Quando há acordo entre o empregado e o empregador para a extinção do contrato de trabalho o aviso prévio se indenizado deverá ser pago?

VERBAS RESCIS�RIAS DO CONTRATO DE TRABALHO

Na rescis�o do Contrato de Trabalho, as verbas rescis�rias s�o aquelas que, por lei, o empregado pode ter direito, tais como:

  • Saldo de sal�rios;

  • Sal�rio-fam�lia;

  • Horas extras (se n�o foram pagas);

  • Adicional noturno;

  • F�rias Vencidas e/ou em Dobro com adicional de 1/3 constitucional;

  • F�rias Proporcionais com adicional de 1/3 constitucional;

  • 13� Sal�rio proporcional;

  • Aviso pr�vio indenizado;

  • Saldo de Banco de Horas n�o compensado (se houver);

  • FGTS da rescis�o;

  • Multa de 40% (+ 10%) sobre o saldo do FGTS etc.

PRAZO DE PAGAMENTO

A Lei 13.467/2017 estabeleceu que, independentemente do tipo de aviso pr�vio (trabalhado ou indenizado) ou de quem o concedeu (empregado ou empregador), o prazo para pagamento das verbas rescis�rias ser� de at� 10 dias contados a partir do t�rmino do contrato.

Os prazos s�o computados em dias corridos, excluindo-se o dia do come�o e incluindo-se o do vencimento.

Outra altera��o promovida pela Reforma Trabalhista foi a revoga��o do � 1� e 3� do art. 477 da CLT, desobrigando a empresa de fazer a homologa��o do TRCT e do TQRCT junto ao sindicato da categoria ou ao Minist�rio do Trabalho (atual Secretaria Especial de Previd�ncia e Trabalho - SEPT), nos casos de rescis�o de contrato firmado por empregado com mais de 1 ano de servi�o.

MULTA RESCIS�RIA

Quando a empresa efetuar o pagamento das verbas rescis�rias fora dos respectivos prazos acima mencionados, dever� pagar uma multa em favor do empregado no valor equivalente ao seu sal�rio, conforme prev� o � 8� do art. 477 da CLT.

CL�USULAS MAIS FAVOR�VEIS AO EMPREGADO NAS CONVEN��ES COLETIVAS � OBEDI�NCIA

Conforme disp�e o art. 611-A da CLT, o acordo ou conven��o coletiva de trabalho poder�o versar sobre alguns direitos entre empregador e empregado, e uma vez convencionados, tais normas coletivas ter�o preval�ncia sobre a lei.

Existem conven��es coletivas de trabalho que determinam prazos menores para pagamento de verbas rescis�rias, bem como multas superiores aos fixados na CLT ou em normas do Minist�rio do Trabalho.

Considerando que as mencionadas cl�usulas sejam mais ben�ficas para o empregado, elas prevalecem sobre o que � determinado em Lei, sendo obrigat�ria, por parte dos empregadores, a sua observ�ncia.

Por outro lado, o art. 611-B da CLT estabeleceu que constituem objeto il�cito de conven��o coletiva ou de acordo coletivo de trabalho, exclusivamente, cl�usulas que visam suprimir ou reduzir os direitos listados naquele artigo.

Veja maiores detalhamentos nos seguintes t�picos do Guia Trabalhista Online:

Formaliza��o da Rescis�o de Contrato de Trabalho

Pagamento de Verbas Rescis�rias


Quando há acordo entre o empregado e o empregador para a extinção do contrato de trabalho o aviso prévio se indenizado deverá ser pago?

09/08/2022

Pagamento da verba rescisória deve ser realizado em até dez dias do encerramento do contrato de trabalho
(Arte: TUTU)

A Reforma Trabalhista de 2017 flexibilizou diversas regras do Direito do Trabalho e contemplou a modalidade de rescisão por mútuo acordo das partes, antes algo pouco materializável e com baixa segurança jurídica. Até a reforma, a rescisão do contrato laboral ocorria unilateralmente, com o pedido de demissão do funcionário ou com a demissão com ou sem justa causa.

A rescisão por acordo, por sua vez, é uma medida na qual empregado e empregador chegam ao entendimento de pôr fim na relação de emprego de forma amigável, devendo a empresa pagar somente uma parte das verbas rescisórias, tendo, assim, redução de despesas. A modalidade ainda libera o empregado para sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

A possibilidade de rescisão acordada tem tido aderência entre empresas e empregados, conforme a regra se consolida no âmbito das relações trabalhistas, desafogando o Poder Judiciário com futuras demandas.

Conforme previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o contrato de trabalho poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, caso em que serão devidas pela metade as seguintes verbas trabalhistas: o aviso-prévio (se for indenizado) e a indenização sobre o saldo do FGTS.

A extinção do contrato por entendimento mútuo permite a movimentação da conta vinculada do trabalhador do FGTS limitada a até 80% do acumulado dos depósitos. Contudo, não autoriza que o empregado acesse o seguro-desemprego.

Veja também
Facilitado pela Reforma Trabalhista, home office se torna trunfo para empresas e trabalhadores em dois anos de pandemia
Exigir comprovante de vacinação de trabalhadores ou não? FecomercioSP considera decisão do governo inconstitucional
Covid-19: veja todas as recomendações para evitar a propagação do vírus na sua empresa
Trabalho autônomo: entenda o que a legislação permite e o que levar em consideração antes da contratação
Atente-se às regras de remuneração e convocação do trabalhador intermitente

As vantagens são recíprocas para ambas as partes, além disso a extinção contratual consensual é segura, pois realizada nos moldes da CLT, sem risco de configurar rescisão fraudulenta.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), esta modalidade de rescisão contratual cresce desde 2017, com a implementação da Reforma Trabalhista. Só no ano de 2019, antes da pandemia da covid-19, foram registradas 220.579 rescisões consensuais, enquanto que foram registrados 176.376 casos em 2020.

O Caged ainda aponta que, dois anos atrás, os principais setores econômicos que utilizaram da modalidade da rescisão por mútuo acordo foram os setores de serviços (com registros de 88.794 rescisões) e do comércio (com 39.758).

Pontos de atenção

É recomendável que os empregadores façam registro da extinção contratual, observando a declaração voluntária, de próprio punho, do empregado, bem como arquivem todos os recibos de pagamento da verba rescisória, de forma a evitar questionamentos futuros.

Dentre as alterações legislativas em torno da modalidade, destaca-se a homologação das rescisões, que não é mais obrigatória – antes, a obrigatoriedade existia para empregados com mais de um ano de vínculo de emprego. Neste aspecto, a Reforma Trabalhista objetivou desburocratizar a extinção contratual a fim de acelerar para o empregado o levantamento das verbas rescisórias.

Vale lembrar que está estabelecido em lei que o pagamento da verba rescisória deve ser realizado em até dez dias do encerramento do contrato de trabalho. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) orienta a empresa a consultar a norma coletiva da categoria para conferir se há indicação distinta deste prazo – que, neste caso, deverá ser respeitada.

Quer entender em detalhes quais as regras e os cuidados para extinção do contrato de trabalho por acordo mútuo? Neste conteúdo exclusivo do Fecomercio Lab você encontra as explicações e o que pode ser feito sobre esta e todas as demais formas de rescisão.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

Como fica o aviso prévio em caso de acordo?

A mudança na demissão por acordo trabalhista está no aviso indenizado, que ocorre quando a empresa decide que o colaborador não precisa mais cumprir com as suas obrigações na empresa e deve sair a partir da decisão pela demissão. Nesse caso, a multa do aviso prévio será de 50%.

Quando há acordo entre o empregado e o empregador para a extinção do contrato de trabalho o aviso prévio se indenizado deverá ser pago?

As Verbas Trabalhistas a Serem Recebidas com o Acordo Aviso prévio – 50% se indenizado, sendo devido também o período proporcional de 03 dias a cada ano de contrato previsto na Lei nº 12.506/201; Multa sobre o FGTS - Deve ser paga pela metade ao trabalhador.

O que é pago na rescisão por acordo?

O que ocorre quando o colaborador opta pela rescisão em comum acordo? Nesse caso o colaborador garante o recebimento do FGTS. Ele não é liberado integralmente, sendo que a liberação se limite a 80% do saldo da conta até aquele momento ativa. Sobre o valor de liberação recai a multa de 20% que é paga pelo empregador.

Quais os direitos do empregado na extinção contratual por mútuo acordo?

A extinção do contrato por entendimento mútuo permite a movimentação da conta vinculada do trabalhador do FGTS limitada a até 80% do acumulado dos depósitos. Contudo, não autoriza que o empregado acesse o seguro-desemprego.