Em qual país o Dia das Crianças é comemorado em datas diferentes para meninos e meninas?

Em qual país o Dia das Crianças é comemorado em datas diferentes para meninos e meninas?
Foto: Paul Hardy/Corbiss

Você sabia que o Dia Mundial da Criança é, na verdade, dia 20 de novembro? Essa data foi determinada pela Organização das Nações Unidas (ONU), porque foi neste dia, em 1959, que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança e, em 1989, a Convenção dos Direitos da Criança. Mesmo assim, a data varia em cada país.
Aqui no Brasil, o Dia das Crianças é comemorado hoje, 12 de outubro, e a tradição de dar presentes para as crianças neste dia surgiu na década de 1960, quando duas empresas de brinquedos infantis fizeram uma promoção, a “Semana do Bebê Robusto”, e obtiveram um faturamento muito acima do esperado. Nos anos seguintes, a mesma estratégia foi utilizada por outras empresas e os comerciantes decretaram que esta data seria uma oportunidade de promover o consumo.
Na África Central, o Dia das Crianças é celebrado no dia 25 de dezembro, na mesma data em que é comemorado o Natal Cristão, com o intuito de homenagear todas as crianças do mundo.
Na Argentina, a data é comemorada sempre no segundo domingo de agosto. Além da troca de presentes, bem parecida com a do Brasil, são realizadas atividades em todo o país, tais como oficinas, peças de teatros, exposições, tudo para entreter as crianças.
No Chile, não há feriado no “Día del Niño”. No entanto, no segundos domingo do mês de agosto, as famílias comemoram com brincadeiras com as crianças e aproveitam para lembrar os direitos estabelecidos pela Declaração dos Direitos da Criança.
Na Índia, o primeiro-ministro Pandit Jawaharlal Nehru tinha adoração por crianças e era sempre fotografado com elas, que inclusive o apelidaram de “tio Nehru”. A data de nascimento de Nehru, 14 de novembro, foi então escolhida para comemorar o Dia das Crianças.
No Japão, diferentemente dos outros países, há o Dia das Meninas, comemorado em 3 de março, e o Dia dos Meninos, em 5 de maio. Nas duas datas, são realizadas atividades especiais, dedicadas às crianças, mas com algumas distinções. Na primeira, há uma tradicional festa de bonecas, na segunda, as famílias expõem seus capacetes de guerra para incentivar as crianças a crescerem fortes e saudáveis.
Na Noruega, o dia 17 de maio, além de ser o Dia das Crianças, é também Dia da Noruega, um feriado nacional, em que as crianças participam de desfiles e carregam pequenas bandeiras do país.
No Paraguai, o Dia das Crianças é tristemente lembrado no dia 16 de agosto, feriado nacional, data escolhida por ter sido o dia em que soldados brasileiros massacraram um exército paraguaio, formado por crianças guaranis de 6 a 15 anos, na Guerra do Paraguai.
Na Tailândia, o Dia das Crianças é comemorado no segundo sábado de janeiro e o primeiro-ministro batiza a data com um tema específico todos os anos.
Na Turquia, o Dia das Crianças é comemorado em 23 de abril, junto com o Dia da Soberania Nacional. Nesta data, o governo organiza um festival, estudantes saem às ruas marchando e tocando instrumentos, realizando diversas apresentações culturais. Mas o mais impressionante é: neste dia, todas as crianças vão à capital Ancara e assumem o lugar dos membros da Grande Assembleia Nacional, “governando” o país por um dia, e há discussões sobre políticas públicas para crianças e adolescentes.
Vale ressaltar que a razão principal do Dia das Crianças é a afirmação contínua dos direitos delas, que devem ser respeitados, assim como todos os outros. Feliz dia das crianças!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

  • Edison Veiga
  • De Milão para a BBC News Brasil

11 outubro 2018

Atualizado 12 outubro 2020

Em qual país o Dia das Crianças é comemorado em datas diferentes para meninos e meninas?

Crédito, Valter Campanato/Agência Brasil

Legenda da foto,

O Dia das Crianças custou a 'pegar'. Não havia feriado e o comércio não atentava para ela

No dia 12 de outubro de 1923, o Rio de Janeiro, então capital federal, sediou um evento que reuniu estudiosos de infância e políticos de vários países. Era o Congresso Sul-Americano da Criança, cuja pauta discutia questões educacionais, alimentares e de desenvolvimento.

Um político notou a comoção provocada pelo tema na época. No ano seguinte, o recém-eleito deputado federal Galdino do Valle Filho (1879-1961) propôs uma lei instituindo, no 12 de outubro, o Dia das Crianças no Brasil.

  • 10 perguntas sobre Nossa Senhora Aparecida que, 300 anos depois, continuam sem respostas definitivas
  • Como falar com crianças sobre política e ideologias da família

Em 5 de novembro de 1924, o então presidente da República Arthur Bernardes (1875-1955) sancionou o Decreto 4.867. "Artigo único. Fica instituído o dia 12 de outubro para ter lugar, em todo o território nacional, a festa da criança, revogadas as disposições em contrário", diz o texto.

E, assim, foi criado o Dia das Crianças.

Mas a data custou a pegar. Não havia feriado e o comércio não atentava para ela.

Crédito, Marcelo Camargo/Agência Brasil

Legenda da foto,

Nos anos 50, fabricantes acharam por bem focar seus esforços em uma única data

Em 1940, o presidente Getúlio Vargas (1882-1954), criou um novo decreto. Por pouco, o Dia das Crianças não "mudava" de data.

Na lei de Vargas, que "fixava as bases da organização da proteção à maternidade, à infância e à adolescência em todo o País", o artigo 17 do capítulo 6 dizia: "será comemorado em todo o País, a 25 de março de cada ano, o Dia da Criança".

"Constituirá objetivo principal dessa comemoração avivar na opinião pública a consciência da necessidade de ser dada a mais vigilante e extensa proteção à maternidade, à infância e à adolescência", dizia o texto.

Mas o 25 de março não saiu do papel.

Nos anos 1950, uma intensa campanha de marketing criou, de fato, o Dia das Crianças no Brasil.

Bebê robusto

Foi uma promoção conjunta entre duas gigantes da indústria: a fábrica de brinquedos Estrela e a Johnson & Johnson. Em 1955, elas lançaram a Semana do Bebê Robusto. Era uma ação para aumentar as vendas dos produtos, é claro. Mas envolvia a população, pois os clientes eram convidados a enviar fotos de seus filhos - de 6 meses a 2 anos. E os pais do "bebê Johnson do ano" embolsavam um prêmio, enquanto o rebento tinha o rosto e a fofurice estampados em revistas e jornais.

Com a adesão de outras empresas, em pouco tempo a Semana do Bebê Robusto se tornou Semana da Criança. Foi quando os fabricantes decidiram concentrar os esforços em uma única data. Recuperaram o decreto de 1924 e, desde então, todo brasileiro sabe: dia 12 de outubro é dia de presentear a criançada.

Crédito, Mauricio Graiki / Getty Images

Legenda da foto,

Data, segundo analista, desperta sentimentos de nostalgia e é importante para o calendário brasileiro

"Essas datas surgem pois o comércio precisa conseguir vender também em épocas de baixa sazonalidade", contextualiza a administradora de empresas Mariana Munis, especialista em marketing e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie de Campinas.

"Do meu ponto de vista, algumas datas comemorativas pegam mais do que outras porque surgiram primeiro. Dia das Crianças, Natal, Dia dos Namorados e Dia das Mães são exemplos bem-sucedidos."

"Também acho que o Dia das Crianças desperta sentimentos de nostalgia. Aproxima os pais dos filhos", acrescenta Munis. "É quando os pais, em meio a uma vida tão corrida, querem dar algo para os filhos. Por isso acabou se tornando uma data tão importante para o calendário brasileiro."

  • Por que as crianças de 2 anos fazem birra - e 10 dicas para lidar com isso
  • Como transformar seu filho em um gênio, segundo estudo feito durante 45 anos

Comércio paulistano

De acordo com o economista Marcel Solimeo, da Associação Comercial de São Paulo, o Dia das Crianças "não tem peso significativo para o comércio" - ao contrário de datas como Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Por outro lado, ele afirma que "como o Dia das Crianças se encontra em um período próximo ao Natal, ele representa para os lojistas um termômetro "de como vai ser o fim do ano".

"Se no Dia das Crianças as vendas de brinquedos forem boas, por exemplo, é sinal de o comércio está mais aquecido e isso deve se refletir positivamente no Natal", exemplifica.

Solimeo ressalta que, depois da forte crise econômica, o comércio vem se recuperando. E isto já pode ser notado pelas vendas em datas comemorativas. "Acreditamos este ano em um crescimento na casa dos 3% em relação a 2017 no movimento de vendas do varejo paulistano no Dia das Crianças", prevê.

"É um ritmo moderado e aproximado ao que o setor tem apresentado: no período acumulado de janeiro a agosto de 2018, as vendas cresceram em média de 2,8%. Importante lembrar que a realização do primeiro turno das eleições no fim de semana anterior ao Dia das Crianças pode diminuir o movimento nas lojas, já que a atenção do consumidor tende a estar voltada para o cenário político e à escolha dos candidatos", lembra ele.

Ainda de acordo com os dados da Associação Comercial, nos últimos anos, o Dia das Crianças sentiu quedas bruscas nas vendas - de 6,9% em 2016 e 13% em 2015. "Em 2017 o movimento voltou a crescer, 3%, mas sobre uma base muito fraca", salienta o economista.

Crédito, Edison Veiga

Legenda da foto,

Internacionalmente, a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança

Outros países

Ao redor do mundo, outros países também celebram o Dia das Crianças, mas em outras datas. Em 1925, houve uma Conferência Mundial para o Bem-Estar da Criança em Genebra, na Suíça. Ali ficou instituído o dia 1º de junho como o Dia Internacional da Criança - e esta data entrou para o calendário de diversas nações, como Portugal, China, Eslovênia, Polônia e Angola.

Já a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) reconhece outra data. Dia 20 de novembro é considerado o Dia Mundial da Criança porque foi neste dia, em 1959, que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança. Finlândia, França, Trinidad e Tobago, Reino Unido e Canadá estão entre os países que levam em conta esta data.

Crédito, Mariana Veiga

Legenda da foto,

Data é comemorada em diferentes períodos ao redor do mundo

Mas há muitos exemplos diferentes. A Austrália instituiu como Dia da Criança a última quarta-feira de outubro. Na Argentina, é o segundo domingo de agosto. Na África do Sul, o primeiro sábado de novembro. Países da África Central - Congo, Chade, Camarões e outros - comemoram a data junto ao Natal, 25 de dezembro. O Japão tem uma data para meninas (3 de março) e outra para meninos (5 de maio). Na Hungria, é o último domingo de maio.

Crédito, Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Legenda da foto,

O feriado brasileiro de 12 de outubro não tem nada a ver com o Dia das Crianças, mas com a padroeira, Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida

Mas não se engane. O feriado brasileiro de 12 de outubro não tem nada a ver com o Dia das Crianças. A data foi criada em 1980 por causa de outra comemoração de 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida.

A santa já era oficialmente padroeira do Brasil desde 1930, após decreto papal. Em 30 de junho de 1980, João Paulo II (1920-2005) se tornava o primeiro papa a pisar em solo brasileiro. O presidente João Figueiredo (1918-1999), último da ditadura militar do Brasil, aproveitou a data para declarar feriado nacional o dia da Padroeira, 12 de outubro.

A partir daquele ano, portanto, ficou "declarado feriado nacional o dia 12 de outubro, para culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil", conforme o texto da lei.

"O Dia das Crianças, no meu entender, não ofusca a festa de Nossa Senhora Aparecida. As celebrações, entre crianças e a padroeira, são compartilhadas", acredita o pesquisador e estudioso da vida de santos José Luís Lira, fundador da Academia Brasileira de Hagiologia. "Vez por outra, vemos até a imagem de Nossa Senhora Aparecida estilizada para crianças."

Reportagem originalmente publicada em 11 de outubro de 2018

Em qual país o Dia das Crianças é comemorado em datas diferentes para meninas e meninos?

A data coincide com o Dia da Noruega, um feriado nacional. Em 17 de maio, as crianças participam de desfiles carregando pequenas bandeiras do país. Na terra do sol nascente existem dois Dias das Crianças: um para os meninos e outro para as meninas.

Onde é comemorado o Dia das Crianças em outros países?

Na Índia a comemoração acontece em 14 de novembro, aniversário de Jawaharlal Nehru, primeiro-ministro da Índia, quando ela se tornou independente do Reino Unido. Em Portugal e Moçambique no dia 1º de junho. Na Nova Zelândia, o Dia da Criança é sempre o último domingo de outubro.

Quais os países que comemoram o Dia das Crianças em 1º de junho?

Vários países adotaram a data: Finlândia, França, Trinidad e Tobago, Reino Unido e Canadá. Também por meio de uma conferência, na Suíça, em 1925, ficou instituído o dia 1º de junho como o Dia Internacional da Criança, depois da cidade de Genebra ser palco da Conferência Mundial para o Bem-Estar da Criança.

Como é o Dia das Crianças que vivem no Japão?

É de costume, nas festas, comer chimaki, bolinho de arroz cozido enrolado na folha de bambu e kashiwamochi, doce feito de arroz com recheio de doce de feijão embrulhado em folhas de carvalho. Nesse dia são feitos diversos Eventos de Undokai (Gincana) nas escolas japonesas, com participação da família.