Quem tem hipotireoidismo tem tireoidite de Hashimoto?

A tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune na qual o sistema imune ataca as células da tireoide, causando uma inflamação dessa glândula, o que geralmente resulta em um hipertireoidismo passageiro que depois é seguido por um hipotireoidismo.

De fato, este tipo de tireoidite é uma das causas mais comuns do hipotireoidismo, especialmente em mulheres adultas, causando sintomas como cansaço excessivo, queda de cabelo, unhas quebradiças e até falhas de memória.

Na maioria das vezes, a doença começa com um aumento indolor da tireoide e, por isso, pode ser identificada apenas durante um exame de rotina no médico, mas em outros casos, a tireoidite pode causar uma sensação de bola no pescoço, que não causa nenhuma dor à palpação. Em qualquer um dos casos, o tratamento com um endocrinologista deve ser iniciado o mais cedo possível para regular o funcionamento da glândula e evitar o surgimento de complicações.

Principais sintomas

Os sintomas mais comuns da tireoidite de Hashimoto são exatamente os mesmo do hipotireoidismo, por isso, é comum apresentar:

  • Aumento fácil de peso;
  • Cansaço excessivo;
  • Pele fria e pálida;
  • Prisão de ventre;
  • Baixa tolerância ao frio;
  • Dores musculares ou articulares;
  • Ligeiro inchaço da parte da frente do pescoço, no local da tireoide;
  • Cabelo e unhas mais fracos.

Este problema é mais comum nas mulheres e a sua descoberta normalmente é feita entre os 30 e os 50 anos de idade. Inicialmente, o médico pode diagnosticar apenas um hipotireoidismo e, após fazer outros exames, identificar a inflamação da tireoide chegando no diagnóstico da tireoidite de Hashimoto.

O que causa a tireoidite de Hashimoto

Ainda não se conhece a causa específica para o surgimento da tireoidite de Hashimoto, no entanto é possível que seja provocada por uma alteração genética, já que é possível que a doença apareça em várias pessoas da mesma família. Já outros estudos apontam que este tipo de tireoidite pode ser iniciada após a infecção por um vírus ou bactéria, que acaba provocando uma inflamação crônica da tireoide.

Embora não exista um causa conhecida, a tireoidite de Hashimoto parece ser mais frequente em pessoas com outras alterações endócrinas como diabetes tipo 1, mau funcionamento da glândula adrenal ou outras doenças auto-imunes como anemia perniciosa, artrite reumatoide, síndrome de Sjögren, doença de Addison ou lúpus, e outras como déficit de ACTH, câncer de mama, hepatite e presença de H. pylori.

Como confirmar o diagnóstico

A melhor forma de diagnosticar a tireoidite de Hashimoto é consultar um endocrinologista e realizar o exame de sangue que avalia a quantidade de T3, T4 e TSH, além da pesquisa dos anticorpos antitireoidianos (anti-TPO). No caso de tireoidite, a TSH geralmente está normal ou aumentada.

Algumas pessoas podem apresentar os anticorpos antitireoidianos mas não apresentar nenhum sintoma, sendo considerados portadores de tireoidite auto-imune subclínica e por isso não necessitam de tratamento.

Conheça mais sobre os exames que avaliam a tireoide.

Como é feito o tratamento

O tratamento normalmente só é indicado quando há alterações dos valores de TSH ou quando surgem sintomas, sendo normalmente iniciado com a reposição hormonal feita com o uso de Levotiroxina por 6 meses. Após esse tempo, geralmente é preciso voltar ao médico para reavaliar o tamanho da glândula e realizar novos exames para saber se é preciso ajustar a dose do remédio.

Nos casos em que existe dificuldade para respirar ou comer, por exemplo, devido ao aumento do volume da tireóide, pode ser indicado a realização de cirurgia para retirar a glândula, chamada tireoidectomia.

Como deve ser a dieta

A alimentação também pode afetar bastante a saúde da tireoide e, dessa forma, é recomendado fazer uma dieta saudável e com alimentos ricos em nutrientes bons para o funcionamento da tireoide como iodo, zinco ou selênio, por exemplo. Veja uma lista dos melhores alimentos para a tireoide.

Veja no vídeo a seguir mais dicas sobre como adequar a alimentação pode ajudar no funcionamento adequado da tireoide:

Possíveis complicações da tireoidite

Quando a tireoidite provoca alteração na produção de hormônios e não é tratada adequadamente, podem surgir algumas complicações para a saúde. As mais comuns incluem:

  • Problemas cardíacos: pessoas com hipotireoidismo não controlado têm maiores chances de apresentar níveis de LDL elevado no sangue, o que aumenta o risco de problemas cardíacos;
  • Problemas de saúde mental: por diminuição da produção de hormônios da tireoide, o organismo perde energia e por isso a pessoa se sente mais cansada, contribuindo para alterações do humor e até surgimento de depressão;
  • Mixedema: esta é uma condição rara que geralmente surge em casos muito avançados de hipotireoidismo, levando ao inchaço do rosto e até a sintomas mais graves como ausência completa de energia e perda de consciência.

Assim, o ideal é que sempre que se desconfie de tireoidite se procure um endocrinologista para fazer os exames necessários e iniciar o tratamento o mais cedo possível.

Quem tem hipotireoidismo pode ter tireoidite de Hashimoto?

Apesar da falta de ingestão de iodo ser uma das causas do desenvolvimento do hipotireoidismo, seu consumo em excesso pode desenvolver a Tireoidite de Hashimoto.

Qual a diferença entre hipotireoidismo e tireoidite de Hashimoto?

O hipotireoidismo é o nome da síndrome relacionada a redução dos níveis circulantes de hormônio da tireoide, enquanto tireoidite de Hashimoto é uma das causas de hipotireoidismo (nesse caso, uma doença autoimune que leva à "destruição" da tireoide por anticorpos produzidos pelo próprio paciente).

Como a tireoidite de Hashimoto pode levar ao hipotireoidismo?

Na tireoidite de Hashimoto, o organismo fabrica anticorpos contra as células da tireoide. Esses anticorpos provocam a destruição da glândula ou a redução da sua atividade, o que pode levar ao hipotireoidismo por carência na produção dos hormônios T3 e T4.

Quem tem hipertireoidismo pode ter Hashimoto?

A tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune na qual o sistema imune ataca as células da tireoide, causando uma inflamação dessa glândula, o que geralmente resulta em um hipertireoidismo passageiro que depois é seguido por um hipotireoidismo.