Quando que o brasil vai jogar

Haja coração amigo! Estamos exatamente a uma semana da abertura da Copa do Mundo do Qatar 2022. O jogo de estreia ficará entre a seleção mandante contra a equipe do Equador. Os escolhidos de Tite, porém, só entrarão em campo no dia 24 deste mês, às 16 horas, contra a Sérvia. 

Mas o confronto mais inusitado, sem dúvida alguma, será o realizado na segunda rodada. No dia 28 de novembro, às 13 horas, nossos guerreiros de amarelinha entrarão em campo contra a Suíça, mesma adversária que enfrentamos na Copa do Mundo passada — disputada na Rússia. 

Quando que o brasil vai jogar
Copa do Mundo no Qatar começa em 20 de novembro/ Crédito: Getty Images

Mas você deve estar se perguntando, afinal, o que há de tão curioso assim nessa partida? A resposta é simples, o palco dela. O Estádio 947, que fica no distrito de Ras Abu Aboud, a cerca de 7 quilômetros da capital Doha. 

O estádio diferentão

Antes de ser inaugurado, o Estádio 947 levava o próprio nome do distrito, mas a numeração, por mais aleatória que possa parecer, possui um significado para lá de especial: 947, além do código telefônico internacional do Qatar, também diz respeito a quantidade de contêineres usados para a construção do palco — que receberá sete jogos no torneio. 

Localizado às margens do Golfo, o Estádio 947, com capacidade para 40 mil torcedores,  é uma homenagem ao comércio marítimo do país, fazendo dele um dos mais inusitados de toda a história das Copas do Mundo. Por ele, as grandes caixas de metal usadas para transporte de carga em navios estão à amostra. Sem medo nenhum de escondê-las. 

Quando que o brasil vai jogar
Detalhes do Estádio 947/ Crédito: Divulgação/ Fifa World Cup Qatar 2022

Um ponto que chama a atenção é sua variedade de cores, bem exóticas, podemos dizer assim. Conforme aponta matéria do Globo Esporte, cada contêiner da mesma cor abriga um mesmo espaço: ou seja, os de cor amarela sempre serão banheiros; enquanto os verdes serão apenas ambulatórios. 

Já as informações sobre as numerações dos assentos estão pintadas pela estrutura, para dar um toque como se você realmente estivesse em um navio. O que prova isso é que não existe uma regularidade entre as paredes, uma sempre está mais para frente, ou outra sempre acaba ficando mais para trás. 

Foram utilizadas 30 mil toneladas de aço para a construção do estádio. O 974 será utilizado até as oitavas de final. Os contêineres são fáceis de transportar, foram fabricados especificamente para serem utilizados aqui”, explica Mohamed Al Atwaan, diretor do estádio, ao GE. 

Ah, e todo contêiner usado no local é numerado de 1 até 947, sendo que o último fica na estrada do estádio, no caminho de quem vem pela linha de metrô. Nele, aliás, aponta o UOL, está escrito uma mensagem de boas-vindas em 13 idiomas diferentes. É o espaço favorito dos torcedores tirarem fotos. 

A infraestrutura e o futuro do 947

Neste ano, como todos sabem, a Copa do Qatar será disputada entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro, devido as altas temperaturas que o país enfrenta no meio do ano — quando o torneio é comumente jogado, entre junho e julho. 

Mas os visitantes do Estádio 947 não precisaram temer passarem calor por lá. Apesar de um sistema de refrigeração ‘menos complexo’, ele ainda assim é bem fresquinho graças a brisa natural do vento. 

E o estádio nos permite ter ventilação natural, porque, na Copa, já será inverno”, reitera Al Atwaan

O Estádio 947 demorou quatro anos para ser totalmente finalizado, contando desde o período de projeto até ele estar finalizado e pronto para jogo. Após a Copa, porém, ele será totalmente desmontando em questão de semanas. Segundo o UOL, isso acontecerá, pois o país tem uma preocupação enorme em não deixar os chamados elefantes-brancos. 

"É o meu estádio preferido. Foi um desafio construí-lo. É um projeto muito interessante e divertido. O problema é que quando demolir o estádio, vamos ter muito lixo, mas grande parte é reciclável”, aponta, ao GE, Talar Sahsuvaroglu, especialista em temas de sustentabilidade e ambientais do comitê organizador

A promessa, porém, é que seus assentos, teto e outros componentes sejam reutilizados em parques populares, ou até mesmo cedidos para outros países. O Qatar anseia que o 947 se torne uma referência mundial em quesito estádio sustentável. 

“Fizemos de tudo para diminuir a emissão de gás carbônico. Foram utilizados carros elétricos nas construções. Outro desafio foi a produção e o consumo de plástico natural. Tentamos minimizar, não usaremos embalagens de plástico”, completou Sahsuvaroglu.

Além de Brasil x Suíça, o Estádio 947 ainda será palco de México x Polônia (22/11, às 13h); Portugal x Gana (24/11, às 13h); França x Dinamarca (26/11, às 13h); Polônia x Argentina (30/11, às 16h); Sérvia x Suíça (02/12, às 16h); e de um jogo das oitavas de final entre o primeiro colocado do Grupo G x o segundo do grupo H (05/12, às 16h).

Quais dias o Brasil vai jogar na Copa do Mundo 2022?

Calendário da primeira fase de jogos do Brasil Brasil x Sérvia — 24 de novembro às 16h. Brasil x Suíça — 28 de novembro às 13h. Brasil x Camarões — 2 de dezembro às 16h.

Que dia que a Copa do Mundo?

A Copa do Mundo de 2022 no Catar começa em 20 de novembro e vai até 18 de dezembro.

Que dia é o primeiro jogo da Copa?

Quatro dias depois do duelo entre Qatar e Equador, no dia 24 de novembro, o Brasil estreia na competição pelo Grupo G, contra a Sérvia, às 16h (de Brasília). O jogo ocorre no Lusail Stadium, palco, também, da grande final da Copa do Mundo 2022.

Quando será o primeiro jogo da Copa do Mundo 2022?

Neste domingo, 20 de novembro, o estádio Al Bayt será palco da tradicional cerimônia de abertura do Mundial, pouco antes do duelo entre Qatar e Equador. Confira, abaixo, todos os detalhes sobre o evento. A bola vai rolar para o primeiro jogo da Copa do Mundo às 13h (horário de Brasília).