O que é e qual a função do Alto Comissariado das Nações Unidas para os refugiados?

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR/ UNHCR) foi criado em 1950 para ajudar as pessoas deslocadas na Europa, como resultado da Segunda Guerra Mundial. Apoia milhões de pessoas que precisam de ajuda para sobreviver e garantir a proteção dos seus direitos. Com mais de 70 anos de experiência, a Agência da ONU para os Refugiados trabalha em mais de 135 países para satisfazer as necessidades de todos aqueles que fugiram da guerra, perseguição ou violações dos direitos humanos. Existem atualmente mais de 103 milhões de pessoas refugiadas, deslocadas e apátridas em todo o mundo. Desde a sua criação em 1950, o ACNUR ajudou mais de 50 milhões de pessoas e recebeu duas vezes o Prémio Nobel da Paz, em 1954 e 1981.

+70 anos

ao serviço dos refugiados.

103 milhões

de pessoas deslocadas no mundo.

+135 países

com presença do ACNUR.

 

O que é a Portugal com ACNUR?

A Fundação Portugal com ACNUR, parceiro nacional da Agência das Nações Unidas para os Refugiados, nasceu em 2021 e tem como objetivo sensibilizar e angariar fundos para apoio aos programas de ajuda humanitária do ACNUR: nutrição, cuidados médicos, água potável e saneamento, educação, abrigo e infraestruturas básicas, assistência jurídica e proteção internacional, entre outros. Tal como outros parceiros nacionais presentes noutros países, a fundação procurará sensibilizar o público em geral sobre a situação e as necessidades das pessoas refugiadas, deslocadas e apátridas e maximizar as contribuições recebidas do setor privado, setor público descentralizado e sociedade civil em Portugal, para o ACNUR.

Notícias sobre o ACNUR

Notícias

  

O que é e qual a função do Alto Comissariado das Nações Unidas para os refugiados?

Emergências

Qua, 12/28/2022

  

ACNUR aumenta a assistência aos refugiados e famílias deslocadas no norte da Etiópia à medida que a paz regressa

Notícias

  

O que é e qual a função do Alto Comissariado das Nações Unidas para os refugiados?

Emergências

Qua, 12/21/2022

  

Um quinto das pessoas deslocadas à força no mundo foi acolhida nas Américas. A necessidade de soluções é urgente

Notícias

  

O que é e qual a função do Alto Comissariado das Nações Unidas para os refugiados?

Emergências

Seg, 12/19/2022

  

Seca e conflito forçam 80.000 pessoas a fugir da Somália para os campos de refugiados Dadaab, no Quénia

Mais notícias

Conheça a História

O que é e qual a função do Alto Comissariado das Nações Unidas para os refugiados?

Principal objetivo do ACNUR

Salvaguardar os direitos e o bem-estar das pessoas que foram forçadas a fugir. Juntamente com parceiros e comunidades, trabalha para assegurar que todos tenham o direito de procurar asilo e encontrar refúgio seguro noutro país. O ACNUR esforça-se também por assegurar soluções duradouras.

Durante mais de setenta anos, o ACNUR tem ajudado milhões de pessoas a recomeçar as suas vidas. Estas incluem refugiados, repatriados, apátridas, deslocados internos e requerentes de asilo. A proteção, abrigo, saúde e educação têm sido cruciais, curando passados destruídos e construindo futuros mais brilhantes.

O Alto Comissário

"O ACNUR está a navegar em águas extraordinariamente difíceis. A combinação de múltiplos conflitos e a consequente deslocação em massa, novos desafios ao asilo, o fosso de financiamento entre necessidades humanitárias, recursos e a crescente xenofobia, é muito perigosa".

Filippo Grandi é o 11º Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados.

Foi eleito pela primeira vez pela Assembleia Geral da ONU a 1 de janeiro de 2016 para um mandato de cinco anos. Foi reeleito para novo mandato até 30 de junho de 2023.

O que é e qual a função do Alto Comissariado das Nações Unidas para os refugiados?

Pessoas sob a Proteção do ACNUR

Refugiado: é uma pessoa que, devido a um receio fundado de ser perseguida por motivos de raça, religião, nacionalidade, pertença a um determinado grupo social ou opinião política, está fora do país da sua nacionalidade e é incapaz, ou, devido a esse receio, não está disposta a receber proteção desse país.

Pessoa internamente deslocada: é uma pessoa que tenha sido forçada a abandonar a sua casa devido a conflito ou perseguição (por exemplo, por razões semelhantes às relacionadas com pessoas refugiadas); ou devido a uma catástrofe natural ou outra circunstância invulgar. Ao contrário das pessoas refugiadas, os deslocados internos não atravessaram uma fronteira internacional para procurar segurança, mas permaneceram no seu próprio país.

Requerente de asilo: é uma pessoa cujo pedido de estatuto de refugiado ainda não foi avaliado/ concedido.

Apátrida: é uma pessoa que não é reconhecida por nenhum país como cidadão. De facto, muitos milhões de pessoas em todo o mundo estão presas neste limbo legal, usufruindo apenas de um acesso mínimo à proteção legal ou internacional ou a direitos básicos como a saúde e a educação.

Convenção Relativa ao Estatuto dos Refugiados

A Convenção sobre Refugiados de 1951 e o seu Protocolo de 1967 são os principais documentos jurídicos que constituem a base do trabalho do ACNUR. Com 149 Estados partes de um ou de ambos os documentos, definem o termo "refugiado" e descrevem os direitos das pessoas refugiadas, bem como as obrigações legais dos Estados para os proteger.

O princípio fundamental é a não repulsão, que afirma que um refugiado não deve ser devolvido a um país onde enfrente ameaças graves à sua vida ou liberdade. Isto é agora considerado uma regra de direito internacional comum.

O ACNUR serve de "guardião" da Convenção de 1951 e do seu Protocolo de 1967. De acordo com a legislação, espera-se que os Estados cooperem connosco para assegurar que os direitos dos refugiados sejam respeitados e protegidos.

Para que serve o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados?

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, atuando sob a autoridade da Assembléia Geral, assumirá a função de proporcionar proteção internacional, sob os auspícios das Nações Unidas, aos refugiados que se enquadrem nas condições previstas no presente Estatuto, e de encontrar soluções permanentes para o ...

O que é o Alto Comissariado?

Enviado ou delegado de um governo ou instituição, com poderes latos. Feminino: alta-comissária. Plural: altos-comissários.

O que é Alto Comissariado das Nações Unidas para os direitos humanos?

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos - ACNUDH (em inglês, Office of the United Nations High Commissioner for Human Rights, OHCHR) é um órgão das Nações Unidas dedicado à promoção e proteção dos Direitos Humanos garantidos pela legislação internacional e estipulados na Declaração Universal dos ...

Qual é o papel da ONU para os refugiados?

A proteção de refugiados e das populações deslocadas por guerras, conflitos e perseguições é a principal missão do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) – também conhecido como Agência da ONU para Refugiados –, que busca soluções adequadas e duradouras para estas populações.