Acompanhamento para hambúrguer de grão de bico

Estou sempre testando novas receitas de hamburguer vegetariano simplesmente porque amo hamburguer vegetariano! Bom, na realidade, minhas receitas costumam ser veganas – juro que não é necessário usar ovos! Gosto também de hamburguer bovino, mas não como com frequência.

As receitas de hamburguer vegetariano são na realidade muito simples: basicamente é possível preparar hamburguer com qualquer tipo de grão, às vezes mais de um tipo na mesma receita, temperos e algum ‘elemento’ que te ajude a ‘unir’ tudo [alguma farinha ou até castanhas processadas]. Depois você grelha e serve com o que lhe apetecer: eu há tempos estou na onda de servir meus hamburguers em cima de um waffle – esse era de queijo. Sempre acrescento algum molho [aqui usei uma maionese de barbecue – apenas misture os 2 ingredientes] e uma saladinha [fios de cenoura, espinafre e rabanete]. Está tudo explicado mais abaixo, após a receita. Eu diria que é uma refeição mais do que completa!

Explicando um pouco sobre o grão de bico – uso o enlatado por vários motivos: a marca que compro não tem nenhum conservante, os grãos são cozidos al dente e aqui onde moro não encontro os grãos in natura tão fácil. Mas na verdade não vejo qualquer desvantagem em usar o enlatado, desde que contenha apenas grãos, água e [pouco] sal. Mas se preferir, cozinhe você mesmo os grãos [não esqueça de deixar de molho umas 8 horas, trocando a água ao menos 2 vezes], 10 minutos na pressão é mais do que suficiente. ATENÇÃO: espere os grãos esfriarem totalmente antes de iniciar a receita, caso contrário pode virar um creme ao invés de hamburguer, ok?

Acompanhamento para hambúrguer de grão de bico

Acompanhamento para hambúrguer de grão de bico

Acompanhamento para hambúrguer de grão de bico


INGREDIENTES

240 gramas de grão de bico cozido [1 lata, considerando o grão escorrido]

1/2 cebola [prefiro a roxa] picada

1 dente de alho picado

Cheiro verde e coentro frescos

1 colher de chá de páprika defumada

1/2 colher de chá de cominho em pó [muita gente não gosta, mas amo usar nas receitas com grãos]

1 colher de sopa de azeite

1 pouco de suco de limão [a acidez dá um up no sabor]

1  colher de chá [rasa] de sal

Pimenta do reino a gosto

1/4 de xícara de farinha [pode ser de grão de bico, arroz, aveia ou trigo]


PREPARO

1. Coloque todos os ingredientes no processador, exceto a farinha, e pulse algumas vezes. Não pulse demais, a ideia é preparar uma espécie de massa e não um creme;

2. Transfira a massa para uma tigela e acrescente a farinha aos poucos. Vá amassando e verificando o ponto da massa – pode ser que nem precise usar toda a farinha mas também pode ser que precise de um pouquinho mais, use seu bom senso e vai dar tudo certo;

3. Divida a massa em 2 porções e molde os hamburguers. Você pode começar fazendo uma esfera e ir achatando a superfície e os lados com os dedos, formando assim o hamburguer;

4. Se não for consumir imediatamente, transfira os hamburgueres para um recipiente forrado com papel manteiga [para não grudar] e mantenha na geladeira. Pode deixar por até 2 dias ou até congelar;

5. Grelhe os hambugueres em uma frigideira antiaderente com um pouquinho de óleo ou azeite, em média 6 minutos de cada lado. Não fique mexendo, pois a massa é bem sensível. Se preferir, asse em forno preaquecido, a 200 graus, por 15 a 20 minutos.

RENDIMENTO: 2 porções


ACOMPANHAMENTOS PARA O SEU HAMBURGUER

Ao invés de pão, preparei um delicioso Waffle de Queijo como base para meu hamburguer: se quiser fazer também, acesse AQUI a minha receita básica de waffles, mas não coloque o açúcar e a baunilha, coloque um tiquinho a mais de sal e acrescente 1 xícara de algum bom queijo ralado [pode até ser muçarela, uso gruyere porque é o que normalmente encontro mais fácil]. Ah, e neste LINK tem uma receita de waffles de tomilho e flor de sal – também fica muito bom!

Para a maionese de barbecue, apenas misturo um pouco de maionese com molho barbecue. Eu não compro maionese pronta simplesmente porque acho o sabor terrível, péssimo mesmo, então preparo a minha. Ok, normalmente eu peço para o meu marido, haha, porque a maionese dele é ótima! Fico devendo um post e um vídeo com a nossa receita de maionese caseira. O molho barbecue também gosto de fazer, tem AQUI a receita, mas caso você queira comprar no supermercado, acho que o Heinz é muito bom.

Gosto sempre de comer uma saladinha com hamburguer [aliás, com tudo, amo salada e elas fazem parte da minha vida!], então fiz estes fios de cenoura [usei um espirilizador], usei também espinafre fresquinho, rabanete e gergelim. Delícia!


# DICA

Esse hamburguer de grão de bico se mantém ótimo se congelado. Quando quiser comer, grelhe os hamburguers ainda congelados e finalize no forno bem quente, por aproximadamente 10 minutos [para esquentar por dentro]. Eu gosto de ter alguns congelados caseiros no meu freezer, é uma mão na roda para preparar uma refeição rápida, saborosa e nutritiva sem muito trabalho. E também é versátil: pode ser feito um sanduíche ou servido com salada, couscous marroquino….nham!

Acompanhamento para hambúrguer de grão de bico
Servíamos esse hamburguer na minha ‘ex’-cafeteria’ em Portugal – e era sempre meu almoço, com uma salada e um suco!

mais receitas DE hamburguer vegano

O que dá liga no hambúrguer vegano?

Para dar liga a sua massa e moldar os hambúrgueres você pode usar um fio de azeite e um pouquinho de farinha de trigo, quinoa, aveia, farinha de aveia, farinha de rosca ou farinha de mandioca, por exemplo.

O que não pode faltar no seu hambúrguer?

O que não pode faltar no hambúrguer?.
de 4 Pão, carne e queijo são os ingredientes essenciais do hambúrguer e devem ter alta qualidade, mas há outros pontos que merecem atenção. — ... .
de 4 Chef Alexandre Meneghetti, da USF: a simplicidade do pão, carne e queijo é o que melhor define um bom hambúrguer. —.

O que combina com Burger?

A cerveja é uma das opções mais recorrentes para harmonizar com a saborosa carne que sairá da grelha ou da chapa e acabará com a fome juntamente com outros ingredientes, como queijo, cebola, salada, molho e pão.

Pode congelar hambúrguer de grão de bico?

Os temperos são a gosto, mas lembre-se que quanto mais temperos você por, principalmente azeite, vinagre e limão, mais farinha seu hambúrguer vai pedir. Dessa forma, o sabor do grão-de-bico não ficará tão presente. Você pode congelar seus hambúrgueres pra ter sempre a mão.