Quando o embrião já se constitui de algumas centenas de células começa a surgir em seu interior uma cavidade cheia de líquido O embrião é então chamado de blástula?

Na espécie humana, a fecundação do ovócito secundário (também chamado de óvulo) ocorre no interior do corpo feminino, mais precisamente na tuba uterina. É importante lembrar que o ovócito secundário se encontra estacionado na metáfase II da meiose, sendo que essa meiose se completará somente se o ovócito secundário for fecundado por um espermatozoide.

Se houver fecundação do ovócito secundário por um espermatozoide, a meiose se completará, originando um zigoto, que é levado até o útero pelas contrações musculares da tuba uterina. É importante lembrar que o desenvolvimento do zigoto se inicia durante o trajeto dele até o útero, que pode demorar de três a quatro dias.

A segmentação nos mamíferos, e consequentemente nos humanos, é holoblástica e igual, isto é, o zigoto se divide totalmente, formando blastômeros de tamanho aproximado. Antes de chegar ao útero, o zigoto sofre inúmeras divisões até se transformar em uma mórula com cerca de dezesseis blastômeros.

Por volta do quinto dia após a fecundação, o embrião já está em fase de blástula, que também pode ser chamada de blastocisto ou blastócito, e já se encontra implantado no útero em um processo chamado de nidação. Na fase de blástula podemos observar uma camada de células, chamada de trofoblasto, que produz enzimas que digerem os tecidos do útero, abrindo cavidades no endométrio, a fim de conseguir retirar nutrientes para o embrião que está implantado no útero. Como resposta a essa ação do trofoblasto, a parede do útero promove a proliferação de vasos sanguíneos naquela região, formando uma estrutura altamente vascularizada chamada de decídua uterina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desde o momento em que ocorreu a nidação do embrião no útero, a placenta já começou a se formar a partir da decídua uterina e das vilosidades do córion que estão mergulhadas nela.

Cerca de três semanas após a fecundação, os principais órgãos do sistema nervoso, digestório e circulatório já começam a ser formados e o coração começa a bater. Com cinco semanas, o embrião começa a desenvolver braços e pernas e a apresentar contrações musculares. Por volta da nona semana após a fecundação, o embrião mede cerca de 2,5 centímetros. Nessa fase há o surgimento das células ósseas (osteoblastos) nas cartilagens do embrião, iniciando o processo de ossificação. Nesse período, o embrião já tem aparência humana e passa a ser chamado de feto.

O crescimento e o desenvolvimento do feto continuam. No quinto mês de gestação, o feto mede cerca de 20 cm e pesa aproximadamente 500g. Após 40 semanas depois do primeiro dia da última menstruação, ocorre o nascimento do bebê.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

01. (UFCG) A fecundação humana ocorre na tuba uterina. Nesse tipo de reprodução, dita sexuada, ocorre a fusão das células germinativas haploides, cada uma com 23 cromossomos, que se diferencia após alguns dias e se dirige ao útero na fase de mórula. Os blastócitos sofrerão fases sucessivas de diferenciação e proliferação celular e formarão o feto. Veja a esquematização abaixo.

Quando o embrião já se constitui de algumas centenas de células começa a surgir em seu interior uma cavidade cheia de líquido O embrião é então chamado de blástula?

Figura. Esquematização do desenvolvimento embrionário inicial de mamíferos.

Sobre o desenvolvimento embrionário humano, não é correto afirmar que:

a) A fase de desenvolvimento embrionário correspondente à blástula é o momento em que são formados os blastocistos ou blastócitos.

b) o embrioblasto vai originar o córion, enquanto que o trofoblasto formará o embrião e os anexos embrionários.

c) o âmnio permite o desenvolvimento embrionário fora do ambiente aquático; é um fator evolutivo importante na conquista do ambiente terrestre pelos mamíferos.

d) a placenta está presente na maioria dos mamíferos e também em alguns peixes. É formada pela união das vilosidades coriônicas com o endométrio.

e) para a implantação do embrião no útero, processo chamado nidação, ele abandonará o envoltório de glicoproteínas no qual se encontra a zona pelúcida.

02. (UFPB) A figura a seguir mostra algumas estruturas embrionárias anexas do embrião das aves.

Quando o embrião já se constitui de algumas centenas de células começa a surgir em seu interior uma cavidade cheia de líquido O embrião é então chamado de blástula?

Considerando as estruturas embrionárias anexas, é correto afirmar:

a) A estrutura 1 tem função principal de promover trocas gasosas entre o embrião e o ambiente.

b) A estrutura 1 é a primeira membrana extraembrionária a ser formada.

c) A estrutura 2 é um líquido protetor do embrião contra desidratação.

d) A estrutura 3 não participa das trocas gasosas entre o embrião e o ambiente.

e) A estrutura 4 protege o embrião contra choques mecânicos.

03. (UFPB) Em uma aula sobre embriologia animal, a professora falou sobre os diversos tipos de ovos e suas segmentações. Sabendo-se que, nos diferentes grupos animais, os tipos de ovos e suas segmentações são distintos, identifique as afirmativas corretas:

I   II

0  0 – Os mamíferos apresentam ovos do tipo oligolécitos e segmentação meroblástica.

1  1 – Os insetos possuem ovos do tipo centrolécitos e segmentação do tipo superficial.

2  2 – Os anfíbios possuem ovos do tipo heterolécitos e segmentação holoblástica e desigual.

3  3 – Os peixes apresentam ovos do tipo centrolécitos e segmentação do tipo meroblástica.

4  4 – Os répteis possuem ovos do tipo telolécitos e segmentação meroblástica discoidal.

04. (URCA) É correto afirmar sobre o processo de esquizocelia nos moluscos:

a) Há invaginações no mesoderma e forma-se a mesentoderme.

b) Há evaginações no mesoderma e forma-se a placa neural.

c) O mesoderma é formado pela migração de células do arquêntero.

d) O celoma é formado por evaginações do arquêntero.

e) O celoma é formado pela divisão de blocos do mesoderma embrionário.

05. (UFAL) Ao longo do desenvolvimento embrionário de organismos multicelulares, ocorrem sucessivas divisões mitóticas, e grupos de células se especializam para o desempenho das diferentes funções que o corpo deverá realizar. Sobre esse assunto, analise as proposições abaixo.

1. As mitoses nos blastômeros se sucedem com rapidez até que o embrião assuma a aparência de uma bola de células, a mórula.

2. Quando o embrião já se constitui de algumas centenas de células, começa a surgir em seu interior uma cavidade cheia de líquido; o embrião é, então, chamado de blástula.

3. No estágio de gástrula o embrião já apresenta um “esboço” de seu futuro tubo digestivo, o arquêntero.

4. No estágio de gástrula, as células embrionárias começam a se diferenciar, formando os primeiros tecidos, conhecidos por folhetos germinativos ou embrionários.

Está(ão) correta(s):

a) 1, 2, 3 e 4.

b) 1 e 4, apenas.

c) 2 e 3, apenas.

d) 1, 2 e 4, apenas.

e) 1, apenas.

06. (UEPG) Durante o seu desenvolvimento, os embriões dos vertebrados apresentam algumas membranas anexas, originadas por folhetos embrionários que desempenham importantes funções. Sobre essas estruturas, assinale o que for correto.

I   II

0  0 – O saco vitelino, que tem origem a partir do ectoderme, envolve todo o vitelo, ou seja, o material nutritivo dos ovos e através de seus vasos sanguíneos absorve os nutrientes que serão consumidos pelo embrião em desenvolvimento. É um anexo exclusivo dos peixes.

1  1 – O alantoide, além de possuir função excretora, possui uma rede de vasos sanguíneos que possibilita a troca de gases respiratórios, através da casca porosa do ovo, nas aves e répteis. Essa membrana bem vascularizada e ligada ao cório forma o alantocório, muito usado em laboratório para cultura de vírus atenuados, na produção de vacinas.

2  2 – A placenta, que tem origem do ectoderme e mesoderme, é responsável pela fixação do embrião no útero e por todas as trocas metabólicas entre a mãe e o embrião. A placenta é uma região especial do cório, com aspecto esponjoso, com muitas vilosidades, rica em capilares sanguíneos, que garantem uma grande superfície para trocas de água, gases respiratórios, hormônios, enzimas e muitas outras substâncias. É um anexo embrionário dos mamíferos vivíparos.

3 3 – O âmnio, que tem origem do mesoderme, trata-se de uma membrana que envolve completamente o corpo do embrião, delimitando uma câmara (cavidade amniótica) cheia de líquido. Ele protege o embrião contra choques mecânicos que ocorrem em peixes, anfíbios e répteis.

4  4 – O alantoide, que tem origem do endoderme, é uma espécie de vesícula que cresce muito, ocupando os espaços entre outros anexos e servindo de depósito de excretas produzidas pelo embrião dos anfíbios.

07. (FURG) Analise as afirmativas abaixo quanto ao desenvolvimento embrionário de mamíferos:

I. Ocorre a formação da mórula e essa irá sofrer gastrulação, sendo que a gástrula se transformará em blástula.

II. A segmentação é o período compreendido entre a primeira divisão, originando dois blastômeros, até a formação de um aglomerado de células com uma cavidade interna (blástula).

III. Os blastômeros, no estágio de gástrula, diferenciam-se em três conjuntos de células, sendo denominados de endoderma, mesoderma e epiderme.

Com base nas afirmativas acima, podemos dizer que, apenas,

a) II está correta.

b) I está correta.

c) III está correta.

d) II e III estão corretas.

e) I e III estão corretas.

08. (UDESC) Assinale a alternativa incorreta quanto aos tecidos e aos órgãos derivados dos folhetos embrionários.

a) A epiderme e seus anexos se originam no ectoderma.

b) Os órgãos dos sistemas genital e urinário se originam do mesoderma.

c) Fígado e pâncreas se originam do endoderma.

d) Todas as estruturas do sistema nervoso se originam do ectoderma.

e) O sistema respiratório (exceto as cavidades nasais) se origina do mesoderma.

09. (IF-CE) O esquema abaixo representa uma fase do desenvolvimento embrionário, que é chamada de:

Quando o embrião já se constitui de algumas centenas de células começa a surgir em seu interior uma cavidade cheia de líquido O embrião é então chamado de blástula?

a) neurulação.

b) gastrulação.

c) blastulação.

d) morulação.

e) segmentação.

10. (COVEST) Observe a segmentação de dois tipos de ovos representados a seguir e analise as proposições seguintes.

Quando o embrião já se constitui de algumas centenas de células começa a surgir em seu interior uma cavidade cheia de líquido O embrião é então chamado de blástula?

I   II

0 0 – A segmentação 1 é do tipo holoblástica ou total, típica de ovos com pouco vitelo (oligolécitos), que podem ser encontrados em mamíferos.

1  1 – A segmentação 2 é holoblástica ou total, desigual. Nela, o zigoto tem um polo animal e um polo vegetativo e pode ser encontrada em anfíbios.

2 2 – A segmentação 2 é típica dos ovos telolécitos, devido ao modo como o vitelo está distribuído, tendo micrômeros no polo vegetativo, e macrômeros no polo animal.

3  3 – Ao final da segmentação 1, observamos o aparecimento de uma cavidade central que, na segmentação 2, é relativamente menor e excêntrica, características da mórula.

4  4 – Os processos de segmentação 1 e 2 conduzem à formação de um disco germinativo, ou cicatrícula, que origina o embrião.

11. (UFJF) A partir dos folhetos embrionários primordiais, surgem todos os tecidos e órgãos componentes de um vertebrado adulto. Associe a 2ª coluna de acordo com a 1ª, considerando a estrutura embrionária e os diversos órgãos, sistemas ou estruturas delas derivadas.

ESTRUTURA EMBRIONÁRIA

ÓRGÃO, SISTEMA OU ESTRUTURA NO INDIVÍDUO ADULTO

1. Tubo neural A Cavidade digestória primária
2. Notocorda B Cavidade peritonial ou pleural e pericárdica
3. Celoma C Epiderme e anexos de queratina; esmalte dos dentes
4. Arquêntero D Coluna vertebral
5. Ectoderme E Encéfalo; medula espinhal e nervos

A sequência de associação corretaé:

a) 1A, 2B, 3C, 4E, 5D.

b) 1B, 2D, 3A, 4C, 5E.

c) 1D, 2E, 3B, 4C, 5A.

d) 1E, 2D, 3B, 4A, 5C.

e) 1C, 2B, 3D, 4A, 5E.

12. (URCA) Relacione corretamente a primeira coluna de acordo com a segunda:

PRIMEIRA COLUNA

1. Ovo oligolécito

2. Ovo heterolécito

3. Ovo telolécito

4. Ovo centrolécito

SEGUNDA COLUNA

(   ) Sapos

(   ) Louva-deus

(   ) Seres humanos

(   ) Galinha

A sequência correta é:

a) 1, 2, 4 e 3.

b) 3, 4, 1 e 2.

c) 4, 3, 2 e 1.

d) 2, 1, 3 e 4.

e) 2, 4, 1 e 3.

13. (UFERSA) Considere a figura abaixo, a qual apresenta corte com visão lateral de um embrião no útero materno.

Quando o embrião já se constitui de algumas centenas de células começa a surgir em seu interior uma cavidade cheia de líquido O embrião é então chamado de blástula?

A estrutura que contém exclusivamente células geneticamente maternas é

a) o córion.

b) a placenta.

c) o cordão umbilical.

d) o endométrio.

14. (UFRPE) Os anexos embrionários são estruturas que derivam dos folhetos germinativos do embrião. Com relação a esse assunto, correlacione as estruturas e respectivas funções.

1. Vesícula vitelínica.

2. Âmnio.

3. Cório.

4. Alantoide.

(  ) Participa do processo de nutrição do embrião.

(  ) Envolve o embrião e, em consequência, determina a proteção do mesmo contra choques mecânicos e dessecação.

( ) Na maioria dos mamíferos, une-se à parede uterina participando da formação da placenta.

(  ) Nos répteis e nas aves, armazena excreção nitrogenada e participa das trocas gasosas.

A sequência correta é:

a) 1, 2, 3 e 4.

b) 2, 1, 4 e 3.

c) 1, 2, 4 e 3.

d) 4, 3, 2 e 1.

e) 3, 4, 1 e 2.

15. (UNIVASF) Os animais que possuem três folhetos germinativos são chamados triblásticos, como é o caso dos cordados. Assinale a alternativa que indica, no homem, as estruturas formadas a partir da ectoderme, da mesoderme e da endoderme, respectivamente.

a) Córnea, músculo cardíaco e fígado.

b) Glândula tireóide, cristalino do olho e gônadas.

c) Derme da pele, pâncreas e músculos estriados.

d) Bexiga urinária, esmalte dos dentes e cartilagens.

e) Tecidos linfáticos, fígado e epiderme da pele.

16. (UEL) Analise a figura abaixo.

Quando o embrião já se constitui de algumas centenas de células começa a surgir em seu interior uma cavidade cheia de líquido O embrião é então chamado de blástula?

(MOORE, K.L.; PERSAUD, T.V.N. Embriologia Clínica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. p.41.)

Com base na figura que ilustra a ovulação, fecundação e nidação (ou implantação) na espécie humana e nos seus conhecimento sobre o tema, considere as afirmativas abaixo.

I. As fímbrias da tuba uterina varrem o “óvulo” para a ampola, onde ele será fecundado.

II. À medida que um zigoto passa pela tuba, em direção ao útero, sofre uma série de divisões mitóticas originando os blastômeros.

III. Logo que se forma uma cavidade na mórula, está é convertida em um blastômero que consiste no embrioblasto, numa cavidade blastocística e num trofoblasto.

IV. O trofoblasto formará a parte embrionária da placenta, enquanto o embrioblasto corresponderá à formação do primórdio do embrião.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e III são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

17. (UTFPR) Nos organismos multicelulares, após a fecundação, tem inicio o desenvolvimento embrionário (a embriogênese) que dará origem ao novo indivíduo. Durante este desenvolvimento é correto afirmar que:

a) a primeira fase do desenvolvimento denomina-se organogênese, originando a mórula.

b) todos os órgãos serão formados por apenas um único tipo de tecido.

c) por ocorrerem, durante o desenvolvimento, mitoses e meioses, haverá órgãos haploides e órgãos diploides.

d) uma das fases do desenvolvimento denomina-se gastrulação, que se caracteriza pela formação de folhetos embrionários, do arquêntero e do blastóporo.

e) em todos os animais, na organogênese, ocorre a formação da notocorda.

18. (UEPG) A respeito do desenvolvimento embrionário, assinale o que for correto.

I   II

0  0 – Após a fecundação, o ovo passa a sofrer sucessivas divisões mitóticas, dando origem a várias células, que permanecem unidas. Nesse processo, denominado segmentação ou clivagem, embora as células se multipliquem, seu volume não aumenta.

1  1 – Na gastrulação ocorre um aumento do número de células, com um aumento do volume total. Nesse processo ocorre a formação dos folhetos embrionários, que dão origem aos diversos tecidos do organismo em formação.

2  2 – Na gastrulação ocorre a formação do arquêntero, um intestino primário, e do blastóporo, um orifício que comunica o arquêntero com o exterior e que dá origem à boca ou ao ânus, dependendo do grupo do animal.

3  3 – A diferenciação dos tecidos originados dos folhetos e dos órgãos formados por eles constitui a fase conhecida por organogênese.

4  4 – Na segmentação holoblástica ocorre a formação do tubo neural, da ectoderme, da mesoderme e da endoderme.

19. (UEPG) Sobre o desenvolvimento embrionário humano, assinale a alternativa correta.

a) É representado pelas etapas: segmentação, gastrulação e organogênese e tem início logo após a fecundação com a primeira divisão celular do zigoto. As divisões seguem-se sucessivamente até a formação de uma estrutura denominada blastóporo.

b) O embrião, envolto pelo âmnio, por volta do décimo sexto dia após a fecundação, passa a ocupar a cavidade uterina, ligado à mucosa uterina por um pequeno pedúnculo, que dará origem ao cordão umbilical.

c) A implantação do embrião na parede do útero ocorre nas primeiras 24 horas após a fecundação.

d) Feto é o nome que se dá ao embrião quando o organismo já está totalmente formado e com os órgãos totalmente maduros, ou seja, a partir do sétimo mês de gestação, permitindo que já possa sobreviver fora do corpo da mãe.

e) Com cerca de 4 semanas o embrião humano já apresenta sistema nervoso, coração, braços e pernas em desenvolvimento.

20. (UFG)

Leia o poema abaixo para responder esta questão.

O TATU E O TAMANDUÁ

Já é noite

e o tatu sai da toca.

Faminto que está,

quer chegar ao cupinzeiro

antes do tamanduá.

Com tanta pressa

vai pela trilha o tatu,

mas logo à frente tropeça

numa vara de bambu.

O tatu então supõe

ter caído na armadilha

do rival tamanduá…

Será que ele teve a mesma ideia

de papar todo o alimento

que no cupinzeiro há?

Quando do chão se levanta,

o tatuzinho se espanta

diante do tamanduá.

― Boa noite, amigo tatu!

Venho aqui te convidar

Para ir ao cupinzeiro…

Lá não há muitos cupins,

mas pra dois acho que dá.

O tatu, meio sem graça,

quase esconde a cara

debaixo da carapaça…

E lhe serviu a lição

pra aprender a divisão.

Dorival Coutinho da Silva. Disponível em: < http://recantodasletras.uol.com.br>. Acesso em: 24 mar. 2009.

Qual característica embrionária é compartilhada pelos animais do poema?

a) Esquizocelomados.

b) Parazoários.

c) Deuterostômios.

d) Triblásticos.

e) Não segmentados.

GABARITO

01

02 03 04 05 06 07 08 09

10

B

A FVVFV E A FVVFF A E A

VVFFF

11

12 13 14 15 16 17 18 19

20

D

E D A A D D VVVVV B

D

O que é a fase de blástula?

A blástula é uma fase do desenvolvimento que ocorre após a fase de mórula. Caracteriza-se por ter forma arredondada, com uma cavidade (blastocele) cheia de líquido. Na etapa seguinte, chamada de gastrulação, as células embrionárias continuam a multiplicação e começam a se organizar para a formação da gástrula.

Quais as etapas da blastulação?

Formação da blástula O desenvolvimento de um embrião recém-formado pode ser dividido em três fases: a segmentação, gastrulação e organogênese.

Qual é o nome da cavidade interna do embrião na fase de blástula?

Progressivamente, o número de células aumenta, e há o surgimento de uma cavidade interna denominada blastocele, esta sendo preenchida de líquido sintetizado por algumas de suas células.

Que fase da embriologia precede a blástula?

Gastrulação. Após a segmentação e o desenvolvimento da blástula (de três a quatro semanas após a fecundação), o embrião entra no estágio da gastrulação. Durante esse período, aumenta não só o número de células como o volume total do embrião, que agora é chamado de gástrula.