36 semanas de gravidez são quantos meses

  1. Home
  2. Família
  3. Família geral

Família

9 meses de gravidez: sintomas, contrações e preparação para o parto

Ele pode nascer a qualquer momento; prepare-se para os alarmes

36 semanas de gravidez são quantos meses

Escrito por Redação Minha vida


Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.

36 semanas de gravidez são quantos meses
Ele vai nascer

Publicado em 24 de janeiro de 2019

Aos 9 meses de gravidez, seu bebê está se aprontando para nascer. E você também tem que estar preparada! Tire as últimas semanas para relaxar e refletir sobre como será a vida após o parto. Descanse enquanto não começa a maratona de cuidar do bebê. Os 9 meses de gravidez vão das 36 às 40 semanas.

Está se sentindo desajeitada? É que, além do peso do barrigão, à medida que o bebê desce para a pelve, se preparando para o parto, o centro de gravidade do corpo também muda, o que pode fazer você perder o equilíbrio.

O útero, que a essa altura está cerca de 20 centímetros acima do umbigo, já não pressiona tanto o diafragma efica mais fácil respirar. Em compensação, sua bexiga está sob a maior pressão, e você precisa ir ao banheiro a todo instante.

Talvez você note um corrimento vaginal mucoso nessa fase. Se não houver nenhum outro sintoma, como coceira, mau-cheiro ou ardor, trata-se de uma secreção normal. Mas, se estiver na dúvida, não hesite em falar com o seu médico.

Como o bebê está grande e ocupando praticamente todo o espaço, a posição em que ele está agora provavelmente não vai mudar.Se o ultra-som mostrar que ele está sentado, pode ser necessário fazer uma cesariana.

A partir da 38ª semana, o bebê pode vir a qualquer momento. Deixe a mala da maternidade pronta desde o início do mês. Nesse período, é comum ter falsas contrações de parto. Elas são irregulares, vêm subitamente e doem bastante mas passam. Você vai senti-las principalmente na parte de baixo das costas, no ventre e na bacia. É alarme falso.

As verdadeiras contrações que anunciam o parto começam no fundo do útero e se espalham para baixo, atingindo também a região lombar e a pelve. É uma dor parecida com a cólica, que fica ritmada, mais forte e duradoura conforme o trabalho de parto progride. Ao contrário das falsas contrações, essas não são aliviadas com uma mudança de posição.

O médico deve ter estimado a data do parto, mas ela não é exata. Por isso, a última semana parece também a mais longa. Fique tranquila: cada bebê nasce a seu tempo, e o médico vai ajudar em qualquer atraso ou antecipação. O importante nesse momento é descansar e contar com o apoio das pessoas que você ama.

Veja aqui as opções quando a gestação passa as 41 semanas. 

  • Arrumar a sua mala e a do bebê para levar à maternidade
  • Ter sempre à mão o telefone do hospital e de quem vai levá-la, preparando antes o roteiro com atalhos para chegar rápido
  • Revisar o tipo de parto escolhido de acordo com a orientação do médico, as suas condições e as do bebê
  • Dar o toque final no quarto do bebê
  • Re-la-xar enquanto o parto não vem!

Todo o conteúdo pertence ao © BabyCenter, L.L.C. 1997-2022. Todos os direitos reservados.

Este site disponibiliza informações de natureza genérica, e foi criado com propósitos apenas educativos. Se você tem qualquer preocupação com a sua saúde ou a de ser filho, é sempre necessário consultar um médico ou outro profissional de saúde. Por favor veja os Termos de Uso antes de usar o site. A utilização do site indica que você concorda com os Termos de Uso.

Este site é uma publicação do BabyCenter, L.L.C., que é responsável por todo o conteúdo, conforme descrito e qualificado em detalhes nos Termos de Uso.

Finalmente você chegou às suas 36 semanas de gravidez.Reta final da gestação! Até aqui o seu corpo já mudou muito e seu bebê não para de crescer. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga.

Desenvolvimento do bebê em suas 36 semanas de gravidez

9 meses de gravidez, o último! Está preparada?

Agora o bebê  já não é mais considerado prematuro. Caso tenha que nascer, o médico pode fazer o parto com mais segurança.Nesta semana o bebê continua crescendo e já tem mais peso, a pele se encontra mais lisa e o lanugo, que é a fina camada de pêlo sob a pele, começa a desaparecer. 

Seus cabelos, sobrancelhas e cílios já estão no local exato e bem evidentes.

Nesta fase da gestação, a maior parte dos bebês já se encontra virado de cabeça para baixo, na posição para o nascimento. No entanto, alguns bebês podem demorar um pouco mais, geralmente, até a 37ª semana para virar. Caso esteja sentado é possível a indicação de uma cesariana, já que são poucos os médicos que fazem o parto normal com o bebê nesta posição.

36 semanas de gravidez:  desenvolvimento do corpinho

Nesse estágio, o tamanho do bebê é de cerca de 46.8 centímetros medidos da cabeça aos pés e cerca de 32.9 centímetros da cabeça ao bumbum, sendo equivalente ao tamanho de uma acelga. O peso do bebê nessa semana é cerca de 2,7 Kg.  

Na 36ª semana da gestação, o bebê continua crescendo e seu peso aumentando, e já não tem tanto espaço no útero para se movimentar. 

O ciclo de sono e vigília está se tornando mais desenvolvido, tendo um sono mais tranquilo, e quando dorme, apresenta movimentos oculares rápidos (REM), que é a fase do sono importante no processamento das memórias e conhecimentos. 

36 semanas de gravidez: acompanhamento médico

A partir da 36ª semana da gestação, as consultas pré-natais devem ocorrer com maior frequência, pelo menos 1 vez por semana até o nascimento do bebê.

Nestas consultas, é possível o obstetra avaliar a pressão arterial da mulher, o peso, a altura do útero, a posição do bebê, os batimentos cardíacos e movimentos do feto, por exemplo.

Para saber, leia também: Tudo sobre Gravidez | Gravidez saudável | O que grávida deve comer

Recomendações das 36 semanas

Fique atenta às contrações, elas já podem acontecer!

O corpo é tão perfeito que ele mesmo começa a dar sinais que está chegando a hora. A barriga que começa a ficar mais baixa indica que o bebê está descendo e encaixando. O tampão mucoso começa a sair e as contrações de treinamento acontecem.

Desafios das 36 semanas de gravidez

Escolha bem seu acompanhante!

Saiba que a mamãe tem direito à acompanhante na hora do parto e em 12 horas após o parto, então se você teve bebê fora do horário de visita ou não seja apartamento, fique tranquila.

Leia o máximo que pode sobre parto;  Sinais de Trabalho de Parto | Medidas de conforto durante o parto | Dar à luz

Seus sintomas nas 36 semanas de gravidez

36 semanas de gravidez: mudanças em seu corpo

Nas 36 semanas de gestação as consultas já são semanais e qualquer queixa de dor e sangramento deve ser comunicada. Então se seu médico ainda não deu o número de telefone emergencial dele, nessa fase ele deve dar ou no mínimo você deve mencionar na próxima consulta.

Segundo a ginecologista, Drª. Sheila Sedicias, a  mulher pode continuar a ter os sintomas de sensação de falta de ar, vontade frequente de urinar, contrações de Braxton-Hicks ou sensação de queimação no estômago, e podem surgir dificuldade para dormir e cansaço excessivo.

Nesta semana a mulher pode já ter engordado cerca de 7 a 11 Kg, que correspondem ao peso do feto, da placenta, do líquido amniótico e do útero.

Além disso, devido ao maior volume de sangue circulando no organismo e ao peso do útero sobre as veias e artérias da região pélvica, que pode dificultar a circulação e o retorno do sangue dos pés e pernas para o coração, a mulher pode apresentar retenção de líquidos, que pode causar inchaço nas mãos ou nos pés e também contribuir para o aumento de peso.

Leia também: Estrias na gravidez | Medidas de conforto durante o parto | Dicas para o Parto

Dica extra para as mamães

Faltando posição confortável para dormir?

Está quase chegando ao fim!! Procure fazer uma alimentação leve e saudável e ingerir muito líquido para não se sentir tão inchada e estufada nesta fase. Evite comer alimentos gordurosos e salgados e nada de comida pesada hein! Abuse de frutas, verduras e legumes e sucos e água de coco nesta fase.

Leia também: Tudo sobre Gravidez | Cansaço e Fadiga na Gravidez | Alimentação na gravidez: o que comer e o que evitar

36 semanas de gravidez: sintomas

Na 36ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como: 

  • Inchaço nas pernas ou nos pés: não ficar muito tempo de pé, e colocar os pés mais altos que o corpo, apoiando os pés quando precisar sentar, ajudam a melhorar a circulação sanguínea das pernas e ajuda a evitar o inchaço nas pernas ou nos pés. Além disso, praticar exercício físico regular, como caminhada ou natação, conforme orientado pelo médico, podem ajudar a diminuir esse desconforto. No entanto, se o inchaço não melhorar, começar de forma repentina ou apresentar inchaço nas mãos e no rosto, deve-se procurar ajuda médica imediatamente, pois pode ser sinal de pré-eclâmpsia.

  • Vontade frequente de urinar: não prender a urina, pois deixar a urina retida na bexiga pode aumentar o risco de infecção urinária. Além disso, apesar do aumento da frequência urinária devido ao peso do útero sobre a bexiga, a mulher não deve reduzir a ingestão de água pois a desidratação aumenta o risco de parto prematuro;

  • Contrações de Braxton-Hicks: beber um copo de água, fazer exercícios de relaxamento ou de respiração profunda, ou tomar um banho morno por até 30 minutos, podem ajudar a aliviar o desconforto das contrações. Além disso, é recomendado movimentar o corpo, mudando de posição, fazendo uma leve caminhada, ou descansar se a mulher estava muito ativa quando as contrações iniciaram. No entanto se a contração for forte, muito frequente ou acompanhada de outros sintomas como dor nas costas, sangramento vaginal ou corrimento líquido, deve-se procurar ajuda médica imediatamente, pois a mulher pode ter entrado em trabalho de parto. 

Dicas para a mamãe

Já escolheu a maternidade?

Já observou qual o trajeto que fará? Pense em trajetos alternativos, lembrando que você pode ter que ir para a maternidade em horários de trânsito intenso ou até mesmo ter que desviar de algum impedimento no trânsito,  vestir e montar kits com várias peças, o que facilita quando for pegar na bolsa. Leia também a Bolsa Maternidade.

Também separamos outras dicas que vão te ajudar nessa fase final, confira:

  1. Durma de lado e com um travesseiro entre as pernas. Isso trará mais conforto!

  2. Coma uma dieta rica em fibras e beba muita água para ajudar a impedir hemorróidas.

  3. Pense se você gostaria de contratar uma doula, um profissional de suporte treinado

  4. Espere sonhos mais dramáticos ou vívidos, que podem acontecer devido às mudanças hormonais.

  5. Quer saber a data de nascimento do seu bebê? Conheça a calculadora de gravidez Pampers®.

  6. Impulsione sua circulação descansando deitada de lado ou comendo uma fruta

  7. Descanse frequentemente com os pés elevados e não deixe de beber bastante água

  8. Comece sua lista de nomes para o bebê, se você ainda não tiver começado. Temos várias opções; Nomes de Meninas | Nomes para o bebê

  9. Comece a planejar o quartinho do bebê, você já está na metade do caminho.Temos várias opções; Lista de ideias para o quarto do bebê

  10. Confira nossa série de episódios; Nasce uma família

Começar com:

Seu endereço de email

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

  • Tua Saúde. (Novembro de 2021) .Desenvolvimento do bebê - 36 semanas de gestação. Por Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias Ginecologista. Acessado em 20 de junho de 2022.  Disponível em: https://www.tuasaude.com/desenvolvimento-do-bebe-36-semanas-de-gestacao/ 

  • Trocando Fraldas. 36 Semanas de Gestação. Escrito por Patrícia Amorim. Acessado em 20  de junho de 2022.  Disponível em: https://www.trocandofraldas.com.br/36-semanas-de-gestacao/

Estou com 36 semanas falta quanto tempo para dar à luz?

Com 36 semanas de gestação, entra no 9º mês da sua gestação! O seu bebé entra em contagem descrente para o parto. A fase pré-parto pode demorar duas, três ou mais semanas e pode começar a sentir alguns sintomas como diarreia ligeira, perda do rolhão mucoso, perda de peso e contrações ligeiras e indolores.

É possível o bebê nascer com 36 semanas?

O bebê que nasce com 36 semanas é considerado prematuro, mas muitas vezes não precisa de cuidados especiais. Por outro lado, bebês que nascem com 37 semanas às vezes precisam de ajuda para respirar. Não há muito como prever.

Estou com 37 semanas de gestação são quantos meses?

37 semanas de gravidez são 9 meses. Às 37 semanas da gestação (início do 9º mês) o bebé está quase pronto para nascer. As falsas contrações do parto passam a ser frequentes, ainda que possa nem se aperceber da sua existência.

Como está um bebê de 36 semanas na barriga?

Na 36ª semana de gestação, o bebê continua crescendo e já tem mais peso, a pele se encontra mais lisa e o lanugo, que é a fina camada de pêlo sob a pele, começa a desaparecer. Nesta fase da gestação, a maior parte dos bebês já se encontra virado de cabeça para baixo, na posição para o nascimento.