Sangramento após relação indica gravidez

O sangramento após relação sexual deve ser olhado com atenção. Após a primeira relação sexual pode acontecer pelo atrito com a mucosa do hímen. Mas quando o sangue aparece de forma frequente após transar, deve ser investigado com ajuda do ginecologista.

O sangue pode surgir por trauma, principalmente quando a penetração ocorre de forma mais vigorosa ou quando a mulher está menos lubrificada e pouco excitada. As mulheres que estão na menopausa e sofrem com atrofia genital e secura vaginal, geralmente se queixam de sangramento pós-coito e devem ser vistas com cuidado.

Mas também pode ser por alguma infecção no colo uterino ou na vagina, causada por bactérias, fungos ou vírus. Assim como “feridas no colo do útero”, que podem ser glândulas cervicais normais (chamada de ectopia) ou causadas pelo vírus HPV, por exemplo.

Há chance de sangramento após o coito se a mulher estiver próximo do período menstrual ou quando tem “spoting” ou “escape” com o uso de pílula. Do mesmo jeito, se está com DIU não hormonal ou o hormonal, o sangramento pode acontecer.

Outras causas que devem ser levantadas são a presença de mioma, de pólipos uterinos ou no canal do colo do útero e até mesmo de câncer ginecológico (no útero, no colo do útero ou na vagina).

Não se pode esquecer de pensar na possibilidade de gravidez, quando a mulher apresentar sangramento e estiver na idade fértil, sem contracepção.

Então, como se pode observar, a origem de um sangramento genital após o sexo tem que ser checada em conjunto com o ginecologista. A suspeita de onde vem o sangue, vai depender da quantidade, da coloração, se associado a dor ou não, da frequência que ocorre e das situações envolvidas. Importante a mulher notar se tem dor pélvica, febre e alterações na secreção vaginal. Provavelmente alguns exames complementares serão necessários, como colher o Papanicolaou, colposcopia e ultrassonografia transvaginal para ajudar no diagnóstico.

O sangramento pós-relação vai ser um sinal de alerta. Se achar a quantidade do sangue muito aumentada ou vermelho vivo, associado a dor, deve procurar um atendimento mais rápido, talvez até um Pronto Socorro.

Saúde

31 de outubro de 2017

Sangramento após relação indica gravidez

Segundo pesquisa, 63% das mulheres relatou apresentar corrimento transparente de aparência elástica, 18% relatou apresentar corrimento de cor marrom e 11% corrimento rosado

A gestação apresenta importantes sinais, desde os mais acentuados como atraso menstrual, enjoo, tontura, sono descontrolado, entre outros, até os sinais mais sutis, dentre eles, a presença de corrimento. De acordo com pesquisa sobre a percepção dos sintomas de gravidezrealizada pelo portal Trocando Fraldas com 10 mil mulheres de todo o país, 63% das mulheres relatou apresentar corrimento transparente de aparência elástica, 18% relatou apresentar corrimento de cor marrom e 11% corrimento rosado.

O corrimento vaginal de cor rosada, por exemplo, é um sinal de que o óvulo foi fecundado. O corrimento vem acompanhado de uma pequena quantidade de sangue, resultado do contato do espermatozóide com o óvulo. Muitas mulheres percebem este corrimento logo após a relação sexual e algumas apenas após urinar, quando se deparam com uma coloração rosada no papel higiênico. Este pequeno sangramento que pode ocorrer após a fecundação também é conhecido como nidação e pode também ser de cor marrom.

Em caso de quaisquer dúvidas em relação a estar ou não grávida, o ideal é que a mulher faça um teste de gravidez ou marque uma consulta com especialista para tirar a dúvida sobre estar ou não em uma gestação.

Daiana Barasa/Assessoria

Sangramento após relação indica gravidez


Pós–Graduação ao nível de Mestrado na área de Ginecologia junto ao Departamento de Tocoginecologia da Escola Paulista de...

i

Sangramento após relação indica gravidez

Escrito por Redação Minha vida


Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.

Atualizado em 27 de setembro de 2019 Publicado em 12 de novembro de 2014

O sangramento vaginal não é um sintoma de gravidez comum e geralmente é preocupante. No entanto, nem sempre é um sinal de problemas.

As causas do sangramento na gestação podem ser desvendadas de acordo com o período da gestação em que acontecem (primeira ou segunda metade da gravidez).

Sangramento após relação indica gravidez

Sangramento na gravidez

  • Sangramento de implantação: Pode acontecer sangramento normal dentro das primeiras seis a 12 dias de gravidez. Algumas mulheres não percebem que estão grávidas nesse período porque confundem esse sangramento com a menstruação. Geralmente a hemorragia é muito leve e dura de algumas horas a alguns dias. O sangramento de implantação acontece quando o óvulo fertilizado se prende ao revestimento do útero, e essa implantação pode danificar alguns dos vasos sanguíneos da mãe no útero, resultando em uma pequena perda de sangue.
  • Aborto espontâneo: os sangramentos na primeira metade da gestação pode ainda indicar abortamento evitável ou ameaça de aborto que pode evoluir para uma gestação normal ou para um abortamento inevitável no primeiro caso o sangramento é discreto ou moderado acompanhado de cólicas leve. No caso de inevitável o sangramento é intenso, as cólicas são mais fortes e não cedem com analgésicos comuns.
  • Gravidez ectópica: Em uma gravidez ectópica, o embrião fertilizado se implanta fora do útero, geralmente na trompa de Falópio. Outros sintomas da gravidez ectópica são dor na parte inferior do abdômen e tontura.
  • Gravidez molar (também chamada de doença trofoblástica gestacional): Esta é uma condição mais rara em que um tecido anormal cresce dentro do útero, em vez de um embrião. Que pode se transformar embora que raro em tecido canceroso e pode disseminar para outras partes do corpo. Outros sintomas da gravidez molar além de sangramento intenso são náuseas, vômitos e crescimento do útero em desproporção com a idade da gravidez.

Sangramento na segunda metade da gestação tende a ser mais grave, e pode sinalizar um problema com a mãe ou o feto. É necessário buscar ajuda médica o mais rápido possível.

As possíveis causas deste sangramento são:

  • Placenta prévia: este é um evento raro da gravidez, ocorre uma para cada 200 gestações na qual a placenta desenvolve-se na parte mais baixa do útero e cobre toda ou parte da abertura do cérvice uterina. A placenta prévia causa um sangramento geralmente indolor, é uma emergência que requer atenção médica imediata.
  • Descolamento prematuro da placenta: acontece em cerca de 0,5 a 1% das gestações. A placenta se desprende da parede do útero antes ou durante o trabalho de parto, causando um sangramento que as vezes não aparece pela vagina é oculto . Outros sintomas de descolamento prematuro da placenta são dor abdominal, coágulos da vagina e dor nas costas. Emergência obstétrica responsável por altos índices de mortalidade materna e perinatal.
  • Ruptura uterina: em casos raros, uma cicatriz de cesárea anterior pode rasgar durante a gravidez. A ruptura uterina pode ser fatal, e requer uma cirurgia de emergência para retirada do bebê. Outros sintomas de ruptura uterina são dor e sensibilidade no abdômen.
  • Vasa prévia: nessa condição muito rara, os vasos sanguíneos no cordão umbilical ou placenta do bebê em desenvolvimento atravessam a abertura para o canal de parto. Vasa prévia pode ser muito perigosa para o bebê, porque os vasos sanguíneos podem rasgar, fazendo com que o bebê receba menos oxigênio. Outros sinais de vasa prévia incluem baixa frequência cardíaca fetal anormal e sangramento excessivo.
  • Trabalho de parto prematuro: sangramento vaginal no final da gravidez pode ser apenas um sinal de que seu corpo está se preparando para o parto. Alguns dias ou semanas antes do início do trabalho, o muco que cobre a abertura do útero vai passar para fora da vagina, e geralmente terá pequenas quantidades de sangue. Se o sangramento e sintomas do trabalho de parto começarem antes da 37ª semana de gravidez, entre em contato com seu médico imediatamente, pois você pode estar em trabalho de parto prematuro. Outros sintomas de trabalho de parto prematuro incluem contrações, duas ou mais contrações a cada 10 minutos corrimento vaginal, pressão abdominal, e dor na parte inferior das costas.

O sangramento na gravidez após relação sexual é bastante comum, se em pequena quantidade. Ele ocorre por rompimento dos vasos do colo do útero (na parte externa, que não tem contato com o bebê). Caso ele persista por muito tempo, é importante buscar avaliação médica.

As hemorroidas são um problema que podem aparecer na gravidez. O sangramento decorrente delas costuma ser associado ao momento da evacuação e normalmente acompanhado de dor em região anal.

O sangramento na gravidez pode ser um sinal de um problema em qualquer trimestre. Por isso, se ocorrer um sangramento na gravidez, entre contato com seu médico ou médica. Manter o controle de quanto você está sangrando e registrar o tipo de sangue (rosa, marrom ou vermelho; liso ou cheia de coágulos) pode ajudar no diagnóstico. Não use absorvente interno ou tenha relações sexuais enquanto estiver sangrando.

Vá a um pronto-socorro ou ligue para a emergência imediatamente se você está enfrentando algum dos seguintes sintomas, que podem ser sinais de um problema grave:

Lindinalva Giovanni, médica ginecologista e obstetra do laboratório Exame, CRM 36269

Ricardo Luba, médico ginecologista e obstetra, CRM 113528

Fernanda Mauro, médica ginecologista e obstetra da Perinatal, CRM 52995185

O que pode ser um pequeno sangramento depois da relação?

O sangramento vaginal que acontece após relação sexual geralmente é justificado por alguma alteração no colo do útero, seja uma ectopia (alteração histológica considerada normal), seja já uma alteração precursora do colo. Não esquecendo das causas infecciosas bacterianas que podem atingir o colo e a vagina.

É normal ter sangramento após a relação?

Não é normal ter sangramento na relação sexual. Nem durante nem depois. Portanto, se você apresentar esse sinal, especialmente junto a sintomas de dores na relação, procure seu ginecologista para uma avaliação.

Quais os sinais que o óvulo foi fecundado?

Os sintomas de fecundação nem sempre estão presentes e podem ser difíceis de identificar, porém os mais comuns são:.
Leve cólica abdominal no 6º ou 7º dia após o período fértil;.
Corrimento rosado até 3 dias depois da relação;.
Cansaço e sonolência;.
Dor de cabeça leve e persistente;.
Seios inchados e doloridos..

Qual é a cor do sangue no início da gravidez?

Logo no início da gestação é comum ocorrer o sangramento chamado de sangramento de implantação ou nidação, que costuma ser leve e rosado, mas também pode ter cor avermelhada.