É a parte de um sistema computacional que realiza as instruções de um programa de computador para executar a aritmética básica lógica e a entrada e saída de dados?

1312 palavras 6 páginas

A unidade central de processamento ou CPU (Central Processing Unit), também conhecido como processador, é a parte de um sistema computacional, que realiza as instruções de um programa de computador, para executar a aritmética básica, lógica, e a entradas e saída de dados[1]. A CPU tem papel parecido ao cérebro no computador[2]. O termo vem sendo usado desde o início de 1960.[3] A forma, desenho e implementação mudaram drasticamente desde os primeiros exemplos, porém o seu funcionamento fundamental permanece o mesmo.

As primeiras CPUs personalizadas foram concebidas como parte de um computador maior. No entanto, este método alunos copiando caro de fazer CPUs personalizadas para uma determinada aplicação rumou para o desenvolvimento de processadores produzidos em massa que são feitas para um ou vários propósitos. Esta tendência de padronização em geral começou na época de discretos minicomputadores e mainframes transistors e acelerou rapidamente com a popularização dos circuitos integrados (CI).
Os CI têm permitido processadores cada vez mais complexos para serem concebidos e fabricados em tamanhos da ordem de nanômetros. Tanto a miniaturização como a padronização dos processadores têm aumentado a presença destes dispositivos digitais na vida moderna, muito além da aplicação limitada dedicada a computadores. Os microprocessadores modernos aparecem em tudo, desde automóveis até celulares e brinquedos para crianças.
Em máquinas grandes, CPUs podem exigir uma ou mais placas de circuito impresso. Em computadores pessoais e estações de trabalho de pequeno porte, a CPU fica em um único chip de silício chamado de microprocessador. Desde 1970 a classe de microprocessadores de CPUs quase completamente ultrapassado todas as implementações de outra CPU. CPUs modernos são circuitos integrados de grande escala em pequenos pacotes retangulares, com vários pinos de conexão.
Uma CPU é composta basicamente pelos seguintes componentes:
Unidade lógica e aritmética (ULA ou ALU):


Relacionados

  • Unidade central de processamento

    5412 palavras | 22 páginas

    Instituto Federal de Roraima IFRR Unidade Central de Processamento Março – 2012 Boa Vista – RR Introdução Este documento é elaborado com a finalidade de servir de base ao seminário que explicará sobre as Unidades Centrais de Processamento, CPU's. O principal objetivo deste guia é descrever de forma clara a função e os componentes dos processadores, estruturado em secções, passamos pela história, fabricação, e funcionamento dos mesmos. O processador é o cérebro do sistema, encarregado….

  • Unidade Central de Processamento

    1170 palavras | 5 páginas

    Unidade Central de Processamento INTRODUÇÃO A unidade central de processamento ou CPU (Central Processing Unit), também conhecido como processador, é a parte de um sistema computacional, que realiza as instruções de um programa de computador, para executar a aritmética básica, lógica, e a entrada e saída de dados. A CPU tem papel parecido ao cérebro no computador. O termo vem sendo usado desde o início de 1960. A forma, desenho e implementação mudaram drasticamente desde….

  • UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO

    2756 palavras | 12 páginas

    UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIABC ALEXANDRE SILVA ANGELO RICARDO IVONE SANTIAGO UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIABC ALEXANDRE SILVA VARGAS - RA: 8690314876 ANGELO RICARDO MATIA THEODORO - RA: 8691304329 IVONE SANTIAGO VARGAS - RA: 8691304329 UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO Trabalho apresentado para o curso Ciência da Computação, período noturno, turma CCS1A, Grupo 13….

  • Unidade central de processamento

    1162 palavras | 5 páginas

    processador central, conhecido como a unidade de processamento central (CPU). A CPU é responsável pela manipulação de dados e coordenar as atividades do computador de outros componentes físicos, incluindo a memória e periféricos. Instruções reunidos a partir de interfaces de entrada são executados na CPU, e os resultados entregues aos interfaces de saída. A CPU, por conseguinte, funciona como o coração do computador, facilitando toda a actividade de processamento de dados. A unidade de processamento central….

  • Unidade central de processamento..

    6839 palavras | 28 páginas

    CONTADOR/TEMPORIZADOR: São registros de 8 bits no interior do microcontrolador que trabalham independentemente do programa. No fim de cada conjunto de quatro ciclos de relógio do oscilador, ele incrementa o valor armazenado. • UNIDADE DE PROCESSAMENTO CENTRAL: Faz a conexão com todos os outros blocos do microcontrolador. Ele coordena o trabalho dos outros blocos durante a execução do programa. [pic] Esquema de um microcontrolador PIC com duas portas de E/S [pic] Arquiteturas….

  • Unidade Central de Processamento

    1745 palavras | 7 páginas

    Resolução da tela: – Medida em pixels (picture elements). – Quanto mais pixels, mais elevada a resolução. • Densidade de pontos (DPI). – A quantidade de espaço entre os pontos. – Quanto menor o dot pitch, mais nítida a imagem. • Memória e Processamento de Vídeo – RAM de alta velocidade instalada em placas gráficas. – Operações disponibilizadas pela placa de vídeo (p/ jogos) 27/07/2012 Fundamentos de Informática 36 Padrões Gráficos • Acordo a respeito de resoluções, cores e outras….

  • Unidade central de processamento

    1660 palavras | 7 páginas

    ANHANGUERA EDUCACIONAL FACULDADE COMUNITÁRIA – UNIDADE 4 ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Projetos de Engenharia de Controle e Automação Professora – Elaine Matuo PROJETO DE MELHORIA AUTOMATIZADA ENCAIXOTADORA DE BOMBONA Danilo de Faria 0808693 Leandro Peinado 0738921 Fabio Taroco 0733686….

  • Unidade Central de Processamento

    1880 palavras | 8 páginas

    realizadas pela UCP podem ser divididas em duas grandes categorias funcionais: função processamento e função controle. 1.1.1 Função processamento Essa função da UCP é aquela que se encarrega da efetiva execução de uma operação, ou seja, o processamento dos dados. Os componentes da UCP que estão envolvidos nesta função são: unidade de aritmética e lógica (UAL), acumulador (ACC) e registradores. A função processamento tem como tarefas básicas realizar as seguintes ações: -Operações aritméticas: adição….

  • Unidade Central de Processamento

    1383 palavras | 6 páginas

    realizadas pela UCP podem ser divididas em duas grandes categorias funcionais: função processamento e função controle Função processamento Essa função da UCP é aquela que se encarrega da efetiva execução de uma operação, ou seja, o processamento dos dados. Os componentes da UCP que estão envolvidos nesta função são: unidade de aritmética e lógica (UAL), acumulador (ACC) e registradores. A função processamento tem como tarefas básicas realizar as seguintes ações: -Operações aritméticas: adição….

  • Unidade central de processamento CPU

    1627 palavras | 7 páginas

    Manaus 2013 Alunos: Alessandro Barreto Bruno Macedo Helder de Jesus Julieth Paula Lucas Andreo Rogério Menezes Sydney Rios Vanessa Souza UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO (CPU) Manaus 2013 Sumário Introdução ................................................................................................................4 Desenvolvimento ...................….

Outros Trabalhos Populares

Qual a parte do sistema computacional que executa as instruções?

A unidade central de processamento ou processador central tem por função executar os programas armazenados na memória principal, buscando cada instrução, interpretando-a e depois a executando.

É a parte de um sistema computacional que realiza as instruções de um programa de computador para executar a aritmética básica lógica e a entrada e saída de dados?

A unidade central de processamento ou CPU (Central Processing Unit), também conhecida como processador, é a parte de um sistema computacional, que realiza as instruções de um programa de computador, para executar a aritmética básica, lógica, e a entrada e saída de dados.

Qual é a função da CPU?

A CPU ou o processador é o “cérebro” de todo computador e celular do planeta: trata-se do componente responsável por executar todas as operações necessárias para o funcionamento do dispositivo. Sem ele, não dá para fazer muita coisa no seu aparelho.

Qual a parte da CPU é responsável por selecionar interpretar e executar as instruções de um programa?

Unidade Lógica e Aritmética (ULA): realiza um conjunto de operações necessárias à execução das instruções.