Quanto tempo demora para engravidar depois que parar de tomar a injeção trimestral?

De acordo com o livro "Contraceptive Technology" (Tecnologia anticoncepcional), que é uma referência muito utilizada para todos os tipos de anticoncepcionais, a injecção de Depo-Provera pode retardar a fertilidade entre seis meses e um ano depois de se abandonar o tratamento. Isto não significa que não possa engravidar antes deste período, mas que talvez demore este tempo a engravidar. Algumas mulheres engravidam logo após alguns meses, pelo que é difícil de prever. No entanto, deveria saber que não se trata de uma anomalia sua se levar até um ano a engravidar. Porém, se tem estado a tentar há um ano sem sucesso, então está na altura de consultar o seu médico. Além disso, se está a pensar engravidar, não deixe de tomar 0,4 mg de ácido fólico (que é uma vitamina do complexo B) todos os dias durante alguns meses antes de engravidar, pois isto ajuda a prevenir muitos defeitos de nascença. Esta quantidade de ácido de fólico encontra-se em muitos complexos vitamínicos. Leia o rótulo do frasco das vitaminas ou pergunte ao farmacêutico.

Após a interrupção do uso da medroxiprogesterona de depósito, a paciente pode ficar em amenorreia por até 1 ano (média de 7 meses). O retorno da fertilidade (ovulação) também pode ser lento, em média 9 meses após a última injeção. Após 10 meses, cerca de 50% das mulheres conseguirá gestar. Entretanto, em uma pequena parcela da população, esse tempo pode chegar a 18 meses após a última injeção. A persistência da supressão da ovulação após a suspensão da medroxiprogesterona não está relacionada com a duração do uso do método, mas sim com o peso da paciente. As mulheres com menor IMC concebem mais cedo após a interrupção da medroxiprogesterona do que as mulheres com sobrepeso ou obesidade.

A maioria das usuárias torna-se amenorreica com o uso prolongado de medroxiprogesterona. Caso ela opte pela troca do método, este deverá ser iniciado até 3 meses da última aplicação. O início do novo contraceptivo não deve ser adiado até a retomada da menstruação, pois a amenorréia após a interrupção de injeções de medroxiprogesterona não significa que a mulher esteja protegida contra a gravidez, se ela tiver relações sexuais desprotegidas. Já as mulheres que desejam gestar dentro de 1 a 2 anos devem ser orientadas sobre a possível duração prolongada do efeito contraceptivo da medroxiprogesterona para considerar a troca do método.

Referências:

BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Protocolos da Atenção Básica: Saúde das Mulheres [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/protocolo_saude_mulher.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2017.

DUNCAN, B. B.; SCHMIDT, M. l.; GIUGLIANI, E. R. J. (Ed.). Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.

KAUNITZ, A. M. Depot medroxyprogesterone acetate for contraception. Waltham (MA): UpToDate, 2017. Disponível em: <https://www.uptodate.com/contents/depot-medroxyprogesterone-acetate-for-contraception> Acesso em 06 jun. 2017.

PASSOS, E. P. et al. Rotinas em ginecologia. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

Teleconsultoria respondida por: Ana Cláudia Magnus Martins, Médica de Família e Comunidade, Teleconsultora do TelessaúdeRS-UFRGS com Mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFRGS.

Desenvolvidas na década de 60, as pílulas anticoncepcionais são dosagens hormonais que o corpo feminino deve receber logo após a menstruação para inibir a gravidez. O medicamento é composto por dois hormônios, progesterona e estrógeno, ambos capazes de bloquear a ovulação e não tirar a fertilidade da mulher, como muitos ainda pensavam.

Portanto, como ela não tira a fertilidade das mulheres, muitas têm dúvidas em relação ao tempo que se leva para engravidar após interromper o uso da pílula anticoncepcional. Mas como cada organismo funciona de maneira diferente, o corpo de algumas mulheres pode levar algum tempo para se acostumar, pois o organismo precisa entender que não está mais sob nenhum efeito hormonal ao qual estava habituado, o que pode dificultar uma gravidez.

Ao fazer a interrupção da pílula, o corpo começa a se preparar para a ovulação novamente. Os hormônios que antes eram da pílula não estão mais presentes, e o corpo precisa começar a produzi-los sozinho. Quando esse processo se inicia – o que normalmente pode levar de dois a três meses – a ovulação e a menstruação devem voltar ao normal.

Porém, alguns médicos afirmam que o prazo normal para engravidar após suspender o uso do medicamento, é de até seis meses. Esse tempo pode variar muito de mulher para mulher, ou seja, dependendo do organismo é possível engravidar no primeiro mês de suspensão. Já em outros casos, o corpo ainda retém certos hormônios do medicamento, fazendo com que demore um pouco mais para normalizar e a gravidez pode não ser imediata.

Todo esse processo depende do tempo que organismo leva para eliminar os resíduos do anticoncepcional e principalmente da dosagem que havia no medicamento, os mais fracos são eliminados mais rapidamente, por exemplo.

E se eu não conseguir engravidar?

A gravidez pode acontecer normalmente em até um ano após a interrupção do uso da pílula anticoncepcional. Se após esse período não obtiver sucesso, é necessário procurar uma avaliação médica conjunta. O homem e a mulher deverão fazer exames com urologista e ginecologista para verificar se há infertilidade de algum dos dois. Se nenhum problema for diagnosticado o casal será orientado pelo seu médico qual o melhor caminho a seguir.


Quanto tempo demora para engravidar depois que parar de tomar a injeção trimestral?

Quanto tempo leva para engravidar depois de parar de tomar injeção de 3 meses?

Contraceptivo injetável Pode demorar uma média de 5 a 9 meses para engravidar, uma vez que você pula uma injeção para tentar engravidar. Portanto, se você costuma tomar uma injeção a cada 3 meses, levaria cerca de 8 a 12 meses após a sua última injeção para engravidar (4,10).

É possível engravidar um mês depois de parar de tomar anticoncepcional trimestral?

O injetável trimestral pode interferir com a ovulação após parar o seu uso, mas é importante que você inicie outro método anticoncepcional imediatamente para não ter uma gestação indesejada. A ovulação pode ficar irregular, mas quando presente, pode engravidar sim.

Quanto tempo demora para sair do organismo a injeção trimestral?

Já no caso de anticoncepcional injetável trimestral, estudos referem um tempo mais prolongado para eliminação de toda a medicação, podendo levar de 6 a 8 meses após a última injeção. Em mulheres com excesso de peso essa eliminação do anticoncepcional pode ser ainda mais lenta.

Quanto tempo depois de parar de tomar anticoncepcional de 3 meses posso engravidar?

Existe um período médio em que a gravidez pode acontecer após a interrupção da pílula. A maoria costuma engravidar até 6 meses, sendo que 85% das mulheres engravidarão após 12 meses de tentativas de relações sexuais após a pausa da pílula.