Quantos dias de repouso após cirurgia de catarata

Entenda quais são os cuidados pós-operatórios da cirurgia de catarata e tenha uma recuperação tranquila.

Quantos dias de repouso após cirurgia de catarata

A catarata é uma alteração nos olhos que atinge principalmente os idosos. Com o passar dos anos o cristalino, lente natural dos olhos, tende a ficar opaco, o que causa dificuldades na visão, como se o paciente olhasse constantemente através de um vidro sujo. A catarata se inicia como um leve incômodo e pode evoluir até o estágio de cegueira.

O único tratamento efetivo na cura da catarata é a cirurgia, que se resume na retirada do cristalino opaco e substituição dele por uma lente intraocular.

Quero receber informações e preços da cirurgia de catarata.

Embora a cirurgia de catarata seja considerada de baixa complexidade, muitos pacientes têm receio do pós-operatório.

A Central da Visão é a maior central de agendamentos de cirurgia de catarata do Brasil e possui quatro clínicas afiliadas especializadas na cidade de São Paulo. Todas as clínicas possuem médicos formados nas melhores universidades e têm mais de 20 anos de existência.

Preencha o formulário e receba preços

Baseada na experiência de centenas de pacientes operados que recuperaram a visão, a Central da Visão elaborou textos detalhando a cirurgia e os cuidados pós-operatórios para garantir uma recuperação tranquila. Conheça agora:

Cirurgia de catarata: cuidados pós-operatórios

Apesar de ser considerada segura, a cirurgia de catarata demanda alguns cuidados pós-operatórios como qualquer outro procedimento. Na maioria dos casos, os cuidados pós-operatórios são realizados através de colírios antibióticos e anti-inflamatórios, indicados pelo cirurgião responsável.

Além disso, o paciente também não poderá realizar nenhum tipo de esforço físico durante o período de recuperação da cirurgia, não deverá fazer uso de maquiagem nessa região e usar o protetor acrílico pelo tempo determinado pelo médico. Também é de suma importância que o paciente não coce ou esfregue a região dos olhos, tome cuidado com a posição para dormir e evite piscinas durante certo período.

O tempo de recuperação vai depender do tipo de paciente e quem define isso é seu médico. De maneira geral, minutos após a realização da cirurgia, o paciente volta para casa. O paciente poderá ter uma rotina de vida normal, respeitando apenas as recomendações médicas, como é o caso de não realizar nenhum tipo de esforço físico. A recuperação total da visão costuma levar cerca de 45 dias.

Na Central da Visão é possível agendar a consulta de avaliação em uma das clínicas afiliadas em poucos dias e fazer a cirurgia na mesma na mesma semana.

Como funciona a cirurgia de catarata

A cirurgia de catarata é um procedimento procedimento seguro, prático, de baixo risco e indolor que consiste na substituição do cristalino por uma lente artificial intraocular. Existem duas formas de se fazer a cirurgia de catarata: através da facoemulsificação ou da cirurgia a laser. Em ambos os casos, é feito um pequeno corte (cerca de 2,75 mm), por onde é realizada a substituição das lentes.

Tanto a facoemulsificação, quanto a cirurgia a laser são procedimentos práticos e completamente indolores. A cirurgia é realizada através de anestesia local, com colírio anestésico e sedação e dura cerca de 15 minutos, a depender do caso, com alta do paciente poucos minutos após o término do procedimento, ou seja, não há a necessidade de internação do paciente.

Quero receber informações e preços da cirurgia de catarata.

Atenção!

Ao escolher uma clínica para realizar a cirurgia de catarata, lembre-se de tirar todas as suas dúvidas sobre como funciona o procedimento, além de conversar com o médico sobre o número de cirurgias que ele já realizou. Na cura da catarata, a experiência do cirurgião conta muito para um bom resultado!

Na Central da Visão, as quatro clínicas afiliadas possuem médicos formados nas melhores universidades do país, todas têm mais de 20 anos de existência e possuem cirurgiões especializados em catarata.

Importante! 

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas. Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO. 

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130. 

Quanto tempo não pode abaixar a cabeça depois da cirurgia de catarata?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online Não há problemas em abaixar a cabeça. Não deve agachar nem fazer esforço físico intenso por 14 dias.

O que não pode ser feito após a cirurgia de catarata?

Apesar da cirurgia não demandar internação ou repouso absoluto, uma recomendação pós-cirúrgica é evitar atividades físicas, pegar pesos e praticar esportes. Essas atividades podem ser configuradas como de impacto e devem ser evitadas até que o médico libere o paciente.

Quanto dias tem que ficar de repouso após cirurgia de catarata?

O período de recuperação costuma ser de 2 a 7 dias, com melhora progressiva da sua visão. Evite atividades como musculação, sauna, corrida, hidroginástica ou qualquer esporte de impacto pelo período de 15 dias. Sendo o caso de retornar para a hidroginástica após esse período, não deixe de usar óculos de proteção.

Quanto tempo depois da cirurgia de catarata pode cozinhar?

Não pode cozinhar depois da cirurgia de catarata porque as altas temperaturas podem retardar o processo de cicatrização do olho. Portanto, a recomendação é que, por pelo menos 15 dias, evite cozinhar, muito em razão do calor do fogo.