Até quantas semanas o bebe pode nascer

Até quando é seguro esperar o parto normal? Uma gestação humana dura de 37 a 42 semanas. Isto significa que antes de 37 semanas o bebê é prematuro (e a gravidez pré-termo) e depois de 42 semanas a gravidez é considerada pós-termo. Mas a data provável do parto é calculada com 40 semanas e é comum as pessoas ficarem ansiosas próximo a esta data, como se os bebês tivessem um relógio e um prazo de validade. Os bebês têm mesmo que nascer com 40 semanas? É seguro esperar até 42 semanas?

Definições internacionais de duração da gravidez

Novas pesquisas sobre desenvolvimento fetal foram feitas. Por isto entidades internacionais definiram o tempo de nascimento do bebê dentro dos seguintes conceitos:

  • Termo precoce: 37 semanas e 0 dias até 38 semanas e 6 dias
  • Termo completo: 39 semanas e 0 dias até 40 semanas e 6 dias
  • Termo tardio: 41 semanas e 0 dias até 41 semanas e 6 dias
  • Pós-termo: 42 semanas ou mais

Bebê “maduro”?

A partir de 37 semanas o bebê já é considerado “maduro”. Entretanto, é a partir da  semana 39 que os bebês ficam mais seguros fora do útero.  Isto acontece porque a partir desta data eles são menos propensos a complicações. Por exemplo,  problemas respiratórios são mais comuns em bebês de 37 semanas que em bebês de 39.    Duas semanas a mais no útero permitem, por exemplo, que o cérebro do bebê, os pulmões e o fígado estejam mais maduros. Bebês nascidos com 39 ou 40 semanas também tendem a ter menos intercorrências de visão e de audição.

Até quantas semanas o bebe pode nascer

Até quando é seguro esperar o parto normal?

Mas, se com 39 ou 40 semanas os bebês já estão prontos para nascer com segurança, para quê esperar até a 42 semana? Até quando esperar? Até quando é seguro?   Estudos científicos mostram que é seguro esperar até 41 semanas. Por isto a recomendação internacional é que a indução do parto seja oferecida a toda gestante a partir de 41 semanas de gestação. Após 41 semanas o bebê tem maior risco de apresentar complicações ao nascimento e o parto tem maior chance de complicar e acabar se tornando uma cesariana. Leia mais:

  • Indução do parto: como e quando fazer
  • 7 dicas para entrar em trabalho de parto
  • Qual a diferença entre parto normal e natural?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a data provável do parto (DPP) é calculada para as 40 semanas (280 dias), contando a partir do primeiro dia da última menstruação. Um bebé que nasce antes das 37 semanas é considerado prematuro e o que nasce após a 42ª semana, um bebé pós-termo.

O ovo fecundado precisa, em média, de 266 dias (38 semanas) para atingir o seu completo desenvolvimento. Assim, alguns fetos precisam de 280 (40 semanas) para se desenvolver enquanto outros apenas de 240 dias (34 semanas e três dias). Apenas 4% dos bebés nascem na data prevista. Os restantes nascem algumas semanas antes ou depois.

Com quantas semanas o bebé nasce?

Hoje em dia, uma gestação é considerada “a termo” a partir das 39 semanas. Com este tempo de gravidez, os órgãos estão suficientemente maduros para funcionarem como esperado e os bebés prontos para nascer.

Por outro lado, estudos recentes sugerem que a probabilidade de desenvolver certas complicações de saúde é menor nos bebés que nascem após as 39 semanas em comparação com bebés que nascem mais cedo sem ser por parto espontâneo – ou seja no caso de cesariana ou parto induzido.

A 39ª semana da gestação corresponde à quarta semana do 9º mês da gravidez e o bebé está maduro e pronto para nascer. A média dos bebés nasce às 40 semanas, podendo chegar às 42.

O que é uma gravidez de termo?

Quando dá o bebé a volta?

Às 37 semanas, cerca de 98% dos bebés já deram a volta, ou seja, viraram-se de cabeça para baixo, em direção à pélvis da mãe. No crânio, as fontanelas continuam abertas para facilitar a passagem da cabeça pelo canal de parto.

Esta é a melhor posição para o bebé nascer por parto normal porque a cabeça é a área maior do corpo. Depois de sair a cabeça, o corpo do bebé desliza facilmente para o exterior.

E se a gravidez se prolongar para além das 40 semanas?

A partir das 40 semanas e um dia, os cuidados médicos são redobrados para correta monitorização do bem-estar materno-fetal.

Com este tempo de gravidez, a placenta começa a acusar o desgaste e a mostrar sinais de envelhecimento o que, a acontecer, pode prejudicar a troca de oxigénio e o fornecimento de nutrientes ao bebé.

A avaliação do grau de maturidade da placenta é realizada através de ecografia.

Sinais de que o parto está para breve

Alguns sinais podem ser indicativos que o nascimento do bebé está para breve. Nas últimas consultas da gestação, o seu médico irá informá-la dos sintomas do parto e quando deve dirigir-se para a maternidade / hospital.

Alguns desses sinais e sintomas são:

  • Rutura da bolsa de águas (membranas que envolvem o feto no útero) com saída de líquido amniótico pela vagina.
  • Expulsão do rolhão mucoso (eliminação, através da vagina, de um muco gelatinoso, rosado ou acastanhado).
  • Contrações. Quando sente que a barriga está mais dura, podendo não haver dor. Com o passar das horas, as contrações tornando-se cada vez mais regulares, intensas e próximas. Registe as contrações. Quando se tornarem regulares, com intervalos de 10 em 10 minutos, deve ir para a maternidade.
  • Sangramento antes das 37 semanas da gravidez que pode ser sinal de trabalho de parto pré-termo.

Data prevista para o parto: como calcular?

Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.

É perigoso o bebê nascer de 41 semanas?

Após 41 semanas o bebê tem maior risco de apresentar complicações ao nascimento e o parto tem maior chance de complicar e acabar se tornando uma cesariana.

Qual o prazo máximo para o nascimento do bebê?

A data provável do parto é aquela em que a maioria dos bebês nasce: 40 semanas. Mas está tudo bem nascer um pouco antes ou um pouco depois, pois o bebê ainda estará com 9 meses. Depois de 40 semanas, chamamos de “pós datismo”. A literatura mostra que alguns bebês podem chegar até no máximo 42 semanas.

Estou de 39 semanas é nada do meu bebê nascer?

Portanto, se você chegou até as 40 semanas e nada de bebê nascer, é importante contar com o acompanhamento médico para definir até quando é possível esperar e o que fazer. Caso a aflição e a ansiedade tome conta do momento, a melhor saída é dialogar com o médico e seguir suas orientações.

O que fazer se o bebê não nascer até 40 semanas?

Mas, a partir da 40ª semana e um dia, os cuidados e o acompanhamento médico devem ser redobrados. “A placenta envelhece e a troca de oxigênio e nutrientes entre mãe e filho piora, o que pode causar até o óbito do bebê”, diz Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.