Da pra fazer 2 faculdades ao mesmo tempo

Um mesmo estudante pode se matricular em duas graduações e cursar, ao mesmo tempo, duas universidades públicas? A dúvida surgiu entre muitos vestibulandos que foram aprovados na Universidade de Pernambuco (UPE) pelo Sistema Seriado de Avaliação (SSA) e numa instituição federal pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A resposta é não. Uma lei federal proíbe que uma mesma pessoa ocupe simultaneamente duas vagas de graduações em universidades públicas do País, mesmo que seja em cursos diferentes ou na mesma instituição. É a de número 12.089, de 11 de novembro de 2009.

A instituição pública que constatar que um dos seus alunos ocupa uma outra vaga na mesma ou em outra instituição "deverá comunicar-lhe que terá de optar por uma das vagas no prazo de cinco dias úteis, contado do primeiro dia útil posterior à comunicação", diz um dos artigos da lei.

  • UFRPE retoma aulas presenciais, interrompidas há dois anos por causa da covid-19, nesta segunda-feira
  • Sisu 2022: UFPE divulga painel de ocupação de vagas por curso. Veja quantas vão para remanejamento
  • Mais de dois anos após suspensão de aulas presenciais devido à pandemia, UPE recebe alunos nesta segunda-feira

Se o aluno não comparecer nesse prazo ou não optar por uma das vagas, será cancelada a matrícula mais antiga, na hipótese de a duplicidade ocorrer em instituições diferentes. Caso o estudante tenha dupla matrícula na mesma universidade, vai ser cancelada a mais recente, segundo artigo da lei.

SISU x SSA

Nesta semana, duas universidades federais de Pernambuco, a UFPE e a UFRPE, estão realizando o cadastro dos candidatos convocados na lista de espera do Sisu. São esses estudantes que estão na disputa pelas vagas que não foram preenchidas na primeira chamada, ou seja, vão para remanejamento.

Na UPE, essa convocatória será somente em 1º de abril, quando sairá o listão dos classificados no primeiro remanejamento tanto do Sisu quanto do SSA 3.

"Todas as universidades que estão no Sisu lançam as matrículas no programa Sisu gestão. Então sabemos se o estudante está matriculado em outra instituição", explica o pró-reitor de graduação da UPE, Ernani Martins.

"No SSA, quando vamos colocar os novos alunos no Siga, o sistema de controle acadêmico, também sabemos se ele tem vínculo com outra universidade. Mas nesse caso, temos acesso apenas às universidades de Pernambuco pois são as que usam o Siga", diz o pró-reitor.

MEC

Anualmente, as instituições enviam os dados de seus estudantes para o Ministério da Educação (MEC) a fim de que seja feito o Censo da Educação Superior.

"O MEC faz o cruzamento dos dados com outras universidades e manda de volta. Quando há duplo vínculo informa qual é o outro curso e instituição que o aluno tem matrícula", afirma a diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico da UFRPE, Ana Cristina Lemos.

CALENDÁRIO ACADÊMICO

A coordenadora de controle acadêmico da UFPE, Cláudia Lucas, lembra que os anos letivos não estão acompanhando o ano civil. No caso da UFPE, por exemplo, está em curso o segundo semestre letivo de 2021 (2021.2), iniciado em janeiro e que segue até 14 de maio.

Os calouros, ou seja, aqueles que foram aprovados neste Sisu 2022, só vão ingressar em 20 de junho, caso tenham passado para primeira entrada. E provavelmente em novembro se foram da segunda entrada (provavelmente porque o segundo semestre letivo de 2022 ainda não foi aprovado).

"O candidato já fez a pré-matrícula, portanto tem a vaga assegurada. Mas seu vínculo com a universidade só será ativado perto do período de início do semestre letivo", informa Cláudia. Há, portanto, tempo para a desistência da vaga, caso o estudante seja aluno de uma outra instituição pública.

Na UFRPE, o atraso em referência ao ano civil é ainda maior. Atualmente, a universidade está no primeiro semestre letivo de 2021, com término em 28 de maio. O segundo semestre será de 27 de junho a 8 de outubro.

O ano letivo de 2022 só começará em 8 de novembro. O primeiro semestre vai até 29 de abril de 2023. Quem passou na Rural para segunda entrada do Sisu só ingressará no final de maio do ano que vem.

Na UPE, está acontecendo o segundo semestre letivo de 2021, que começou em fevereiro e segue até junho. A previsão é que o ano letivo de 2022 comece em 11 de julho, mas falta ainda aprovação.

Fazer duas faculdades ao mesmo pode abrir inúmeras portas em diferentes mercados de trabalho – e muita gente quer ter essa oportunidade nas mãos quando terminar o curso superior.

Mas será que um esforço tão grande vale a pena?

A gente foi pesquisar se dá para fazer duas faculdades ao mesmo tempo, quais são os prós e os contras dessa prática e o que dá e o que não dá para fazer em alguns casos.

As respostas que você procura estão todas nos tópicos abaixo. Confira!

É possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

Desde que você disponha dos recursos e de tempo, é possível, sim, fazer duas faculdades ao mesmo tempo. Dá até para misturar formatos: um curso no presencial, outro no EAD, por exemplo.

Só que a coisa não é assim tão simples quanto parece. Há algumas sérias restrições nas universidades públicas e requisitos específicos para quem pensa em tentar vaga pelos programas do governo federal, fora todo o esforço que o estudante terá de empreender durante a formação.

Vamos entender essa história em diversas situações:

É possível fazer duas faculdades públicas ao mesmo tempo?

A Lei 12.089 de 2009 proíbe qualquer estudante de ocupar duas ou mais vagas em instituições públicas de ensino superior.

Isso quer dizer que é impossível fazer dois cursos ao mesmo tempo em qualquer universidade pública (seja ela federal, estadual ou regional) ou instituto federal de educação, ciência e tecnologia no país, mesmo que sejam graduações ou modalidades diferentes. Caso passe em dois cursos, o estudante terá de optar por apenas um.

É possível fazer uma faculdade pública e uma particular ao mesmo tempo?

Sim, é possível fazer uma faculdade pública e uma particular ao mesmo tempo, desde que a vaga nesta última não seja ocupada por meio de programas do governo federal.

Caso o estudante já esteja matriculado em uma universidade pública e participe, mais adiante, de algum processo seletivo do governo, como o ProUni, que distribui bolsas de estudos em faculdades privadas, ele terá de escolher qual vaga irá querer ocupar.

Mas se estiver matriculado numa pública e quiser fazer um segundo curso numa particular por conta própria, pagando mensalidades ou buscando bolsa de estudos por outros meios, tudo bem.

É possível fazer duas faculdades particulares ao mesmo tempo?

Aqui o terreno é livre. Mesmo que o estudante tenha algum benefício, como o ProUni ou o FIES, ele pode optar por um segundo curso de graduação em faculdade privada à vontade – desde que não utilize os programas do governo para isso.

Dá também para mesclar formatos, estudar em áreas diferentes, até em cidades diferentes (por meio do ensino a distância).

Agora vamos aos prós e contras de fazer duas faculdades ao mesmo tempo.

Pontos positivos de fazer duas faculdades ao mesmo tempo

  • É mais conhecimento – e conhecimento nunca é demais!
  • Aumenta a competitividade no mercado de trabalho.
  • Diversifica as opções de atuação.
  • Muitas vezes dá para reaproveitar disciplinas em comum, o que encurta o tempo de formação de um dos cursos.
  • Os cursos de tecnólogo oferecem formação superior de curto prazo e têm um alto impacto no mercado de trabalho. São uma opção interessante para conciliar.
  • Você pode tentar obter bolsas e usufruir de descontos oferecidos pelas próprias faculdades, para facilitar ainda mais.

Pontos negativos de fazer duas faculdades ao mesmo tempo

  • Vai ter o dobro de matérias e tarefas para dar conta.
  • Pode elevar o estresse, especialmente em período de provas.
  • Complica a vida de quem quer trabalhar e estudar ao mesmo tempo.
  • Lembre-se que você terá dois trabalhos de conclusão e estágios para fazer, dependendo do curso que escolher.
  • Os custos com mensalidades e material didático podem ficar elevados.
  • Cuidado com os cursos que exigem muita dedicação, como os de Engenharia, Odontologia e Medicina. É quase impossível conciliá-los com outra formação.
  • Você terá menos tempo para dedicar à família, aos amigos e ao lazer.

O que eu devo levar em consideração antes de fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

  • Primeiramente, observe se os cursos que você vai fazer são compatíveis em termos de horários: os turnos devem ser diferentes e as atividades extracurriculares, como os estágios, não podem ser incompatíveis.
  • Muitas vezes, para dar conta de duas graduações, pode ser necessário aumentar o tempo dos dois cursos, para que seja possível fazer menos disciplinas por semestre.
  • Saiba que sua carga de leituras e atividades vai aumentar bastante. Você já calculou quantas horas por dia terá de dedicar aos estudos?
  • Olho vivo na localização das faculdades. Elas não devem ser muito longe uma da outra, para dar tempo de chegar no horário. Se for estudar a distância, observe a frequência de encontros presenciais e o endereço dos polos.
  • As faculdades escolhidas não precisam ser complementares. Dá para fazer duas distintas, sem problemas.
  • Não se esqueça de verificar se ambas as instituições são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) – isso é o que garante que os diplomas serão aceitos formalmente no mercado de trabalho.
  • Se você não tiver pressa, pode tentar fazer uma segunda faculdade depois que terminar a primeira. A vantagem é que muitas faculdades públicas e particulares oferecem sistema de reingresso facilitado.

Onde estudar

Abaixo, a gente tem algumas sugestões interessantes de faculdades onde você pode escolher o primeiro e o segundo curso que quer fazer.

São todas instituições reconhecidas pelo MEC que oferecem cursos em diferentes áreas do conhecimento. Elas também oferecem facilidades como bolsas, financiamento, descontos e convênios.

Conheça:

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Centro Universitário UNIBTA
  • Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – no Distrito Federal

Veja também:

Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

E aí, vai mesmo fazer duas faculdades ao mesmo tempo? Conte para a gente nos comentários!

Como fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

Como posso fazer duas faculdades ao mesmo tempo? Não há nada que impeça você de cursar duas faculdades ao mesmo tempo em uma instituição particular. Outra opção é fazer um dos cursos na universidade pública e o outro na faculdade particular. O importante é que você não ocupe duas vagas públicas.

É possível cursar dois semestres ao mesmo tempo?

A resposta para essa pergunta é simples: sim, é possível fazer duas graduações ao mesmo tempo. É possível e até mesmo comum que estudantes optem por realizar os cursos de forma simultânea.

É bom ter mais de uma faculdade?

Com duas faculdades, o profissional detém mais conhecimento em diversas áreas e, consequentemente, amplia o escopo de oportunidades em que pode ter êxito profissional e ganha mais chances de obter destaque no mercado de trabalho.