Previsão do tempo para governador valadares

31 de dezembro - 11 de janeiro

sábado 31/12

32° /21°

Nuvens com períodos de sol

3%

domingo 01/01

32° /21°

Nuvens e sol

25%

segunda 02/01

30° /21°

Possibilidade de aguaceiros

43%

terça 03/01

32° /22°

Aguaceiros

89%

quarta 04/01

31° /23°

Trovoada em partes da zona

67%

quinta 05/01

31° /25°

Trovoada em partes da zona

55%

sexta 06/01

31° /22°

Períodos de chuva

71%

sábado 07/01

35° /22°

Alguns aguaceiros intensos

66%

domingo 08/01

33° /20°

Aguaceiro intenso

56%

segunda 09/01

34° /20°

Trovoada localizada

55%

terça 10/01

34° /21°

Trovoada localizada

40%

quarta 11/01

32° /24°

Chuva e trovoada

80%

Mais à frente

12 de janeiro - 23 de janeiro

24 de janeiro - 4 de fevereiro

5 de fevereiro - 16 de fevereiro

17 de fevereiro - 28 de fevereiro

Mensal

As queimadas ocorridas no Brasil geram diariamente fumaça que se acumula em uma grande pluma de escala continental que se estende a centenas de milhares de quilômetros quadrados, cobrindo uma extensa área da América do Sul durante todo o período seco da região central do Brasil, principalmente durante o inverno. As emissões de fumaça estão mais intensas este ano, como pode ser observado através de imagens de satélites (Figura 1) e dos resultados do modelo de previsão de fumaça e de qualidade do ar do INPE (Figura 2).

Durante os meses de julho a agosto, esta pluma regional de fumaça é tipicamente transportada pelos ventos alísios em direção à Cadeia dos Andes e ao atingir esta barreira desloca-se em direção ao sul do continente atingindo a porção oeste do território brasileiro, Peru, Bolívia e Argentina. Agora em setembro, até o final do período seco, o avanço periódico das frentes frias em direção às regiões Sudeste e Centro-Oeste bloqueiam o transporte da fumaça em direção ao sul do continente e a desvia em direção ao Oceano Atlântico passando sobre as regiões Sul e Sudeste do Brasil. Um destes episódios aconteceu ontem (08/09) e hoje (09/09) com o agravante de que parte desta fumaça, ao atingir a costa brasileira, foi recirculada de volta ao continente sobre os estados da Região Sudeste degradando ainda mais a qualidade do ar das grandes cidades desta região. O modelo numérico do INPE indica ainda que a fumaça passou pelas regiões Sul e Sudeste também em níveis próximos da superfície e, portanto, atingiu diretamente a população destas regiões, inclusive da cidade de São Paulo (SP). Este evento deve perdurar por mais 1-2 dias e tem a possibilidade de voltar a ocorrer outras vezes até o final do período seco.

Anexo 1: Animação dos resultados do modelo numérico ambiental do INPE para a espessura ótica do aerossol no canal 550 nm1(AOT). Previsão iniciada em 08 de setembro de 2022 as 00Z até o dia 12 de setembro de 2022 as 00Z.

As integrações do modelo numérico ambiental foram realizadas no supercomputador do INPE. Previsões numéricas mais refinadas estão em planejamento com o novo Modelo Comunitário MONAN que faz parte da Rede Nacional de Meteorologia (RNM).

Texto elaborado por Karla Maria Longo (INPE), com contribuições de Servidores do INPE, INMET e CENSIPAM.

A primeira semana de 2023 será marcada pelo avanço de uma frente fria e pela formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul. Devido às altas temperaturas, há a possibilidade de temporais e chuvas intensas.

Previsão do tempo para governador valadares

A Polícia Militar (PM), por telefone, auxiliou no salvamento de um bebê de 1 ano e 4 meses. De acordo com os militares, na madrugada dessa segunda-feira (5), eles receberam via 190 o chamado de uma mãe aflita dizendo que seu filho havia engasgado. 

Durante a ligação telefônica, a mulher foi orientada a prestar os primeiros socorros, na sequência, os oficiais, junto com uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram até a casa do bebê. 

A criança já estava fora de perigo quando os militares e o Samu chegaram ao local. No entanto, por segurança, a equipe encaminhou o garotinho para o Pronto-Socorro Municipal, onde recebeu os devidos cuidados.

De acordo com o militar que atendeu a mulher por telefone, a primeira atitude foi acalmar a mãe e dar início às orientações para o desengasgo da criança. “A mãe estava muito nervosa, mas consegui tranquilizá-la. Ela seguiu corretamente as instruções. Quando chegamos na residência, o bebê já estava fora de perigo", disse o cabo Renato Barros. 

Reencontro

Nesta terça-feira (6), o militar visitou a criança que estava bem, feliz e até brincou com o policial. O encontro foi registrado em vídeo e fotos. “É gratificante saber que auxiliei na preservação da vida de uma criança. A Polícia Militar está pronta para auxiliar a população em qualquer situação", avaliou o cabo.

Quando irá chover em Governador Valadares?

Pancadas de chuva à tarde e à noite. Alta probabilid. Sol e aumento de nuvens de manhã.

Como ficará o tempo em Governador Valadares amanhã?

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Qual a previsão de chuva para amanhã?

Sol com muitas nuvens a nublado com chuva no fim da manhã. Tarde e noite chuvosas.

Qual a previsão do tempo para o leste de Minas?

Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.