Que corpo celeste é conhecido como uma bola de gelo suja com cabeleira?

Espa�o

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/12/2022

Que corpo celeste é conhecido como uma bola de gelo suja com cabeleira?

O objeto foi observado por um sistema automatizado de c�meras, chamado Observat�rio Global de Bolas de Fogo. Nunca antes havia sido observado um objeto com esse padr�o de queda, o que revelou sua origem distante.
[Imagem: University of Alberta]

Bola de fogo interestelar

Astr�nomos descobriram que uma bola de fogo que cruzou os c�us da prov�ncia canadense de Alberta, em 2021, foi gerada por um corpo celeste constitu�do de rocha, e n�o de gelo.

Rochas espaciais atingem a atmosfera da Terra constantemente, queimando-se como bolas de fogo; quando elas s�o grandes o suficiente resta alguma parte delas, que cai no solo na forma de meteoritos.

Mas havia algo de muito especial naquele pedregulho em particular: Ele n�o vinha das cercanias da Terra e nem mesmo do cintur�o de asteroides - sua origem era a borda exterior do Sistema Solar.

E o fato de ele ter-se queimado como uma rocha complica bastante as coisas porque as teorias afirmam que corpos celestes vindos de l� seriam formados por gelo - n�o deveria haver rochas s�lidas por l�.

Onde foi parar o gelo dos cometas?

O modelo mais aceito pela ci�ncia prop�e que, bem na borda do Sistema Solar, e a meio caminho das estrelas mais pr�ximas, h� uma cole��o de objetos gelados navegando pelo espa�o, conhecida como Nuvem de Oort. Ainda n�o conseguimos enviar uma sonda espacial para l� e nem observamos nenhum objeto diretamente na Nuvem de Oort, mas as assinaturas espectrogr�ficas captadas pelos telesc�pios d�o suporte a essa teoria.

� por isso que, como os cometas v�m dessa mesma regi�o distante, os astr�nomos sempre os descreveram como "bolas de gelo sujas", que derreteriam conforme se aproximam do Sol, o que explicaria suas caudas.

As coisas come�aram a se complicar quando pudemos pela primeira vez estudar um cometa de perto, com a sonda espacial Rosetta mostrando que o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko � seco como uma rocha do deserto.

E a an�lise deste novo corpo celeste detectado agora entrando na atmosfera da Terra mostrou o mesmo resultado: O corpo celeste, que todas as leituras indicam ter vindo do mesmo ber�o dos cometas, era uma rocha s�lida.

Forma��o do Sistema Solar

Este resultado tem um grande impacto nas teorias cient�ficas porque a pr�pria base da compreens�o dos prim�rdios do nosso Sistema Solar � constru�da sobre o fundamento de que apenas objetos gelados existem nesses confins externos e, certamente, nada feito de rocha.

"Esta descoberta d� suporte a um modelo totalmente diferente da forma��o do Sistema Solar, que apoia a ideia de que quantidades significativas de material rochoso coexistem com objetos gelados dentro da nuvem de Oort," disse Denis Vida, da Universidade de Ont�rio Ocidental, no Canad�. "Este resultado n�o � explicado pelos modelos de forma��o do Sistema Solar atualmente preferidos. � uma virada de jogo completa."

Bibliografia:

Artigo: Direct measurement of decimetre-sized rocky material in the Oort cloud
Autores: Denis Vida, Peter G. Brown, Hadrien A. R. Devillepoix, Paul Wiegert, Danielle E. Moser, Pavol Matlovic, Christopher D. K. Herd, Patrick J. A. Hill, Eleanor K. Sansom, Martin C. Towner, Juraj T�th, William J. Cooke, Donald W. Hladiuk�
Revista: Nature Astronomy
DOI: 10.1038/s41550-022-01844-3

Que corpo celeste é conhecido como uma bola de gelo suja com cabeleira?

  • Imprimir
  • Como citar este artigo
  • Enviar a um amigo
  • Assine nosso Boletim
  • RSS
  • Seguir no Google Notícias


Outras not�cias sobre:

Mais tópicos

Cometas são corpos celestes de massa pequena e órbitas irregulares. São praticamente bolas de neve, rocha e poeira congeladas.

Entre os cometas mais conhecidos está Halley. Sua irregularidade orbital os traz para muito próximo ao Sol e os jogam para além da órbita do planeta-anão Plutão.

O maior cometa identificado pelos cientistas, KuiperBelt tem cerca de 100 quilômetros de diâmetro, o que equivale um vigésimo do tamanho de Plutão. Não têm luas, anéis ou satélites. Até 2010, os astrônomos haviam observado ao menos 4 mil cometas no nosso Sistema Solar.

A estrutura do cometa é composta pelo núcleo e por um material de nome inusitado – coma ou cabeleira – que cresce em tamanho e brilho à medida em que se aproxima do Sol.

Em geral, o núcleo é pequeno, com cerca de 10 quilômetros de diâmetro e fica visível no meio do coma. O núcleo do cometa, que é sua porção sólida, está envolto em uma nuvem de gás e poeira chamado de coma.

Somente quando se aproxima do Sol, o cometa dá origem ao coma a partir da reação do núcleo, que tem baixa atração gravitacional.

Por sua pequena massa nuclear, o cometa movimenta-se rapidamente. A cabeleira ou coma do cometa aparece sob a forma de nebulosidade no núcleo e é composta por uma base de hidrogênio e oxigênio.

Saiba mais: Cometa Halley.

Formação da Cauda

Os cometas só têm cauda quando se aproximam do Sol. Isto acontece porque quando chegam perto ao Sol, o gelo que compõe o núcleo começa aquecer e vaporizar, liberando gases e partículas de poeira em uma nuvem na atmosfera. É a esta reação que os cientistas deram o nome de coma.

Quanto mais próximo ao Sol, mais partículas de poeira e gases são liberadas e levadas para longe da estrela em decorrência da pressão e da radiação solar.

É assim que se forma a cauda que, se for brilhante o suficiente, pode ser vista da Terra e estende-se a milhões de quilômetros também devido aos ventos solares. A cauda desaparece quando o cometa distancia-se do Sol.

Idade

Os cometas guardam a história do Universo e se formaram há cerca de 4,5 bilhões de anos. No nosso Sistema Solar, uma nuvem de gelo aproximava-se do Sol em contínuo aquecimento.

A pressão solar fez com que a nuvem girasse de maneira rotativa e, já distante do Sol, o material gelado aglomerou-se, formando cometas.

Esses corpos celestes orbitam o Sol a pelo menos cada 200 anos, em média. A maioria está situado no Cinturão de Kuipe, que fica além da órbita de Netuno.

Um dia em um cometa dura em torno de dois a sete dias terrestres. O cometa Halley demora 76 anos terrestres para completar uma órbita em torno do Sol.

Que corpo celeste é conhecido como uma bola de gelo suja com cabeleira?
A última passagem do Halley pela Terra ocorreu em1986

Que corpo celeste pode ser descrito como uma bola de gelo com cabeleira?

Os cometas são corpos celestes que, junto com os planetas e asteroides, integram o Sistema Solar. Eles são descritos por astrônomos como "pedras de gelo sujo". Isso se deve a sua constituição, que é, basicamente, gases congelados, poeira cósmica e rochas.

Qual é o corpo celeste que é constituído de gelo misturado com poeira?

Cometas possuem três partes principais: o núcleo, a cabeleira e a cauda - e são formados principalmente de rocha, poeira e gelo.

Quais são os tipos de corpos celestes?

Os corpos celestes são: planetas, estrelas, asteroides, cometas, meteoroides e satélites naturais. O Sistema Solar é formado por um conjunto de oito planetas, que orbitam uma estrela, o Sol.

Que corpo celeste estudado neste capítulo?

Resposta. Resposta: São os cometas!! espero que tenha ajudado!!