Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

Classificação e Jogos
  • Brasileirão

Restam quatro rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, e o iminente título do Palmeiras, que pode ser confirmado na quarta-feira (2), não é a única definição pendente nesta reta final de temporada.

Além de consagrar o provável campeão, o Brasileirão ainda tem muitas respostas a dar até seu encerramento, marcado para 13 de novembro.

Vagas diretas à Libertadores, à pré-Libertadores, à Copa Sul-Americana ainda estão em aberto. Quem será rebaixado à Série B também é questão a ser resolvida nas próximas rodadas — até agora, o Juventude é o único que já teve a queda definida e o Avaí tem apenas 1% de chance de seguir na elite.

Abaixo, o UOL Esporte mostra como estão essas disputas neste momento.

G4, G6 ou G8?

Neste momento, o tradicional G6 do Brasileirão virou G8, o que dará aos oito primeiros colocados uma vaga na próxima edição da Libertadores.

Como o Flamengo, campeão da Libertadores e da Copa do Brasil — competições que dão a classificação direta à fase de grupos do torneio continental —, ocupa a terceira posição e está dentro do G4, o Brasileirão tem atualmente vagas diretas para os seis mais bem posicionados na tabela e mais duas (para o sétimo e oitavo) para a fase preliminar da Libertadores.

No primeiro grupo estão neste momento Palmeiras, Inter, Flamengo, Fluminense, Corinthians e Athletico-PR, enquanto Atlético-MG e São Paulo fazem parte do outro.

Sul-Americana

Além das vagas para a Libertadores, o Brasileirão tem seis vagas para a Sul-Americana atualmente, sendo elas aos clubes que ocuparem da 9ª à 14ª posição ao fim da competição.

No momento os clubes que estão nessa zona são: Fortaleza, Botafogo, América-MG, Santos, Goiás e Red Bull Bragantino.

Luta contra o rebaixamento

Três vagas à Série B ainda estão indefinidas. O Juventude é o único rebaixado já confirmado. Ceará, Atlético-GO e Avaí completam o Z4 atualmente, enquanto Cuiabá e Coritiba (16º e 15º, respectivamente) seguem com risco de queda.

A 35ª rodada do Brasileirão começa a ser disputada nesta segunda-feira, com o jogo entre Ceará e Fluminense, clubes com objetivos distintos. O Palmeiras confirma o título na quarta-feira se vencer o Fortaleza (ou um pouco antes, se o Inter empatar com o América-MG).

Metade do caminho já foi. O Campeonato Brasileiro 2022 teve seu primeiro turno encerrado no último fim de semana. Foram 19 jogos para cada time, totalizando 190 partidas disputadas.

Que o Palmeiras lidera com 39 pontos — quatro na frente do Corinthians, segundo colocado com 35, você já deve saber. Mas um mergulho nos números do Brasileirão, com estatísticas do Whoscored e do FBref, mostra alguns detalhes saborosos.

Sabia que o Fluminense, o time que mais fica com a bola do torneio e que conta com o artilheiro Cano, o jogador que mais participou de gols (marcou 12 gols e deu uma assistência) do torneio, ainda não teve uma penalidade marcada a seu favor? E que o Corinthians é vice-líder do torneio apesar de ser o time que menos chuta a gol (são dez finalizações por partida, contra 18, por exemplo, do Palmeiras, o time que lidera essa estatística).

Os números também podem ser usados para entender um pouco a arbitragem. Entre os árbitros mais escalados, Anderson Daronco, por exemplo, é o juiz que mais faltas marcas em média por partida, com 30, enquanto Braulio Machado é o que mais entrou em campo: foram 17 jogos em 19 rodadas.

E ainda tem a maior média de gols do Brasileirão nos últimos dez anos (empatada com outras quatro edições, mas ainda assim, alta), uma análise de estilos de jogo e a resposta para curiosidades simples, como quem é o jogador mais indisciplinado do Brasileirão, ou complexas, como qual time ataca mais pelo lado direito?

Marcello Zambrana/Marcello Zambrana/AGIF

Cesar Greco/Palmeiras

Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

O que vale é bola na rede

O Brasileirão deste ano, até o momento, teve 446 gols marcados. O número é de 23 tentos a mais do que no primeiro turno do Brasileirão passado, quando foram marcados 423 gols. A média deste ano é 2,3 gols por jogo.

O melhor ataque é o do Palmeiras, com 31 gols marcados. O Verdão também é o time que mais arrisca finalizações, com média de 18 conclusões por partida. Destas, em média seis por jogo acertam o alvo.

O Palmeiras concluiu 12% de suas jogadas de dentro da pequena área do adversário, liderando nesta zona de finalização. Considerando a grande área, quem mais chuta dali é o Flamengo, com 60% de suas ações terminando assim. Já o Athletico Paranaense de Felipão tenta o gol 53% das vezes de fora da área.

Enquanto o clube alviverde tem um ataque potente nos números, o rival Corinthians está do outro lado do ranking no número de conclusões. Os comandados pelo técnico português Vítor Pereira são os que menos tentam chutes ao gol, com somente 10 conclusões por partida.

Quem também sofre na hora de atacar é América-MG, que colocou a bola na rede rival apenas 13 vezes e tem o pior ataque no quesito. Já o Cuiabá tem o pior aproveitamento em finalizações e acertou o gol menos de três vezes por partida até agora.

Estilos de ataque

  • Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

    Dinizismo

    O Fluminense de Fernando Diniz é o time que mais fez seus gols em jogadas criadas. Foram 21 de 29, ou seja, 72% construídos com bola rolando.

    Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

  • Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

    Forte na bola parada

    O Palmeiras é o time mais forte do Brasileirão até agora em bolas paradas ofensivas. Marcou 13 de seus 31 gols desta forma, totalizando 42%.

    Imagem: BRUNO ESCOLASTICO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

  • Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

    Defesa fechada e contra-ataque

    O Ceará é o time que mais marcou em jogadas de contra-ataque. Quase um quarto de seus 20 gols vieram desta forma.

    Imagem: Lucas Emanuel/AGIF

  • Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

    Bota na cal, ou não?

    O Avaí é o time que mais sofreu pênaltis no Brasileirão. O time catarinense teve nove cobranças e acertou oito delas.

    Imagem: Beno Kuster Nunes/AGIF

  • Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

    Zerado

    Já o Fluminense é o único time que não teve nenhum pênalti marcado a seu favor até agora.

    Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

  • Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

    É pro outro lado

    Atlético-MG, Corinthians e Juventude são os times que mais marcaram gols contra no Brasileirão até agora. Cada um fez dois.

    Imagem: HEDGARD MORAES/UAI FOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

WILIAN OLIVEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

Estilos de jogo

Os estilos de jogo diferentes também são uma marca do Brasileirão. Há quem aposte alto na posse de bola, ou quem não dê tanto valor ao tempo que fica com ela nos pés.

Neste quesito, o Fluminense de Fernando Diniz é a equipe com mais posse de bola, em média: 58,6%. O Atlético-MG é a equipe que mais troca passes curtos, com 481 em média por jogo. O time que 'menos gosta' da bola é o Goiás, com apenas 39,6% de posse. Quem aposta tudo nos lançamentos é o Palmeiras, que faz 61 bolas longas por jogo, em média.

O time que melhor executa seus passes, independente se longos ou curtos, é o Flamengo, com acerto médio de 86,2%. Quem pior troca passes é o América-MG, com média de 75,9%.

Estatísticas dos times

  • Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

    Bota na área

    Red Bull Bragantino e Atlético-GO foram os que mais cruzaram bolas, com média superior a 20 tentativas por jogo. Quem mais vence duelos por cima é o Ceará, com 18,8 vezes em média.

    Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

  • Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

    Mais posse na defesa

    O Goiás é o time que mais teve a bola em seu campo defensivo nesta metade de Brasileirão, com 33% de seu jogo no 'primeiro terço'.

    Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

  • Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

    Do meio pra frente

    Quem fica mais tempo no campo de ataque é o Flamengo, que ocupa o último terço em 31% de seu tempo de jogo.

    Imagem: Mateus Bonomi/AGIF

  • Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

    Por um lado só

    O Corinthians é o time que mais concentra seu jogo ofensivo pela esquerda, com 45% das ações. O Santos, com 28% de seus ataques por ali, é quem mais procura o meio. E o Palmeiras, com 43% das criações, aposta alto no lado direito.

    Imagem: Cesar Greco / Palmeiras

  • Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

    É falta! E o cartão?

    O Ceará é o time que mais sofreu faltas, em média, com 15,6 por jogo. Quem mais cometeu foi o Goiás, também com 15,6, que também foi quem mais levou cartões, com 60 amarelos e um vermelho.

    Imagem: FLAVIO CORVELLO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

  • Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

    Disciplinados

    O time do fair play é o Palmeiras, com só 29 amarelos e um vermelho. O Atlético-MG é o único time que não teve nenhum jogador expulso até agora, enquanto Juventude e Coritiba tiveram sete cada.

    Imagem: Alessandra Torres/AGIF

  • Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

    Reis do drible

    O time que mais driblou até agora no campeonato foi o Fluminense, seguido pelo Botafogo.

    Imagem: Heber Gomes/AGIF

  • Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

    Tá na banheira!

    Empatados como equipes com mais impedimentos, em média, estão Ceará e Palmeiras.

    Imagem: Carla Carniel/Reuters

RAUL PEREIRA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

E agora, seu juiz?

No primeiro turno do Brasileirão, quem mais apitou foi Braulio Machado, que esteve no comando de 17 partidas em 19 rodadas. Ou seja, só não participou de duas. O segundo na lista dos mais requisitados foi Anderson Daronco, com um jogo a menos.

Considerando apenas árbitros com 10 ou mais jogos na metade inicial do Brasileiro, é Daronco quem marca mais faltas, com média de 30 por partida. Já Flavio Rodrigues de Souza foi quem mais marcou pênaltis, com média de 0,7 por jogo. Luiz Flavio de Oliveira foi quem mais aplicou amarelos, com média superior a seis por partida, e também está no topo de cartões vermelhos, com 0,7 por jogo.

Considerando o total, e não a média, quem mais apresentou cartões amarelos foi Braulio Machado, com 103 cartões. Ramon Abbati Abel está empatado com Luiz Flavio como quem mais distribuiu vermelhos, com sete.

Levando em conta árbitros com 10 ou mais jogos apitados, Raphael Claus foi quem esteve no comando de mais vitórias de times da casa. Em 53,8% dos jogos que apitou, os locais venceram. Mas levando o recorte um pouco além, uma estatística chama atenção. Todos os sete jogos apitados por Jefferson Ferreira de Moraes foram vencidos pelo time mandante.

Entre os árbitros com 10 ou mais jogos, Wagner do Nascimento Magalhães foi quem mais comandou vitórias dos visitantes, com 45,5% dos jogos. Bruno Arleu de Araújo e Wilton Pereira Sampaio tiveram mais empates. A metade dos jogos que comandaram não teve vencedor.

Opiniões sobre o primeiro turno

A competição, que começou achatada, vai vendo alguns nomes se consolidarem, tanto na ponta de cima, como na de baixo. E até naquela zona cinzenta, ali pelo meio.

Ler mais

Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

Alicia Klein

Ainda acredito no Galo de Cuca, se ele não explodir o vestiário nessa volta "polêmica". O Corinthians reforçado e jogando contra os principais concorrentes em Itaquera também pode incomodar.

Ler mais

Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

André Rocha

A maior decepção na opinião deste colunista foi o Flamengo. Começou como um dos três favoritos, mas passou a maior parte do primeiro turno longe das primeiras posições.

Ler mais

Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

Ricardo Perrone

Sergio Moraes/Reuters

Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

Os artistas comandam

O futebol é dos jogadores. Esta frase é repetida por grandes treinadores do futebol mundial. Sendo assim, as estatísticas específicas deles são as mais importantes de todo primeiro turno do Brasileirão.

Quem mais alegrias deu para a torcida foi Germán Cano, do Fluminense, que marcou 12 gols e é o artilheiro da competição. Pedro Raul, do Goiás, é o jogador que mais contribuiu para o número total dos gols de seu time. Com 10 dos 21 gols de sua equipe, ele é responsável por 48% das vezes que a bola estufou a rede.

Com sete assistências, De Arrascaeta é o jogador que mais serviu companheiros ao longo do primeiro turno. A principal 'dupla', no entanto, não tem o uruguaio. Quem está com entrosamento perfeito é Jhon Arias e Cano. Os passes do colombiano geraram três gols do argentino.

Quem mais jogou?

Bento (Athletico-PR), Tadeu (Goiás), Everson (Atlético-MG) e Fábio (Fluminense) estiveram em campo todos os 1.710 minutos possíveis até agora no Brasileirão.

Estrelas do espetáculo

  • Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

    Ninguém para ele!

    Ângelo, do Santos, é o melhor driblador da primeira metade do Brasileirão, com quase quatro vitórias pessoais por jogo até agora. Raniele, do Avaí, é o jogador que sofre mais faltas por partida, com média de 2,8.

    Imagem: GUILHERME DIONíZIO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

  • Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

    Na banheira!

    Hulk, do Atlético-MG, Pablo, do Athletico Paranaense, e Calleri, do São Paulo, estão empatados como jogadores que mais ficaram em impedimento, em média, durante os jogos.

    Imagem: SAULO DIAS/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

  • Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

    Só tem gol se chutar

    Só vai sair gol se tiver conclusão. Hulk, do Atlético-MG, é o jogador que mais chutou até agora, com média de 3,6 conclusões por partida.

    Imagem: Luiz Erbes/Agif

  • Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

    Não erra passe

    O melhor aproveitamento de passe do primeiro turno do Brasileirão é de Edson Fernando, do Atlético-GO, com impressionantes 92,5% de acerto.

    Imagem: Divulgação/Site oficial do Atlético-GO

  • Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

    Retomada é com eles

    Marcos Rocha, com média de quatro duelos vencidos, é o principal ladrão de bolas do Brasileirão. Já no quesito interceptação, ninguém supera Victor Cuesta, do Botafogo, que tem média de 2,4 por jogo.

    Imagem: ANDRé PERA/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

  • Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

    Não sabem brincar

    Quem levou mais amarelos até agora no Brasileirão foi Rodrigo Fernández, do Santos. O uruguaio recebeu oito cartões. Eric Ramires, do Red Bull Bragantino, e Paulinho Moccelin, do Juventude, estão empatados na liderança dos vermelhos com duas expulsões cada um.

    Imagem: Ricardo Moreira/Getty Images

  • Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

    Melhor amigo do ataque

    Gustavo Scarpa, do Palmeiras, é o atleta com mais passes decisivos -- mesmo que não tenham virado gol -- desta metade do campeonato, com 3,6. Nada como ter um bom parceiro na frente.

    Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

  • Quantas rodadas já teve o Brasileirão 2022?

    Ganha todas por cima

    Já pelo alto, quem se destaca é Luan Cândido, do Red Bull Bragantino, com mais de quatro vitórias em disputas por jogo.

    Imagem: Diogo Reis/AGIF

Quantas rodadas já foi o Brasileirão 2022?

Não há campeões por turnos, sendo declarado campeão brasileiro o clube que obtiver o maior número de pontos após as 38 rodadas.

Quantas rodadas faltam para terminar o Brasileirão de 2022?

Brasileirão está previsto para terminar no dia 13 de novembro, pouco antes do início da Copa do Mundo 2022. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) detalhou nesta quarta-feira (28) o plenejamento de jogos do Campeonato Brasileiro até a 38ª (e última) rodada.

Quantos jogos faltam para o término do Brasileirão?

LANCE! O Campeonato Brasileiro terminará mais cedo em 2022 por causa da disputa da Copa do Mundo no fim do ano. Dessa forma, a última rodada da competição nacional está prevista para a segunda semana de novembro.

Quantos jogos tem o Campeonato Brasileiro da Série A?

O campeão é o clube que somar mais pontos ao final das 38 rodadas de disputa.