Quantos anos Sara esperou por Isaque

“Um dia Sarai disse a Abrão: ‘Já que o Senhor Deus não me deixa ter filhos, tenha relações com a minha escrava; talvez assim, por meio dela, eu possa ter filhos’. Abrão concordou com o plano de Sarai, e assim ela lhe deu Agar para ser sua concubina. Isso aconteceu quando já fazia dez anos que Abrão estava morando em Canaã. Abrão teve relações com Agar, e ela ficou grávida. Quando descobriu que estava grávida, Agar começou a olhar com desprezo para Sarai, a sua dona” (Gênesis 18:2-4).

Quantos anos Sara esperou por Isaque

Toda tentativa humana de querer antecipar as bênçãos de Deus vai resultar em problemas. A história de Abraão nos permite tirar muitas lições para a nossa vida. Uma delas diz respeito a esperar em Deus o cumprimento de suas promessas.

Deus havia prometido uma descendência numerosa para o patriarca Abraão, embora ele e sua esposa Sara já estivessem velhos, e ela ainda fosse estéril. Abraão esperou por mais de dez anos para que a promessa se cumprisse, o que não aconteceu. Houve então um momento em que ele e Sara decidiram fazer as coisas acontecerem por seus próprios meios.

Sara permite que Abraão tenha relações com a escrava Agar, e assim é gerado um filho, a quem eles colocam o nome de Ismael. Isso trouxe discórdia entre Sara e sua serva, pois a palavra diz que Agar começou a olhá-la com desprezo.

Muitas vezes, nós não temos paciência para esperar o agir de Deus, e queremos fazer as coisas acontecerem do nosso jeito e no nosso tempo. Os planos de Deus são maiores e melhores do que os nossos, e o tempo de Deus não é como o nosso tempo. Se existe uma promessa do Senhor para se cumprir em sua vida, não queira apressar as coisas e fazer do seu jeito. Não tente ajudar a Deus.

Quando Abraão e Sara quiseram adiantar os planos de Deus eles provocaram uma crise na família.

Em Salmos 40: 1, Davi escreveu: “Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor”. Se você tem esperado o agir de Deus em sua vida, continue esperando. Ele é Deus e sabe qual é o momento certo de intervir. Apenas creia.

ORAÇÃO
“Senhor, nós cremos que a Bíblia é a revelação da sua Palavra a toda a humanidade. Contempla nesse momento cada pessoa alcançada por esta mensagem, e fortalece aqueles que estão esperando fielmente em suas promessas. Cumpra-se a sua vontade na vida dessa irmã e desse irmão, pois sabemos que a sua vontade é boa, perfeita e agradável. Nos ensina a esperar no Senhor, e a não querermos agir de forma precipitada, pelos nossos próprios meios.

Eu oro em nome de Jesus, amém”.

ACOMPANHE O MINUTO COM DEUS NO YOUTUBE.

Quantos anos Sara esperou por Isaque
Edvaldo Oliveira é coordenador e idealizador do Ministério Minuto com Deus de mensagens para a internet. É formado em Teologia Ministerial, Administração de Empresas e Marketing. Mora em Belo Horizonte e está à frente da Igreja Ministério Minuto com Deus.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Siga-nos nas nossas redes!

O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.

Quantos anos Sara esperou por Isaque

Abraão é, sem dúvida, um dos personagens mais importantes na história do Antigo Testamento. Ele é citado muitas vezes ao longo da Bíblia, especialmente como um modelo de fé em Deus. Alguns fatos da história desse homem ilustram o motivo de utilizá-lo como exemplo.

Naquela época, os homens viviam em torno de 200 anos. Quando Abraão tinha 75 anos de idade, Deus mandou que ele saísse do lugar onde morava para ir para uma terra que o Senhor pretendia dar para os descendentes desse homem. Deus fez três promessas para Abraão: (1) Faria uma grande nação dos descendentes de Abraão; (2) Daria para eles uma terra; (3) Usaria Abraão para abençoar todas as famílias da terra (Gênesis 12:1-3).

Em outras ocasiões, Deus repetiu e esclareceu as promessas, mas demorou para dar algum sinal tangível do cumprimento delas. Havia falado de uma terra, mas não deu nem um metro quadrado da terra para Abraão. Deus prometeu multiplicar os descendentes, mas deixou Abraão esperar 25 anos para o nascimento do filho que seria necessário para cumprir as promessas. Isso exigia uma intervenção divina, pois a mulher de Abraão não tinha mais condições de ser mãe. Abraão continuou confiando e esperando, e o filho, Isaque, nasceu.

Mais alguns anos passaram, e Deus testou a fé de Abraão de uma maneira inédita. Mandou levar Isaque, o filho da promessa, para um monte. Lá, conforme a ordem de Deus, Abraão teria de sacrificar seu filho! Pense nas implicações dessa ordem. Deus prometeu abençoar muitas pessoas por meio da linhagem de Isaque. A palavra de Deus nem deixou a possibilidade de cumprir as promessas por meio de outro filho, pois o Senhor havia dito: “...por Isaque será chamado a sua descendência”(Gênesis 21:12).

Se Abraão tivesse passado o mandamento de Deus pela peneira do raciocínio humano, certamente teria recusado a ordem. Como seria possível acreditar que Deus queria que literalmente matasse seu filho? Deus nunca pediu para um pai fazer isso! Se ele matasse esse filho, as promessas não seriam cumpridas. Seria fácil, até lógico, concluir que o sacrifício que Deus pediu seria apenas uma coisa simbólica, não um holocausto real!

Se ele cogitasse tais coisas, estaria cuidando da parte de Deus, e não da parte do homem. Deus dá as ordens. O homem de fé obedece. Foi exatamente o que Abraão fez.

Ele levou seu filho ao monte escolhido por Deus, preparou o altar e a lenha, amarrou o filho e o deitou sobre o altar. Foi só no momento que Abraão levantou a faca para matar seu filho que uma nova ordem veio do céu, dizendo para ele não matar Isaque.

O texto de Gênesis 22 mostra essa grande fé de Abraão e relata a renovação das promessas por causa dessa obediência. Mas um outro detalhe importante aparece em um livro escrito quase 2.000 anos depois: “Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas, a quem se tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência; porque considerou que Deus era poderoso para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou” (Hebreus 11:17-19).

Para pessoas que acreditam na Bíblia, é fácil perder a importância desse comentário. Jesus e alguns homens, recebendo poder de Deus, ressuscitaram mortos. Jesus saiu da sepultura e prometeu a ressurreição para nós. Abraão, porém, viveu 1.000 anos antes da primeira ressurreição. Ele nunca viu e nunca ouviu falar de Deus operar um milagre desses. Nisso, a atitude dele até define a fé. Abraão não acreditou porque havia visto um milagre de ressurreição. Ele acreditou em Deus, não nas suas próprias experiências, nem no seu próprio raciocínio.

Para Abraão, a fé não foi apenas uma afirmação vazia de pensamento positivo. Quando a prova veio, Abraão mostrou sua confiança em Deus, respondendo na prática à pergunta feita por um anjo algumas décadas antes: “Acaso, para o SENHOR há coisa demasiadamente difícil?” (Gênesis 18:14). Quando Abraão levantou a faca, ele respondeu: “Não há”!

- por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA

Quantos anos Sara orou para ter Isaque?

Ele teria 100 anos quando Isaque finalmente nasceu (Gn 21.5). Isso significa que Abrão e Sarai esperaram 25 anos pela promessa.

Quantos anos tinha Sara quando recebeu a promessa?

Gênesis 21 contém a história de como a promessa de Deus a Abraão e Sara de que ela teria um filho foi cumprida. Os eventos de Gênesis 21 aconteceram quando Abraão tinha cem anos de idade e Sara tinha noventa.

O que Abraão esperou por 20 anos?

Abraão cria que nem a morte colocava limites no poder de Deus. Quando estamos com Deus a morte não tem a última palavra. Isaque esperou 20 anos o nascimento de seus filhos e a Bíblia diz que Rebeca, sua mulher, era estéril e ele orou por ela todos esses anos.

Qual a idade de Abraão e Sara quando a promessa se cumpriu?

Diz também o livro de Jubileus, no seu capítulo 12:10, que Abraão casou-se com Sara, sua meia-irmã, no ano 49 de sua vida. E, quando o patriarca estava com 60 anos, ocorreu a morte trágica de seu irmão Harã, o pai de Ló.