Que ações podem ser feitas para evitar a destruição da floresta amazônica?

1 de 0 Incêndio na Amazônia. O desmatamento da floresta não está vinculado somente à produção direta de grãos ou de proteína animal — Foto: Brasil2/GettyImages

Incêndio na Amazônia. O desmatamento da floresta não está vinculado somente à produção direta de grãos ou de proteína animal — Foto: Brasil2/GettyImages

Nos últimos anos, tornou-se frequente a recorrência de notícias sobre o desmatamento e as queimadas na Amazônia. Enquanto diferentes países no mundo vêm se preparando para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, o Brasil se torna notícia por não conseguir controlar a devastação ambiental.

Ao mesmo tempo, é necessário focar em soluções. De que forma é possível evitar o desmatamento e as queimadas na Amazônia? O que é preciso ser feito para que diversas populações saiam da ilegalidade e se regularizem, contribuindo com uma sociedade que preza pelo desenvolvimento sustentável?

Pode parecer que essas perguntas têm respostas óbvias, mas são as questões que valem US$ 1 milhão. Para evitar queimadas na Amazônia, é necessário, antes de mais nada, reduzir o desmatamento na floresta. Por sua vez, a derrubada das árvores é uma questão que passa por dificuldades econômicas e políticas. Não há um contrassenso entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade — diversos estudos comprovam que é possível expandir a produção agropecuária no Brasil sem abrir mais nenhuma área sequer de floresta. Ao mesmo tempo, o desmatamento na Amazônia não está vinculado somente à produção direta de grãos ou de proteína animal.

Saiba mais

Imagens da Nasa mostram incêndios na Amazônia e no Pantanal em 2020

Que ações podem ser feitas para evitar a destruição da floresta amazônica?

Como a devastação da Amazônia afeta o clima na América do Sul?

Que ações podem ser feitas para evitar a destruição da floresta amazônica?

As características climáticas da Amazônia fazem com que os períodos sejam bem definidos ao longo do ano e há os períodos em que o fogo é mais frequente, justamente por ser o momento de seca na região. A temporada de queimadas na Amazônia costuma começar entre maio e junho de cada ano e pode se estender até setembro e outubro.

Quando as chuvas voltam a se intensificar, o ambiente fica menos propício para a ação do fogo. Em 2021, o período de fogo na Amazônia começou com recordes: o total de focos de queimadas na Amazônia Legal em maio foi 49% maior que o número registrado no mesmo mês de 2020, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

A Organização Mundial da Saúde alerta que a exposição à fumaça e cinzas produzidas por queimadas pode causar irritação nos olhos, nariz, garganta e pulmões; redução da função pulmonar, incluindo tosse e sibilo; inflamação pulmonar, bronquite, agravamento de asma e outras doenças pulmonares; e exacerbação de doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca.

Além disso, crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas preexistentes são mais vulneráveis aos efeitos negativos do contato com a fumaça e as cinzas geradas pelo fogo. De acordo com o relatório “O Ar é Insuportável”, elaborado em parceria entre o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e a Human Rights Watch (HRW), em todo o mundo, “a poluição do ar devido à queima de florestas e outras vegetações pode causar até 435.000 mortes prematuras a cada ano”.

Saiba mais

Amazônia brasileira emitiu mais carbono que absorveu nos últimos 10 anos

Que ações podem ser feitas para evitar a destruição da floresta amazônica?

Resíduos de madeira podem ser utilizados para geração de energia limpa

Que ações podem ser feitas para evitar a destruição da floresta amazônica?

Para que o desmatamento deixe de ser uma atividade economicamente atrativa para a população que vive na Amazônia, é imprescindível que essa parte da sociedade tenha outras opções de renda. É necessário que os governos e a iniciativa privada invistam em soluções para que comunidades tradicionais e ribeirinhas possam sobreviver a partir dos recursos naturais da floresta, com a perspectiva de que a floresta em pé tem mais valor do que a madeira derrubada.

De acordo com a gerente de ciências da ONG WWF Brasil, Mariana Napolitano, o primeiro passo é eliminar o desmatamento da Amazônia, endurecer as penas a quem desmata e queima ilegalmente a floresta, retomar iniciativas que deram certo no passado, como o PPCDAm (Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal), demarcar terras indígenas, quilombolas e criar unidades de conservação. ”Além disso, é necessário fortalecer os órgãos responsáveis pelo manejo e controle das queimadas e ações ambientais de forma mais ampla, como o Ibama, o ICMBio e a Funai”, afirma.

O que podemos fazer para não destruir a floresta?

5 formas de acabar com o desmatamento da Amazônia.
Instituir o imposto rural. ... .
Ampliar a moratória da soja para o cerrado. ... .
Eliminar o mercado de carne ilegal. ... .
Aumentar a fiscalização do crédito para a agricultura. ... .
Definir novas medidas de combate ao desmatamento..

Quais medidas podem ser tomadas para diminuir a destruição da floresta amazônica?

Cinco medidas para frear a destruição da Amazônia já.
Moratória do desmatamento da Amazônia. ... .
Endurecimento das penas a crimes ambientais e desmatamento. ... .
Retomada imediata do PPCDAm – Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal..

O que pode ser feito para evitar o desmatamento da floresta amazônica?

Como conter o desmatamento.
Políticas de fiscalização e controle devem ser efetivas;.
Cobrança do imposto rural, a fim de evitar a especulação fundiária;.
Expansão da moratória da soja para o Cerrado. ... .
Fechamento do mercado para carne de procedência ilegal, ou seja, provinda de áreas devastadas;.

O que podemos fazer para proteger a floresta amazônica?

Conheça quatro ações que podem ajudar a salvar a Amazônia..
Consumo consciente. A Amazônia pode ser explorada economicamente de forma sustentável. ( ... .
Fortaleça as redes de apoio. ... .
Aprenda com os povos da floresta. ... .
Incentive o reflorestamento. ... .
4 benefícios dos biofertilizantes na agricultura..