O que fazer quando a seta do notebook trava

Não são raras as vezes que o ponteiro do mouse desaparece da tela em um PC com Windows, e, quando isso acontece, pode ser algo bem desagradável. Mas então, o que fazer quando o ponteiro do mouse sumir? Confira abaixo mais informações!

  • Como descobrir se um jogo roda no seu PC
  • Como deixar o notebook ligado com a tela apagada
  • Como manter o notebook ligado com a tampa fechada

O ponteiro do mouse sumiu, o que fazer?

Os motivos para isso acontecer podem ser dos mais diversos: o hardware está com mau contato ou um touchpad está desativado, por exemplo. Abaixo, o Canaltech elencou uma série de atitudes que você pode tomar toda vez que o ponteiro do mouse sumir.

Alguns das capturas de tela foram feitas em um PC com Windows 11, mas cada etapa também pode ser realizada no Windows 10 de forma similar.

Verifique se o mouse está conectado corretamente

Apesar do uso contínuo de um periférico, pode ser que ele esteja apresentando um mau contato com o PC. Por isso, verifique se o mouse está fixado corretamente em uma porta USB, ou tente conectá-lo em outra. Caso utilize um mouse Bluetooth, veja se a função está ativada no PC, se as pilhas possuem carga e se ele está devidamente conectado.

Havendo a possibilidade, tente conectar o mouse e usá-lo em outro PC, ou até mesmo fazer o teste usando outro periférico — se ele funcionar, o problema pode estar no mouse, e não necessariamente no seu computador.

Veja se o touchpad foi desativado

Alguns notebooks permitem aos usuários desligarem o touchpad usando alguns atalhos de teclado — e geralmente isso é feito sem querer.

Para verificar se esse é o seu caso, aperte o botão “Windows”, digite “Ligar ou desligar o touchpad” e aperte “Enter”.

Caso o touchpad não esteja ativado, use a tecla “Tab” para acessá-lo e aperte “Espaço” para ativá-lo novamente.

Utilize um atalho

Se você estiver usando um laptop, pode tentar pressionar um atalho do teclado que pode ativar o cursor do mouse. Usualmente, os comandos mais comuns são: “Fn + F3”, “Fn + F5, “Fn + F9” e “Fn + F11”. Dependendo da marca do seu notebook, talvez seja recomendável consultar o manual.

Atualize os drivers do mouse

Se você já usa um utilitário que verifica quais drivers estão com problemas ou precisam de atualização, faça uma varredura e verifique se há algum problema com o seu mouse. No entanto, o Windows oferece uma maneira mais prática de verificar isso.

Aperte a tecla “Windows”, digite “devmgmt.msc” e aperte “Enter”.

Aperte “Tab” e use as setas para selecionar expandir a opção “Mouse e outros dispositivos apontadores”. Aperte “Enter” para abrir uma das opções.

Use novamente a tecla “Tab” para acessar a aba “Driver” e selecione “Atualizar Driver”.

Verifique se o mouse está funcionando corretamente

Se você já verificou e constatou que o mouse está conectado corretamente, que não há, visualmente, nada de errado com ele, ainda é possível utilizar uma opção do Windows para validar se há algum problema interno.

Aperte a tecla “Windows”, digite “Configurações do mouse” e aperte “Enter”.

Use a tecla “Tab” e as setas para acessar a aba “Outras configurações do mouse”.

Acesse a aba “Hardware” e verifique se o periférico está funcionando corretamente. Caso não esteja, substitua-o.

Leve o PC para assistência técnica

Bom, se infelizmente nenhuma das opções listadas acima foi capaz de sanar o problema do ponteiro do mouse que sumiu, uma forte recomendação é levar o seu PC para que um técnico de sua confiança faça uma análise mais detalhada. Talvez seja necessário formatar o PC ou fazer algum outro procedimento que seja mais avançado.

Pronto! Agora você tem à disposição uma série de dicas sobre o que fazer quando o ponteiro do mouse sumir.

Fonte: Microsoft Community, Driver Talent, Driver Easy

Índice:

  1. O que fazer quando a seta do mouse trava?
  2. Porque a seta do mouse fica travando?
  3. O que fazer quando o mouse do notebook não aparece?
  4. O que fazer quando o mouse do notebook não funciona?
  5. O que fazer quando o mouse trava Windows 10?
  6. Como fazer o mouse do notebook voltar a funcionar positivo?
  7. Como ativar o mouse do Notebook Positivo motion?
  8. Porquê o Windows 10 trava tanto?
  9. Por que o Windows trava?

Independente da causa, a primeira coisa que você deve fazer é tentar mover o cursor do mouse pela tela, fazendo grandes círculos ou em levando ele em qualquer direção que você preferir. Além disso, tente repetidamente clicar com o mouse ou trackpad, pois isso às vezes faz o cursor reaparecer.

Porque a seta do mouse fica travando?

Retire o mouse e fique apenas com o teclado por algum tempo, se continuar o problema sem o mouse, então deve ser o Windows travando. Na hipótese de ser o mouse, vá no painel de controle e clicando com o botão direito, remova o hardware do mouse e depois reinicie o Windows para que (o mouse) seja reinstalado.

O que fazer quando o mouse do notebook não aparece?

Pressione a tecla “Fn + F3” OU “Fn + F7”. Pressione a tecla “Fn + F3” OU “Fn + F7”. Caso a marca do seu notebook não esteja listada, procure a tecla do touchpad no teclado. Na maioria dos notebooks está o desenho da função na tecla, ao encontrar basta pressionar “Fn + a tecla do touchpad” do seu teclado.

O que fazer quando o mouse do notebook não funciona?

Caso isso não funcione, uma alternativa é tentar ativar o touchpad, ou seja, “o mouse do seu notebook” manualmente, utilizando a tecla FN. ... Assim, basta pressionar a tecla FN e aquela que for correspondente ao mouse em seu notebook, bem provável que esteja entre as teclas F1 e F12.

O que fazer quando o mouse trava Windows 10?

Clique com o botão direito do mouse sobre o dispositivo instalado e clique em Propriedades; Verifique na aba Geral ou na aba Eventos se é apresentada alguma informação de conflito; Se sim, sugiro que desinstale o driver e Reinicie o computador.

Como fazer o mouse do notebook voltar a funcionar positivo?

Para destravar o touch, basta pressionar ao mesmo tempo a tecla “Fn” e “F1”.

Como ativar o mouse do Notebook Positivo motion?

No Notebook Positivo o atalho para ativar e desativar o touchpad é Fn + F1...

Porquê o Windows 10 trava tanto?

Há uma série de fatores que podem deixar o computador lento: desde arquivos inúteis acumulados do Windows 10, programas demais iniciando junto com o sistema, recursos visuais que consomem processamento desnecessário e, em último caso, limitações de hardware que não conseguem acompanhar as recentes atualizações.

Por que o Windows trava?

Uma razão comum para a lentidão de um computador é o excesso de arquivos no HD. ... Para resolver a lentidão, faça backup de seus arquivos para liberar espaço, ou então, tente desfragmentar o HD para amenizar o problema.

Leia também

  • Qual melhor RAM para celular?
  • Qual a evolução do Yanmega?
  • Onde comprar celular A10 mais barato?
  • Como pegar lendario no Sea of Thieves?
  • Como cozinhar no doN'T Starve together?
  • Quantos que é um moto g3?
  • Como conectar Dualshock 4 no celular?
  • Qual o tipo de carregador do Motorola One?
  • Como obter CS de graça?
  • Como jogar com Tristana?

Tópicos populares

  • Qual é o código promocional do Pokémon GO?
  • Quanto custa o Motorola 5 Plus?
  • Como conhecer novas pessoas online?
  • Como limpar uma conversa no Discord?
  • Como jogar com cartas de Pokémon?
  • Por que o Xbox One fica ligando sozinho?
  • What mods can you get in Minecraft?
  • Quem é o melhor goleiro do Brasil da atualidade?
  • Qual o carregador original do iPhone 7 Plus?
  • Como baixar o CS 1.6 no PC?

Como faço para destravar a seta do meu notebook?

Para ativar ou desativar o Touchpad do seu Notebook pelo teclado, você só precisa pressionar a tecla “Fn” (também conhecida como função) em conjunto a tecla de “Touchpad” do seu Notebook. Ela normalmente fica entre as teclas de F1 a F12 sendo representada por um desenho de um “Touchpad”.

O que pode ser quando a seta do notebook não funciona?

Se o touchpad não estiver funcionando, pode ser consequência de um driver ausente ou desatualizado. Atualizar ou reinstalar os drivers de touchpad no Gerenciador de Dispositivos pode ajudar a resolver o problema.

Porque a seta do mouse trava?

O leitor óptico pode estar falhando ou danos internos no fio de conexão são exemplos do que podem causar travamentos. Sendo assim, procure uma assistência técnica clicando aqui ou adquira um novo mouse clicando aqui.

Qual tecla apertar para fazer o mouse voltar a funcionar?

Qual tecla apertar para fazer o mouse voltar a funcionar? Para ativar o uso do teclado para controlar o mouse em todas as versões do Windows, apenas pressione as teclas Alt esquerda + Shift esquerda+ Num Lock" simultaneamente.