquete Fashion Bubbles A Fazenda 2022 aponta quem fica e quem sai na 1ª Roça, Bruno Tálamo, Deborah Albuquerque ou Tiago Ramos

    Remédio para enxaqueca forte caseiro

    Quem sai de A Fazenda 2022: parcial da Enquete UOL, atualizada agora, indica o eliminado da 1ª Roça

    Com as parciais da Enquete UOL e da Enquete Fashion Bubbles, você consegue ter uma previsão de quem sai e quem fica em A Fazenda 2022 no dia 22/09

    Remédio para enxaqueca forte caseiro

    1ª Roça + Votação Enquete A Fazenda 2022 R7: Bruno, Deborah ou Tiago Ramos, quem fica?

    A 1ª Roça de A Fazenda 2022 está formada e tem Bruno Tálamo, Deborah Albuquerque e Tiago Ramos. Quem você quer que fique? Vote na Enquete e saiba quem sai!

    O que fazer para aliviar uma enxaqueca muito forte?

    Coloque gelo na região dolorida e beba bastante água; Faça refeições moderadas, evitando a ingestão de alimentos desencadeantes; Descanse, mas não prolongue seu sono para além do horário habitual; Faça da atividade física uma rotina, porém, evite exercícios em dias muito quentes.

    Como eliminar a dor de cabeça em 3 minutos?

    Banhos, chás e até café são algumas dicas preciosas de como eliminar a dor de cabeça em 3 minutos sem necessidade de medicamentos.

    Que remédio caseiro é bom para dor de cabeça de enxaqueca?

    Melhores chás para a dor de cabeça.
    Chá de camomila. ... .
    Chá de hortelã ... .
    Chá de lavanda. ... .
    Chá de orégano. ... .
    Chá de valeriana. ... .
    Chá de boldo. ... .
    Chá de gengibre. ... .
    Chá de cravo..

    Como se livrar da enxaqueca naturalmente?

    Beber muita água e comer pimentas são alternativas naturais de remédio para enxaqueca e outros tipos de dor de cabeça.
    1.1. Alimentos ricos em magnésio..
    1.2. Água..
    1.3. Pimentas..
    1.4. Gengibre..
    1.5. Óleo essencial de hortelã-pimenta..
    1.6. Açafrão-da-terra..