Quais são as principais atividades realizadas pelos imigrantes quando chegaram no Brasil?

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

Average rating 0 / 5. Vote count: 0

No votes so far! Be the first to rate this post.

por smartkids

Encontrar o caminho certo para fazer o imigrante italiano chegar até a lavoura de café.

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

Average rating 0 / 5. Vote count: 0

No votes so far! Be the first to rate this post.

Componente:
História

Ano:

Unidade temática:
As questões relativas às migrações

Habilidade:
(EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).

História da Imigração no Brasil - resumo

Resumo sobre a História da Imigração no Brasil, chegada dos imigrantes europeus, contexto histórico

Quais são as principais atividades realizadas pelos imigrantes quando chegaram no Brasil?

Imigrantes europeus na Hospedaria dos Imigrantes no bairro da Mooca em São Paulo (início do século XX)

Resumo da História da Imigração no Brasil

- A imigração no Brasil teve início em 1530 com a chegada dos colonos portugueses, que vieram para cá com o objetivo de dar início ao plantio de cana-de-açúcar. Durante todo período colonial e monárquico, a imigração portuguesa foi a mais expressiva.

- Nas primeiras décadas do século XIX, imigrantes de outros países, principalmente europeus, vieram para o Brasil em busca de melhores oportunidades de trabalho. Compravam terras e começam a plantar para sobreviver e também vender em pequenas quantidades. Aqueles que tinham profissões (artesãos, sapateiros, alfaiates, etc.) na terra natal abriam pequenos negócios por aqui.

- No começo da década de 1820, muitos imigrantes suíços se estabeleceram na cidade de Nova Friburgo (estado do Rio de Janeiro). Neste mesmo período os alemães começaram a chegar à Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Estes imigrantes passaram a trabalhar em atividades ligadas à agricultura e pecuária.

- Já os italianos, que vieram em grande quantidade para o Brasil,  foram para a cidade de São Paulo trabalhar no comércio ou na indústria. Outro caminho tomado por eles foi o interior do estado de São Paulo, para trabalharem na lavoura de café que estava começando a ganhar fôlego em meados do século XIX.

- Já os japoneses começaram a chegar ao Brasil em 1908. Grande parte destes imigrantes foi trabalhar na lavoura de café do interior paulista, assim como os italianos.

Por que estes imigrantes vieram para o Brasil?

- No século XIX, o Brasil era visto na Europa e na Ásia (principalmente Japão) como um país de muitas oportunidades. Pessoas que passavam por dificuldades econômicas enxergaram uma ótima chance de prosperarem no Brasil. 

- Vale lembrar também que, após a abolição da escravatura no Brasil (1888), muitos fazendeiros não quiseram empregar e pagar salários aos ex-escravos, preferindo assim o imigrante europeu como mão de obra. Neste contexto, o governo brasileiro incentivou e chegou a criar campanhas para trazer imigrantes europeus para o Brasil.

- Muitos imigrantes também vieram para cá, fugindo do perigo provocado pelas duas grandes guerras mundiais que atingiram o continente europeu.

Curiosidades: 

- Em 2008, completou 100 anos da imigração japonesa no Brasil. Ocorreram diversas comemorações em nosso país em homenagem aos japoneses e seus descendentes.

- Principais países de origem dos imigrantes que vieram para o Brasil: Portugal, Itália, Alemanha, Japão, Espanha, Suíça, China, Coreia do Sul, Polônia, Ucrânia, França, Líbano, Israel, Bolívia e Paraguai.

Última revisão: 22/08/2019.
___________________________________

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).

Fontes de Pesquisa e Bibliografia Indicada

Fontes de pesquisa utilizadas na elaboração do artigo:

- NAPOLITANO, Marcos. História do Brasil República – da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo: Contexto, 2016.

- FAUSTO, Boris. O Brasil republicano: sociedade e instituições. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994.

Bibliografia Indicada sobre o tema:

O café e a imigração (coleção Que História é essa?)

Autor: Freitas, Sônia Maria de

Editora: Saraiva

Temas: História do Brasil

A criação das colônias estimulou o trabalho rural. Deve-se aos imigrantes a implantação de novas e melhores técnicas agrícolas, como a rotação de culturas, assim como o hábito de consumir mais legumes e verduras. A influência cultural do imigrante também é notável.

Quais são as atividades realizadas por imigrantes na área urbana?

Eram os mascates, artesãos e pequenos comerciantes; motorneiros de bonde e motoristas de taxi; vendedores de frutas e verduras, tanto como ambulantes, como em mercados; garçons em restaurantes, bares e cafés; engraxates, vendedores de bilhetes de loteria e jornaleiros.

Em que os imigrantes trabalhavam no Brasil?

Durante todo período colonial e monárquico, a imigração portuguesa foi a mais expressiva. … Estes imigrantes passaram a trabalhar em atividades ligadas à agricultura e pecuária. – Já os italianos, que vieram em grande quantidade para o Brasil, foram para a cidade de São Paulo trabalhar no comércio ou na indústria.

Qual era o primeiro serviço oferecido aos imigrantes?

Os primeiros imigrantes chegaram ao Brasil para trabalhar em sistema de parceria nas lavouras de café. No Segundo Reinado, percebemos que as estruturas das relações de trabalho no Brasil foram sofrendo importantes transformações.

Que atividades os imigrantes desenvolveram nas colônias do Sul?

Através destas colônias e as que foram formadas ao redor, os italianos se expandiram pela serra gaúcha e marcaram a presença no Rio Grande do Sul. Em tal estado, a atividade de destaque que desenvolveram foi o cultivo da videira, mas também se plantava milho e trigo.

Quais são as condições de vida dos imigrantes no Brasil?

Chegando ao Brasil, os imigrantes eram contratados pelo sistema de parceria. Nesse sistema, os fazendeiros custeavam a vinda dos imigrantes, fazendo com que eles já chegassem endividados. Além disso, trabalhavam em um pedaço de terra da fazenda e os lucros e prejuízos da colheita eram divididos.

O que os imigrantes trouxeram para a cultura brasileira?

Os imigrantes italianos foram os responsáveis por trazer a pizza e a sopa, os alemães trouxeram a cerveja, as carnes salgadas e defumadas, a batatinha, as linguiças e salsichas, os portugueses vieram com o pão, os japoneses nos influenciaram a comer verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).

Como os imigrantes são tratados no Brasil?

discriminação e preconceito ao imigrante e refugiados Segundo a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o governo do Brasil reconheceu 7.787 venezuelanos como pessoas refugiadas. Apesar de todo esse reconhecimento e legalização, ainda assim existem discriminação e preconceito.

Como era as hospedarias de imigrantes no passado?

A Hospedaria era composta por um pavilhão em que os imigrantes permaneciam até conseguirem colocação em outros pontos do Rio ou outras Províncias, e posteriormente foi se tornando uma estrutura mais complexa, dotada de alojamento, administração, hospital, farmácia, refeitório, escola, lavanderia e área de lazer.

Quais os primeiros imigrantes a chegarem no Brasil?

Os primeiros imigrantes europeus não-portugueses a se estabelecerem no Brasil foram os suíços. Devido à falta de terras na Suíça, cerca de duas mil pessoas imigraram para o país entre 1818 e 1819 e se tornaram “súditas do Rei de Portugal.”

Quais são os imigrantes da Região Sul?

O Rio Grande do Sul recebeu imigrantes italianos, eslavos e alemães. Em Santa Catarina, açorianos colonizaram o litoral; alemães, a região norte; e italianos, o planalto e a porção oeste. No Paraná, houve fluxos migratórios de italianos, alemães e japoneses; mais recentemente, paraguaios na fronteira oeste.

Quais foram os primeiros imigrantes da Região Sul?

Os povos indígenas como os guaranis, carijós e kaingangs foram os primeiros habitantes da região sul. No século XVI, chegaram os espanhóis, depois portugueses e luso brasileiros, que permaneceram até o século XVIII.

Quais são as dificuldades que os imigrantes enfrentam?

Falta de informação, dificuldades com o idioma e acesso à documentação são os principais obstáculos para os estrangeiros no país.

Quais eram as condições de vida dos imigrantes europeus quando chegaram ao Brasil?

Assim, o imigrante não vinha endividado. Também recebiam uma remuneração mensal ou anual, podiam plantar alimentos para sua subsistência e estavam livres para deixar a propriedade. Este sistema era mais atrativo para os imigrantes e muitas colônias puderam prosperar.

Quais as principais atividades realizadas pelos imigrantes no Brasil?

As principais atividades realizadas pelos imigrantes quando chegam ao país são aquelas ligadas aos trabalhos braçais ou manuais, normalmente nas lavouras do campo ou nas indústrias.NO CAMPO PRINCIPALMENTE ERA DESENVOLVIDO O PLANTIO DE SOJA,CAFÉ, CANA-DE-AÇÚCAR, LARANJA, ARROZ, TRIGO, ALGODÃO, FEIJÃO, UVA,FUMO E CACAU.

Quais as principais atividades praticadas por imigrantes?

A principal atividade dos imigrantes europeus que chegaram ao Brasil entre a segunda metade do século XIX e início do século XX era o trabalho nas lavouras de café. Posteriormente, na cidade passaram a trabalhar na indústria. Neste período o café se tornou o principal produto da economia brasileira.

Quais eram as atividades econômicas desenvolvidas por esses imigrantes?

No campo os imigrantes trabalhavam, na região sudeste, como camponeses, realizando o plantio de café, algodão e cuidando do gado, sendo trazidos para o Brasil visando a substituição da mão-de-obra escrava pela mão-de-obra europeia, e na região sul, onde recebiam pequenas propriedades, como pequenos produtores agrícolas ...

Quais os fatores que contribuíram para a entrada de imigrantes no Brasil?

O principal motivo da vinda de imigrantes foi a falta de emprego provocada pela Revolução Industrial a partir do século XVIII e XIX, pois o avanço tecnológico das máquinas dispensou grande parte do trabalho humano nas fábricas.