Quanto tempo dura o sangramento de hemorroidas?

As hemorroidas podem ser externas ou internas. Quando externas, assemelham-se às varizes e são visíveis na borda do ânus e, quando internas, localizam-se acima do esfíncter anal e causam sintomas mais agudos.

Hemorroidas são veias ao redor do ânus ou do reto que se inflamam ou dilatam.

Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

Veja também: Leia entrevista sobre hemorroidas

As hemorroidas podem ser externas ou internas. Quando externas, assemelham-se às varizes ou a pelotas de sangue e são visíveis na borda do ânus. Quando internas, localizam-se acima do esfíncter anal e causam sintomas mais agudos.

Causas de hemorroidas

  • Obstipação, vulgarmente conhecida como prisão de ventre;
  • Gravidez: em virtude da pressão que o feto exerce sobre as veias da parte inferior do abdômen;
  • Obesidade: o excesso de peso também aumenta a pressão nas veias abdominais;
  • Vida sedentária: diminui o estímulo para a digestão dos alimentos e a irrigação sanguínea do ânus;
  • Componente genético: casos de hemorroidas na família podem indicar predisposição para desenvolver a doença. O inverso também é possível, isto é, desenvolvimento de hemorroidas sem que haja precedentes familiares;
  • Dieta pobre em fibras e pequena ingestão de líquidos;
  • Sexo anal: pode produzir fissuras numa região muito vascularizada.

Sintomas de hemorroidas

  • Coceira provocada por inchaço das veias o que aumenta a tensão sobre as terminações nervosas;
  • Sangramento resultante do rompimento das veias anais (sinais de sangue aguado ou manchas de sangue perceptíveis na roupa íntima ou no papel higiênico);
  • Dor ou ardor durante ou após a evacuação;
  • Saliência palpável no ânus.

Tratamento de hemorroidas

O tratamento para as hemorroidas pode ser:

  • Tópico ou local, com pomadas e supositórios;
  • Cirúrgico (hemorroidectomia), isto é, retirada das veias doentes. Por vezes, apenas a punção do coágulo que entope o vaso hemorroidário pode resolver o problema sem cirurgia;
  • Ligadura elástica: técnica que consiste no estrangulamento da veia afetada.

Recomendações para lidar com hemorroidas

  • Evite o papel higiênico que irrita e aumenta a inflamação. Lave a região anal e seque com toalha de algodão;
  • Procure adotar uma dieta saudável à base de alimentos ricos em fibras e frutas frescas;
  • Beba muito líquido para umidificar as fezes e evitar a prisão de ventre, mas evite bebidas alcoólicas;
  • Respeite a necessidade de evacuar;
  • Lembre-se: banheiro não é biblioteca. Permaneça sentado no vaso sanitário somente o tempo necessário para evacuar. Se não conseguir naquele momento, tente mais tarde. Procure relaxar. Muito esforço afetará as veias que podem já estar enfraquecidas;
  • Evite permanecer muito tempo na mesma posição. Caminhe sempre que possível, inclusive no local de trabalho;
  • Tome banhos de assento mornos. Eles podem aliviar os sintomas;
  • Faça compressas de gelo. Elas ajudam a aliviar os sintomas e a eliminar o inchaço.

Quando sintomas podem indicar uma investigação mais minuciosa

Hemorroidas não costumam constituir um problema muito sério de saúde. Entretanto, procure imediatamente assistência médica nos seguintes casos:

  • Sangramento anal intenso acompanhado ou não de fezes;
  • Sangramento que persiste por uma semana ou mais;
  • Endurecimento da saliência externa que se formou no ânus.

Perguntas frequentes sobre hemorroidas

Devo parar de comer alimentos apimentados?

A ingestão de condimentos não causa hemorroida. Porém, pessoas que estão com a doença não devem consumir esses alimentos porque eles irritam tecidos já inflamados, piorando os sintomas.

Hemorroida causa dor?

A dor não é um sintoma obrigatório. Sua ocorrência depende do tipo de hemorroida, sendo mais comum nas externas que nas internas e nas que apresentam saliências grandes. As hemorroidas costumam doer com mais frequência quando se encontram inflamadas ou quando há complicações como trombose.

Estima-se que cerca de metade da população sofra de hemorroidas. Fazem-no em silêncio, por longos períodos de tempo, antes de pedirem ajuda ao médico.

Chama-se hemorroidas aos vasos sanguíneos dilatados, localizados no ânus ou no baixo reto (na verdade, as hemorroidas são vasos normais que só quando dilatados originam doença hemorroidária). Podem ser internas (dentro do ânus) ou externas (à volta do ânus).

Manifestam-se habitualmente através de perdas de sangue, de cor vermelho vivo, durante as dejeções, e por desconforto, dor e/ou prurido (comichão) na região anal. Estas manifestações resultam da rutura das hemorroidas internas, com sangramento (sangue no papel higiénico, pingas de sangue na sanita ou fezes raiadas de sangue) ou do prolapso das hemorroidas (projeção através do ânus) durante a defecação.

O que causa as hemorroidas

As queixas por hemorroidas são muito frequentes na idade adulta, sobretudo a partir dos 30 anos. Há vários fatores que contribuem para o desenvolvimento de hemorroidas, tais como idade, gravidez, obesidade, obstipação (prisão de ventre) ou diarreia crónicas, esforço para defecar e maus hábitos alimentares. Estar muito tempo sentado ou de pé (por razões profissionais ou outras) associa-se igualmente a hemorroidas.

Para tratar as hemorroidas

Normalmente, o diagnóstico é feito através de um simples exame físico. Após a confirmação do diagnóstico pelo médico, o tratamento dos sintomas pode ser farmacológico, não farmacológico ou cirúrgico. O que se deve fazer:

1. Hábitos de vida

  • Alterar a dieta e os hábitos de vida
  • Uma alimentação rica em fibras (hortofrutícolas, pão e cereais integrais), a ingestão de líquidos sem álcool ou cafeína (de preferência água, entre 6 a 8 copos diariamente) e o exercício físico podem aliviar e controlar os sintomas. Deve evitar-se o consumo de alimentos picantes, pois podem agravar as queixas.
  • Tratar a obstipação
  • Diminuir os esforços excessivos
  • Evitar estar muito tempo sentado na sanita
  • Colocar a região afetada em água fria ("banhos de assento")
  • Melhorar a higiene anal, realizando "banhos de assento" após as dejeções

2. Tratamento com medicamentos

Para o alívio dos sintomas, podem ser prescritos medicamentos que fortalecem as veias (venotrópicos) e cremes tópicos (de aplicação local) com ação analgésica.

3. Tratamentos instrumentais

Quando as alterações dos estilos de vida e os medicamentos não são suficientes, poderá ser preciso intervir com procedimentos simples e bem tolerados, como a laqueação elástica (colocação de um anel elástico na base da hemorroida) ou a injeção de produtos esclerosantes.

4. Cirurgia

O tratamento cirúrgico, designadamente a hemorroidectomia (remoção cirúrgica das hemorroidas), está reservado apenas para os casos mais graves (cerca de 10% do total).

Sabia que...

Não existe relação entre as hemorroidas e o cancro. Contudo, perante perdas de sangue, sintoma comum ao cancro colorretal, o médico poderá pedir para fazer alguns exames complementares (sigmoidoscopia, colonoscopia ou outro) para afastar essa eventualidade. Por isso, deve evitar a automedicação e consultar sempre um médico.

O que fazer para hemorroidas parar de sangrar?

Bem, o primeiro passo para controlar um sangramento é deixar a região em contato com água fria. O frio faz com que os vasos se sangue se fechem, mas atenção: o ideal é apenas água fria! Não aplique gelo diretamente na pele, pois ele pode causar queimaduras e necrose da mucosa.

É normal hemorroida sangrar todo dia?

Tome nota: hemorroida sangrando não é normal! Se você sangra, realmente algo de errado está acontecendo, que deve ser verificado e tratado de acordo com recomendação do coloproctologista. Lembre-se: várias doenças causam sangramento no ânus, não apenas a hemorroida.

Quantos dias pode durar o sangramento da hemorroida?

Em média quanto tempo dura um sangramento causado por hemorroida? Médico Especialista em Endoscopia Digestiva, Coloproctologia e Gastroenterologia. Titular das Sociedades Brasileiras de... Os episódios hemorrágicos tendem a ser auto-limitados e serem momentâneos ou durarem poucos dias.

Como é o sangramento de quem tem hemorroidas?

O sangramento é bem característico, sendo um vermelho vivo e habitualmente não está misturado às fezes”, explica o coloproctologista Silvio Tarnovschi. O especialista afirma que a quantidade de sangue pode variar, de acordo com o caso, como traços no papel higiênico ou gotas e até esguichos no vaso sanitário.