O que e lugar de acordo com a Geografia?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Na geografia, a palavra lugar constituía um conceito científico, pois era utilizada frequentemente do mesmo modo que no senso comum, ou seja, como sinônimo de localização. Quando usada no plural, servia geralmente para fazer referência à variabilidade das combinações de elementos na superfície da Terra e, por conseguinte, ao conjunto de características naturais e humanas que particularizam uma determinada porção da superfície terrestre. Isso era visível quando Paul Vidal de La Blache afirmava que “a geografia é a ciência dos lugares, não dos homens” e quando autores como Richard Hartshorne diziam que “os lugares são únicos” [1].

A geografia quantitativa, interessada em estudar a organização espacial, também se utilizava da palavra lugar com o sentido de localização, já que os conceitos de organização espacial, região homogênea, região funcional, polo de crescimento, entre outros do gênero, eram mais apropriados para enfoques de tipo morfológico, isto é, interessados em explicar os padrões de distribuição e de relações espaciais estabelecidos pelos agentes econômicos e sociais[1].

Nesse sentido, a geografia humanista foi a primeira vertente da geografia a fazer uso da palavra lugar como um conceito científico. De fato, esse foi um dos conceitos fundamentais para os propósitos dessa corrente, interessada em pesquisar as relações subjetivas do homem com o espaço e o ambiente. Os geógrafos humanistas destacam a importância de estudar o cotidiano como forma de compreender os valores e atitudes que as pessoas comuns elaboram a respeito do espaço e do ambiente em que vivem. O conceito de lugar é apropriado para esse tipo de pesquisa por dizer respeito aos espaços vivenciados pelas pessoas em suas atividades cotidianas de trabalho, lazer, estudo, convivência familiar, etc. Por esse motivo, a geografia humanista define o lugar como uma forma de experiência humana, “um tipo especial de vivência do espaço”. Ele tem, portanto, o mesmo conteúdo que os fenomenologistas atribuem ao conceito de mundo, isto é, o conjunto das vivências individuais e subjetivas dos sujeitos; “aquilo que em primeiro lugar aparece à consciência”[2].

A geografia crítica, por sua vez, não dá a mesma importância teórica ao conceito de lugar, pois trabalha principalmente com os conceitos de espaço geográfico e de território. Todavia, alguns geógrafos críticos, como Milton Santos, passaram a conferir maior importância teórica ao conceito de lugar ao longo do tempo. No livro A natureza do espaço, esse autor fala sobre a “força do lugar” e o qualifica como um espaço produzido por duas lógicas, a saber, a das vivências cotidianas das pessoas e a dos processos econômicos, políticos e sociais que constituem a globalização. Nesse sentido, a abordagem crítica do lugar procura se diferenciar da abordagem humanista na medida em que leva em conta as influências dos processos relacionados à globalização no estudo das vivências que os indivíduos desenvolvem nos lugares[2]. E essa influência é caracterizada por Milton Santos e outros geocríticos, em geral, como impositiva, perversa e estranha aos interesses do lugar.

Referências

  1. a b Luis Lopes Diniz Filho. Fundamentos epistemológicos da geografia. Curitiba: IBPEX, 2009 (Metodologia do Ensino de História e Geografia, v. 6)
  2. a b Nécio Turra Neto. Em busca do lugar reencontrado. In: VESTENA, L. R. Et al. (org.). Saberes geográficos: teorias e aplicações. Guarapuava (PR): Unicentro, 2009, p. 112

Na geografia, os conceitos servem como instrumentos para clarificar as ideias do que está sendo dito e evitar ambiguidades em relação ao espaço geográfico estudado.

Os principais conceitos utilizados pela geografia são: lugar, território, região e paisagem. Esses conceitos são ferramentas utilizadas para classificar os diferentes espaços geográficos.

Conceito GeográficoSignificado
Lugar Contexto no qual se realiza um estudo.
Território Localidade demarcada por limites definidos pelo poder do estado ou de grupos sociais.
Região Espaço geográfico que possui uma identidade baseada na cultura, na política ou na economia.
Paisagem Espaço delimitado pelo olhar, aquilo que se vê. Pode ser classificado como paisagem natural, sem intervenção humana, ou paisagem humanizada, fruto da ação antrópica (dos seres humanos).

O que é lugar?

Na geografia, o lugar é o conceito utilizado para definir uma realidade. Como o objeto da geografia é o espaço (geográfico), o contexto estudado é chamado de lugar.

Assim, o lugar, diferente de outros conceitos, não possui uma demarcação completamente definida, é marcado pela interação humana como o ambiente a partir da cultura, costumes e relações de pertencimento.

O que é território?

O território é um conceito definido por algum tipo de fronteira, por vezes definidas politicamente pelo Estado, como as fronteiras entre os países ou os limites de uma cidade. Outras vezes, o território é delimitado por outras formas de poder, como o território ocupado por um grupo, facção criminosa, famílias, etc.

Assim, o território é o conceito que define o que pode ser demarcado e limitado por questões relativas ao poder. Os limites dos territórios podem ser demarcados por elementos naturais como montanhas, rios ou mares, mas também por convenções humanas como as fronteiras, cercas, muros ou linhas imaginárias.

O que é região?

A região é um conceito que representa uma ideia geral sobre um espaço geográfico que possui características comuns. Essas características apresentam-se como uma forma de diferenciação das demais regiões (regionalismo).

O que pode definir uma região são os costumes, as tradições, a língua, as relações políticas, econômicas ou outro fator que represente uma identidade comum.

O que é paisagem?

A paisagem é um conceito marcado pelo ponto de vista do observador, é aquilo que se vê. A paisagem, em geral, é delimitada pelo horizonte ou obstáculos para a visão como montanhas casas, ou prédios.

As paisagens podem ser classificadas como naturais ou humanizadas.

Paisagens naturais são compreendidas como aquelas que não possuem a interferência humana visível, são um reflexo da ação da natureza, como vales, florestas, montanhas, lagos, etc.

As paisagens humanizadas são aquelas que sofrem a ação antrópica (ação dos seres humanos). Nelas, apresentam-se intervenções humanas como casas, prédios, monumentos ou qualquer objeto não-natural.

Veja as diferenças entre:

  • Migração, imigração e emigração
  • Nacionalidade e naturalidade
  • Paralelo e meridiano
  • Lago, lagoa e laguna
  • Clima e tempo

O que é lugar e paisagem para a Geografia?

Paisagem é uma categoria de análise da Geografia que nos auxilia no estudo e compreensão do espaço a partir de um recorte específico. Ela é definida como tudo aquilo que nós podemos identificar e interpretar por meio dos nossos sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar) em um determinado lugar.

O que é lugar para a geografia Brainly?

Para a Geografia, o lugar é compreendido como um pedaço do Espaço Geográfico. Na prática, representa a dimensão que mostra as atividades do nosso cotidiano. Nessa dimensão da realidade, o lugar encontra-se dentro do Espaço Geográfico que é utilizado pelo homem (homens e mulheres).

O que significa o termo lugar?

Lugar é um Lugar ou local, de forma geral, é uma porção do espaço qualquer ou um ponto imaginário numa coordenada espacial percebida e definida pelo homem através de seus sentidos.

O que é lugar território e região?

A divisão do espaço geográfico, delimitado por fronteiras artificiais ou concretas, é o que denominamos território. Ou seja, território é uma área delimitada em que, no interior desse limite, a população ou grupo social que ali vive está submetida a um governo e leis próprias.