Quando o pix não cai na conta o que fazer

Bom dia, Isma!

Como esta resposta é fornecida através de um canal de acesso público, devido às questões relacionadas à segurança das informações (Sigilo Bancário), não poderei detalhar informações especificas sobre sua conta/cadastro, mas verifiquei que você abriu a mesma demanda em outros de nossos canais e a equipe responsável pelo tratamento já enviou uma resposta para você confirmando que a transação foi regularizada na mesma data e os valores podem ser verificados através do extrato de sua conta.

No dia 24/11/2020 na parte da manhã houve uma indisponibilidade de sistema que prejudicou o crédito das transferências via PIX, mas o problema foi corrigido no mesmo dia 24/11 e as transferências foram creditadas nas contas dos beneficiários.

Isma, sempre que precisar, estaremos disponíveis em nossos canais, basta acessar https://www.bb.com.br/atendimento

Você também pode nos encontrar no 0800 729 0722, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Desejo a você um excelente dia e espero que fique bem!

Atenciosamente,

Mônica
Equipe SAC BB

Transferências e pagamentos realizados em segundos, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Isso é o Pix, uma forma inovadora, ágil e segura de pagar e receber dinheiro, que você vai poder aproveitar com toda a segurança no BB a partir de novembro. Cadastre suas chaves agora mesmo pelo bb.com.br, App BB ou WhatsApp.

O Pix, sistema de transações bancárias, é considerado um sucesso entre os brasileiros. Apesar de ser uma ferramenta com transferência quase que instantânea, quando acontece uma instabilidade no sistema, o dinheiro pode demorar alguns minutos para aparecer na sua carteira. Mas o que fazer quando alguém faz uma transação e o Pix não chegou no mesmo instante?

Quando o pix não cai na conta o que fazer

Entenda como lidar com a situação e quais medidas devem ser tomadas.

O Pix não chegou, e agora?

Em certos casos o Pix não é tão instantâneo como dizem. Algumas situações podem acarretar em atraso, por exemplo: se ele estiver sendo processado por um Provedor de Serviços de Pagamento (PSP) muito burocrático, ou quando o valor da transação é muito além do valor habitual.

O Banco Central (BC) informa que se ao final de uma hora o dinheiro não tiver chegado ao destino, nem voltado ao remetente, será necessário contatar a instituição financeira do cliente.

Quando o pix não cai na conta o que fazer

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Pix não chegou: saiba o que fazer em primeiro caso

Como citamos anteriormente, se dentro de uma hora o usuário confirmar que o dinheiro não caiu na conta do destinatário e nem voltou para conta de origem, ele deve entrar em contato com o SAC da instituição envolvida na transação.

E se o problema não for resolvido, o que fazer? Continue a leitura e confira!

Onde o consumidor deve reclamar sobre problemas com o Pix?

Se a instituição financeira não resolver o problema com a transação, o cliente pode recorrer a outras opção. Confira alguma das principais:

Portal do Consumidor

O Portal do Consumidor é uma plataforma voltada para reclamações online de consumidores de produtos e serviços provenientes de empresas. Nesse caso, só é possível fazer reclamações para fornecedores que forem cadastrados no site.

Procon

O Procon é um órgão que possui vínculo com governos estaduais e atua na defesa dos direitos dos consumidores.

Associação Brasileira de Defesa do Cliente – Proteste

Por meio da plataforma, clientes podem enviar reclamações direto às empresas, além de terem suas reclamações acompanhadas por especialistas em Defesa do Cliente.

Dica Foregon: cuidado ao realizar transações

Toda operação financeira digital envolve um certo risco, por isso é necessário estar atento.  A principal dica é quando for fazer um Pix, confira se o nome do beneficiário bate com os números da chave.

No Portal da Foregon você encontra diversos conteúdos que podem te ajudar a resolver situações inusitadas do dia a dia. Além disso, você também pode conferir seu score de crédito e encontrar os produtos e serviços financeiros que mais se encaixam com o seu perfil.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Perguntas frequentes

É normal o Pix demorar para cair?

É sim! Quando as transações são feitas após as 22h, o valor cai na conta de destino no próximo dia. Além disso, em algumas situações o Pix pode demorar até uma hora para chegar.

Porque o Pix demora uma hora?

Quando as transações são em valores muito mais altos que o habitual, as Instituições financeiras poderão reter e até negar transferências, já que torna-se um caso de suspeita de fraude.

Como saber se um comprovante de Pix é falso?

A primeira forma de descobrir se um comprovante de Pix é falso, é observar se a notificação do banco chegou no seu celular. Outra forma de garantir a segurança do pagamento é acessar o aplicativo do banco e conferir o seu extrato porque o dinheiro transferido por Pix entra na conta na hora.

O que fazer se o Pix não cair na conta?

Se a transferência via Pix foi concluída com sucesso na conta de origem, mas o valor ainda não caiu na conta do destinatário, a recomendação é aguardar por até uma hora, que é o prazo máximo que a instituição do destinatário pode reter o valor por segurança para checagem do compliance.

Fez o Pix e não chegou?

Primeiramente, você deve entrar em contato com o SAC da empresa – isto é, do banco, carteira digital ou qualquer plataforma que você esteja usando. Caso tenha havido um erro nos servidores deles, há uma obrigação de resolver o problema.

Pode acontecer do Pix demorar para cair?

O valor cai na conta de destino no próximo dia útil, mas pode levar mais tempo se a transferência for feita após as 22h. O valor cai no mesmo dia, caso a transferência seja feita até as 17h. O valor cai na conta de destino em até 10 segundos, independente do dia ou horário que foi realizado.

Como saber se o Pix foi estornado?

Após entrar em contato com a instituição financeira e informar que foi vítima de uma fraude ou ocorreu um erro no sistema, será aberta uma análise. Após a abertura dessa análise, a instituição do cliente recebedor terá 7 dias corridos para finalizá-la.