Quem corre mais risco de contrair DST?

  • Homepage
  • Doenças
  • Fimose
  • Quem Tem Fimose Aumenta O Risco De Contrair Dst (Incluindo Hiv), Comparado Com Aqueles Que Não Tem?

2 respostas

Quem tem fimose aumenta o risco de contrair DST (incluindo hiv), comparado com aqueles que não tem? Mito ou verdade? E favor explicar o motivo, se for verdade.

Sim, verdade. A não exposição da glande dificulta e até impede a limpeza ideal e o acúmulo de esmegma ( sebinho) favorece às infecções.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Quem corre mais risco de contrair DST?

Fimose é o termo utlilizado para definir aqueles casos em que o paciente não consegue retrair o prepúcio (ou seja, arregaçar a pele do pênis).
Sendo assim, esses pacientes não conseguem fazer a higiene adequada da glande (cabeça do pênis). E o acúmulo de secreções em cima da glande facilita infecções tanto por fungos e bactérias, quanto por vírus. Então pacientes com fimose têm maior risco de candidíase, infecção urinária e DST (doenças sexualmente transmissíveis - como HPV e também HIV).
Todo adulto com fimose deve ser tratado!
Em crianças, se não houver episódios de inflamação no pênis nem infecção urinária, deve-se aguardar até a adolescência, pois mais de 80% dos casos de fimose se resolvem de forma espontânea (sem forçar nem tracionar o prepúcio, como equivocadamente era recomendado).
Consulte sempre um urologista membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia.

  • Quando eu não estou tendo uma ereção, eu consigo puxar normalmente o prepúcio e expôr a glande. Porém, em uma ereção eu não consigo expôr por completo a glande. Consigo até certo ponto. Passando desse ponto, sinto uma certa dor pelo fato de "forçar" (mas não forço). Eu não sinto qualquer tipo de dor…
  • Fiz a cirurgia a 12 dias, só que o médico não retirou toda a pele que envolve a cabeça do pênis, apenas desobstruiu pra que a cabeça passasse quando ele estiver duro. Percebi que em todo o trajeto de pontos a pele tá muito grossa, é normal?
  • Sou evangelico e virgem tenho 27 anos e não sou circuncidado tenho a glande coberta de pele, me masturbo todo dia pra alivio puxando a pele e expondo a glande pra fora durante a ereção a cabeça fica pra fora quando perco a ereção a pele volta pra glande e sinto um desconforto no cabresto e na glande…
  • Olá gostaria de saber se o pós cirúrgico da cirurgia da fimose sem o anel é mais tranquilo. Desde já agradeço
  • Pele superior a cabeça penis está muito inchada , que pode ser feito ?
  • Nunca fiz a cirurgia mas consigo puxar a pele do meu pênis tanto ereto como flácido, sem dor nem nada. Se eu ir acostumando o pênis a ficar com a pele retraída, deixando a glande em contato com short e cueca por um tempo todos os dias eu vou ter benefícios como durar mais durante uma relação sexual?…
  • Meu filho fez cirurgia de fimose ha duas semanas e foi colocado o anel, ha 3 dias a ponta do pipi ficou vermelha, é normal???
  • Arregace a cabeça do piu-piu do meu filho e saiu a fimose, mas tem uma pele em volta dos lados, queria saber se é normal? Ele tbm chora pra fazer xixi, oque faço?
  • meu filho tem 10 anos e tem fimose, como tirar a fimose sem cirurgia?
  • Só consigo expor a cabeça do penis quando ele está mole, preciso de cirurgia??

Nossos especialistas responderam a 725 perguntas sobre Fimose

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

10 abril 2017

Quem corre mais risco de contrair DST?

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto,

'Embora o risco (de contrair doenças) seja menor do que no sexo anal ou vaginal, sempre é recomendável usar proteção', diz presidente da Federação Espanhola de Sociedades de Sexologia

Muitas pessoas acreditam que o sexo oral seja uma prática sexual segura, pela ausência de chance de gravidez e suposto menor risco de contrair doenças.

Mas essa crença é errada, alertam profissionais de saúde pública.

  • Os hormônios da felicidade: como desencadear efeitos da endorfina, oxitocina, dopamina e serotonina
  • Vaginismo: quando seu corpo diz 'não' para o sexo
  • Os sintomas muitas vezes ignorados da pneumonia, a doença que mais mata crianças com menos de cinco anos

Para eles, está claro que sexo oral sem segurança pode trazer consequências à saúde: é possível contrair doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

A BBC Mundo, serviço em espanhol da BBC, conversou com dois especialistas em saúde sexual para discutir cinco mitos populares sobre o sexo oral.

1. A boca não é meio de contrair doenças de transmissão sexual

Trata-se de um dos mitos mais recorrentes sobre o sexo oral.

"A afirmação é falsa, já que se pode contrair DSTs via sexo oral", afirmou Mariano Roselló Gayá, médico do Instituto de Medicina Sexual de Madri.

Gayá cita como exemplos o vírus do papiloma humano (HPV), herpes genital e gonorreia.

"É preciso educar principalmente a população jovem sobre esse aspecto", afirma. "A prevenção em forma de educação sexual deve prevalecer."

2. É melhor não escovar os dentes antes do sexo oral

Há quem acredite que seja recomendável não escovar os dentes antes do sexo oral, para que eventualmente não se produzam feridas na boca, reduzindo risco de contágio de DSTs.

Mas é outra afirmação sem fundamento.

"É importante manter uma boa saúde bucal, tanto visando o sexo oral como para a saúde em geral", afirmou Gayá.

O que é, sim, recomendável é evitar sexo oral em caso que algum tipo de sangramento ou queimadura na boca, o que poderia facilitar eventual contágio.

3. Não é necessário usar proteção no sexo oral

Essa é outra noção errada.

"Se os parceiros não tiverem se submetido a um exame completo para descartar a presença de DSTs, sempre se deve tomar precauções de método de barreira (não apenas anticoncepcional)", afirmou o especialista do Instituto de Medicina Sexual de Madri.

  • Comunidade antivacina está por trás do maior surto de catapora em décadas em Estado americano, aponta investigação
  • Os clichês sobre o orgasmo feminino derrubados pela ciência
  • 9 fatos inusitados sobre sexo em diferentes partes do mundo
  • Como saber se sua dor de cabeça é, na verdade, enxaqueca crônica

O médico recomenda que, ao receber sexo oral, tanto o homem quanto a mulher usem camisinha (ou folhas de látex), já que as mucosas são porta de entrada para infecções.

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto,

Proteção é fundamental no sexo oral, aponta especialistas

4. Se o pênis é retirado antes da ejaculação não há risco de contágio

Não é verdade, diz Gayá.

Ainda que seja mais baixo, há risco, pois o líquido pré-ejaculatório, que lubrifica o canal da urina para passagem do esperma, também tem potencial de contágio.

"A prevenção contra DSTs deve ser através de métodos de barreira (camisinha desde o início do contato, ou protetores de látex) e da realização de exames médicos para descartar eventual presença de DSTs que não tenham se manifestado", afirma o médico.

5. O único perigo do sexo oral são as DSTs

A afirmação não está totalmente certa, afirmou Francisca Molero Rodríguez, codiretora do Instituto de Sexologia de Barcelona e presidente da Federação Espanhola de Sociedades de Sexologia.

Embora uma das causas mais frequentes de câncer bucal seja o tabagismo, alguns tumores foram associados à infecção por HPV, o mesmo responsável pela aparição de determinados tipos de verrugas genitais.

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto,

Há mais de cem tipos de vírus HPV

Roselló Gayá acrescenta que esse vírus pode ser transmitido pelo sexo oral e, portanto, provocar câncer bucal.

Os riscos, porém, não devem impedir essa prática sexual.

  • Herpes-zóster, a doença causada pelo vírus da catapora que pode ser ativada pelo estresse
  • O que mais mata os jovens no Brasil e no mundo, segundo a OMS

"O sexo oral é uma prática cada vez mais generalizada e que pode ser muito gratificante", afirma Rodriguez. "Embora o risco (de contrair doenças) seja menor do que no sexo anal ou vaginal, sempre é recomendável usar proteção", acrescenta.

"Preservativos e lubrificantes com sabores podem favorecer esse tipo de prática. Há muitas variações no sexo oral: cada pessoa deve decidir a forma ou as formas que mais aprecia. Homens e mulheres gostam quando o sexo oral é feito com habilidade e erotismo", diz.,

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Quem tem mais chance de pegar DST?

Em geral, mulheres ou homens homossexuais têm maiores riscos de contaminação que homens heterossexuais. O risco mais baixo ocorre em mulheres homossexuais, contanto que não se compartilhe dildos ou qualquer outro objeto para penetração. Já ter uma DST aumenta o risco de ter outras.

Quem corre mais risco de contrair DST os homens ou as mulheres?

Se expostas a ISTs, as mulheres são mais suscetíveis do que os homens por fatores biológicos. Elas têm uma área maior de exposição (o colo uterino e a vagina) do que os homens e durante o sexo pode haver pequenos cortes no tecido vaginal, facilitando o caminho para infecção.

Quem corre mais risco ativo ou passivo?

A via sexual é a forma de transmissão mais comum. O risco de contrair o vírus em relações sexuais varia conforme o tipo da relação. A relação anal é a mais arriscada quanto à contaminação pelo vírus da aids. O passivo tem risco maior, mas a chance para o ativo não é nula.

Quais são as chances de pegar DST?

Olá. O risco de transmissão de uma doença sexualmente transmissível em uma única relação não é 100%. Algumas doenças como a gonorreia podem ter uma alta infectividade e ser muito contagiosa (60 a 80%). Outras doenças como hepatite B e C tem o contágio baixo através da relação sexual.