São gases controlados em uma atmosfera modificada para armazenamento de frutas?

Ambos sistemas possuem o mesmo objetivo: armazenamento e conservação das frutas e hortaliças visando o prolongamento da vida útil, sem que ocorram perdas significativas na qualidade do produto. A diferença está onde e quando cada uma delas é utilizada.

A atmosfera controlada é utilizada nos packing houses, ou seja, nas casa de embalagem. Nestes ambientes, as frutas e hortaliças são selecionadas, higienizadas, classificadas e armazenadas durante muitos meses em câmaras frias em condições de atmosfera controlada, onde há controle rígido dos níveis de oxigênio (O2) e dióxido de carbônico (CO2). Quando reduzimos os níveis de oxigênio e aumentamos os níveis de dióxido de carbônico, por exemplo, no ambiente em torno da fruta ou hortaliça, observa-se uma diminuição no processo respiratório. E, quando reduzimos a taxa de respiração, aumentamos o tempo de armazenamento do produto. Esta tecnologia está muito desenvolvida no segmento de hortifruti, e no caso da maçã, por exemplo, já é usada em todo o mundo.

Logo, a atmosfera modificada é a utilização de uma embalagem onde a atmosfera dentro desta embalagem é modificada ou alterada visando a formação de uma atmosfera ideal de armazenamento. Esta modificação pode ocorrer de forma ativa, através da introdução de gases na embalagem ou utilizando-se absorvedores de gases. Ou de forma passiva, onde a modificação da atmosfera interior ocorre de forma natural, devido a interação entre a respiração do produto e a permeabilidade seletiva a gases da embalagem.

Embalagem de alimentos em atmosferas modificadas ou controladas

Uma atmosfera controlada é entendida como a conservação ou armazenamento de um produto (normalmente frutas e vegetais) numa atmosfera empobrecida em oxigênio e enriquecida em dióxido de carbono. A composição do ar ajusta-se com precisão aos requisitos do produto armazenado, permanecendo constante numa câmara durante todo o processo.

Esta técnica associada ao frio aumenta o efeito da refrigeração na atividade vital dos tecidos vegetais, evitando certos problemas fisiológicos e reduzindo as perdas devido à podridão.

Mas a ação da atmosfera na respiração das frutas ou vegetais é muito mais importante do que a ação de baixas temperaturas. Esta atmosfera controlada retarda as reações bioquímicas, causando respiração mais lenta, retardando o amadurecimento, estando o fruto em condições latentes, com a possibilidade de uma reativação vegetativa quando o fruto for colocado numa atmosfera normal.

Vantagens de manter os alimentos num ambiente controlado:

• Prolongamento do período ideal de conservação entre 40 e 60%, comparado com a conservação numa atmosfera normal.

• Redução de alterações e podridões típicas de armazenamento a 0 ° C, pois permite o aumento da temperatura.

• Redução de perdas por peso.

• Efeito fungicida devido à alta concentração de CO2.

• O desenvolvimento de microrganismos é retardado.

• Não deixa resíduos no produto tratado.

• O uso de aditivos e conservantes é minimizado.

• As características organolépticas são mantidas.

• Misturas de odores no local de armazenamento são evitadas.

Desvantagens da conservação numa atmosfera controlada:

• Alto investimento inicial.

• Mantem a composição adequada da atmosfera.

• Necessidade de instrumentos tecnológicos elevados para o seu controlo.

• Limitações de abertura da câmara.

• Aumento do problema de incompatibilidades entre variedades como resultado de diferentes condições de conservação.

• Novas fisiopatias e alterações típicas de atmosferas controladas.

Embalagem de alimentos em atmosfera controlada.

A tecnologia de embalagem com atmosfera controlada é derivada da tecnologia de atmosfera controlada usada para prolongar a vida útil de frutas e legumes armazenados a granel. Como explicado acima, estes armazéns herméticos estão equipados com sistemas que controlam a composição da atmosfera gasosa no interior.

Em embalagens de atmosfera controlada, o uso de filmes de embalagem seletivamente permeáveis ​​e a composição conhecida do gás introduzido na embalagem fornece uma atmosfera interna com uma composição desejada durante a vida útil do produto. No recipiente fechado, o nível de oxigênio diminuirá e o nível de CO2 aumentará, devido aos efeitos da respiração natural do vegetal cru.

O uso de um filme semipermeável adequado permite a entrada de oxigênio numa quantidade controlada para substituir o oxigênio capturado pelo produto fresco. Quanto menor a permeabilidade do filme, menor será o nível final de oxigênio. A estabilidade será alcançada a uma certa temperatura quando a captação de oxigênio pelo produto for igual à reposição da atmosfera externa.

Sistema de embalagem em atmosfera modificada

É um processo pelo qual um gás inerte ou mistura de gases inertes é substituído no interior do recipiente, cuja função é proteger as características sensoriais e organolépticas dos alimentos.

Os objetivos deste sistema de embalagem são:

• Prolongar a vida útil do produto na loja.

• Ampliar a preservação da qualidade inicial dos alimentos.

• Otimizar a aparência dos alimentos.

Esta técnica baseia-se no uso de nitrogênio sozinho ou misturado com dióxido de carbono e na redução do conteúdo de oxigênio para níveis normais abaixo de 1%. A embalagem de uma mercadoria em atmosfera protegida exige máquinas sofisticadas para remover o ar da câmara de embalagem e trocá-lo por outro gás ou fusão de gases e, em seguida, fechar o produto dentro embalagem, de modo que somente a atmosfera embalagem protetora do produto.


Na técnica de embalagem em atmosfera modificada, existem quatro fatores básicos que devem ser tidos em consideração: a embalagem utilizada, a mistura gasosa, os materiais de embalagem e o equipamento de embalagem.

Em geral, um nível reduzido de oxigênio, juntamente com um nível mais alto de dióxido de carbono e nitrogênio, pode prolongar a vida útil de muitos tipos de alimentos compostos em cinco a seis dias.

O que é atmosfera controlada e modificada?

A atmosfera controlada é uma técnica semelhante à atmosfera modificada, porém há um controle mais rigoroso e preciso das concentrações dos gases no ambiente onde os frutos estão armazenados, que devem ser monitoradas e corrigidas durante todo o período de armazenamento.

O que é atmosfera controlada e atmosfera modificada na conservação de alimentos?

A atmosfera modificada em alimentos é uma técnica utilizada para evitar a proliferação de micro-organismos e para prolongar o tempo de prateleira dos produtos. Essa técnica é aplicada em diversos tipos de produtos.

Quais os efeitos da atmosfera controlada nas frutas e hortaliças?

A Atmosfera Controlada complementa o armazenamento refrigerado, aumentando consideravelmente o período de conservação e garantindo qualidade superior aos frutos, por meio dos seguintes fatores: a) retardo do amadurecimento; b) redução na ocorrência de podridão e distúrbios fisiológicos; c) diminuição da perda de peso e ...

Em que consiste a atmosfera controlada?

Atmosfera controlada (AC) é uma técnica que complementa o armazenamento re- frigerado de frutas, permitindo que, além da temperatura e da umidade relativa, controle-se a concentração dos gases no ambiente da câmara.