Como abrir gerenciador de tarefas

O Gerenciador de Tarefas é uma das ferramentas nativas do Windows, sistema operacional da Microsoft. Com o recurso é possível visualizar todos os programas que estão abertos e rodando em segundo plano no PC, fechar aplicativos que travaram de forma rápida e ainda controlar o desempenho do seu computador. No Windows 10, o acesso é rápido pela barra de tarefas. Confira dez truques para usar os recursos extras e conheça outros atalhos no computador para não perder tempo.

Veja truques para usar o Gerenciar do Tarefas no Windows 10 (Foto: Divulgação/Alcatel) — Foto: TechTudo

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia noAndroid ou iPhone

1. Acesso rápido

No Windows 10 é possível abrir o Gerenciador de Tarefas de forma rápida. Clique na barra de tarefas do sistema, na base da tela e depois selecione “Gerenciador de Tarefas”. Pronto, será exibido no computador em uma janela extra. Se desejar um atalho: use Ctrl+Shift+Esc para abrir o Task Manager.

Abra o gerenciador de tarefas de forma rápida no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

2. Fechar programas e apps

É possível encerrar a execução de um programa que travou. Basta encontrar o aplicativo problemático na aba “Processos” e selecionar o botão “Finalizar tarefa”. O usuário também pode clicar com o botão direito do mouse no programa e encerrar com o item de mesmo nome. É possível encerrar o que você não está usando para economizar memória RAM e aumentar o desempenho do PC.

Finalize programas que travaram ou não está usando (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

3. Descobrir o que está consumindo seu PC

É possível descobrir quais programas estão usando mais o CPU (processadores) do seu computador, assim como itens isolados como a memória RAM, Disco (armazenamento) e Rede (internet). Para isso, expanda em tela cheia o Gerenciador de Tarefas ou clique em “Mostrar detalhes”, e selecione no item que deseja analisar, no topo direito. Será listado o consumo, maior para o menor, em cada recurso.

Descubra qual programa está usando a potência do PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

4. Veja tudo o que está rodando no seu computador

O Gerenciador de Tarefas mostra os aplicativos abertos no computador e todos os outros recursos que estão rodando em segundo plano no sistema. Para exibir, clique em “Mais detalhes” na aba “Processos”. Assim você tem controle do que está sendo executado no computador e fecha o que não estiver usando. Vale ter atenção para não encerrar as ferramentas básicas para o sistema funcionar.

Veja os programas e apps que estão rodando em primeiro e segundo plano no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

5. Adicione dados na mesma tela

O usuário pode adicionar informações para analisar diretamente no Gerenciador de Tarefas, de forma simples. Assim, reúne na mesma interface a pasta de origem do programa, status, tipo de software, fabricante e mais. Para isso, clique com o botão direito no topo da tela e marque todos os dados que deseja exibir.

É possível ver informações completas de cada software na mesma interface (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

6. Pesquise qual é o programa rodando no PC

Caso não se lembra de ter instalado um programa que está em execução no PC, clique nele com o botão direito do mouse e selecione “Pesquisar online”. Dessa forma será aberta no navegador uma busca com o nome do software. Essa dica é interessante para quem desconfia que há vírus no computador, que aparece como executável (com .exe no nome).

Descubra se o programa rodando no Windows 10 é um vírus (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

7. Reinicie o Windows Explorer e barra de tarefas

Se a barra de tarefas ou Menu Iniciar pararam de responder no PC, encontre na lista da aba “Processos” o item “Windows Explorer”. Clique com o botão direito e selecione “Reiniciar”. Assim, você soluciona problemas de forma rápida, removendo ações ou softwares com erros ou demais bugs simples. Tudo isso sem precisar reiniciar o computador ou fechar seus programas em uso.

Reinicie o Windows Explorer no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

8. Remover programas da inicialização do Windows

O usuário pode deixar a inicialização do Windows 10 mais rápida desabilitando alguns programas. Assim, não serão abertos automaticamente, deixando o sistema mais leve para ligar. No Gerenciador de Tarefas, selecione a aba “Inicializar”, clique com o botão direito no item e selecione “Desabilitar”. Repita para todos os programas, lembrando que é recomendado manter habilitados o antivírus e itens de segurança. Ao desabilitar, você terá que abrir manualmente ao ligar o PC.

Deixe a inicialização do Windows 10 mais rápida removendo programas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

9. Monitore o desempenho do PC

Pelo Gerenciador de Tarefas o usuário também pode ficar de olho na performance do computador pela aba “Desempenho”. Lá estão os gráficos e porcentagem de uso da CPU (processadores), Memória RAM, Disco (armazenamento), Ethernet (internet via cabo), Wi-Fi e Bluetooth.

Veja detalhes e gráficos sobre o desempenho do PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

Assim é possível ver se o computador está com processamento leve ou se algum programa está exigindo demais da máquina. Você ainda pode ver a velocidade de internet, clicando com o botão direito e selecionando “Exibir detalhe da rede”. Será aberta uma tela com todos os dados das conexões.

10. Conheça atalhos práticos de teclado

Tabela

Ctrl + Shift + Esc Abre o Gerenciador de Tarefas
Winkey (tecla do Windows) + Tab Permite ver todos os apps e janelas abertas no Windows
Winkey (tecla do Windows) + D Abre a “Área de Trabalho” do Windows
Winkey (tecla do Windows) + A  Abre a “Central de ações” na lateral do Windows
Winkey (tecla do Windows) + E Abre o Explorador de Arquivos (Windows Explorer)
Winkey (tecla do Windows) + G Ativa a função “Xbox” para consultas sobre o jogo
Winkey (tecla do Windows) + H Abre o compartilhamento no Windows 10
Winkey (tecla do Windows) + I Abre as Configurações no Windows 10
Winkey (tecla do Windows) + K Abre o “Conectar” para compartilhar telas e dispositivos
Winkey (tecla do Windows) + P Permite configurar a Projeção de Tela
Winkey (tecla do Windows) + L Ativa o bloqueio por senha no PC para novo login

Como abrir painel de tarefas?

Pressione as teclas Ctrl + Shift + Esc para abrir o gerenciador de tarefas.

Como abrir Task Manager Pelo cmd?

Uma forma mais fácil de abrir o "Gerenciador de tarefas" é pelo atalho Ctrl + ⇧ Shift + Esc ..
Após abrir o "Prompt de comando", é possível executar esse comando em qualquer computador Windows para abrir o "Gerenciador de tarefas", mas no Windows XP pode ser preciso digitar taskmgr.exe ..

Como abrir o Gerenciador de Dispositivos pelo teclado?

O método a seguir funcionará com o Windows 7, 8, 10 e 11..
Para abrir o Gerenciador de dispositivos, pressione a tecla com o logotipo do Windows e a tecla R simultaneamente. Isso abrirá uma caixa Executar (Figura 1). ... .
Digite: devmgmt.msc..
Clique em OK ou pressione Enter..
Gerenciador de Dispositivos é aberto (Figura 2)..

Como abrir o Gerenciador de Tarefas pelo DOS?

Pesquise por Gerenciador de tarefas, toque ou clique em aplicativos e, em seguida, toque ou clique em Gerenciador de tarefas. Você também pode usar o atalho de teclado-CTRL + SHIFT + ESC para abrir o Gerenciador de tarefas.