Quando devo dar remédio de verme para o meu filho?

Quando se trata da saúde das crianças, os pais não podem descuidar. É que, muitas vezes, elas estão mais suscetíveis a problemas. As verminoses, por exemplo, são muito comuns nas crianças e precisam ser tratadas de maneira adequada. Veja a seguir quais os principais sintomas e como proceder nestes casos:

Cuidados

Os parasitas podem ser transmitidos de várias maneiras, como por meio da ingestão de alimentos mal lavados ou mal cozidos. Colocar as mãos sujas na boca e descuidar da higiene pessoal são outras maneiras de fácil contaminação.

Leia ainda: Métodos para aliviar a dor do parto normal

Sintomas

Cada parasitose possui alguns sintomas específicos, mas de maneira geral elas provocam desnutrição, anemia, diarreia, dor de barriga, vômito, falta de vontade de comer ou então vontade de se alimentar de coisas estranhas e não comestíveis, dificuldade para o ganho de peso. Estes sintomas prejudicam o desenvolvimento da criança e também seu desempenho escolar.

O diagnóstico correto

Muitas vezes, os pais acabam confundindo os sintomas das verminoses com sintomas de outros problemas comuns nas crianças. Mas, o diagnóstico exato deve ser feito pelo médico, que vai solicitar um exame de fezes capas de detectar se o pequeno está ou não com vermes.

Quando devo dar remédio de verme para o meu filho?
Foto: Divulgação.

Automedicação

A automedicação não é indicada para nenhum problema relacionado aos bebês, incluindo a suspeita ou a confirmação de verminose. Caso o resultado do exame de fezes seja positivo, o médico será capaz de prescrever o medicamento mais adequado, bem como a dose.

Prevenção

Prevenir as verminoses é um tarefa que deve ser incentivada pelos pais. As crianças devem lavar bem as mãos – inclusive entre os dedos e as unhas –, ter as unhas cortadas regularmente, os brinquedos limpos regularmente, os alimentos lavados e preparados adequadamente. Os pequenos devem ainda evitar andar descalços.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

  • 14/12/2016
  • Higiene, Saúde

Quando devo dar remédio de verme para o meu filho?

Todo mundo fala que é preciso dar remédio de vermes para as crianças, pelo menos uma vez ao ano. E é bem comum as crianças “pegarem” esses parasitas. Elas são tão cheias de energia e mexem em tudo, muitas vezes levam as mãos à boca antes de lavar, enfim, mães não conseguem controlar tudo ao seu redor, não é mesmo?

Anúncio

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Não é como se as crianças fizessem intencionalmente, mas ao entrar em contato com os ovos de vermes e colocar suas mãos na boca e engoli-los, esses ovos vão direto para o intestino delgado. Isso pode acontecer se o seu filho entrar em contato com pessoas com vermes ou com pó, brinquedos ou roupas de cama infectadas por vermes.

Uma vez alojado no intestino delgado do seu filho, esses ovos se chocam e colocam mais ovos em torno do ânus do seu filho. Isso faz com que a criança sinta coceira nessa região. Se o seu filho coçar o ânus e depois tocar a boca, ele pode engolir novamente os ovos, fazendo com que este ciclo se repita.

Se essa criança tocar em outros objetos da casa sem lavar as mãos, os ovos podem se espalhar para outras pessoas também.

Alguns sintomas que se seu filho pode estar com vermes

  • Alteração no trânsito intestinal da criança com diarreia frequente ou prisão de ventre;
  • Barriga inchada, que não desaparece após massagem abdominal;
  • Dificuldade para dormir, pois a coceira é maior durante a noite;
  • Presença de vermes ou pontinhos brancos nas fezes, lençóis e roupa íntima;
  • Diminuição do apetite e da vontade para brincar devido à dor de barriga;
  • Febre abaixo de 38º C constante;
  • Anemia provocada por alguns vermes que sugam sangue no intestino.

Diagnóstico de vermes

Alguns exames podem ser feitos pelo médico ou então em laboratório. Exames de fezes são fundamentais para identificar o tipo de verme está alojado no corpo da criança. O pediatra pode pedir um exame de sangue para avaliar a extensão da doença.

Outro exame, não tão comum, mas que é possível fazer é quando o médico poderá utilizar o “teste de fita adesiva”. Isso envolve a colocação de fita adesiva sobre o ânus da criança, removendo-a e depois colocando-a em um slide de vidro. Quando o médico ou outro profissional olha para o slide sob um microscópio em um laboratório, eles podem ver se há ovos ou vermes.

Maneira de prevenir

Quando devo dar remédio de verme para o meu filho?

  • Lavar as mãos antes das refeições, antes de manipular e preparar alimentos, antes de cuidar das crianças, após ir ao banheiro ou trocar fraldas.
  • Andar sempre que possível com os pés calçados.
  • Cozinhar bem os alimentos (principalmente carne de porco).
  • Lavar com água potável os alimentos que são consumidos crus e deixá-los de molho em água com hipoclorito de sódio a 2,5% (conforme recomendação do fabricante).
  • Beber somente água fervida ou filtrada.
  • Manter a casa limpa, assim como o terreno ao redor.
  • Conservar as mãos sempre limpas e as unhas aparadas e limpas.
  • Evitar colocar a mão na boca.
  • Não deixar as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída.

Tratamento para vermes em crianças

Normalmente a doença é tratada com vermífugo, mas apesar de ser uma doença comum da infância, é preciso a recomendação do pediatra, afinal de contas, ele pode atestar se a criança está realmente com vermes ou não. Existem várias espécies de parasitas intestinais e o pediatra é a melhor pessoa para indicar o medicamento para tratar a parasita que está no seu filho.

A partir de quantos anos posso oferecer o  remédio de vermes?

Quando devo dar remédio de verme para o meu filho?

Antes dos dois anos, o remédio de vermes só recomendado mediante a prescrição médica. Segundo o médico da Catarina, o vermífugo é prescrito quando a criança apresenta um quadro que aponte a necessidade, por exemplo, residir em um lugar onde a higiene seja precária. Serão feitos exames de sangue para averiguar a real necessidade. Antes de dar algum remédio, melhor é sempre consultar o pediatra.

Após os dois anos, é comum que os pediatras recomendem dar para a criança algum remédio de vermes. Normalmente, a dosagem é anual. Antes de dar um remédio de vermes comprado na farmácia, consulte o pediatra para ter certeza de que aquele é o que realmente seu filho precisa. Senão, ele irá recomendar o vermífugo mais adequado.

Quando devo dar remédio de verme para o meu filho?

Sou uma mulher que acredita em Deus desde criança. Sempre sonhei em casar e ter filhos. Sou esposa e mãe, apaixonada por leitura e culinária. Founder do Mamãe & Cia.

Quando deve dar remédio de verme para criança?

De fato, a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os grupos com maior risco para as parasitoses tomem remédios contra vermes periodicamente – e este é o caso de crianças de 1 a 14 anos de idade e trabalhadores com risco ocupacional, como mineradores e agricultores.

Como saber se meu filho está com verme?

Assinale a seguir os sintomas que a criança apresenta e saiba se ela pode estar com vermes:.
1.Dor abdominal constante. ... .
2.Barriga inchada ou excesso de gases. ... .
3.Cansaço frequente sem razão aparente. ... .
4.Coceira no ânus. ... .
5.Períodos de diarreia, intercalados com prisão de ventre. ... .
6.Presença de pequenos pontos brancos nas fezes..

Qual a data certa para tomar remédio de verme?

Pessoas em áreas com prevalência de parasitoses acima de 20% devem receber tratamento anualmente e se a prevalência for maior que 50% elas devem receber tratamento a cada 6 meses.

Quantas vezes no ano a criança deve tomar remédio para verme?

Em áreas com prevalência superior a 50% dessas doenças causadas por helmintos – ou seja, por vermes – é recomendado o tratamento até duas vezes ao ano.