Qual a diferença de companhia para companhia

Companhia: Substantivo

O que � Companhia:
1 ato de acompanhar,
2 companhia teatral,
3 reuni�o de pessoas com um fim comum,
4 conviv�ncia, intimidade,
5 sociedade comercial ou industrial formada por acionistas

Exemplo de uso da palavra Companhia:

Gosto da sua companhia. (estar junto)
gosto muito dessa companhia! (pe�a de teatro)

Clique aqui para mais defini��es de Companhia

Companhia ou compania? Afinal, qual é a grafia correta dessa palavra? Esse é um caso de erro de ortoepia que frequentemente é transferido para a escrita.

Às vezes, a forma como pronunciamos certos vocábulos pode nos induzir ao erro no momento de escrevê-los. Esse é um erro frequente que atinge grande parte dos falantes da língua portuguesa, mas que pode ser facilmente resolvido em uma rápida busca no dicionário. Entre essas palavras que podem sofrer desvios de ortoepia, está a palavra companhia.

Muitas pessoas perguntam-se: “Qual é a maneira correta, companhia ou compania?”. A dúvida é pertinente e até compreensível, visto que não costumamos pronunciar o nh em palavras com nasalizações sucessivas, como é o caso de companhia. Ao desconsiderarmos a pronúncia do nh, cometemos a palatalização.

Palatalização é um fenômeno fonético no qual um fonema muda o seu ponto de articulação originário. No caso da palavra companhia, ao pronunciarmos o nh, a língua não encosta no céu da boca (região do palato). Mas quando pronunciamos nia em vez de nhia, a articulação bucal faz com que o palato seja tocado, daí o nome do fenômeno. Embora o equívoco seja compreensível e justificável, vale lembrar que a forma compania está errada. Observe alguns exemplos:

Ela escolheu a companhia aérea que faz o menor número de conexões.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A amiga fez companhia para o amigo que estava doente.

A companhia de teatro estreou um novo espetáculo no final de semana.

Se você quiser, pode me fazer companhia no passeio.

Qual a diferença de companhia para companhia

A palavra compania não existe na língua portuguesa. O correto é companhia, com nh

Vale lembrar que, assim como o substantivo companhia é escrito com nh, todas as suas formas derivadas também o serão, por exemplo:

Acompanhante

Acompanhamento

Companheiro

Acompanhar

Desacompanhado

Vale lembrar: Muitas pessoas acham que companhia e compania (vocábulo que não existe) são palavras diferentes, com diferentes significados, o que sabemos agora não ser verdade. Segundo a “teoria”, companhia refere-se à empresa, associação ou reunião de pessoas, e compania seria o ato de estar junto ou acompanhar alguém. Essa é uma ideia equivocada, pois companhia, grafada dessa forma, é o vocábulo correto nas duas situações de uso.

Você já teve dúvidas em relação a palavras da Língua Portuguesa? Com tantas regras e sons similares, é difícil acertar em todos os momentos. Pensando nisso, o Estratégia Vestibulares preparou este artigo com as principais informações a respeito da diferença entre “companhia” e “compania” para você nunca mais errar.

  • Companhia ou compania?
  • Companhia: como usar?
  • Compania: como usar?
  • Mais dicas de estudo
  • Estude com o Estratégia Vestibulares

Para não se confundir, confira a seguir algumas regrinhas básicas que te ajudarão na hora de escrever:

  • Companhia: substantivo feminino
  • Compania: desvio linguístico 

Companhia: como usar?

A palavra “companhia” é um substantivo feminino que se refere ao ato de acompanhar ou ser acompanhante. Além disso, a palavra também pode significar uma associação, empresa ou firma. Confira a seguir alguns exemplos:

  • Ele é uma boa companhia
  • A companhia aérea avisou do atraso
  • O aluno passou na companhia de dança
  • Adoro a companhia dos meus amigos

Compania: como usar?

De maneira simples, o termo “compania” é um desvio linguístico e não deve ser usado. Por isso, quando necessário deve-se escrever “companhia”, com NH.

Mais dicas de estudo

  • Bem-vindo ou bem vindo: qual é a forma correta?
  • Viagem ou viajem: qual o certo e qual a diferença?
  • Segue em anexo ou segue anexo: veja qual é a forma correta?
  • Cassar ou caçar: qual a diferença?
  • Através ou por meio de: como usar cada um dos termos?

Quer saber mais dicas de Português? Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a benefícios exclusivos, como cursos e simulados preparatórios. Acesse agora e confira essas e demais novidades que te ajudarão a conquistar a vaga dos seus sonhos!

Qual a diferença de companhia para companhia

Curso Jornalismo e sou apaixonada por entretenimento, comunicação e notícia! Adoro ler e curtir momentos com família e amigos!

Qual é a diferença de companhia e compania?

Não existe compania, apenas a palavra companhia, e quando deixamos de pronunciar o -nh desse vocábulo, estamos cometendo um desvio de ortoepia. A ortoepia é uma parte da Fonética que trata da correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais.

Quando se usa companhia e compania?

Companhia é um substantivo feminino e se escreve com o dígrafo nh, assim como os termos da mesma família: companheiro, acompanhar, companheirismo. Logo, o termo “compania” não existe. A confusão ocorre porque na linguagem oral não falamos o “nh”. Assim, o fato de falar errado leva as pessoas a escrever errado também.

O que significa companhia companhia?

substantivo feminino Presença de alguém junto com outra pessoa; presença, acompanhamento: quero a sua companhia.

Por que falamos compania?

Formação da palavra Companhia A palavra já existente é “companha” e o sufixo é “ia”. Companha tem como significado um grupo de pessoas que são companheiras, que seguem juntas. Pelo fato de companha ser escrita com –nh, companhia também há de ser grafada da mesma maneira.