Quem foi favorecido e quem foi prejudicado com a abertura dos portos?

História do Brasil e do Mundo


Quem foi favorecido e quem foi prejudicado com a abertura dos portos?
Independência do Brasil
OBSERVAÇÃO: Procure estudar esse assunto através do gráfico acima.

1 - Procure interpretar a "charge" de Miguel Paiva, analisando sua versão da Independência do Brasil.

2- Ao proclamarem a sua independência, as colônias espanholas da América optaram pelo regime republicano, seguindo o modelo norte-americano. O Brasil optou pelo regime monárquico:

a) pela grande popularidade desse sistema de governo entre os brasileiros.
b) porque a República traria forçosamente a abolição da escravidão, como ocorrera quando da proclamação da independência dos Estados Unidos.
c) como conseqüência do processo político desencadeado pela instalação da corte portuguesa na colônia.
d) pelo fascínio que a pompa e o luxo da corte monárquica exerciam sobre os colonos.
e) em oposição ao regime republicano português implantado pelas cortes.

3- “A independência do Brasil, proclamada em 1822, foi reconhecida pelos Estados Unidos da América em maio de 1824 e por várias nações européias até o ano de 1826". Em sua opinião, qual foi a razão dessa demora e qual a relação que tem com o Congresso de Viena (1815)?

4- A vinda da família real para o Brasil, em 1808, alterou a vida e a dinâmica da colônia, bem como da nobreza, ao transformar o Rio de Janeiro no centro de decisões do Império português.

a) Qual o papel da França e da Inglaterra no contexto político internacional em que ocorreu a transferência da família real para o Brasil?

b) Identifique quem foi favorecido e quem foi prejudicado com a abertura dos portos, decretada por D. João e explique por quê.

5- Leia a declaração. Como é para o bem do povo e felicidade geral da nação, estou pronto; diga ao povo que fico. ("D. Pedro, Príncipe Regente, 9 de janeiro de 1822".)

a) Qual o significado da decisão tomada pelo Príncipe Regente?

b) Explique o que foi a Revolução do Porto, iniciada em 1820, e aponte suas conseqüências para a porção americana do Império Português.


- Reino Unido De Portugal E Algarves
Por que o Brasil foi elevado a reino unido?Até 1815, o Brasil foi tão-somente uma colônia de Portugal. Daquele ano em diante, até 1822, quando seria proclamada nossa independência, passamos a carregar o título de Reino Unido a Portugal e Algarves....

- Update: Independência Do Brasil (comemoração) 7 De Setembro De 1822
D. Pedro I A independência do Brasil, enquanto processo histórico, desenhou-se muito tempo antes do príncipe regente Dom Pedro I proclamar o fim dos nossos laços coloniais às margens do rio Ipiranga. De fato, para entendermos como o Brasil se tornou...

- A Independência Do Brasil E O 1º Reinado
Prof.º Leonardo Castro Na primeira década do século XIX, os exércitos de Napoleão Bonaparte varreram a Europa. Decidido a dominar a Europa, Napoleão, em 1806, decretou o Bloqueio Continental, a fim de sufocar economicamente a Inglaterra. A Corte...

- O Movimento Pela Independência No Brasil
Acclamation de Don Pedro 1er Empereur du Brésil: au Camp de Sta Anna, à Rio de Janeiro [Aclamação de Dom Pedro, primeiro emperador do Brasil: no Campo de Santana, Rio de Janeiro], em Voyage pittoresque et historique au Brésil [Viagem pitoresca e...

- O Grito Do Ipiranga
Grito do Ipiranga Acontecimento ocorrido a 7 de Setembro de 1822 que simboliza a independência do Brasil. Na sequência de diversos conflitos de poderes entre as Cortes e a administração da colónia, o príncipe português D. Pedro (o futuro D. Pedro...

História do Brasil e do Mundo

.

Alunos do 2º ano.

Segue a correção do exerecício do módulo 35.

1- a) Qual o papel da França e da Inglaterra no contexto político internacional em que ocorreu a transferência da família real para o Brasil?

R: A França era governada por Napoleão Bonaparte, que pretendia derrotar a Inglaterra, a qual havia passado pela Revolução Industrial. Para isso, Napoleão decretou o Bloqueio Continental. Dom João VI, de Portugal, foi impressionado a aderir ao bloqueio. Assim, com a ajuda inglesa, Dom João decidiu transferir a Corte portuguesa para o Rio de Janeiro.

b) Identifique quem foi favorecido e quem foi prejudicado com a abertura dos portos, decretada por D. João e explique o porquê.

R: A abertura dos portos beneficiou a Inglaterra, que pôde vender seus produtos industrializados com facilidade. Comerciantes brasileiros também se beneficiaram, pois puderam, a partir de então, manter contatos comerciais com outros países. No entanto, a burguesia portuguesa foi prejudicada ao perder a exclusividade do comércio colonial.

2- a) Cite duas medidas adotadas pelo regente D. João que contribuíram para o estabelecimento de bases para a formação de um império luso-brasileiro na América.

R: Dom João reorganizou a administração do Brasil, criando os ministérios do Reino, da Marinha e Ultramare da Guerra e Estrangeiros, além de outros órgãos de administração pública e justiça portuguesas. Outro aspecto importante se refere ao ano de 1815, quando o Brasil foi elevado à categoria de Reino, e todos os domínios portugueses passaram a ser chamados de Reino Unidos de Portugal, Brasil e Algarves. Com essa decisão, oficializava-se a emancipação política da colônia, pois a autonomia do Brasil foi reconhecida diante de Portugal.

b) A despeito da transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro ter sido analisada como mera fuga frente à invasão francesa em Portugal, estudos têm revelado que a ideia da mudança para o Brasil não era nova. Cite dois argumentos apresentados por aqueles que, já no século XVIII, defendiam essa medida.

R: Muitos homens públicos portugueses defendiam a viagem ao Brasil como a única saída para a crise que assolava o país. Com a vinda ao Brasil, a Coroa portuguesa preservaria a parte mais rica de suas possessões e garantiria a dinastia de Bragança. Além disso, caso Dom João decidisse aceitar as determinações francesas, corria o riscomde perder parte de suas colônias para os ingleses, que certamente fariam planos para invasões.

3-Que atividades os escravos cariocas desenvolviam no começo do século XIX? Compare essas atividades com as que eram realizadas pelos escravos nos engenhos.

R: Nas casas e sobrados, os escravos realizavam muitas atividades domésticas, incluindo pega água em chafarizes e jogar lixo nas praias, valas ou lugares desertos e recolher vasos contendo excrementos acumulados nas casas. Mas havia outras atividades para os escravos, como trabalhar nas ruas vendendo todo tipo de mercadoria (aves, verduras, legumes, doces, bebidas, etc). Outros montavam barracas em locais movimentados, oferencendo seus produtos. Também existiam os chamados escravos de ganho e os escravos de aluguel. Esse tipo de situação não acontecia entre os escravos nos engenhos, que estavam restritos aos trabalhos na lavoura e na produção de açúcar.

4- O crescimento da cidade do Rio de Janeiro beneficiou a população mais pobre? Justifique.

R: Houve a exclusão dos moradores pobres, que se mudaram para terrenos baldios mais distantes, onde foram construídos casas simples de madeira. Adotaram-se também medidas para segurança das pessoas consideradas "ilustres", com o aumento do policiamento para reprimir furtos ou quaisquer manifestações populares.

5- a) Qual o significado da decisão tomada pelo príncipe regente?

R: Com essa decisão, Dom Pedro, demonstrava contrariar as Cortes de Lisboa, que pediam seu retorno a Portugal. As tensões entre as Cortes e dom Pedro fazem parte do processo que conduziu o Brasil à independência.

b) Explique o que foi a Revolução do Porto, iniciada em 1820, e aponte suas consequências para a porção americana do Império português.

R: A Revolução do Porto foi um movimento influenciado pelas ideias iluministas, que buscou acabar com o absolutismo. Entretanto, ese movimento tinha aspectos contraditórios: ao mesmo tempo em que reivindicava princípios liberais, como a monarquia constitucional, passou a defender a colonização do Brasil nos moldes do que acontecia antes da vinda da família real - resquício do Antigo Regime. O projeto dos revolucionários portugueses era também convocar as Cortes, assembleia que redigiria a cosntituição de Portugal.

6- Muitos pensam que havia uma divisão entre brasileiros e portugueses nos eventos que culminaram na independência do Brasil. No entanto, havia interesses diversos no Brasil. Comente o fato de que, mesmo entre brasileiros, havia pessoas contrárias à ruptura completa com Portugal.

R: Apesar desse jogo de divergências, havia aqueles que defendiam uma conciliação com Portugal, pois acreditavam que algumas das decisões das Cortes poderiam ser favoráveis a eles. Por exemplo, as Cortes declararam a abolição dos privilégios da nobreza e do clero, para que existisse a igualdade de todos os cidadãos perante a lei. Cargos públicos seriam ocupados por mérito e competência. Medidas como essas interessavam a artífices, pequenos proprietários, entre outros. Por isso, nesse contexto, uma independência a favor de uma elite, como acontecia em torno de Dom Pedro, não traria mudanças para a situação deles.

7- a) A partir do texto, como se pode questionar o estereótipo do "escravo ignorante"?

R: a elite da época aceitava a ideia de liberdade dos escravos, haiva estereótipos de que eles eram ignorantes e estavam alienados do contexto político pelo qual o Brasil atravessava. no entanto, o texto demonstra que eles sabiam se posicionar, exigindo liberdade.

b) Identifique dois motivos pelos quais a atuação dos escravos despertava temor entre os senhores.

R: Havia o temor de que o fim da escravidão acabasse com o domínio de muitos donos de escravos, cujo poder se sustentava na mão de obra escrava. Outro aspecto era o temor de rebeliões negras, da forma como aconteceu no Haiti. A elite não aceitava a ideia de igualdade de direitos aos negros.

c) De que maneira esse enunciado problematiza a versão tradicional da independência do Brasil?

R: Nos estudos sobre a independência, geralmente não se apresenta a participação negra no período.Muitos acreditam que não houve nenhuma manifestação escrava, o que é contrariado pelo texto.

TESTES DE VESTIBULAR:

1- A

2- A

3- A

4- C

5- D

6- 8+16=24.

7- C

8- C

9- C

10- C

11- B

12- E

13- D

Bom Estudo!!

Profª Adriana.

Quem foi prejudicado com a abertura dos portos?

Quem foi prejudicado com a abertura dos portos? Os comerciantes portugueses foram os grandes perdedores porque haviam perdido lucro com o fim do pacto colonial e agora tinham de concorrer com as mercadorias inglesas em condições de “igualdade”.

Quem foi beneficiado com a abertura dos portos?

A abertura dos portos brasileiros às nações amigas foi um dos primeiros atos realizados por Dom João VI, logo após a chegada da família real portuguesa no Brasil. A principal beneficiada foi a Inglaterra, que pôde comercializar seus produtos em terras brasileiras.

Quais os beneficiados e os prejudicados na abertura dos portos às nações amigas?

Principais consequências da Abertura dos Portos às Nações Amigas: - O decreto descontinuou o Pacto Colonial, que até então só permitia o comércio entre a colônia (Brasil) e sua Metrópole (Portugal). Portanto, possibilitou o fim do monopólio colonial.

Qual foi o resultado da abertura dos portos?

A abertura dos portos marcou o fim do pacto colonial, a medida que determinava que a colônia só poderia comprar e vender diretamente para Portugal. Com isso, d. João VI autorizou a abertura dos portos brasileiros para todos os navios estrangeiros que estavam em paz e harmonia com a Coroa portuguesa.