Quantas semanas a genitália do bebê ta formado

No primeiro ultrassom morfológico de gravidez, apesar da genitália fetal ainda não estar formada, existe a possibilidade de detectar o sexo do feto analisando o tubérculo genital, porém a confiabilidade desta análise é totalmente dependente do ultrassonografista, do equipamento e até mesmo da posição do feto no útero materno.

Apesar da maioria pensar que saber o sexo fetal é apenas algo ligado à curiosidade dos pais, em ocasiões existe uma necessidade clínica de fazer esta identificação o antes possível, como nos casos de história familiar de doenças ligadas ao cromossomo X, como hemofilia e distrofia muscular de Duchenne.

Por este motivo, existem algumas pesquisas clínicas para analisar o grau de confiança de uma detecção do sexo do bebê através do ultrassom morfológico do primeiro trimestre, que ocorre entre a 11ª a 13ª semana de gestação. Também existem métodos de maior confiança em comparação com a ultrassonografia para a realização da sexagem fetal que explicamos para você neste artigo.

O que é tubérculo genital fetal?

Durante o desenvolvimento fetal, o tubérculo genital é a estrutura de formação do órgão genital. Para descobrir o sexo do bebê analisando o tubérculo genital, o médico terá como referência o ângulo em que ele está posicionado.

Se for menina, o ângulo do clitóris varia de -20° a +20° da horizontal, e se for menino, este ângulo é maior que 30° e aumenta com o avançar da idade gestacional. Portanto, uma diferença muito sutil que apenas olhos bem treinados em equipamentos de última geração podem perceber.

Quantas semanas a genitália do bebê ta formado

Acurácia da identificação do sexo fetal no ultrassom morfológico de primeiro trimestre

Para avaliar a eficácia da identificação do sexo no ultrassom morfológico de primeiro trimestre, foi realizado um estudo em pacientes da Clínica Obstétrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo entre os anos de 1998 e 2000. Como resultado, houve discordância entre o resultado da ultrassonografia e o sexo real de 16%, sendo que a acurácia também variou entre as semanas 11, 12 e 13, onde a taxa de acerto do sexo foi de 72%, 85% e 89% respectivamente.

No estudo realizado, foram excluídos os casos onde não foi possível visualizar o tubérculo genital, algo que pode acontecer dependendo da posição fetal.

Que teste que pode ser feito para detectar o sexo do bebê com maior confiança?

É possível identificar o sexo do bebê com mais de 99% de precisão com o teste NACE (NIPT). Esse teste genético de pré-natal tem como objetivo ir além da sexagem fetal a partir da décima semana de gravidez para analisar o risco do bebê para cromossomopatias e dessa forma, prevenir a realização desnecessária de um exame invasivo, como a amniocentese.

A vantagem do teste NACE em comparação à sexagem fetal é justamente sua capacidade de ir além de revelar o sexo, para proporcionar informação importante sobre a saúde do bebê, como por exemplo, em relação à Síndrome de Down e outras síndromes relacionadas a alterações cromossômicas, como a Síndrome de Edwards e Síndrome de Patau, além de síndromes genéticas ligadas aos cromossomos sexuais.

Quantas semanas a genitália do bebê ta formado
Dra Cristina Carvalho é geneticista


Quem leu este post também se interessou por:

  • Sexagem fetal ou teste NACE (NIPT)? Prós e contras
  • Por que é importante fazer o teste genético de pré-natal?
  • Ultrassom morfológico de gravidez alterado. O que fazer?

  • 27/01/2021
  • Nilo Frantz - Medicina Reprodutiva

É natural que as gestantes desejem descobrir o sexo do bebê: a ansiedade nessas horas pode ser grande. Nesse sentido, várias dúvidas surgem sobre o assunto: o que define o sexo do bebê? Sendo assim, como saber esta informação através de métodos confiáveis?  Qual é o período certo para a realização destes exames? Quais as crenças populares em torno desta questão? 

Portanto, no texto a seguir, vamos entrar neste momento mágico da vida dos casais e esclarecer tudo sobre esta emocionante descoberta. Boa leitura!

O que determina o sexo do bebê?

O que determina o sexo do bebê é o cromossomo que se herda do pai. Nesse sentido, é preciso entender que o óvulo da mãe sempre tem um cromossomo X (feminino). Enquanto isso, o espermatozoide (gameta do homem) pode ter tanto o cromossomo X quanto o cromossomo Y (masculino).

Além disso, é importante explicar que durante a fecundação ocorre a união dos cromossomos do óvulo e do espermatozoide, determinando o sexo do bebê. Assim, se o cromossomo Y do pai se juntar com o X da mãe, é formado XY e concebido um menino. No entanto, se a junção for do cromossomo X do pai, com o X da mãe, forma-se o XX, e o resultado é a concepção de uma menina.

Sendo assim, segundo a medicina genética, as estatísticas revelam que as chances de ter um menino ou uma menina são quase as mesmas. Portanto, não há evidência médica sugerindo que possa haver alguma influência sobre este resultado.

Portanto, veja na ilustração como geneticamente se forma o sexo do bebê:

Quantas semanas a genitália do bebê ta formado

Além disso, sabemos que até a 12a semana de gestação, o diagnóstico do sexo é impreciso. Sendo assim, apenas com 13 semanas é possível identificar a posição do tubérculo genital, estrutura que dará origem ao pênis nos meninos e ao clitóris nas meninas.

Desta forma, a posição do tubérculo nas meninas é bem horizontal (paralelo com a coluna) enquanto nos meninos ela é vertical (perpendicular à coluna). Por isso, dependendo da posição fetal do bebê e da qualidade do aparelho de ultrassom, já é possível saber o sexo do bebê nesta data com quase 99% de acerto. 

Como saber o sexo do bebê?

Para saber o sexo do bebê com precisão os obstetras recomendam utilizar apenas os métodos comprovados pela ciência e apoiados pela comunidade médica. Por isso, veja no quadro a seguir quais são estes exames:

Ultrassom obstétrico  

Este método é o mais conhecido na hora de descobrir o sexo do bebê. Dessa forma, utiliza-se o exame de ultrassom para ver a imagem do feto e a sua anatomia, o que também permite verificar o seu sexo. 

Assim, a partir da 12ª semana já é possível realizar o exame de Translucência Nucal (TN),  que vai averiguar se existe o risco do bebê apresentar alguma malformação ou síndrome, como a síndrome de Down. Por isso, neste momento, se as imagens estiverem nítidas e dependendo da posição do feto, já é possível saber se será menina ou menino. Além disso, a partir da 20ª semana de gravidez, através do ultrassom morfológico, o médico tem mais condições de distinguir os genitais do bebê.  

Exame de sexagem fetal 

Método muito utilizado para determinar o sexo do bebê antes da 12ª semana de gestação. Nesse sentido, este exame consiste em recolher uma amostra de sangue da futura mamãe, a fim de analisar os fragmentos de DNA que pertencem ao feto. 

Dessa maneira, sabe-se que a partir da sétima semana de gravidez, a presença destes fragmentos no sangue da mãe são o suficiente para determinar se a criança é portadora do cromossomo Y (menino) ou X (menina). Por isso a sexagem fetal, através da análise do sangue, pode ser realizada a partir da 8ª semana de gestação. 

Amniocentese 

Trata-se de um exame invasivo que retira uma amostra do líquido amniótico com células fetais. Assim, indica-se o exame para detectarproblemas congênitos no feto, como asíndrome de Down.

Além disso, por ser feito uma análise genética dos cromossomos, também permite conhecer com precisão o sexo do bebê. Sendo assim, a amniocentese deve ser feita a partir da 16ª semana e apesar de ser baixo, o principal risco é o aborto.

Biópsia das vilosidades coriônicas  

Exame invasivo, semelhante à amniocentese, cujo principal objetivo é o diagnóstico de problemas genéticos. Dessa maneira, o exame de pré-natal acontece entre a 10ª e 12ª semana de gravidez e consiste em extrair e analisar uma amostra do tecido que rodeia o feto e a placenta. A amostra, por sua vez, tem a mesma composição genética das células do bebê e pode, por isso, revelar o seu sexo.

NIPT ou NACE

O Teste Pré-Natal Não Invasivo é o principal e mais recomendado exame a se fazer com 10 semanas. Dessa forma, é feito através da coleta do sangue da mãe, que além de determinar o sexo do bebê, também detecta os mesmos problemas genéticos que a Amniocentese e a Biópsia das Vilosidades. Todavia, não é considerado um exame invasivo, e consequentemente se tornando o mais recomendado.

Como calcular as datas certas para realização de exames e saber mais informações do calendário gestacional?

A maneira tecnicamente correta de calcular a idade gestacional é em semanas. Sendo assim, utilizar meses é uma forma  bastante imprecisa para contar o tempo de gravidez. Isto porque os meses não têm o mesmo número de dias e no final de nove meses pode resultar em uma grande diferença. Além disso, se dissermos que alguém está no 7º mês de gestação, por exemplo, não sabemos se está no início ou no fim do mês.

Portanto, conta-se a idade gestacional por semanas. Além disso, é determinada através de informações como a data da última menstruação, exames de imagens e provável data do parto, indicada pelo médico.

Sendo assim, a partir daí é possível montar um calendário para saber o que acontece semanalmente. Dessa forma, a agenda indica ainda o momento certo para fazer exames de rotina que detectam também o sexo do bebê.

Portanto, confira na tabela abaixo o que acontece nas principais semanas de gestação:

Quantas semanas a genitália do bebê ta formado

O que pode atrapalhar a descoberta do sexo do bebê?

Infelizmente nem toda a gestante pode saber o sexo do bebê através de exames de imagem. Isto acontece porque esta informação depende de alguns fatores que podem impedir ou dificultar a visualização da genitália do bebê como:

  • Obesidade materna;
  • Cirurgias abdominais prévias;
  • Posição uterina;
  • Posição fetal;
  • Qualidade do aparelho de ultrassom utilizado.

Testes caseiros para saber o sexo do bebê funcionam?

Existem testes caseiros que prometem indicar o sexo do bebê. Nesse sentido, alguns deles incluem a avaliação do formato da barriga da grávida, a observação de sintomas específicos ou o aspecto da pele e dos cabelos. No entanto, estes testes não são confiáveis, pois são fundamentados apenas em crenças populares e que não estão confirmados pela ciência.

Entretanto, apontamos abaixo alguns testes populares que podem ser feitos em casa como forma de diversão para tentar identificar o sexo do bebê:

Características Está grávida de um Menino Está grávida de uma Menina
1. Formato da barriga
Barriga mais pontuda, parecida com um melão
Barriga bem redonda, parecida com uma melancia
2. Alimentação
Mais vontade de comer salgados
Mais vontade de comer doces
3. Linha Alba
Se a linha alba (a linha escura que surge na barriga) chegar até o estômago
Se a linha alba (a linha escura que surge na barriga) chegar apenas até o umbigo
4. Enjoos
Poucos enjoos matinais
Enjoos matinais frequentes
5. Pele
Pele mais bonita
Pele mais oleosa e com tendência à espinhas
6. Formato do rosto
Rosto parecer mais magro do que antes de engravidar
Rosto parecer mais gordinho durante a gravidez
7. Outra criança
Se uma outra menina simpatizar com você
Se outro menino simpatizar com você
8. Hábitos alimentares
Comer o pão inteiro
Evitar comer as pontas do pão
9. Sonhos
Sonhar que terá uma menina
Sonhar que terá um menino
10. Cabelo
Mais macio e brilhoso
Mais seco e opaco
11. Nariz
Não fica inchado
Fica inchado 

Quer entender como a Reprodução Assistida ajuda cada vez mais pessoas a realizarem o sonho da maternidade ou paternidade? Clique na imagem abaixo e faça o download gratuitamente do nosso e-book Reprodução Assistida – Os tratamentos que geram novas possibilidades para a vida:

Quantas semanas a genitália do bebê ta formado

Quantas semanas dá pra ver a genitália do bebê tá formado?

Com 13 semanas é possível identificar a posição do tubérculo genital. O tubérculo genital é a estrutura que dará origem ao pênis nos meninos e ao clitóris nas meninas.

Qual a diferença entre o feto masculino e feminino?

Antes do desenvolvimento do pênis ou vagina, os fetos possuem o tubérculo genital. Existem estudos que associam a inclinação do órgão com o desenvolvimento em menina ou menino. Se o tubérculo estiver a mais de 30 graus em relação à coluna, o feto é masculino. Caso esse ângulo seja menor, é feminino.

É possível ver o sexo do bebê com 12 semanas?

Pelo ultrassom só dá para saber a partir da 14ª semana. Sim, nessa fase é bem fácil identificar o sexo do feto, basta fazer um ultrassom.

Como saber se o bebê é masculino ou feminino na ultrassom?

Normalmente, você pode descobrir o sexo do seu bebê por meio de ultrassom, que pode ser realizado entre a 18º e 20º semana. O técnico de ultrassom vai examinar a imagem do bebê, analisando os órgãos genitais em busca de diferentes características que sugiram se tratar de um menino ou menina.